Número 1
APRENDIZAGEM INTERORGANIZACIONAL E CAPACIDADE ABSORTIVA: INVESTIGAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
ALESSANDRA CASSOL, MÁRCIO L. MARIETTO, GRACIELE TONIAL e NATHALIA B. WERLANG
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa analisa a influência da aprendizagem interorganizacional (AIO) sobre a capacidade absortiva (Acap), potencial (Pacap) e realizada (Racap), no ambiente de pequenas e médias empresas (PMEs).
Originalidade/valor: O estudo contribuiu para o entendimento e a expansão das pesquisas da AIO operacionalizadas por meio dos elementos da Acap. A compreensão desses elementos é fundamental para o desenvolvimento de novas competências das PMEs brasileiras e/ou de países emergentes, imersas em setores dinâmicos e de alta mobilidade tecnológica, para se adaptarem e desenvolverem novas capacidades dinâmicas.
Design /metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada por meio de uma survey em uma amostra de 215 PMEs do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no estado de Santa Catarina, Brasil. Os dados foram analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os resultados demonstraram que as relações de AIO são capazes de influenciar o desenvolvimento de novas competências e possuem forte influência sobre o desenvolvimento da Acap. A habilidade das organizações em adquirir, assimilar, aplicar e internalizar os conhecimentos disponíveis no setor, por meio de relações interorganizacionais, foi fundamental para a adaptação e sobrevivência.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem organizacional; Aprendizagem interorganizacional; Capacidade absortiva; Pequenas e médias empresas; Setor de tecnologia da informação e comunicação
A CAPACIDADE ABSORTIVA COMO FEEDBACK NA SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
ROSANE MALVESTITI, DANIEL B. L. ESTEVES e GERTRUDES A. DANDOLINI
RESUMO
Objetivo: Descrever as características das fases que compõem a evolução do conhecimento, como inovação, inovação social, inovação orientada para a sustentabilidade, sustentabilidade organizacional e capacidade absortiva, bem como suas correlações.
Originalidade/valor: Fornece uma visão panorâmica do potencial da capacidade absortiva relacionando-a com inovação social, inovação orientada para a sustentabilidade e sustentabilidade organizacional. Aborda temas e conceitos relacionados que incorporam as estratégias para alcançar a sustentabilidade organizacional e quem vem ganhando cada vez mais importância e espaço entre essas discussões. Foram utilizadas três bases de dados para selecionar os artigos: Scopus, Web of Science e SciELO. Para fundamentar os principais conceitos, foram necessários referenciais teóricos de estudos científicos mais recentes que pudessem contribuir para o esclarecimento dos termos e das definições.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa. Foram utilizados trabalhos caracterizados por discussões mais amplas, o que é ideal para identificar e descrever o estado conceitual de determinado tema.
Resultados: Por meio dos artigos pesquisados, exploraram-se as características da inovação, da inovação orientada para a sustentabilidade e da inovação social, as quais norteiam os valores da sociedade e influenciam as estratégias das organizações cada vez mais. Dessa forma, foi possível observar e compreender a capacidade absortiva como um instrumento fundamental para as estratégias que asseguram a sustentabilidade organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Inovação social. Sustentabilidade organizacional. Aprendizagem. Capacidade absortiva.
BEM-ESTAR SUBJETIVO E FLORESCIMENTO NO TRABALHO: O IMPACTO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL
LIGIA C. OLIVEIRA-SILVA e JULIANA B. PORTO
RESUMO
Objetivo: O objetivo principal deste estudo foi investigar o impacto que a realização profissional tem sobre aspectos psicológicos positivos, como bem-estar subjetivo e florescimento no trabalho.
Originalidade/valor: Foi analisado se a realização profissional, como aspecto de carreira, influencia apenas fatores de trabalho, como o florescimento, ou se também contribui para o bem-estar subjetivo na vida. Além disso, existem poucos estudos com o conceito de realização profissional por conta de sua recenticidade. Portanto, este estudo contribui para o avanço de um novo conceito, bem como para o desenvolvimento de novos modelos e teorias em psicologia positiva.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, envolvendo 358 trabalhadores. Os participantes apresentavam variados empregos e profissões. O questionário continha as escalas de bem-estar subjetivo, florescimento no trabalho e de realização profissional, bem como questões sociodemográficas. Os dados foram analisados por meio de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla.
Resultados: Os resultados indicaram que a realização profissional prevê maior bem-estar subjetivo e florescimento no trabalho. Logo, quanto mais as pessoas percebem que alcançam o que valorizam na carreira e demonstram uma avaliação positiva do progresso das metas, mais elas experimentam bem-estar na vida em geral e mais florescem no trabalho. A maioria das relações entre metas de carreira, bem-estar e florescimento no trabalho é positiva, o que é consistente com estudos anteriores. Futuros estudos poderiam analisar em quais condições contextuais específicas a busca de metas de carreira teria maior ou menor impacto sobre o bem-estar e o florescimento no trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Bem-estar subjetivo. Florescimento no trabalho. Realização profissional. Carreira. Metas.
ADAPTABILIDADE DE CARREIRA, ENGAJAMENTO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UMA REDE PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MILITAR
PEDRO P. PIRES, GEORGE H. S. PINTO, MARCOS A. SOUZA, MAGNO O. MACAMBIRA e GABRIEL L. FIGUEIRA
RESUMO
Objetivo: Evidências apontam que a adaptabilidade de carreira e o engajamento são características que contribuem para o enfrentamento de desafios inerentes à carreira militar. Satisfação com o trabalho surge como uma das variáveis que interagem com ambas, uma vez que otimiza a manutenção da performance. O presente artigo tem por objetivo examinar a rede psicológica (RP) das variáveis mencionadas.
Originalidade/valor: A interação entre as variáveis mencionadas é bem documentada na literatura, porém não são observados estudos no contexto da educação militar. Informação sobre redes oferece insights críticos para o desenvolvimento de treinamento baseado em forças, direcionados para comportamentos, crenças e atitudes altamente influentes para os estudantes.
Design/metodologia/abordagem: O desenho de pesquisa foi seccional e de base quantitativa. Um total de 962 alunos do sexo masculino do segundo (n = 323; 33,6%), terceiro (n = 345; 35,9%) e quarto (n = 294; 30,6%) anos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), entre 18 e 26 anos responderam aos formulários. Dentre os instrumentos, é possível listar: questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com o Trabalho, Escala de Adaptabilidade de Carreira e a Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho para Estudantes. Redes psicológicas foram estimadas para a amostra, considerando também a alocação dos participantes por ano de formação.
Resultados: Um dos principais achados indica que a RP tende a perder conectividade durante os anos de formação, especialmente considerando os itens de satisfação e engajamento. Estudantes da Aman podem experimentar naturalmente um processo de desconexão de um contexto acadêmico/educacional, e, por esse motivo, constructos representativos desse tipo de experiência começam a perder configuração como um gráfico. Estudos longitudinais são necessários para confirmar diferenças detectadas entre estudantes dos diferentes anos.
PALAVRAS-CHAVE: Satisfação com o trabalho. Engajamento. Adaptabilidade de carreira. Redes psicológicas. Psicologia das organizações.
FINANCIAMENTO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DURANTE CRISES: COMPARATIVO ENTRE AS CRISES DE 2002, 2008 E 2015
TATIANE D. A. FRANZOTTI, VINÍCIUS M. MAGNANI, MARCELO A. AMBROZINI e MAURÍCIO R. VALLE
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar as decisões de financiamento pelas empresas brasileiras nas crises financeiras de 2002, 2008 e 2015, e identificar os impactos dessas crises, assim como a influência das fontes de financiamento – fontes bancárias, subsidiadas e mercado de capitais – sobre a alavancagem e a maturidade das dívidas das empresas nesses períodos.
Originalidade/valor: Crises estabelecem oportunidades para o estudo de fatores determinantes e seus impactos sobre as empresas. Não existem evidências empíricas sobre os impactos de crises sobre a estrutura de capital de empresas brasileiras levando em consideração a comparação entre as crises de 2002, 2008 e 2015, o que motivou o presente trabalho.
Design/metodologia/abordagem: Foram feitas análises descritivas e estimadas regressões por dados em painel.
Resultados: Os resultados mostraram relação estatisticamente positiva entre crises financeiras e alavancagem das empresas, bem como sobre dívidas de curto e longo prazos. Com relação à alavancagem, recursos bancários, recursos dos mercados de capitais e subsidiados mostraram relação estatisticamente positiva com o nível de alavancagem das empresas apenas na crise de 2008. Considerando a maturidade das dívidas, a crise de 2002 foi um determinante importante para as decisões de endividamento de curto prazo das empresas, ante a participação predominante de recursos bancários naquele momento. As fontes de financiamento foram importantes na determinação do endividamento de longo prazo das empresas na crise de 2008.
PALAVRAS-CHAVE: Estrutura de capital. Crises financeiras. Mercado de crédito. Fontes de financiamento. Alavancagem.
REEXAMINANDO A SUPERIORIDADE DOS ANALISTAS AO PREVEREM RESULTADOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
RAFAEL C. GATSIOS, FABIANO G. LIMA, LUIZ E. GAIO e TABAJARA PIMENTA JUNIOR
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa analisa a superioridade dos analistas com relação aos modelos random walk ao preverem os resultados de empresas brasileiras de capital aberto de curto e longo prazos.
Originalidade/valor: A literatura indica superioridade irrestrita dos analistas de mercado devido às suas vantagens de tempo e informação. Entretanto, recentes estudos da literatura internacional apontam para a necessidade de uma reavaliação dessa superioridade, indicando que, para determinadas características da empresa, e principalmente para estimativas de longo prazo, a superioridade dos analistas não é confirmada.
Design/metodologia/abordagem: Este trabalho avalia as previsões de lucro dos analistas e dos modelos random walk, simples e com crescimento, de curto e longo prazos, no período de 2010 a 2015 para as empresas brasileiras de capital aberto, utilizando dados com periodicidade anual.
Resultados: Os resultados indicam: 1. maior acurácia de previsão para os modelos random walk simples quando comparados com os modelos de random walk com crescimento; 2. para a amostra total, nota-se maior acurácia da previsão dos modelos random walk, com superioridade dos analistas apenas para previsões com três meses de defasagem. A evidência sugere a superioridade de previsão dos modelos random walk quando comparados às previsões dos analistas de mercado. Os resultados sugerem baixa eficiência das previsões dos analistas de mercado para a previsão de resultado futuro das empresas brasileiras de capital aberto no período analisado.
PALAVRAS-CHAVE: Ganhos por ação. Superioridade dos analistas. Analistas de mercado. Modelos de séries temporais. Random walk.
Número 2
A INFLUÊNCIA DA PAIXÃO EMPREENDEDORA E DA CRIATIVIDADE NAS INTENÇÕES EMPREENDEDORAS
BERNARDO BIGNETTI, ANA C. M. Z. SANTOS, PETER B. HANSEN e EDER HENRIQSON
RESUMO
Objetivo: Este estudo visa analisar a influência da paixão empreendedora e da criatividade na intenção empreendedora e o papel mediador da autoeficácia empreendedora entre as variáveis pessoais/cognitivas e a intenção empreendedora.
Originalidade/valor: Ressaltando a importância das variáveis cognitivas e emocionais que podem influenciar as intenções empreendedoras dos estudantes universitários, tais como a criatividade e a paixão empreendedora, este estudo mostra o importante papel das universidades no desenvolvimento das intenções empreendedoras. De acordo com a Teoria Social Cognitiva (TSC), o ambiente influencia o comportamento do indivíduo, e as universidades deveriam promover um ambiente empreendedor, possibilitando a criação de novos empregos e empresas.
Design/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados por uma pesquisa feita com estudantes de Administração e de Informática de uma universidade brasileira. Ao todo, foram obtidas 338 respostas válidas, analisadas por meio de modelagem de equações estruturais. Essa coleta foi realizada de maneira transversal e com um método de amostragem não-probabilística. Para investigar as hipóteses e atingir os objetivos deste estudo, todos os conceitos foram adaptados a partir da literatura da área de empreendedorismo. O modelo estrutural foi avaliado em relação ao seu ajuste, permitindo a testagem de hipóteses.
Resultados: Os resultados mostraram uma relação positiva direta e indireta entre a paixão empreendedora e a intenção de empreender. A respeito da criatividade, foi possível perceber apenas uma influência indireta desse fator na intenção empreendedora, sendo essa relação mediada por meio da autoeficácia empreendedora. Não foram encontradas diferenças significantes no modelo com relação a idade, gênero, curso de graduação, histórico empreendedor familiar, modelo de comportamento e a renda familiar.
PALAVRAS-CHAVE: Intenção empreendedora. Teoria Social Cognitiva. Criatividade. Paixão empreendedora. Autoeficácia.
BEM-ESTAR FINANCEIRO DOS BENEFICIÁRIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA: PERCEPÇÃO E ANTECEDENTES
KELMARA M. VIEIRA, AURELIANO A. BRESSAN e LUANA S. FRAGA
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem dois objetivos principais: 1. mensurar o nível de bem-estar financeiro (BEF) dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e 2. testar a hipótese de que a alfabetização financeira é um antecedente do BEF.
Originalidade/valor: Considerando que ainda não há uma definição e uma medida universalmente aceitas para o BEF (Brüggen, Hogreve, Holmlund, Kabadayi, & Löfgren, 2017), este estudo busca aplicar a metodologia proposta pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) no Brasil, uma vez que as tentativas anteriores de aplicação de outras escalas demonstraram uma grande instabilidade. E ainda é testada a hipótese de que a alfabetização financeira é um antecedente do BEF.
Design/metodologia/abordagem: Para mensurar, o BEF utilizou-se a escala desenvolvida pelo CFPB. A alfabetização financeira foi construída a partir das três dimensões propostas pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), a saber: comportamento, atitude e conhecimento financeiros. O instrumento foi aplicado em 561 beneficiários das três faixas de financiamento do PMCMV. Utilizaram-se para análise técnicas de estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla.
Resultados: Os resultados indicaram que a maioria dos beneficiários do programa apresenta níveis médio baixo e médio alto de BEF. A hipótese de que a alfabetização financeira é um antecedente do BEF foi confirmada, e as três dimensões impactaram positivamente. O nível de renda também exerce impacto positivo, ao passo que o fato de possuir dependentes exerce influência negativa no nível de BEF. A escala de BEF proposta pelo CFPB parece adequada ao contexto brasileiro. O avanço nas estratégias nacionais de alfabetização financeira tende a ampliar o BEF dos beneficiários do PMCMV.
PALAVRAS-CHAVE: Bem-estar financeiro. Programa Minha Casa Minha Vida. Alfabetização financeira. Proteção financeira. Escalas de bem-estar.
PRÁTICAS COTIDIANAS E PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO DE ASSENTADOS EM QUERÊNCIA DO NORTE, PARANÁ
ELINE G. O. ZIOLI, FÁBIO S. RODRIGUES, EVANDRO L. GAFFURI e ELISA Y. ICHIKAWA
RESUMO
Objetivo: Compreender os processos de territorialização no cotidiano de vida e trabalho de assentados em Querência do Norte, Paraná.
Originalidade/valor: Este trabalho contribui com o contexto das discussões acerca do território e processo de territorialização (Haesbaert, 2011; Raffestin, 1993, 2008; Saquet, 2008) no cotidiano (De Certeau, 2014) de trabalhadores marginalizados pela sociedade de forma geral.
Design/metodologia/abordagem: Este artigo de natureza qualitativa foi desenvolvido a partir de dados coletados por meio de oito entrevistas de história de vida com assentados, pré-assentados e moradores de Querência do Norte. Depois de transcritas, as entrevistas passaram por uma análise de narrativas.
Resultados: Identificamos que a partir das práticas de trabalho, estudo e reivindicações, os assentados territorializam o espaço e ali passaram a criar suas próprias regras e normas de convivência. Em suas lutas pela terra, torna-se claro que seu local de pertencimento é o campo, justificando a insistência na luta pelo direito à terra para cultivar. O sentimento de pertencimento dos trabalhadores é representado pela luta que os une e os coloca como parte de um movimento maior. Tendo o homem como centro, a construção da territorialidade se faz no cotidiano de luta e trabalho dos assentados e pré-assentados em Querência do Norte.
PALAVRAS-CHAVE: Cotidiano. Território. Processo de territorialização. Assentados. Querência do Norte (PR).
MOTORISTA DE UBER NÃO É EMPREENDEDOR
LUCAS CASAGRANDE, MARTÍN A. M. ZAMORA e CARLOS F. T. OVIEDO
RESUMO
Objetivo: Analisar a relação conceitual entre empreendedorismo e o trabalhador de aplicativo. Objetiva-se caracterizar conceitualmente o motorista da Uber, entendido como pináculo de uma nova forma de organizar o trabalho. Argumenta-se aqui que, ao contrário do que utilizado em inúmeros artigos e no senso comum, o motorista de Uber não é “empreendedor”, mas, sim, um trabalhador precário com facilidades flexíveis.
Originalidade/valor: Com a emergência de um novo tipo de contrato de trabalho que se referencia nas relações laborais da empresa Uber, torna-se necessário discutir os impactos dessa nova organização do trabalho. A discussão conceitual sobre o enquadramento do motorista de Uber ainda é incipiente na área da Administração. Esta pesquisa contribui para um melhor entendimento de que o discurso do trabalhador subsumido ao empreendedor é legitimador de processos de exploração.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um artigo teórico-analítico. Recorreu-se à literatura histórica e teórica para tecer como o conceito de empreendedorismo emerge historicamente e vai se alterando. Comparou-se o trabalho uberizado às formas clássicas de organização do trabalho, em específico, o taylorismo e o toyotismo.
Resultados: Demonstra-se como o motorista de Uber não pode ser considerado um empreendedor em nenhuma das conceituações históricas. Demonstra-se, também, que o motorista é um funcionário precário, com flexibilidade de tempo e gerência automatizada, incorporando elementos da organização do trabalho tanto do taylorismo quanto do toyotismo.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedor. Uber. Uberização. Precarização do trabalho. Flexibilização do trabalho.
CONSUMO SUSTENTÁVEL: EVOLUÇÃO TEMÁTICA DE 1999 A 2019
ANGELICA C. M. ARAÚJO, VERÔNICA M. OLIVEIRA e SUZANNE E. N. CORREIA
RESUMO
Objetivo: Analisar a evolução temática do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, no período de 1999 até 2019.
Originalidade/valor: O estudo avança na compreensão sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, analisando as principais publicações e temas abordados.
Design/metodologia/abordagem: Revisão sistemática da literatura por meio de um estudo bibliométrico com análise baseada em citações com apoio do software CitNetExplorer, utilizando as técnicas core publication e clustering. Foram analisados 264 artigos.
Resultados: As publicações mais recentes convergem sobre a necessidade de mudar os atuais padrões e os níveis de consumo e de engajar diversos stakeholders em processos participativos e de cocriação. Além disso, identificou-se a existência de cinco clusters de pesquisa, a saber: 1. ecoeficiência com foco no esverdeamento do mercado; 2. comportamento do consumidor com ênfase no incentivo para compra de produtos verdes; 3. natureza social do consumo que insere a perspectiva sociológica; 4. abordagem dinâmica por considerar a interdisciplinaridade do campo; e 5. papel da educação para o consumo sustentável. Conclui-se que os diversos temas encontrados revelam contribuições de diferentes áreas do conhecimento e a importância de desenvolver pesquisas que integram a dinamicidade dos desafios para alcançar o consumo sustentável. Ressalta-se a necessidade de uma abordagem integrada devido à complexidade inerente a temática que envolve aspectos econômicos, tecnológicos, políticos, sociais, psicológicos e ambientais para uma governança em prol do consumo sustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Consumo sustentável. Bibliometria. CitNetExplorer. Core Publication. Cluster.
OS EFEITOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: O CASO PETROBRAS
ELIANA M. M. F. TORGA, CAROLINA M. S. ROMA, MIRIAN A. PIRES, PAULA M. S. ROMA e BRUNO P. FERREIRA
RESUMO
Objetivo: O presente estudo pretende identificar os efeitos da Operação Lava Jato no mercado de capitais brasileiro com foco na empresa estatal Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), incluindo, nesta análise, outras companhias de capital aberto que pertencem ao setor de petróleo e gás.
Originalidade/valor: A pesquisa é relevante, pois avança na discussão sobre a influência da Operação Lava Jato no preço de ações no contexto brasileiro. O estudo contribui para evidenciar o uso da ferramenta Google Trends, como uma medida de atenção do mercado e seus efeitos.
Design/metodologia/abordagem: Este estudo é uma pesquisa quantitativa, baseada em evidências do volume de pesquisa on-line em relação ao movimento dos preços das ações. A amostra foi composta de dados da Petrobras e de outras companhias pertencentes ao setor de petróleo e gás no período de 2 de janeiro de 2013 a 28 de dezembro de 2018. A definição das datas mais relevantes foi realizada por meio do índice de volume de pesquisa para os termos “Lava Jato” e “corrupção”, obtidos a partir da ferramenta Google Trends. O modelo GARCH (1,1) foi adotado nas estimações.
Resultados: Os resultados obtidos a partir das dummies incluídas para capturar os retornos anormais mostraram uma reação significativa nos comportamentos dos ativos. O fluxo do capital parece ter optado por ativos de maior confiança do que PETR3 e PETR4 em algumas das semanas estudadas depois do início da Operação. Pode-se concluir que, de forma geral, a deflagração da Lava Jato foi relevante e trouxe certa instabilidade para outras empresas do setor.
PALAVRAS-CHAVE: Operação Lava Jato. Corrupção. Petrobras. Sentimento do investidor. Google Trends.
Número 3
THE ROLE OF IoT IN THE RELATIONSHIP BETWEEN STRATEGIC LOGISTICS MANAGEMENT AND OPERATIONAL PERFORMANCE
YAN M. LOPES e ROBERTO G. MOORI
RESUMO
Objetivo: Tendo como pano de fundo os custos de transação e o arcabouço teórico da gestão estratégica da logística (GEL), do desempenho operacional (DO) e da internet das coisas (IoT), o objetivo deste estudo é verificar se há efeito mediador da IoT na relação entre GEL e OP.
Originalidade/valor: A análise bibliométrica indicou que os estudos sobre a IoT direcionados à área de negócios ainda são escassos, portanto há uma perspectiva de expansão da fronteira do conhecimento no campo da administração. Este artigo busca mostrar se a IoT tem influência mediadora na relação entre GEL e DO, além de destacar as variáveis significativas de cada constructo. Este estudo pode ajudar gerentes de negócios a identificar os benefícios da adoção da IoT. Quanto aos pesquisadores, podem utilizar a escala de mensuração para pesquisas futuras.
Design/metodologia/abordagem: Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa com coleta de dados por meio de questionário semiestruturado com uma amostra de 76 empresas. Os dados foram tratados com uso da estatística descritiva e da estatística multivariada com a técnica de modelagem em equações estruturais. Antes da aplicação da técnica de modelagem em equações estruturais, os dados foram submetidos a testes de validade convergente e discriminante.
Resultados: A IoT desempenha um papel mediador, mas parcial, no relacionamento entre GEL e DO. A implementação da IoT melhora a eficiência com a tomada de decisões proativas e interconexão de recursos. Sua aplicação busca automatizar, simplificar, controlar remotamente e gerar informações sobre o cliente e eliminar erros.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão estratégica da logística. Internet das coisas. Desempenho operacional. Modelagem em equações estruturais. Escala de mensuração.
WORK DESIGN: CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE SERVIDORES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
PABLO F. P. FREITAS e CATARINA C. ODELIUS
RESUMO
Objetivo: Identificar e analisar diferenças nas características da tarefa, do conhecimento e sociais no trabalho de servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e, secundariamente, verificar a validade fatorial, convergente, preditiva e discriminante do Work Design Questionnaire (WDQ) no contexto do Poder Judiciário brasileiro.
Originalidade/valor: Com o desenvolvimento do WDQ, o desenho do trabalho passou a ser ainda mais estudado mundialmente. Também no Brasil, desde sua tradução e adaptação, essa variável vem apresentando grande repercussão na gestão de pessoas, sendo este o primeiro estudo no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.
Design/metodologia/abordagem: Por meio de survey encaminhado aos 2.898 servidores, obtiveram-se 895 respostas, que foram submetidas à análise de estatísticas descritivas, análise fatorial confirmatória, análise de confiabilidade, análise de correlação de Kendall-tau e teste Kruskal-Wallis.
Resultados: A característica do trabalho mais reconhecida foi o suporte social, enquanto a menor foi a interação fora da organização. Conhecimentos especializados são mais requeridos de profissionais de nível superior. No trabalho dos homens, há mais resolução de problemas, conhecimentos mais especializadas e autonomia na tomada de decisão. Servidores da área finalística afirmaram exercer tarefas com mais significado. Gestores consideraram ter menos autonomia para planejar suas tarefas, enquanto os demais servidores avaliam que seus trabalhos têm início, meio e fim mais bem definidos. Num órgão público de grande porte e complexidade, as características dos trabalhos se diferenciam em função de variáveis sociodemográficas e funcionais, exigindo-se customizações nas práticas de gestão de pessoas e nas políticas organizacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Desenho do trabalho. Work Design Questionnaire. Setor público. Poder Judiciário. Superior Tribunal de Justiça..
HIPSTERS VERSUS POSERS: RUPTURA FÂNICA NO MUNDO DA MÚSICA INDIE
RODRIGO C. T. CAVALCANTI, ANDRÉ L. M. SOUZA-LEÃO e BRUNO M. MOURA
RESUMO
Objetivo: Tecnologias Web 2.0 potencializaram a dinâmica relacional em comunidades de fãs. Fãs de música indie se demonstram altamente identificados com o gênero e participativos nessas comunidades, em um cenário de reinvenção da indústria fonográfica. De um ponto de vista foucaultiano, ao circularem saberes sobre produtos de mídia, os fãs manifestam verdades constitutivas de subjetividades, sendo a parresia uma forma de diferentes verdades serem mutuamente afetadas. Com isso, o presente estudo analisa como a parresia é operada em interações de fãs de música indie.
Originalidade/valor: Ao adotar o ciclo teórico ulterior de Michel Foucault, que trata da constituição de subjetividades, a pesquisa expande uma importante trilha investigativa teórica para o campo da consumer culture theory (CCT).
Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma netnografia das interações de fãs de música indie em um dos maiores fóruns de discussão on-line sobre o tema.
Resultados: Discussões que se tornam exaltadas na comunidade observada criam uma cisão que revela uma disputa para se estabelecer o que seja a fanidade em relação à música indie. Por meio de uma parresia de ruptura ancorada em fundamentos morais relacionados à erudição e ao coletivismo contra o hedonismo e a individualidade, os fãs que se declaram verdadeiros e os que buscam diversão estabelecem as alter-subjetividades de hipsters e posers.
PALAVRAS-CHAVE: Fãs. Música indie. Subjetividade. Parresia. Netnografia.
IMPACTO DA EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA DOS CONSELHEIROS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
VAGNER N. MACHADO e IGOR B. SONZA
RESUMO
Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar a influência da experiência estrangeira dos conselheiros no desempenho interno e de mercado das companhias de capital aberto listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Originalidade/valor: O estudo apresenta novas evidências empíricas quanto à relação entre experiência estrangeira de membros do conselho de administração e desempenho de firmas brasileiras. Conhecer melhor essa relação contribui para a formulação de políticas internas de qualificação da alta gestão, além de ser valioso para os acionistas, principalmente em um contexto de fraca proteção legal, como no Brasil.
Design/metodologia/abordagem: Para atingir os objetivos do estudo, coletaram-se os dados de 230 empresas no período de 2010 a 2016, os quais foram submetidos a regressões por dados em painel não balanceados, por meio do Método dos Momentos Generalizado Sistêmico (GMM-Sys).
Resultados: Os resultados sugerem que quanto maior a proporção de membros do conselho de administração com experiência estrangeira acadêmica e profissional, menor é o seu desempenho interno e de mercado. Esses resultados podem ser justificados pelo isomorfismo institucional, em que ter uma vivência no exterior seria um mito, um status institucionalizado pela sociedade brasileira. Além disso, proprietários e conselheiros estrangeiros enfrentam barreiras culturais e têm menor conhecimento do ambiente local, o que aumentaria a assimetria de informações, impactando negativamente o desempenho das firmas. Contudo, um aumento no número de estrangeiros no conselho influencia positivamente o valor de mercado das empresas, pois, por possuírem redes de poder locais mais fracas e, consequentemente, menor possibilidade de obter benefícios privados, os investidores acabam valorizando mais as empresas com essa característica.
PALAVRAS-CHAVE: Desempenho. Conselho de administração. Experiência estrangeira. Governança corporativa. Isomorfismo institucional.
A ALQUIMIA CONTÁBIL AINDA É O REMÉDIO CORRETO PARA OS GANHOS DA FIRMA E O VALOR CONTÁBIL? EVIDÊNCIA DA ÁFRICA SUBSAARIANA
EDESIRI GODSDAY OKORO e CHIZOBA M. EKWUEME
RESUMO
Objetivo: Uma grande linha da literatura contábil que se mantém como uma questão polêmica refere-se ao fato de a alquimia contábil poder ser modelada. O artigo constrói modelos de provisão (accrual) existentes ao propor um modelo de alquimia contábil e testar se ainda é o remédio correto para os ganhos e o valor contábil das firmas. O modelo de alquimia contábil foi baseado em mecanismos de ganhos, valor contábil, ganhos antes de itens extraordinários, lucro líquido depois das taxas, fluxo de caixa das operações, receita e total de ativos. Modificamos os modelos de acumulados com a visão de que modelos de acúmulo sugerem que renda/despesas são os mais manipulados; ao contrário, a alquimia contábil propõe que os ativos sejam alquimizados.
Originalidade/valor: Este trabalho propõe um novo modelo empírico de alquimia contábil e praticamente avalia a validade do modelo na África subsaariana onde não existem estudos. O modelo proposto de alquimia contábil pode ser usado na Ásia, Europa e em outras partes do mundo para ver se os resultados do estudo podem ser repetidos.
Design/metodologia/abordagem: Utilizaram-se o modelo ex post facto (a partir do fato passado) e os dados secundários obtidos por firmas selecionadas citadas na África subsaariana, incluindo Nigéria, África do Sul e Quênia, entre 2012 e 2016. Selecionaram-se amostras de 64 firmas dos setores de bens de consumo e industriais, e os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas (média, desvio padrão e correlação) e inferenciais (regressão, efeitos fixos e aleatórios).
Resultados: Os resultados indicaram que os ganhos e o valor contábil são significativamente afetados pela alquimia contábil. Isso implica que a alquimia contábil não é o remédio correto para os ganhos e o valor contábil da firma. O resultado tem aplicação prática para pesquisadores e estrutura regulatória de contabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Alquimia contábil. Ganhos por ação. Valor contábil por ação. Escolhas contábeis. África subsaariana.
CONCENTRAÇÃO ACIONÁRIA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO IMPACTAM AS EXPORTAÇÕES?
VITOR F. M. B. DIAS, MICHELE A. CUNHA, FERNANDA M. PEIXOTO e DUTERVAL JESUKA
RESUMO
Objetivo: Investigar se a concentração acionária e a composição do conselho de administração influenciaram o nível de exportação de firmas brasileiras, no período de 2010 a 2017.
Originalidade/valor: O estudo contribui para a literatura sobre exportações e governança corporativa ao evidenciar que empresas com boas práticas de governança, mensuradas pela composição do conselho de administração e estrutura de propriedade/controle, conseguem elevar suas exportações. Esta pesquisa pode servir como orientação para as empresas estruturarem seus conselhos, a fim de influenciar positivamente as exportações e melhorar o desempenho. Além disso, o estudo suscita a reflexão sobre qual deveria ser o “nível ótimo” de concentração acionária das firmas, de modo a melhorar o processo decisório envolvido na escolha de expandir fronteiras por meio da exportação.
Design/metodologia/abordagem: Utilizaram-se dois métodos de regressão: regressão logística (modelo logit) e regressão com variável dependente censurada (modelo tobit). As variáveis dependentes foram: propensão a exportar e intensidade de exportação. As regressões logit envolveram uma amostra de 307 empresas, composta por firmas exportadoras e não exportadoras. As regressões tobit envolveram uma amostra de 61 empresas exportadoras.
Resultados: Constatou-se que há uma relação positiva entre independência do conselho e exportações, isto é, quanto maior a presença de membros independentes no conselho, maior o nível de exportação das firmas. Constatou-se ainda que há uma relação não monotônica entre concentração acionária e nível de exportações. Em suma, o estudo sugere que alguns mecanismos de governança corporativa podem atuar como antecedentes das práticas de exportação das firmas.
PALAVRAS-CHAVE: Exportação. Empresas brasileiras. Concentração acionária. Composição do conselho de administração. Governança corporativa.
Número 4
GAMIFICAÇÃO COMO UMA NOVA TENDÊNCIA NO PROCESSO DE COCRIAÇÃO
IVO M. F. M. RODRIGUES, NUNO F. M. SOARES, JOÃO M. LOPES, JOSÉ C. OLIVEIRA e JORGE M. N. G. LOPES
RESUMO
Objetivo: O uso de ferramentas digitais é uma realidade no cotidiano de grande parte da população mundial, seja no trabalho ou na vida social. A interação por meio do uso de mídias sociais, smartphones e jogos on-line está a crescer acentuadamente. Em relação aos jogos, estima-se que parte da população passa mais de 12 horas por semana em interações fornecidas por jogos on-line. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo aprofundar a conexão entre a cocriação e a gamificação aplicadas ao setor de serviços.
Originalidade/valor: Este estudo procura contribuir para a redução do gap na literatura existente nas áreas da gamificação e cocriação quando aplicadas ao setor dos serviços. O facto de o estudo ser aplicado numa região periférica da Europa e com um tecido empresarial distinto contribui para um melhor entendimento sobre a relação estabelecida entre a cocriação gamificada e o tecido empresarial nesse tipo de regiões. Ajuda de igual modo as empresas no processo de implementação e desenvolvimento de novas estratégias.
Design/metodologia/abordagem: Utilizando uma metodologia qualitativa, foram realizadas sete entrevistas com diferentes empresas a atuar no setor dos serviços, localizadas em Portugal.
Resultados: Por meio deste estudo, será possível permitir uma melhor compreensão do mundo empresarial português e se esse ambiente corporativo está pronto e é recetivo a trabalhar com novas metodologias. Foi possível sinalizar algumas das boas práticas para a implementação de uma metodologia de cocriação gamificada, além de fornecer um alerta para os aspetos negativos que podem surgir ao trabalhar sob essa abordagem. As empresas reconhecem que a adoção de uma metodologia de cocriação gamificada traz algumas vantagens e aumenta seus níveis de competitividade no mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Gamificação. Cocriação. Empresas. Marketing. Região periférica.
CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO VAREJO FARMACÊUTICO: IMPACTOS DO OPORTUNISMO E DIMENSÕES ANALÍTICAS DAS TRANSAÇÕES
ADILSON A. SILVA
RESUMO
Objetivo: O estudo explora as relações preditivas das dimensões analíticas das transações e do comportamento oportunista sobre os custos de transação no varejo farmacêutico brasileiro.
Originalidade/valor: O estudo contribui para o avanço das pesquisas empíricas sobre o tema e propõe indicadores modelados por equações estruturais para estimar simultaneamente os efeitos da incerteza, especificidade dos ativos e frequência das transações e do oportunismo nos custos de transação.
Design/metodologia/abordagem: Os custos de transação foram estimados com indicadores relativos aos custos de análise, elaboração e adaptação de contratos; as dimensões analíticas das transações com indicadores que refletem a especificidade de ativos humanos e ativos físicos/dedicados, a incerteza tecnológica e de mercado e a recorrência das transações, entre parceiros. Os dados coletados, via questionário eletrônico, foram processados com a técnica de Modelagem em Equações Estruturais.
Resultados: O processamento dos dados demonstrou a influência significativa da frequência das transações sobre o oportunismo e deste sobre os custos de transação. Confirmou-se também o impacto da incerteza nos custos de transação ex ante e da especificidade dos ativos nos custos ex post. Os resultados denotam a relevância das dimensões analíticas no arcabouço teórico da Teoria dos Custos de Transação e também a importância da frequência como um catalisador do oportunismo, podendo ser utilizada como parâmetro em ações estratégicas para criar compromissos confiáveis e contornar falhas contratuais não previstas no contexto do varejo farmacêutico.
PALAVRAS-CHAVE: Custos de transação. Varejo farmacêutico. Oportunismo. Dimensões das transações. Estruturas de governança.
ECONOMIA COMPARTILHADA E OS CONTEXTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS: MERCENARISMO OU BEM COMUM?
ALINE D. R. LAZZARI, MAIRA PETRINI e ANA CLARA SOUZA
RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender como os contextos econômicos e sociais influenciam no potencial transformador da economia compartilhada (EC).
Originalidade/valor: A literatura referente ao tema da EC ainda é repleta de incertezas. Entre elas, verificamos que há um paradoxo entre a geração de benefícios sociais à comunidade e o aumento da desigualdade social.
Design/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados por meio de análise documental, netnografia, observação participante e entrevistas. A partir da coleta, analisaram-se os dados à luz do framework teórico proposto por Wittmayer et al. (2019) para o exame de narrativas ligadas à inovação social.
Resultados: As narrativas produzidas diferem quanto ao tipo de plataforma (com e sem fins lucrativos). Verificamos que, nas plataformas sem fins lucrativos, os contextos econômicos e sociais não influenciam no potencial transformador orientado pela EC, diferentemente das plataformas com fins lucrativos, nas quais a narrativa “oportunidade de renda” é sensível ao contexto. As principais contribuições da pesquisa realizada consistem na utilização de um framework teórico da inovação social para analisar as narrativas da EC e na observação de diferenças contextuais sobre o fenômeno, o que deveria levar as plataformas e os governos (no seu papel regulador) a ter diferentes olhares sobre a EC. Concluímos que as narrativas da EC se apresentam diferentemente. As plataformas com poucos (ou sem) fins lucrativos se inserem no fenômeno da inovação social como um processo transformador e, nos contextos de maior vulnerabilidade econômico social, podem ser um mecanismo de agravamento da desigualdade social.
PALAVRAS-CHAVE: Economia compartilhada. Inovação social. Narrativas. Contexto. Plataforma.
RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO, BEM-ESTAR NO TRABALHO, JUSTIÇA E SUPORTE ORGANIZACIONAL: UMA PERSPECTIVA MULTINÍVEL
NATASHA FOGAÇA, FRANCISCO A. COELHO JUNIOR, TATIANE PASCHOAL, MARIO C. FERREIRA e CAMILA C. TORRES
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa foi baseada na hipótese do “trabalhador feliz, produtivo”. O objetivo foi analisar as relações preditivas, por meio de abordagem multinível, entre as variáveis bem-estar no trabalho, justiça organizacional e suporte organizacional e a variável critério desempenho individual no trabalho.
Originalidade/valor: O estudo multinível do desempenho no trabalho e suas relações com bem-estar e variáveis organizacionais ainda são uma lacuna atual na literatura, assim como a possibilidade de testar se o bem-estar no trabalho pode ser considerado um fenômeno coletivo. A presença do suporte organizacional no modelo, operacionalizado em nível de equipe, representa uma importante contribuição, assim como para o desenvolvimento de teorias voltadas para o papel das equipes nas organizações, especialmente seu impacto nas variáveis organizacionais.
Design/metodologia/abordagem: Considerando a análise proposta em dois níveis diferentes, adotou-se um modelo multinível. A amostra final foi composta por 730 indivíduos e 32 unidades. Coletaram-se os dados por meio de questionário composto por quatro escalas previamente validadas. A análise dos dados seguiu as seis etapas propostas por Hox, Moerbeek e Schoot (2017) para modelos multiníveis para cada uma das amostras.
Resultados: O modelo explicativo apresentou uma relação preditiva entre realização (fator de bem-estar no trabalho), operacionalizada como variável de nível individual, e desempenho individual do trabalho; relação preditiva entre justiça interacional, também operacionalizada como variável individual, e desempenho individual do trabalho; e relação preditiva entre as percepções coletivas de suporte organizacional, operacionalizada como variável de nível de equipe, e desempenho individual do trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Percepções coletivas. Desempenho individual no trabalho. Bem-estar no trabalho. Justiça organizacional. Suporte organizacional.
IMPACTO ASSIMÉTRICO DO SENTIMENTO DO INVESTIDOR NA VOLATILIDADE DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
TALIEH S. V. FERREIRA, MÁRCIO A. V. MACHADO e POLYANDRA Z. P. SILVA
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do sentimento do investidor sobre a volatilidade do mercado acionário brasileiro. Especificamente, buscou-se identificar se o comportamento assimétrico do sentimento pode ser observado em mercados emergentes, considerando empresas que possuem características de difícil precificação.
Originalidade/valor: Diferentemente da maioria dos estudos sobre sentimento do investidor, este foca seu impacto na volatilidade do mercado acionário, assim como nas características das empresas associadas à difícil precificação.
Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se a volatilidade do índice IBRX100 para representar o mercado acionário brasileiro, e, como proxy para sentimento do investidor, selecionou-se o índice de Miranda (2018) baseado em dados de mercado. Para as estimações, adotou-se a técnica de mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E), tendo em vista problemas com endogeneidade. Por fim, segregou-se a volatilidade das empresas em características de difícil precificação, para analisar a sensibilidade delas ao sentimento.
Resultados: Os resultados indicam que o sentimento tem relação negativa e significativa com a volatilidade do mercado acionário brasileiro, bem como evidenciam um comportamento assimétrico, sendo mais forte estatisticamente em períodos pessimistas. Análises adicionais demonstraram que a capacidade explicativa do sentimento é sensível às características das empresas, mas somente aquelas com alto book-to–market evidenciaram o comportamento assimétrico conforme esperado pela literatura. Os portfólios segmentados por tamanho e iliquidez mantiveram um comportamento assimétrico, mas a volatilidade das grandes empresas e das menos ilíquidas foi mais bem explicada pelo sentimento, indicando que o mercado brasileiro apresenta características distintivas em relação a mercados desenvolvidos.
PALAVRAS-CHAVE: Volatilidade. Sentimento do investidor. Assimetria. Precificação de ativos. Mispricing.
RISCO DE FALÊNCIA EM SETORES DE INFRAESTRUTURA: UMA ANÁLISE DE 2006 A 2018
VANDERSON A. DELAPEDRA-SILVA
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a probabilidade de inadimplência de empresas de infraestrutura, considerando as especificidades setoriais de suas atividades. Além disso, o trabalho procura identificar a aplicação de variáveis estruturais de probabilidade de inadimplência em um modelo de forma reduzida, a fim de identificar a significância de seu uso. Para isso, investigamos 1.520 empresas norte–americanas de seis setores diferentes vinculados à infraestrutura.
Originalidade/valor: As análises realizadas para identificar a probabili dade de uma empresa falir dificilmente consideram sua particularidade setorial. Como resultado, embora a maioria dos modelos traga insumos importantes para a avaliação de riscos, a maioria deles não considera essa visão setorial. Nesse sentido, este trabalho tem como valor e originalidade contribuir para o preenchimento dessa lacuna e identificar a existência de diferenças setoriais na análise de risco de inadimplência em empresas de infraestrutura no mercado norte-americano, no período entre 2006 e 2018.
Design/metodologia/abordagem: O estudo realizou uma regressão logística (modelo logit) usando 11 variáveis do modelo estabelecidas no cálculo da probabilidade de inadimplência. O estudo também utilizou a variável distância até o default como variável explicativa, a fim de identificar sua capacidade de explicar o fenômeno pesquisado.
Resultados: O estudo identificou que, além do tamanho das empresas, a distância até o default é a única variável que pode ser aplicada com significância em todos os setores analisados. Além disso, constatou-se que as empresas do setor de petróleo e gás têm menos sensibilidade a essa variável do que as empresas dos outros setores.
PALAVRAS-CHAVE: Risco setorial. Distância até o default. Infraestrutura. Modelo de Merton. Risco de crédito.
Número 5
MECANISMOS DE ELIMINAÇÃO DO RISCO DA COMPLIANCE TRAP NO SETOR DAS TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS
GUILHERME A. SANA e EDSON R. GUARIDO FILHO
RESUMO
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia celular utilizaram-se de práticas cerimoniais e discursivas para construir ações de enforcement e compliance adotadas durante o período de crise no setor celular em 2012, quando as legitimidades do respectivo modelo de regulação e do agente regulador foram contestadas, desenhando uma situação de compliance trap.
Originalidade/valor: O trabalho preenche uma lacuna teórica ao associar a perspectiva normativo-cultural da regulação associada com o institucionalismo organizacional, a partir da assertiva de que a relação entre regulador e regulados é interativa e não unidirecional, permitindo que os mecanismos de enforcement passem a representar esforços políticos, realinhando os interesses dos atores dentro de seus ambientes institucionais.
Design/metodologia/abordagem: Adota-se aqui a estratégia de pesquisa de estudo de caso com abordagem qualitativa, de modo a avaliar a crise da telefonia celular de 2012, com a coleta de dados de fontes documentais e entrevistas semiestruturadas com participantes do processo.
Resultados: Os resultados mostram que, na situação de compliance trap, critérios simbólicos podem apropriar-se dos discursos, produzindo textos e práticas em favor da legitimação dos mecanismos de enforcement e das respectivas respostas da compliance à vista da audiência. Como consequência, mitiga-se o risco de compliance trap sobre o agente regulador na medida em que práticas cerimoniais e discursivas manifestam-se responsivamente e angariam suporte político e cultural, reduzindo a pressão social sobre a legitimidade do modelo de regulação.
PALAVRAS-CHAVE: Cerimonialismo. Legitimidade. Regulação. Telecomunicações. Compliance trap.
CAPACIDADE ABSORTIVA, INOVAÇÃO E FONTES EXTERNAS DE CONHECIMENTO: O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
ÂNGELA F. VERSIANI, MARINA A. CRUZ, SÉRGIO F. L. REZENDE e JOSÉ M. CASTRO
RESUMO
Objetivo: Este artigo discute a relação entre capacidade absortiva, fontes externas de conhecimento e inovação no contexto do setor elétrico. Essa discussão guia-se pelo debate teórico sobre as dimensões da capacidade absortiva. Testou-se o construto da capacidade absortiva de Zahra e George (2002), identificando se suas dimensões encontravam suporte na realidade. Consideraram-se também as influências das fontes externas de conhecimentos científico e industrial.
Originalidade/valor: O construto de Zahra e George (2002) iniciou o debate sobre as dimensões da capacidade absortiva e se disseminou na literatura. Entretanto, tal modelo tem sido pouco testado, permanecendo o gap de pesquisa relativo à validação do construto. Esta pesquisa contribuiu para diminuir esse gap, testando o construto de Zahra e George no contexto de uma empresa brasileira.
Design/metodologia/abordagem: A metodologia da pesquisa foi quantitativa, em que se aplicou um questionário a um universo de 402 empresas industriais. Utilizaram-se técnicas estatísticas multivariadas com o modelo estrutural testado pelo Partial Least Squares (PLS).
Resultados: O construto de Zahra e George (2002) foi respaldado, assim como as relações dos tipos das fontes de conhecimentos relacionadas. Concluiu-se que a capacidade absortiva é contingente aos tipos de conhecimento externo.
PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva. Inovação. Fontes externas de conhecimento. Conhecimentos científico e industrial. Setor elétrico.
VALORES PESSOAIS E RELACIONAMENTO INTRAGRUPO: O CASO DOS GRUPOS TÁTICOS POLICIAIS DE BRASÍLIA
FAGNER O. DIAS, EDGAR REYES JUNIOR, CAROLINE C. B. COSTA e ANDRÉIA E. S. BARROS
RESUMO
Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever como os valores pessoais dos membros de grupos de trabalho especializado impactam seus relacionamentos intragrupo baseados na confiança profissional e pessoal.
Originalidade/valor: Três pontos norteiam as contribuições do presente estudo: 1. a consolidação de que a análise da confiança em grupos de trabalho tem resultados distintos nas relações instrumental (confiança profissional ou de reputação) e experimental (confiança pessoal ou de amizade) quando se verifica a diferença na predominância de valores pessoais para cada tipo de relacionamento; 2. a utilização da teoria funcionalista dos valores humanos e de técnicas da análise de redes sociais (ARS) em conjunto com técnicas clássicas quantitativas, como a ANOVA e a regressão múltipla; 3. em termos gerenciais, a verificação dos valores pessoais que favorecem a organização e o modo como se estruturam as relações de confiança no grupo.
Design/metodologia/abordagem: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo descritiva com abordagem quantitativa. Foi aplicada uma survey com 171 participantes de dois grupos táticos da polícia de Brasília, utilizando o questionário QVB de valores funcionalistas e um questionário com oito perguntas sobre os relacionamentos instrumental e expressivo. Utilizaram-se a análise fatorial confirmatória para evidenciar a validade do instrumento e a ARS para os relacionamentos de confiança. No caso das relações entre valores e relacionamentos, adotaram-se a ANOVA e a regressão múltipla.
Resultados: Os grupos táticos apresentaram características de valores pessoais mais pragmáticos e com menos valorização de individualismo, denotando características de valorização da execução e do coletivismo intragrupo. Os valores normativo e suprapessoal foram negativamente relacionados, respectivamente, às relações de amizade e profissionais, enquanto o valor realização foi positivamente relacionado às duas relações de confiança.
PALAVRAS-CHAVE: Valores pessoais. Confiança. Redes sociais. Amizade. Reputação profissional.
CORPO E SENTIDOS NA PESQUISA ORGANIZACIONAL: A COMPREENSÃO EMPÁTICA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA ENCARNADA
TATIANE A. FERREIRA, LETÍCIA D. FANTINEL e RUBENS DE A. AMARO
RESUMO
Objetivo: Este artigo objetiva discutir as contribuições do método da compreensão empática para o campo da pesquisa nos Estudos Organizacionais, evidenciando a corporalidade e sensibilidade do pesquisador na produção e interpretação dos dados.
Originalidade/valor: Considerando que a compreensão empática é um método que centraliza a preocupação na experimentação sensível do campo por parte do pesquisador, a contribuição deste texto reside em situar o corpo como instrumento de produção dos dados na prática da pesquisa. Tomamos como base a teoria da estética organizacional para abordar a dimensão do sensível nesse processo. Discutimos, assim, a construção do conhecimento científico a partir dos sentidos humanos que captam estímulos de naturezas diversas, sem dar ênfase específica a um ou outro sentido (como a tradicional observação), destacando a importância dos processos de produção de conhecimento encarnado e sensível em Estudos Organizacionais.
Design/metodologia/abordagem: Partimos de um estudo teórico-empírico de natureza qualitativa desenvolvido em uma feira livre de uma capital brasileira. O método da compreensão empática guiou todo o processo de produção e tratamento dos dados, em que refletimos sobre as limitações do observar o campo, ampliando a experiência do pesquisador para uma noção de experimentação sensível.
Resultados: A discussão proposta permite reconciliar mente e corpo do pesquisador ao realizar a investigação, experimentando o campo e rompendo com dicotomias entre o domínio do cognitivo e o sensível, o que entendemos ser a principal contribuição do método para o campo dos Estudos Organizacionais. Nesse sentido, reiteramos o corpo como veículo central da produção do conhecimento, algo que fica evidente nas discussões sobre a abordagem da compreensão empática e na pesquisa realizada.
PALAVRAS-CHAVE: Compreensão empática. Estética organizacional. Conhecimento sensível. Pesquisa de campo. Metodologia qualitativa.
O APRENDER SUSTENTABILIDADE NAS PRÁTICAS DE COLHEITA DE UMA EMPRESA DE BASE FLORESTAL
KÁTIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS e ANNOR DA SILVA JUNIOR
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender como a aprendizagem para a sustentabilidade acontece no contexto das práticas de colheita de uma empresa de base florestal.
Originalidade/valor: O texto contribui para a compreensão da aprendizagem para a sustentabilidade na perspectiva da prática ao evidenciar como o saber sobre sustentabilidade é criado e reproduzido a partir das práticas estabelecidas por um grupo. Em termos práticos, a narrativa do fluxo do conhecer e do aprender tem potencial para auxiliar gestores e educadores na estruturação de projetos de educação corporativa mais integradores, nos quais as iniciativas estejam integradas às práticas das comunidades ocupacionais.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por meio de estudo de caso único em uma operação de colheita florestal de uma empresa brasileira que tem a sustentabilidade no núcleo de sua estratégia de negócios. Como instrumentos de coleta, adotaram-se a observação direta, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Os dados foram analisados a partir da análise temática de narrativas.
Resultados: Os resultados indicam que, no contexto investigado, a aprendizagem da sustentabilidade se dá em uma conjugação dos processos de geração e disseminação de conhecimento conduzidos pela empresa e nas práticas desenvolvidas nas comunidades ocupacionais. Há indicativos de que, em um processo de construção social, novos modos de trabalho são aprendidos, sustentados por um entrelaçamento de práticas de planejamento, de segurança e discursivas, ativando o saber em prática da sustentabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem para a sustentabilidade. Saber na prática. Conhecimento situado. Estudos baseados na prática. Sustentabilidade.
PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM MOBILIDADE URBANA COM BASE NA CONFIGURAÇÃO URBANA E NO ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL
ADRIANO C. PARANAIBA e ELIEZÉ B. CARVALHO
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo propor uma metodologia alternativa de análise, avaliação e priorização de projetos de mobilidade urbana capaz de auxiliar a tomada de decisão de investimento, considerando variáveis financeiras, econômicas e espaciais.
Originalidade/valor: A ausência de critérios claros para selecionar propostas de projetos corrobora as críticas ao processo de seleção e priorização de projetos de mobilidade urbana do Ministério das Cidades. Metodologias recentes de investimentos e análises de projeto nivelam questões intrinsecamente econômicas difíceis de ser convertidas em benefícios financeiros para efetuar a avaliação financeira.
Design/metodologia/abordagem: A metodologia utilizada é o escalonamento multidimensional, como ferramenta de avaliação multivariada para analisar e priorizar projetos usando as variáveis econômicas e espaciais do planejamento urbano e os modelos financeiros de cada projeto. As variáveis econômicas resultam de análises econômicas disponíveis nos projetos, bem como dos modelos de financiamento dos projetos. As variáveis espaciais obtidas da lógica social da teoria espacial ou sintaxe espacial permitem avaliar a capacidade de integração das cidades antes da implantação dos projetos e após o desenvolvimento deles, possibilitando identificar melhoria nas condições de mobilidade urbana.
Resultados: O uso do escalonamento multidimensional com a aplicação de variáveis financeiras, econômicas e espaciais se provou eficaz para promover a tomada de decisão, seja pela indicação do melhor projeto ou pela identificação da proximidade e/ou distância até o atingimento dos objetivos de uma determinada política pública.
PALAVRAS-CHAVE: Sintaxe espacial. Priorização de projetos. Infraestrutura. Mobilidade urbana. Escalonamento multidimensional.
Número 6 - Edição Especial: Transformação digital
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE UM CONSTRUCTO E CENÁRIOS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA
RODRIGO B. CARVALHO, ANTÓNIO M. P. REIS, CLÁUDIO L. C. LARIEIRA e LUIS H. C. PINOCHET
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo propor uma metodologia alternativa de análise, avaliação e priorização de projetos de mobilidade urbana capaz de auxiliar a tomada de decisão de investimento, considerando variáveis financeiras, econômicas e espaciais.
Originalidade/valor: A ausência de critérios claros para selecionar propostas de projetos corrobora as críticas ao processo de seleção e priorização de projetos de mobilidade urbana do Ministério das Cidades. Metodologias recentes de investimentos e análises de projeto nivelam questões intrinsecamente econômicas difíceis de ser convertidas em benefícios financeiros para efetuar a avaliação financeira.
Design/metodologia/abordagem: A metodologia utilizada é o escalonamento multidimensional, como ferramenta de avaliação multivariada para analisar e priorizar projetos usando as variáveis econômicas e espaciais do planejamento urbano e os modelos financeiros de cada projeto. As variáveis econômicas resultam de análises econômicas disponíveis nos projetos, bem como dos modelos de financiamento dos projetos. As variáveis espaciais obtidas da lógica social da teoria espacial ou sintaxe espacial permitem avaliar a capacidade de integração das cidades antes da implantação dos projetos e após o desenvolvimento deles, possibilitando identificar melhoria nas condições de mobilidade urbana.
Resultados: O uso do escalonamento multidimensional com a aplicação de variáveis financeiras, econômicas e espaciais se provou eficaz para promover a tomada de decisão, seja pela indicação do melhor projeto ou pela identificação da proximidade e/ou distância até o atingimento dos objetivos de uma determinada política pública.
PALAVRAS-CHAVE: Sintaxe espacial. Priorização de projetos. Infraestrutura. Mobilidade urbana. Escalonamento multidimensional.
O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE BIG DATA COMO HABILITADORAS DA GESTÃO DO DESEMPENHO CORPORATIVO
MAURICIUS M. MEDEIROS, ANTONIO C. G. MAÇADA e NORBERTO HOPPEN
RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar quais dimensões estão relacionadas ao estabelecimento de maiores níveis de maturidade digital.
Originalidade/valor: Há um volume pequeno de literatura científico- -acadêmica, com poucas pesquisas conceituais e empíricas sobre o tema de maturidade digital no Brasil. Esta pesquisa oferecerá subsídios para as empresas no tocante às diversas dimensões que precisam ser enfatizadas pelos gestores, a fim de se atingir uma transformação digital plena e eficaz. Essas informações serão valiosas para apoiar o processo de transformação digital dessas empresas. No contexto acadêmico, o estudo supre uma lacuna relacionada à falta de estudos empíricos mais abrangentes quanto às bases da maturidade digital.
Design/metodologia/abordagem: Este estudo avaliou a relação de oito dimensões de capacidade (estratégia, liderança, mercado, operacional, pessoas, cultura, governança e tecnologia) com o desenvolvimento da maturidade digital. Aplicou-se um questionário eletrônico a dirigentes de nível estratégico de empresas brasileiras do setor varejista, situadas em diferentes regiões do Brasil. Obteve-se, ao final, um total de 260 questionários válidos. As respostas foram analisadas com o método de Partial Least Squares (PLS).
Resultados: Os resultados da pesquisa mostraram que as dimensões estratégia, mercado, operações, cultura e tecnologia são aquelas que estão mais relacionadas ao desenvolvimento da maturidade digital.
PALAVRAS-CHAVE: Transformação digital. Maturidade digital. Capacidades digitais. Orientação digital. Varejo.
DIMENSÕES-CHAVE DA MATURIDADE DIGITAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DO SETOR DE VAREJO NO BRASIL
PAULA K. SALUME, MARCELO W. BARBOSA, MARCELO R. PINTO e PAULO R. SOUSA
RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar quais dimensões estão relacionadas ao estabelecimento de maiores níveis de maturidade digital.
Originalidade/valor: Há um volume pequeno de literatura científico- -acadêmica, com poucas pesquisas conceituais e empíricas sobre o tema de maturidade digital no Brasil. Esta pesquisa oferecerá subsídios para as empresas no tocante às diversas dimensões que precisam ser enfatizadas pelos gestores, a fim de se atingir uma transformação digital plena e eficaz. Essas informações serão valiosas para apoiar o processo de transformação digital dessas empresas. No contexto acadêmico, o estudo supre uma lacuna relacionada à falta de estudos empíricos mais abrangentes quanto às bases da maturidade digital.
Design/metodologia/abordagem: Este estudo avaliou a relação de oito dimensões de capacidade (estratégia, liderança, mercado, operacional, pessoas, cultura, governança e tecnologia) com o desenvolvimento da maturidade digital. Aplicou-se um questionário eletrônico a dirigentes de nível estratégico de empresas brasileiras do setor varejista, situadas em diferentes regiões do Brasil. Obteve-se, ao final, um total de 260 questionários válidos. As respostas foram analisadas com o método de Partial Least Squares (PLS).
Resultados: Os resultados da pesquisa mostraram que as dimensões estratégia, mercado, operações, cultura e tecnologia são aquelas que estão mais relacionadas ao desenvolvimento da maturidade digital.
PALAVRAS-CHAVE: Transformação digital. Maturidade digital. Capacidades digitais. Orientação digital. Varejo.
IMPLICAÇÕES DE BLOCKCHAIN E TRANSPARÊNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: REVISÃO INTEGRATIVA
HEDWIK D. GIESEL e FARLEY S. M. NOBRE
RESUMO
Objetivo: O protocolo de redes blockchain engloba diversos atributos, entre os quais se destaca a transparência. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avançar nos conhecimentos sobre as implicações da transparência, derivada do uso de blockchain, para a sustentabilidade empresarial (SE).
Originalidade/valor: Há um interesse crescente na literatura sobre a utilização de blockchain como mecanismo para criação e melhoria de transparência interpretada como elemento estratégico para a sustentabilidade nas organizações empresariais. Apesar dos avanços nesse campo, ainda há necessidade de explicar as circunstâncias organizacionais em que blockchain pode promover transparência no contexto da SE.
Design/metodologia/abordagem: Para atender ao objetivo de pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre blockchain, transparência e SE, utilizando-se de recursos como Web of Science e Scopus.
Resultados: Os resultados favoreceram a proposta de dois quadros de análise: um referente a como os conceitos de blockchain e transparência vêm sendo apresentados em conjunto pela academia, e outro sobre os benefícios de blockchain e transparência para as dimensões econômica, social e ambiental da SE. As discussões possibilitaram a dedução de proposições sobre a adoção de blockchain para melhoria de transparência no contexto de SE e que poderão ser testadas em estudos futuros na forma qualitativa ou quantitativa.
PALAVRAS-CHAVE: Blockchain. Transparência. Sustentabilidade empresarial. Revisão integrativa. Inovação disruptiva.
VALOR PÚBLICO VIA TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS COM DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS: O CASO OPERAÇÃO SERENATA DE AMOR
EDUARDO D. COUTINHO e ANGILBERTO S. FREITAS
RESUMO
Objetivo: Compreender que tipo de valor público o site Operação Serenata de Amor, baseado em dados governamentais abertos, pode gerar para a sociedade.
Originalidade/valor: Pesquisadores estão investigando a geração de valor público por meio de serviços públicos transformados digitalmente, ou seja, valor público criado diretamente pelo governo. No entanto, a literatura ainda carece da melhor compreensão desse fenômeno por intermédio de tecnologias digitais, com dados públicos abertos, desenvolvidas por atores externos ao governo, tais como o site Operação Serenata de Amor.
Design/metodologia/abordagem: O estudo adotou a abordagem qualitativa para entender e descrever o valor público gerado pelo site Operação Serenata de Amor. Os dados foram coletados por meio de comentários dos cidadãos acerca das iniciativas do site em mídias sociais e em matérias publicadas na internet. Já a análise de dados ocorreu por intermédio da análise de conteúdo.
Resultados: O site Operação Serenata de Amor gerou valor público por realizar, facilitar e estimular o controle social. Também foi identificado que o site agregou valor à sociedade por ampliar a capacidade de um cidadão exercer o controle social. Entretanto, este trabalho se limitou a analisar dados coletados na internet. Em futuros estudos, pesquisadores podem coletar dados por meio de entrevistas com os cidadãos para entender, com mais profundidade, o valor público gerado pelo site.
PALAVRAS-CHAVE: Transformação digital governamental. Governo aberto. Dados públicos abertos. Valor público. Controle social.
A RESPONSABILIDADE DIGITAL ORGANIZACIONAL: FUNDAMENTOS E CONSIDERAÇÕES PARA SEU DESENVOLVIMENTO
JOSÉ LONDOÑO-CARDOZO e MARÍA PÉREZ DE PAZ
RESUMO
Objetivo: Propor a responsabilidade digital organizacional como uma nova área de interesse da responsabilidade social nos contextos das tecnologias que fazem parte das indústrias 4.0.
Originalidade/valor: Não existe suficiente base teórica e legal que permita às organizações de diferentes tipos enfrentar as implicações da adoção das novas tecnologias. Por conseguinte, apresentam-se fundamentos e considerações essenciais para o desenvolvimento da responsabilidade digital organizacional.
Design/metodologia/abordagem: Este artigo apresenta uma pesquisa hermenêutica baseada numa revisão sistêmica de literatura realizada na estrutura de duas pesquisas. A primeira abordou a discussão sobre a pertinência da criação de uma nova matéria para a responsabilidade social tradicional em contextos digitais, e a segunda demonstrou a necessidade epistemológica da responsabilidade social nas novas tecnologias.
Resultados: Em primeiro lugar, o fato de as novas tecnologias representarem supostamente um risco social faz que elas sejam assunto de estudo da responsabilidade social. Em segundo lugar, a ausência de regulamentação vigente sobre a indústria 4.0 e a imprevisibilidade do avanço das tecnologias não são limites para a criação de um cenário de responsabilidade digital organizacional. O desenvolvimento da responsabilidade social nos contextos digitais é possível e necessário. No entanto, é preciso estar atento às variáveis de risco social que possam surgir com cada nova tecnologia. Por conseguinte, é necessária uma revisão constante das bases e dos fundamentos da responsabilidade digital organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: Risco social. Responsabilidade social organizacional. Indústrias 4.0. Transformação digital. Inteligência artificial.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS BRASILEIRAS: LINHA DE BASE PRÉ-CORONAVÍRUS
FRANCISCO D. S. LUNA e VIVALDO J. BRETERNITZ
ABSTRACT
Purpose: The purpose of this study was to evaluate the moderating effect of structural constraints on the relationship between the perception of a calling, living a calling, and life satisfaction.
Originality/value: This is the first attempt to discuss the role of structural restrictions on the consequences of perceiving a calling in the context of a developing country.
Design/methodology/approach: We conducted quantitative research with 165 Brazilian professionals (structural equation modeling).
Findings: The results showed that perceiving a calling is positively associated with living a calling and satisfaction with life, in general. However, both relationships were moderated by structural constraints, so that the stronger the constraints, the weaker the relationships described above. This result indicates that seeing a job as an occupational calling does not always lead to desirable outcomes, as it is often advocated by the vocational and career literature and career guidance professionals. Thus, it is suggested that the limitations on access to resources should be taken into account in career guidance processes so that individuals are more aware that, in cases of resource constraints, occupational calling may not provide the much-acclaimed positive career outcomes. Implications for theory and practice and suggestions for future research are presented.
KEYWORDS: calling, career, life satisfaction, professional achievement, structural constraints.
RESUMO
Objetivo: Apresentar o planejamento para a transformação digital de instituições de ensino superior (IES) brasileiras e medir seu grau de maestria digital, conforme o modelo proposto por Westerman, Calméjane, Bonnet, Ferraris e McAfee (2011).
Originalidade/valor: Existem estudos que avaliam a transformação digital e/ou o grau de maestria digital em IES individualmente, entretanto não foram identificados os que os avaliam comparativamente, permitindo traçar uma linha de base para auxiliar gestores em processos de benchmarking.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com estudo de campo, na qual os dados secundários foram obtidos por meio de fontes bibliográficas e documentais e os primários por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, foram entrevistados representantes de dez IES privadas, utilizando-se um instrumento desenvolvido, composto por um roteiro de perguntas. O conteúdo foi analisado conforme modelo de Bardin (2011) e apoiado pela ferramenta Iramuteq. Os achados serviram de insumo para preenchimento dos questionários de maestria digital.
Resultados: Elementos identificados na pesquisa remetem ao fato de que as IES avaliadas possuem boa maturidade em seu processo de transformação digital. Tais alegações puderam ser constatadas a partir da avaliação da maestria digital, que constatou que a maioria das instituições têm um bom nível de digitalização e que, apesar de conviverem com algumas limitações referentes ao desenvolvimento de capacidades digitais e de liderança, podem ser consideradas mestres digitais.
PALAVRAS-CHAVE: Transformação digital. Instituição de ensino superior. Maestria digital. Governança de TI. Tecnologia.
ERRATA