Ano 2016 / Volume 17

número 1

APRESENTAÇÃO

POPADIUK, SILVIO

CAPITAL SOCIAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DESEMPENHO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO BRASILEIRAS

ARANHA, CEZAR EDUARDO; ROSSONI, LUCIANO; MENDES-DA-SILVA, WESLEY

RESUMO

Objetivo: Buscamos analisar o efeito do capital social do conselho de administração (board) no valor de mercado das empresas listadas na BM&F Bovespa, utilizando como indicador do capital social os recursos relacionais presentes nos laços diretos, indiretos e heterogêneos do board. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Pioneiramente, nosso estudo aponta que as inconsistências dos resultados de estudos que avaliam redes de conselheiros muitas vezes ocorrem porque grande parte dos estudos considera somente a centralidade e a posição das companhias na rede. Com isso, desconsideram que as relações podem apresentar maior ou menor grau de capital social. 

Principais aspectos metodológicos: Avaliamos empiricamente as relações entre companhias a partir dos conselheiros e diretores que elas compartilham. Usando análise de redes sociais, identificamos quais são as relações diretas e indiretas e as lacunas estruturais das companhias, e também mensuramos o capital representado por cada relacionamento a partir do valor de mercado dessas relações, compondo nossa medida de recursos relacionais. Por fim, usando modelos econométricos, investigamos os efeitos dos recursos relacionais no valor de mercado. 

Síntese dos principais resultados: Nossos resultados apontaram que recursos relacionais heterogêneos têm influência mais forte e significativa do que recursos disponíveis nas relações diretas do board, enquanto recursos disponíveis nas relações indiretas não foram significativos. 

Principais considerações/conclusões: Demonstramos que o capital social realmente importa, pois os recursos fornecidos pelos alters são recursos potenciais que podem ser usados em benefício de uma firma individualmente e também que as lacunas estruturais são meios para obter informações e recursos, possibilitando uma maior vantagem competitiva. 

PALAVRAS-CHAVE: Capital social. Conselho de administração. Análise de redes sociais. Desempenho. Mercado de capitais.

RENDA, CONSUMO E CENTRALIDADE DO TRABALHO NA “NOVA CLASSE MÉDIA” BRASILEIRA

NORONHA, NAYARA SILVA DE; BARBOSA, DÉBORAH MARA SIADE

RESUMO 

Objetivo: Compreender a centralidade do trabalho para a classe social emergente brasileira, conhecida como “nova classe média”. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A centralidade do trabalho é um fenômeno recente e com debates em construção. Se estamos falando de uma classe em que o trabalho permanece como elemento centralizador de suas vidas e, por conseguinte, com o mundo organizacional, é de fundamental importância que os estudos organizacionais tragam sua contribuição. 

Principais aspectos metodológicos: Como há poucos trabalhos sobre tal temática, nosso trabalho foi baseado na revisão sistemática da literatura. 

Síntese dos principais resultados: Reiteramos que a associação simples e superficial entre classe, renda e consumo não é capaz de abarcar toda a complexidade que há por trás das estruturas de distinção e separação de classes. Quando percebemos a sociedade apenas como mera reprodução do mercado, ou seja, pela renda e pelo consumo, estamos perpetuando a naturalização da superexploração do capital que foi transvestida em ação individual transformadora. A acumulação virou algo tão sutil na sociedade que não percebemos que a exaltação da renda e do consumo como respostas às mudanças sociais é leviana e esconde toda a dominação simbólica do capitalismo. 

Principais considerações/conclusões: Afirmamos que não há a formação de uma nova classe média, mas sim uma nova classe trabalhadora. Para esses sujeitos, o trabalho continua sendo o elemento central e transformador de suas vidas, que permite também acesso ao que antes era restrito a uma pequena parcela da população. 

PALAVRAS-CHAVE: Classe social. Nova classe média. Renda. Consumo. Trabalho. 

PRÁTICAS DE SEGREGAÇÃO E RESISTÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE OS “ROLEZINHOS” NA CIDADE DE BELO HORIZONTE (MG)

NASCIMENTO, MARCO CÉSAR RIBEIRO; TEIXEIRA, JULIANA CRISTINA; OLIVEIRA, JOSIANE SILVA DE; SARAIVA, LUIZ ALEX SILVA

RESUMO

Objetivo: O objetivo do artigo é compreender como os discursos da mídia eletrônica apresentam reflexos e refrações das práticas de resistência dos jovens nos espaços organizacionais dos shopping centers. Essas práticas são denominadas atualmente “rolezinhos”. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Considerando os espaços urbanos produzidos socialmente e as cidades como palcos práticos e discursivos de dinâmicas simbólicas segregatórias, analisamos os processos de ocupação dos shopping centers – intitulados pela mídia eletrônica de “rolezinhos” – na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por jovens da periferia. 

Principais aspectos metodológicos: Adotamos a análise de discurso francesa como base metodológica da pesquisa. O corpus de análise é constituído por discursos presentes em 15 portais eletrônicos de notícias sobre a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que produziram, durante o ano de 2013, 18 reportagens sobre a ocupação coletiva de shopping centers por jovens da periferia. 

Síntese dos principais resultados: As práticas de resistência ampliam as fronteiras dos espaços organizacionais, na medida em que deslocam pontos de controle das ações dos sujeitos e questionam a construção do shopping center como espaço organizacional de segregação avesso a grupos sociais desfavorecidos, enfatizando o potencial de resistência e de ressignificação de grupos marginalizados nessas organizações. 

Principais considerações/conclusões: Entendemos os “rolezinhos” como questionamento dos limites do espaço organizacional que produziram deslocamentos das fronteiras das organizações. Eles são efeitos de alterações de relações de forças socioeconômicas que estavam na rua e, quando expandidas para espaços organizacionais, provocaram tensões que continuam latentes, pois a rua continua sua dinâmica e novamente questionará essas fronteiras. 

PALAVRAS-CHAVE Práticas. Organizações. Análise de discurso. Rolezinhos. Shopping centers.

ORIENTAÇÃO DE VALOR SOCIAL, SISTEMA DE VALORES E COMPORTAMENTO COOPERATIVO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL

IWAI, TATIANA

RESUMO 

Objetivo: Este trabalho teve por objetivo compreender a relação entre a orientação de valor social do indivíduo e a teoria dos valores humanos de Schwartz, bem como compreender a relação desses modelos com o comportamento cooperativo do indivíduo sob ambientes regulatórios diferentes (presença e ausência de controle externo). 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de serem dois modelos de destaque em seus respectivos campos, pouco tem sido feito no sentido de achar pontos de convergência entre eles. Assim, esta linha de investigação poderia facilitar não apenas o diálogo entre duas tradições formalmente separadas de pesquisa, mas também melhorar nosso entendimento sobre o efeito de valores e preferências sobre o comportamento cooperativo do indivíduo. 

Principais aspectos metodológicos: Os dados foram coletados por meio da escala PVQ-21 de Schwartz, os jogos decompostos da SVO Slider e a aplicação de um jogo agente-principal em um ambiente de pesquisa experimental. 

Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que os tipos sociais da SVO diferem principalmente em seus valores de poder e realização. Ademais, os resultados apontam que a cooperação do pró-social tem como base a motivação intrínseca de igualdade de resultados, sendo menos sensível a controles externos. Diferentemente, o comportamento cooperativo do individualista, calcado em maximização individual, depende mais da existência de restrições externas. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados indicam que os tipos sociais da SVO apresentam diferenças em suas prioridades de valores, e, portanto, o sistema de valores do indivíduo pode ajudar a explicar uma parte da propensão a cooperar do indivíduo. 

PALAVRAS-CHAVE: Valores. Orientação de valor social. Jogos decompostos. Cooperação. Controle. 

FATORES COMPETITIVOS QUE AFETAM A DECISÃO DE INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO NO BRASIL

LARRAÑAGA, FÉLIX ALFREDO; GRISI, CELSO CLAUDIO DE HILDEBRAND E; MONTINI, ALEXANDRA DE ÁVILA

RESUMO 

Objetivo: Explorar, descrever e explicar a relação entre a disposição de um investidor internacional de investir no Brasil e o ambiente competitivo brasileiro, com a finalidade de identificar os fatores de estímulo existentes. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Radica no fato de utilizar a análise multivariada para estabelecer e explicar a relação entre diversas variáveis quantitativas. 

Principais aspectos metodológicos: A identificação dessas relações resultou da aplicação de uma análise canônica entre o investimento estrangeiro como fluxo de entrada e acumulação e uma série de variáveis explicativas representantes do ambiente competitivo brasileiro. Os dados utilizados correspondentes ao período de 1997 a 2011 foram levantados a partir de fontes nacionais e internacionais. 

Síntese dos principais resultados: A análise mostrou uma forte correlação entre o IDE no Brasil e alguns indicadores do ambiente competitivo do país. 

Principais considerações/conclusões: Determinou-se que existe uma forte correlação entre o investimento produtivo internacional e o ambiente competitivo brasileiro nas duas funções canônicas geradas. As variáveis explicativas relevantes que estimulam a escolha do Brasil como destino do IDE são o bem-estar da sociedade, a produtividade do trabalho e as importações. O trabalho oferece uma ferramenta simples de análise prévia à decisão de investir. 

PALAVRAS-CHAVE: Investimento produtivo internacional. Investimento direto estrangeiro. Ambiente competitivo. Competitividade. Produtividade.

A CONTROLADORIA COMO SUPORTE À ESTRATÉGIA DA EMPRESA: ESTUDO MULTICASO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE

NUNES, ADÃO ALBERTO BLANCO; SELLITTO, MIGUEL AFONSO

RESUMO 

Objetivo: Identificar quais práticas de controladoria podem suportar decisões estratégicas nas empresas de transportes. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo apresenta uma nova abordagem da relação entre práticas de controladoria e decisões estratégicas. As principais contribuições desta pesquisa são: preencher lacunas sobre funções da controladoria, avançar em conceitos sobre decisões estratégicas e apresentar as práticas mais utilizadas no segmento. 

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo com quatro empresas de transportes de cargas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Para coleta dos dados, elaborou-se um roteiro de entrevista. Para verificar a similaridade entre as empresas, foi utilizado o índice de similaridade de Jaccard. 

Síntese dos principais resultados: Constatou-se que, entre as 27 práticas de controladoria, 16 são utilizadas por pelo menos uma das empresas pesquisadas, enquanto 11 não são utilizadas por nenhuma das empresas. Quando se analisa a utilização das decisões estratégicas listadas na literatura, evidencia-se que 75,4% das decisões estratégicas são adotadas por pelo menos uma das empresas, enquanto 24,6% não são identificadas em nenhuma das empresas. Existe similaridade entre as empresas, e os resultados indicam que 14,8% das práticas são consideradas decisivas ou muito importantes para 75% das empresas. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados obtidos na análise dos dados coletados evidenciaram que as práticas de controladoria podem fornecer suporte à formulação das decisões estratégicas da empresa. Na análise de quantas decisões estão relacionadas com cada prática, a prática de controladoria mais destacada foi “orçamento operacional”, que está relacionada com 60,5% das 43 decisões. 

PALAVRAS-CHAVE: Práticas de controladoria. Decisão estratégica. Empresa de transportes. Transporte de carga. Custeio variável.

DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA OFERTA DE MODA BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL

SUTTER, MARIANA BASSI; MACLENNAN, MARIA LAURA FERRANTY; POLO, EDISON FERNANDES; STREHLAU, VIVIAN IARA

RESUMO 

Objetivo: A pesquisa busca compreender como se dá a competitividade da exportação de moda brasileira sob a perspectiva da vantagem competitiva. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O estudo avança no conhecimento sobre a moda brasileira e os elementos distintivos que devem compor a sua oferta no mercado internacional. Contribui ao relacionar variáveis pouco investigadas como vantagem competitiva, diferenciação e internacionalização da moda brasileira. Como contribuição gerencial, a pesquisa pode orientar gestores que buscam incrementar sua oferta no exterior ao elencarem elementos distintivos da moda brasileira. 

Principais aspectos metodológicos: O estudo é alicerçado pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevista em profundidade com agentes de mercado, sendo cinco agentes de apoio à inserção da moda brasileira no mercado internacional e quatro agentes de mercado demandantes (consumidores organizacionais). Utilizou-se a técnica de análise de discurso para examinar os dados. 

Síntese dos principais resultados: Para competir no exterior, a oferta de moda brasileira deve se apoiar em: 1. design; 2. qualidade da costura, corte, acabamento, modelagem, uso adequado da matéria-prima e conforto da peça; 3. suporte e serviços; 4. desenvolvimento de atributos relacionados ao país de origem, como cores, vibração, descontração, alegria e imagem do Brasil; 5. preços adequados à oferta. 

Principais considerações/conclusões: A inserção da moda brasileira no exterior ainda é tímida. Gestores de moda brasileira podem apoiar sua oferta nos atributos relacionados ao país de origem sempre com foco no consumidor global e devem atentar ao preço e à qualidade, os quais ainda são fatores inibidores do desempenho internacional da moda brasileira. 

PALAVRAS-CHAVE: Moda brasileira. Vantagem competitiva. Exportação de moda. Diferenciação. Competitividade.

PROEMINÊNCIA DA MARCA, AUTOMONITORAMENTO E TEORIA DA FUNÇÃO DE ATITUDE: UMA ANÁLISE SOBRE AVALIAÇÃO DOS ANÚNCIOS

VIEIRA, VALTER AFONSO; LADEIRA, FRANCIELLI MARTINS BORGES

RESUMO 

Objetivo: Sugerimos uma interação entre a teoria da função de atitude (ajuste social ou expressão de valores), a teoria de automonitoramento e a proeminência da marca (baixa ou alta) para explicar a avaliação de anúncios por meio dos consumidores. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Não evidenciamos estudos que relacionassem os efeitos comportamentais da função de atitude, automonitoramento e proeminência da marca ao comportamento do consumidor, embora a literatura estrangeira nos proporcionasse poucos estudos relacionando função de atitude ou automonitoramento à visibilidade da marca, no entanto sem trazer essa relação tripla utilizada. 

Principais aspectos metodológicos: Lançamos três hipóteses em dois experimentos fatoriais tipo 2 × 2 × 2 entre grupos elaborados com anúncios de produtos de luxo. 

Síntese dos principais resultados: Os achados mostraram um efeito interativo entre a teoria da função de atitude e a proeminência da marca, e isso significa que a marca influencia as avaliações dos consumidores sobre a lealdade e a intenção de compra em anúncios com uma atitude fundamentada na expressão de valores. Os resultados indicaram uma interação entre automonitoramento e proeminência da marca. Há maiores níveis de lealdade e atitude para os anúncios sem a proeminência da marca e com baixos níveis de automonitoramento e uma interação entre função de atitude e automonitoramento para explicar o valor percebido. 

Principais considerações/conclusões: O campo do marketing pode fazer uso dos resultados via comunicação, anunciando produtos de alta proeminência da marca com foco na expressão de valores e para indivíduos com menor automonitoramento, objetivando maior influência da intenção. 

PALAVRAS-CHAVE: Função de atitude. Automonitoramento. Proeminência da marca. Luxo. Anúncio.

número 2

APRESENTAÇÃO

POPADIUK, SILVIO

EM BUSCA DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO PARA O IMAGINÁRIO GERENCIAL: OS DESAFIOS DA CRIAÇÃO E DA DIALOGICIDADE

PAULA, ANA PAULA PAES DE

RESUMO 

Objetivo: Discutir a ressignificação do imaginário gerencial, recuperando outro sentido para a gestão, que envolve criação e diálogo e representa uma nova dinâmica para a atividade, além de desafios para a formação dos administradores. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Na primeira parte, fazemos um contraponto entre a concepção empírica e a concepção abstrata de gestão, para salientar os aspectos práticos, sociais e políticos da atividade gerencial e colocar em questão a visão tradicional da gestão como planejamento e controle. Na segunda parte, argumentamos que a essência da gestão é a dialética e que o seu desafio é recorrer à dialogicidade para enfrentar as contradições. 

Principais considerações/conclusões: Sustentamos que a força do imaginário gerencial reforça o mito de que fazer negócios e controlar é sinônimo de gerenciar, apesar das constatações empíricas que contrariam essa visão. Dessa forma, repensar a atividade gerencial significa romper com esse imaginário, ressignificando-o e transformando a formação do administrador. 

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho gerencial. Imaginário gerencial. Gestão. Dialogicidade. Formação de administradores.

RECRUTAMENTO ON-LINE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A TECNOLOGIA EM FAVOR DA DIVERSIDADE?

LIMA, MICHELLE PINTO DE

RESUMO 

Objetivo: Analisar o recrutamento via web para pessoas com deficiência. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Há poucos estudos sobre usabilidade e acessibilidade em websites de recrutamento para pessoas com deficiência no mundo. Nenhum utilizou anúncios da web para análise. No Brasil, nenhum sobre e-Recrutamento para pessoas com deficiência foi encontrado. 

Principais aspectos metodológicos: Trata-se de estudo descritivo e de natureza qualitativa. Procurou-se analisar anúncios disponibilizados em websites direcionados exclusivamente para o recrutamento de pessoas com deficiência. Categorias de análise: o conteúdo dos anúncios, a acessibilidade e a usabilidade deles. Análise por meio do teste de validação automática de acessibilidade a partir da utilização de uma ferramenta (Hera). 

Síntese dos principais resultados: Todos os sites apresentam erros que dificultam a acessibilidade e usabilidade das páginas. O grande número de currículos cadastrados e ofertas de emprego disponíveis nos sites denotam que o recrutamento on-line está alcançando o objetivo de atrair candidatos e empresas. Em relação ao conteúdo, além daquelas pertinentes a todo e qualquer emprego, há questões ligadas a esse público específico, tais como disponibilidade de acessibilidade na empresa, aparelhos permitidos pelo contratante, utilização de filtros por tipo de deficiência do candidato e necessidade especial requerida pela empresa. 

Principais considerações/conclusões: Empresas especializadas nesse tipo de recrutamento precisam conhecer as experiências de uso na web de pessoas com os mais diversos tipos de deficiência que buscam emprego. Embora os anúncios contemplem diversas informações relativas à oferta de emprego, há clara demonstração de que não estão preparadas para receber trabalhadores com deficiência. Além disso, precisam de melhor orientação quanto à eliminação de práticas de discriminação. 

PALAVRAS-CHAVE: Recrutamento. Websites. Pessoas com deficiência. Acessibilidade. Usabilidade.

LIDERANÇA ÉTICA, RELACIONAMENTO LÍDER-SEGUIDOR E DESEMPENHO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

NIEMEYER, JEANE RODRIGUES LUCENA; CAVAZOTTE, FLÁVIA DE SOUZA COSTA NEVES

RESUMO 

Objetivo: Analisar a influência da liderança ética sobre o relacionamento líder–seguidor e suas consequências para o desempenho individual, o comprometimento com metas de trabalho e a cidadania organizacional. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de a ética na liderança ser, em tese, propulsora de consequências positivas no contexto do trabalho, sua associação com o desempenho e atitudes relevantes no ambiente empresarial, como o comprometimento com metas, ainda não foi evidenciada empiricamente. A presente pesquisa contribui para o preenchimento dessa lacuna, permitindo avançar o conhecimento sobre ética e liderança no Brasil. 

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional de telecomunicações, com uma amostra de 161 vendedores de lojas e 15 gerentes responsáveis por unidades de vendas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A análise estatística dos dados contou com o auxílio do software SPSS, através do qual foram realizadas regressões múltiplas entre as variáveis estudadas. 

Síntese dos principais resultados: Os resultados corroboram as proposições sobre os benefícios da liderança ética, tendo sido observada uma associação entre a ética do líder, a qualidade do relacionamento estabelecido com seus subordinados e o desempenho no trabalho. 

Principais considerações/conclusões: A pesquisa sugere que a ética na atuação dos líderes parece ter implicações positivas sobre a produtividade no trabalho, por meio da construção de um melhor relacionamento com seus subordinados. É possível recomendar ações específicas em programas de desenvolvimento de lideranças, a fim de potencializar o debate sobre dilemas éticos, condutas e modelos de atuação.

PALAVRAS-CHAVE: Liderança ética. LMX. Desempenho individual. Comprometimento com a meta. Cidadania organizacional.

EMPREENDEDORISMO EM EMPRESAS FAMILIARES: A PESQUISA ATUAL E OS DESAFIOS FUTUROS

BORGES, ALEX FERNANDO; BRITO, MOZAR JOSÉ DE; LIMA, JUVÊNCIO BRAGA DE; CASTRO, CAROLINA LESCURA DE CARVALHO

RESUMO 

Objetivo: Apresentar uma revisão do escopo da literatura disponível sobre empreendedorismo em empresas familiares. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de outros trabalhos de revisão de literatura sobre empresas familiares indicarem a existência de artigos que abordam a temática do empreendedorismo, não existem estudos sistemáticos de revisão sobre as especificidades das relações existentes entre os dois campos. 

Principais aspectos metodológicos: A partir da técnica de revisão de escopo da literatura, foi efetuado um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. Identificaram-se 73 artigos científicos que trataram da temática, os quais foram categorizados de acordo com o periódico de origem, o tema de pesquisa abordado e a metodologia empregada. 

Síntese dos principais resultados: A leitura integrada dos artigos identificados permitiu verificar a exploração de diferentes temas de pesquisa e abordagens metodológicas para compreender a manifestação do empreendedorismo em empresas familiares. 

Principais considerações/conclusões: Concluímos que o alcance do potencial do campo do empreendedorismo em empresas familiares passa, necessariamente, pela construção de um quadro teórico capaz de contribuir para a compreensão de aspectos intrínsecos à natureza de empresas familiares. Ao mesmo tempo, tal abordagem, ao englobar fenômenos que se complementam sob o prisma da interação entre família e empresa, contribuiria de forma importante para a geração de conhecimentos mais aprofundados acerca da realidade desse tipo de organização e para a abertura de novas avenidas de pesquisa em empreendedorismo e em empresas familiares. 

PALAVRAS-CHAVE: Empresa familiar. Empreendedorismo. Inovação. Empreendedorismo familiar. Revisão de literatura.

INOVAÇÃO EM AMBIENTES RELIGIOSOS: ESTABELECENDO UMA REDE INTERORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O MERCADO ISLÂMICO

CUNHA, JULIO ARAUJO CARNEIRO DA; SOUZA, LEANDRO JANUÁRIO DE; MACAU, FLÁVIO ROMERO; ALSSABAK, NAWFAL ASSA MOSSA

RESUMO 

Objetivo: Compreender a geração de inovação num ambiente religioso, pautado pelos requerimentos do Islã. O Brasil destaca-se como grande exportador para os países do Oriente Médio, principalmente para itens como frangos Halal, produzidos de acordo com as regras religiosas muçulmanas. Para viabilidade dos negócios, uma rede de fornecimento diferenciada teve de surgir, com a organização dos atores em torno de normas religiosas. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A gestão de produtos e processos é preponderantemente orientada visando a ganhos de eficiência e produtividade (por exemplo, redução de custos). No entanto, essa gestão precisa atender a requisitos adicionais numa rede de suprimentos em que a religião atua com um papel de destaque. 

Principais aspectos metodológicos: Entrevistas exploratórias com respondentes–chave no nível estratégico, pesquisa documental e observação não participante das linhas de produção e locais de trabalho. 

Síntese dos principais resultados: Os atores estão conectados na rede a um ganho comum, com aspectos econômicos e sociais, mobilizados por regras institucionais e princípios religiosos. Mudanças em produtos e processos dependem da aceitação por parte das entidades religiosas e não podem ocorrer sem um alinhamento prévio a crenças e práticas antigas. 

Principais considerações/conclusões: A transferência de conhecimento e a inovação estão entrelaçadas com as regras religiosas, guiando os atores da rede nas mudanças de produto e processo, tanto para muçulmanos quanto para não muçulmanos. Novas formas de produzir, por maiores que sejam os ganhos de produtividade e acréscimo de excelência, dependem do aval de líderes religiosos que interpretam a inovação aos olhos do Alcorão, ou seja, se estão de acordo com a lei islâmica. 

PALAVRAS-CHAVE: Redes interorganizacionais. Transferência de conhecimento religioso. Inovação em ambientes religiosos. Alimentos Halal. Mercados islâmicos. 

FATORES CONTINGENCIAIS DA GESTÃO AMBIENTAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

MARTINS, PAULO SÉRGIO; ESCRIVÃO FILHO, EDMUNDO; NAGANO, MARCELO SEIDO

RESUMO 

Objetivo: Apresentar uma sistematização das principais barreiras e facilitadores da implantação da gestão ambiental em pequenas e médias empresas encontradas na literatura, de forma a associar esses fatores contingenciais com as especificidades de gestão desse porte de empresas. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo propõe que os fatores que influenciam a adoção de práticas ambientais pelas pequenas e médias empresas sejam investigados sob a perspectiva das características que diferenciam as empresas de menor porte das grandes organizações. 

Principais aspectos metodológicos: O método que fundamentou esta pesquisa e reflexão é caracterizado como pesquisa bibliográfica, e o artigo é um ensaio teórico sobre o tema da gestão ambiental em pequenas e médias empresas. 

Síntese dos principais resultados: Os resultados encontrados mostram, por um lado, que a maioria das especificidades das empresas de menor porte está relacionada ao surgimento de barreiras à gestão ambiental e, por outro, que ainda são poucos os fatores com potencial de facilitar o desenvolvimento de práticas ambientais nessas empresas. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados mostraram os fatores internos das PMEs ligados a gestão, estrutura, recursos, competências organizacionais, entre outros, como os mais críticos para a implantação e manutenção da gestão ambiental e, portanto, os que merecem maior atenção dos formuladores de políticas públicas e dos dirigentes de pequenas e médias empresas. Além do mais, os fatores identificados como facilitadores, apesar de escassos, revelam que as empresas de menor porte possuem especificidades que podem se tornar potencialidades no campo ambiental. 

PALAVRAS-CHAVE: Gestão ambiental. Pequenas e médias empresas. Especificidades das PMEs. Barreiras à adoção da gestão ambiental. Facilitadores da adoção da gestão ambiental.

INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DOS GESTORES NA BUSCA DE INFORMAÇÃO SOBRE UNK UNKS EM PROJETOS

RUSSO, ROSARIA DE FÁTIMA SEGGER MACRI; SBRAGIA, ROBERTO

RESUMO 

Objetivo: Compreender se os gestores mais experientes incorrem na falácia da centralidade, negligenciando a busca de informação sobre os unknown unknowns em projetos inovadores para dar sentido (sensemaking) ao que ocorre no contexto do projeto. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A falácia da centralidade, teoria formulada por Westrum, foi observada na ação de diversos especialistas, como cientistas, praticantes da medicina, bombeiros. Pretende-se expandir esse contexto, aplicando-a à gestão de projetos inovadores no ambiente de negócios. Com base nessa avaliação, pretende-se sugerir métodos e técnicas que possam ser adotados para antecipar a percepção da ocorrência de unknown unknowns, de forma aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos. 

Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa de campo que selecionou 16 projetos, totalizando 35 eventos imprevistos. Com base em entrevistas, a análise dos dados foi inicialmente qualitativa e posteriormente quantitativa, baseada em testes estatísticos não paramétricos. 

Síntese dos principais resultados: Apesar da relevância da busca por informação para lidar com os unknown unknowns, sua adoção se revelou inversamente correlacionada ao tempo de experiência profissional dos gestores. Vieses, como ancoragem, consciência limitada, escalada do comprometimento e excesso de confiança, dificultaram a percepção da lacuna de conhecimento. 

Principais considerações/conclusões: As recomendações deste trabalho são predominantemente práticas: conscientização dos envolvidos sobre a lacuna de conhecimento, um ambiente favorável à inovação e utilização de práticas de aprendizagem durante o projeto. 

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de projetos inovadores. Incerteza imprevisível. Falácia da centralidade. Tomada de decisão. Unknown unknowns.

GESTÃO DA PRODUÇÃO E TRABALHADORES – UM SURVEY EM EMPRESAS DE AUTOPEÇAS

SOUZA, LÍLIAN CARNEIRO; RACHID, ALESSANDRA

RESUMO 

Objetivos: Apresentar um panorama da adoção de métodos de gestão da produção por empresas de autopeças no Brasil e verificar se há o envolvimento dos trabalhadores da fábrica na sua utilização, considerando a relevância do envolvimento para o desempenho organizacional e a obtenção dos resultados esperados pela adoção desses métodos, como apontado por pesquisas sobre gestão participativa e pelos manuais da área de gestão de operações. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O envolvimento é um tema relevante e amplamente pesquisado, mas foram identificadas poucas pesquisas dedicadas a verificar se há o envolvimento dos trabalhadores na utilização de um conjunto mais amplo de métodos. A maior parte das pesquisas identificadas concentra sua análise na adoção de apenas um método de forma isolada, e, nelas, já se observam indícios de que as empresas nem sempre seguem as recomendações de envolver os trabalhadores em sua utilização, o que motivou a realização desta pesquisa. 

Principais aspectos metodológicos: Foi realizado um survey em 95 empresas de autopeças para ter acesso a informações sobre uma grande quantidade de empresas de autopeças, traçar um panorama quanto aos métodos de gestão da produção adotados e verificar em quais há o envolvimento dos trabalhadores. 

Síntese dos principais resultados: A maior parte dos métodos investigados tem sido amplamente implantada pelas empresas pesquisadas. Em sua maioria, as empresas pesquisadas responderam que há o envolvimento dos trabalhadores, embora isso varie de um método para outro. Identificaram-se casos de métodos que foram implantados e, depois de algum tempo, deixaram de ser utilizados por algumas empresas. O abandono do Seis Sigma ocorreu principalmente em empresas onde não havia o envolvimento dos trabalhadores em sua utilização. O método mais abandonado, no entanto, foi o programa de sugestões, justamente aquele em que foi apontado o maior envolvimento, o que indica que esse tipo de método ainda enfrenta dificuldades para continuar sendo utilizado ao longo do tempo em algumas empresas. O pouco tempo de treinamento também pode ter prejudicado a utilização de alguns métodos.

Principais considerações/conclusões: Os métodos pesquisados têm sido implantados pelas empresas pesquisadas. A pesquisa confirma que a qualidade continua tendo um papel central no que diz respeito ao envolvimento dos trabalhadores, representando um dos aspectos mais marcantes da influência da produção enxuta. A maior parte dos treinamentos mencionados é voltada para essa área, mas o tempo de treinamento é curto, o que ajuda a explicar a dificuldade de envolvimento em métodos que requerem maior nível de treinamento formal. Foram observados casos de empresas que implantaram certos métodos, mas depois deixaram de usá-los, destacando-se o programa de sugestões, no qual o envolvimento dos trabalhadores é central, o que indica que persistem dificuldades relacionadas a esse envolvimento em algumas empresas. 

PALAVRAS-CHAVE: Gestão da produção. Envolvimento dos trabalhadores. Métodos de gestão. Autopeças. Survey.

número 3

APRESENTAÇÃO

POPADIUK, SILVIO

MULHERES EMPREENDEDORAS: RAZÕES E DIFICULDADES PARA CRIAÇÃO DE EMPRESAS

MACHADO, HILKA PELIZZA VIER; GAZOLA, SEBASTIÃO; FABRICIO, JOICELI DOS SANTOS; ANEZ, MIGUEL EDUARDO MORENO

RESUMO 

Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi descrever as principais razões e as principais dificuldades para empreendedoras criarem seus negócios, bem como identificar possíveis diferenças entre as que empreenderam na indústria e as que o fizeram no comércio ou serviços. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A criação de empresas é importante para o Empreendedorismo e para compreendê-la é importante conhecer razões e dificuldades que empreendedores encontram para criarem suas empresas. 

Principais aspectos metodológicos: Foi realizado um estudo quantitativo com 102 empreendedoras da indústria e 96 no comércio/serviços. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e duas escalas do tipo Likert, as quais mensuraram razões e dificuldades para criação das empresas. Uma análise de cluster foi realizada para identificar possíveis grupos de atributos relacionados a razões e dificuldades para criar as empresas. O teste de Mann-Whitney foi empregado para comparar razões e dificuldades para criação de empresas nos dois grupos (indústria e comércio/serviços), a fim de identificar diferenças estatísticas significativas. 

Síntese dos principais resultados: Quanto aos resultados, o teste de Mann-Whitney apontou que os dois grupos atribuíram o mesmo nível de importância às razões para criação do negócio: para ajudar financeiramente os filhos; dificuldade de crescimento no trabalho anterior; para se inserir novamente no mercado de trabalho; porque queria ganhar muito dinheiro. O mesmo teste indicou não haver diferença significativa quanto ao nível de importância atribuído a oito dificuldades para a criação do negócio: não acreditava no seu potencial; nunca tinha tido contato com outras empresas; não tinha tido acesso a informações do setor; as pessoas não acreditavam no seu potencial; tinha medo de deixar o emprego; não conhecia um plano de negócios; não tinha dinheiro para divulgação do negócio; encontrou dificuldade para escolher o local da empresa. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados desta pesquisa mostram que as empreendedoras não representam um grupo homogêneo e que há necessidade de políticas voltadas à minimização das dificuldades de criação das empresas, a fim de aumentar a participação de mulheres como empreendedoras. 

PALAVRAS-CHAVE: Criação de empresas. Mulheres empreendedoras. Empreendedorismo. Gênero. Pequenos negócios.

ESTILOS DE VIDA DE TRABALHADORES EM CONTEXTO DE EXPATRIAÇÃO

PRESTES, VANESSA AMARAL; GRISCI, CARMEM LIGIA IOCHINS; FRAGA, ALINE MENDONÇA

RESUMO 

Objetivo: Destacar e analisar estilos de vida de trabalhadores expatriados. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Importa reconhecer estilos de vida que são inventados ou adaptados na vivência internacional, uma vez que a expatriação envolve processos de desestruturação e reestruturação de si. 

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa exploratória de orientação qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio de grupo focal, com gestores de uma mesma empresa que compartilharam semelhantes experiências de expatriação. O material transcrito foi submetido à análise de conteúdo. 

Síntese dos principais resultados: Os modos de circular pela cidade, as atividades rotineiras e de lazer, viagens de turismo, e a valorização da expatriação e a abnegação como modo de ser foram vistos na perspectiva do controle-estimulação. Entrelaçadas e consoantes ao prazo de validade estabelecido, palavras como casa, saudade e família adquiriram outros sentidos em contexto de expatriação. Tais elementos visibilizaram estilos de vida pautados na vida pregressa; no controle; na abnegação; e no prazo de validade estabelecido. Mostraram-se condizentes com a lógica do trabalho imaterial que alcança a vida sem precedentes, requerendo mobilização intelectual e afetiva dos sujeitos às situações que lhes são inéditas, e apontando tanto acirramento de formas de controle e submissão, como liberdades até então aguardadas. 

Principais considerações/conclusões: Os estilos de vida, comuns a todos os sujeitos, moldaram-se, entrelaçaram-se e intensificaram-se uns nos outros. Produziram-se do embate diário entre as prescrições não normatizadoras e a pluralidade de opções possíveis vivida na expatriação. 

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de vida. Gestão de Si. Expatriação. Controle-estimulação. Trabalho imaterial.

EQUILIBRANDO TRABALHO, ESTUDO E LAR: UM ESTUDO COM MESTRANDOS EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

ELLER, AMANDA MAGRI; ARAUJO, BRUNO FELIX VON BORELL DE; ARAUJO, DIANA ABREU VON BORELL DE

RESUMO 

Objetivo: Compreender as táticas que estudantes não tradicionais utilizam para gerenciar as fronteiras entre trabalho, lar e estudo.  

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O estudo se mostra original ao transferir o foco do conflito para o equilíbrio entre trabalho, lar e estudos. Além disso, também inova ao direcionar a atenção para o nível micro da ação individual, contrastando com uma literatura que tradicionalmente estuda ações organizacionais. Por fim, realiza uma leitura inovadora do fenômeno da interface entre trabalho, lar e estudos sob a ótica da teoria das fronteiras. 

Principais aspectos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado a partir de 18 entrevistas que foram gravadas, transcritas e passaram por uma análise de conteúdo, que revelou uma lista de táticas individuais empregadas pelos entrevistados para conciliar demandas do trabalho, lar e estudos. 

Síntese dos principais resultados: A análise permitiu identificar 18 táticas que os entrevistados empregam para negociar o grau de permeabilidade entre as fronteiras entre trabalho, estudo e lar. Essas táticas foram classificadas como comportamentais, comunicativas, físicas e temporais. 

Principais considerações/conclusões: O estudo permitiu identificar que os estudantes desenvolvem um papel ativo ao interpretarem as expectativas dos atores sociais dos domínios do lar, trabalho e da instituição em que cursam o mestrado e adotarem fronteiras com graus de permeabilidade que possibilitam um estado de maior equilíbrio entre esses domínios. 

PALAVRAS-CHAVE: Fronteiras. Estudantes não tradicionais. Trabalho-lar-estudo. Conflito. Equilíbrio.

CULTURA E JEITINHO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS FILMES TROPA DE ELITE 1 E 2

MORAES, ALINE FÁBIA GUERRA DE; GOMES, DANILO CORTEZ; HELAL, DIOGO HENRIQUE

RESUMO 

Objetivo: O presente estudo buscou explorar as representações do jeitinho brasileiro, característico da cultura brasileira, a partir da análise dos filmes Tropa de elite: missão dada é missão cumprida e Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo corrobora com o debate na área e traz alternativas ao estudo da Administração, ao utilizar da análise fílmica como técnica. É mister evidenciar que análises deste tipo contribuem para a Administração a partir do momento em que, quando bem situadas, auxiliam na compreensão de temáticas e conceitos, levando alunos e leitores a obterem reflexões e novos olhares sob os assuntos abordados. 

Principais aspectos metodológicos: O caráter qualitativo é marca metodológica deste trabalho, que utiliza da técnica de observação indireta para analisar os filmes comentados. A partir da utilização de uma metodologia reflexiva, apoiou-se na categorização dos dados para análise, baseados nos “desdobramentos” do jeitinho brasileiro, presentes em Massukado-Nakatani, Mussi e Pedroso (2009). Para melhor enxergar esses desdobramentos foram construídas tabelas relacionando-os a cenas específicas dos filmes.

Síntese dos principais resultados: O jeitinho aparece nos filmes como presença marcante da cultura brasileira, adentrando o âmbito das organizações, como é o caso da Polícia Militar, organização apresentada na análise dos filmes.

Principais considerações/conclusões: Foi possível enxergar peculiaridades da cultura brasileira através da análise de produções nacionais, corroborando, assim, com o debate na área, buscando trazer alternativas ao estudo da Administração, em especial no que diz respeito à absorção da cultura nacional nas organizações. 

PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Jeitinho brasileiro. Corrupção. Tropa de elite. Análise fílmica.

ESTRUTURA DE CAPITAL DE BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA MEDIANTE CRISE ECONÔMICA

SILVA, EDILSON DOS SANTOS; SANTOS, JOSETE FLORENCIO DOS; PEROBELLI, FERNANDA FINOTTI CORDEIRO; NAKAMURA, WILSON TOSHIRO

RESUMO 

Objetivo: Verificar os efeitos da crise das hipotecas subprime sobre as empresas com níveis de endividamento diferentes. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O trabalho contribui com a literatura financeira por analisar a estrutura de capital de empresas de países emergentes num contexto de crise, além de utilizar uma robusta ferramenta econométrica – a regressão quantílica. 

Principais aspectos metodológicos: Neste trabalho, foi utilizada a regressão quantílica como ferramenta de análise. Esta técnica permitiu observar os impactos da crise não apenas no nível médio de endividamento das empresas, mas também em seus valores extremos. Assim sendo, este trabalho se caracteriza como descritivo, e as relações analisadas são de natureza quantitativa. Foram analisadas as empresas listadas nas Bolsas de valores do Brasil, Rússia, Índia, China.

Síntese dos principais resultados: Os resultados sinalizaram estratégias de financiamento, segundo as teorias de Pecking Order e Trade-off de acordo com o nível de endividamento. 

Principais considerações/conclusões: A pesquisa permitiu concluir que as empresas apresentam estratégias de financiamento diferentes, num mesmo país. Assim, o comportamento financeiro das empresas seria influenciado pelas condições econômicas do país, bem como pelo nível de endividamento existente em cada empresa. 

PALAVRAS-CHAVE: Pecking order. Trade-off. Estrutura de capital. Países emergentes. Crise econômica.

RELAÇÃO ENTRE FOLGA ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO EM EMPRESAS DA BM&FBOVESPA

MURRO, EDUARDO VINÍCIUS BASSI; TEIXEIRA, GUILHERME BITTENCOURT; BEUREN, ILSE MARIA; SCHERER, LUCIANO MÁRCIO; LIMA, GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE

RESUMO 

Objetivo: O estudo objetiva identificar a relação da folga absorvida, inabsorvida e potencial com a inovação de empresas de setores membros do ranking setorial de inovação do Índice Brasil de Inovação (IBI) listadas na BM&FBovespa. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A folga organizacional e a inovação têm sido objetos de estudo em âmbito internacional, mas ainda representam uma lacuna de pesquisa no Brasil. Também não foram identificados estudos que utilizaram o ativo intangível para mensurar a inovação e as possíveis relações com as medidas de folga organizacional. Esse tema também pode apoiar as atividades estratégicas das organizações, como contribuir para a criação de vantagem competitiva. 

Principais aspectos metodológicos: Uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada utilizando dados financeiros de 208 empresas listadas na BM&FBovespa classificadas como inovadoras segundo o Índice Brasil de Inovação. As informações relativas aos ativos intangíveis, utilizadas como métricas para medir a inovação, foram extraídas das Notas Explicativas; e os dados para calcular as medidas de folga organizacional foram coletados da base de dados da Economática®. 

Síntese dos principais resultados: Na aplicação do modelo de dados em painel, os resultados demonstram uma relação significativa entre folga organizacional e inovação. As folgas potencial e absorvida afetam de forma considerável e positiva o processo inovador. Já a folga inabsorvida influencia de maneira positiva, mas com impacto relativamente menor, comparado às demais medidas.

Principais considerações/conclusões: Conclui-se que os resultados apontam relação em maior grau da folga absorvida e da potencial e em menor grau da folga inabsorvida com a inovação das empresas pesquisadas. 

PALAVRAS-CHAVE: Folga absorvida. Folga inabsorvida. Folga potencial. Inovação. Intangível.

COORDENAÇÃO DAS AÇÕES CONJUNTAS NO APL DE VESTUÁRIO DE MURIAÉ-MG

ANTERO, CECILIA ALVES DA SILVA; TAVARES, BRUNO; ANTONIALLI, LUIZ MARCELO; LIMA, AFONSO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS DE CARVALHO; GAVA, RODRIGO

RESUMO 

Objetivo: Buscou-se compreender a coordenação do arranjo produtivo local (APL) de vestuário de Muriaé, MG-Brasil. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Este estudo contribui ao propor o modelo analítico para compreender a coordenação, bem como ao apontar relações entre os elementos que a compõem e as implicações quanto à forma como tais elementos se manifestam no contexto do APL. Consiste num avanço quanto à compreensão da governança em APL, pois foram ofertados meios para sistematizar a coordenação de ações conjuntas e mitigar desafios relativos à definição de formas de cooperação e meios de coordenação. 

Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa qualitativa/descritiva, cujos dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com vinte representantes de atores do referido APL. Os dados foram processados por meio do software NVivo® e categorizados por meio da técnica de análise de conteúdo. 

Síntese dos principais resultados: Constatou-se que a coordenação é caracterizada por baixos níveis de formalidade e de integração e participação dos representantes das empresas, estrutura de gestão formada por algumas entidades e níveis médios de integração e participação dos representantes das entidades. Resultados que suportam outros estudos desenvolvidos sobre a temática. 

Principais considerações/conclusões: Foram identificados fatores que permitiram abarcar a realidade complexa e dinâmica de um APL bem como critérios para sistematizar e compreender como ocorre a coordenação e apontar suas implicações no desenvolvimento. A partir das estratégias identificadas, será possível direcionar a atuação dos coordenadores de outros APLs no fomento do desenvolvimento empresarial e local. 

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento local. Governança em APL. Integração. Organização. Participação.

MARKETING VERDE COMO MEDIADOR ENTRE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO

ZAMPESE, EDNEI ROGÉRIO DE SOUZA; MOORI, ROBERTO GIRO; CALDEIRA, ADILSON

RESUMO 

Objetivo: O estudo visa a explorar e descrever a mediação do marketing verde na relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho das empresas.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Pretendeu-se preencher uma lacuna de natureza epistemológica sobre o marketing verde, constatando-se que este, por estar presente na regressão, diminui a magnitude do relacionamento entre gestão da cadeia de suprimentos e desempenho nas empresas da construção civil brasileira. 

Principais aspectos metodológicos: Utilizou-se o método quantitativo de natureza exploratória e descritiva. Do estudo exploratório participaram dez gestores. No descritivo, precedido de pré-testes junto a três especialistas, contou-se com uma amostra de 133 respondentes. Os dados foram tratados por técnicas de estatística descritiva, análise fatorial, regressão linear múltipla e modelagem em equações estruturais. 

Síntese dos principais resultados: Os dados evidenciaram que o marketing verde medeia, parcialmente, a relação entre gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho das empresas. 

Principais considerações/conclusões: Como implicações teóricas, o estudo reforça correlações positivas entre os constructos utilizados no setor pesquisado. Recorreu-se a modelos previamente desenvolvidos que, combinados, poderiam ser reproduzidos ou falseados, para no final se obter modelos de mensuração convergentes. Como aplicação prática, identificou-se o envolvimento de funcionários em temas ambientais, missões e visões com declarações explícitas sobre economizar energia e água e ações de marketing verde para melhoria da imagem corporativa, como a obtenção de certificações ambientais. Como conclusão, verifica-se que as empresas da construção civil têm espaço para melhorar a comunicação e a imagem para estimular tanto os suprimentos como o consumo de produtos verdes. 

PALAVRAS-CHAVE: Marketing verde. Desempenho organizacional. Gestão de cadeia de suprimento. Cadeia de suprimento verde. Cadeia de suprimento na construção civil.

número 4

APRESENTAÇÃO

POPADIUK, SILVIO

ENTRE A RECOMPENSA E O SOFRIMENTO: A VISÃO DE TRABALHADORES BANCÁRIOS SOBRE O DISCURSO DA FLEXIBILIDADE

NASCIMENTO, REJANE PREVOT; DAMASCENO, LÍGIA DO CARMO MARTINS; NEVES, DIANA REBELLO

RESUMO 

Objetivo: Analisar, a partir um enfoque crítico, o impacto do discurso da flexibilidade nas práticas do setor bancário, segundo o ponto de vista dos funcionários. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A pesquisa é relevante por abordar, sob o ponto de vista dos empregados, o tema da flexibilidade, que ainda hoje é debatido na academia. A pesquisa responde a uma lacuna sobre o tema, que é a identificação, por parte dos empregados, do uso do discurso da flexibilidade como um instrumento de controle.

Principais aspectos metodológicos: O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. 

Síntese dos principais resultados: A transformação do perfil do trabalhador bancário, no sentido de ser mais flexível, o expôs a práticas de gestão mais perversas, pois, imbuídos pelo discurso da empresa, tornam-se escravos do alto desempenho. O bancário passou a ser visto principalmente como um vendedor. Apesar se mostrarem-se insatisfeitos com as condições de trabalho, os sujeitos entrevistados submetem-se às pressões do trabalho para manutenção do seu padrão de vida. 

Principais considerações/conclusões: As práticas flexíveis estão tão inseridas no cotidiano de trabalho dos bancários que não são percebidas como instrumento de controle e dominação sobre eles. Por fim, concluiu-se que a ideologia predominante na sociedade contemporânea potencializa o discurso da gestão de pessoas que, por sua vez, operacionaliza o discurso da flexibilidade, conforme apontado por Sennet (2008) e Gaulejac (2007). 

PALAVRAS-CHAVE: Flexibilidade. Setor bancário. Gestão de recursos humanos. Trabalho. Controle.

DIVERSIDADE: RECONHECIMENTO DA DIFFÉRANCE OU DIFERENÇA TOLERADA? UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DOS SEGMENTOS DA MINERAÇÃO E SIDERURGIA

LORENTZ, CACILDA NACUR; CARRIERI, ALEXANDRE DE PÁDUA; MAESTRO FILHO, ANTONIO DEL; LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE

RESUMO 

Objetivo: Compreender a diversidade no contexto organizacional. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Existem poucos estudos críticos sobre o tema, aqui fundamentados nas ideias de Derrida (2002) e na teoria do reconhecimento de Honneth (2003). Relaciona a diversidade com a construção da identidade dos indivíduos e remete ao conceito de tolerância, possibilitando uma discussão sobre o reconhecimento (ou não) das diferenças. 

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa qualitativa, realizada em organizações dos segmentos de mineração e siderurgia. Os dados foram coletados por meio da realização de grupos focais e submetidos à análise de discurso. 

Síntese dos resultados: Constatou-se dificuldade de convívio com pessoas pertencentes a grupos diversos. Associou-se a diversidade à diferença e ao tema reconhecimento. Evidenciou-se que a diversidade deveria ser gerida no contexto organizacional, mas a diversidade que entra na agenda das empresas analisadas, inclusive nas práticas de RH, é a diversidade tolerável. 

Principais considerações/conclusões: Os grupos minoritários ainda carecem de reconhecimento, prevalecendo à valorização de um grupo em detrimento de outros. Reconhecer diferenças é algo desafiador, haja vista a distância que se instaura entre os processos reflexivos e a prática empresarial. Por fim, ressalta–se a necessidade de promover ações que visem à igualdade de oportunidades de tratamento aos diversos grupos existentes na organização. 

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade. Grupos minoritários. Diferença. Reconhecimento. Tolerância.

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA BANCÁRIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM DEA

CAVA, PATRICIA BENITES; SALGADO JUNIOR, ALEXANDRE PEREIRA; BRANCO, ADRIEL MARTINS DE FREITAS

RESUMO 

Objetivo: A pesquisa tem como objetivo avaliar a eficiência de bancos que atuaram no mercado brasileiro no ano de 2013. Para atingir este objetivo, foram identificados os bancos eficientes sob a abordagem de produção. A fim de detectar e explicar padrões de eficiência, foram realizadas análises complementares relacionadas a: 1. origem de capital, 2. porte, 3. segmento de atuação, e 4. classificação de risco (rating) da instituição. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A literatura brasileira sobre eficiência bancária apresenta diversos estudos relacionando a eficiência dos bancos à origem de seu capital e porte. Entretanto, a relação entre eficiência e segmento de atuação foi muito pouco explorada e a relação entre eficiência e classificação de risco é escassa. Neste sentido, a presente pesquisa contribui com a literatura ao explorar a relação entre eficiência e segmento de atuação, bem como a relação entre eficiência e classificação de risco. 

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa e emprega a técnica Data Envelopment Analysis (DEA) para calcular os escores de eficiência. Os dados foram obtidos no Banco Central do Brasil (Bacen). 

Síntese dos principais resultados: Bancos públicos federais e bancos de grande porte são, em média, mais eficientes. Bancos que atuam nos segmentos de câmbio e varejo, bem como bancos com elevada classificação de crédito também obtiveram altos níveis de eficiência. 

Principais considerações/conclusões: Bancos eficientes apresentaram-se mais lucrativos, emprestaram menos, como proporção de seu ativo total, e receberam menos reclamações no Banco Central no ano de 2013. 

PALAVRAS-CHAVE Eficiência bancária. Bancos. Bancos brasileiros. Abordagem de produção. DEA.

IMPACTO DA ADOÇÃO DO PADRÃO IFRS NO CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

GATSIOS, RAFAEL CONFETTI; SILVA, JOSÉ MARCOS DA; AMBROZINI, MARCELO AUGUSTO; ASSAF NETO, ALEXANDRE; LIMA, FABIANO GUASTI

RESUMO 

Objetivo: Este trabalho se propõe a avaliar o impacto da adoção do padrão IFRS sobre o custo de capital próprio das empresas de capital aberto no Brasil. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A adoção do padrão international financial reporting standards (IFRS) apresenta como objetivo o aumento da qualidade das informações contábeis. Estudos realizados para a Europa indicam que, após a adoção do padrão IFRS, verificou-se a redução do custo de capital próprio das empresas devido à redução da assimetria de informação e do risco. 

Principais aspectos metodológicos: O estudo foi realizado no período de 2004 a 2013. O custo de capital próprio foi calculado por meio do capital asset pricing model (CAPM) adaptado ao caso brasileiro. A metodologia utilizada foi a de análise de diferenças em diferenças, comparando os resultados de empresas que adotaram voluntariamente o padrão IFRS com empresas que adotaram o padrão IFRS após o período de adoção obrigatória. 

Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que a adoção do padrão IFRS não contribui para a redução do custo de capital próprio no Brasil. 

Principais considerações/conclusões: Sugerindo assim que o processo de adoção do padrão internacional de contabilidade pode levar um maior tempo para impactar o custo de capital próprio das empresas brasileiras de capital aberto, uma vez que o impacto do padrão IFRS não está relacionado apenas com a adoção da norma, mas também com seu uso pelas empresas e usuários. 

PALAVRAS-CHAVE: Custo de capital próprio. CAPM. Adoção do padrão IFRS. Qualidade da informação contábil. Brasil.

A COPRODUÇÃO DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DE REABILITAÇÃO

CARDOSO, REGIS SILAS; SILVA FILHO, ANTONIO ISIDRO DA; VIEIRA, LEAR VALADARES

RESUMO 

Objetivo: Compreender como o usuário, o prestador/fornecedor e o tomador de decisão interagem no processo inovativo, bem como identificar como se dá a ocorrência da coprodução. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Há indícios de que a inovação deriva, dentre outros fatores, de elementos que caracterizam a coprodução. Estudos envolvendo coprodução de inovação são escassos. O presente trabalho contribui para o aumento do conhecimento teórico no campo da inovação em hospitais, principalmente no que se refere à coprodução de inovação. 

Principais aspectos metodológicos: É um estudo qualitativo com estratégia de estudo de caso. Levantamento de dados por meio de entrevistas e pesquisa documental. Análise dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo. 

Síntese dos principais resultados: A lógica de desenvolvimento de produtos ainda é aplicada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o hospital, na contramão da lógica de serviços que pressupõe a interação do cliente com o fornecedor. Os resultados também sugerem a possibilidade de relacionamento entre capacidade de inovação e ocorrência da inovação, apontando a necessidade de se testar esse relacionamento em trabalhos futuros. 

Principais considerações/conclusões: É necessário compreender e investigar os mecanismos que propiciam a interação dos usuários, da concepção à implementação da inovação. Também é importante investigar se os elementos que caracterizam a coprodução são relevantes para explicar a inovação em hospitais, pois foram identificados elementos relacionados ao conceito de capacidade de inovação que merecem ser mais bem compreendidos, inclusive em contextos de hospitais públicos e privados. 

PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Interação. Coprodução. Hospital. Prontuário eletrônico.

GENEALOGIA DA PRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA COMO PRÁTICAL

SILVA, EVERTON RODRIGUES DA; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO

RESUMO 

Objetivo: Mapear os princípios convergentes das diversas teorias da prática e apresentar suas implicações para a agenda de pesquisa da estratégia como prática. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O programa de pesquisa de estratégia como prática (S-as-P, em inglês) é um herdeiro intelectual dos estudos baseados em práticas presentes na teoria social contemporânea. Estudiosos do campo reforçam a importância de uma aplicação autoconsciente da teoria da prática, ambição que passa por uma fidelidade à noção de prática. Diante desse quadro, a contribuição do trabalho está em 1. possibilitar uma primeira aproximação com os pressupostos filosóficos da teoria da prática; 2. servir como base para um exame aprofundado da agenda de pesquisa da S-as-P; 3. servir como inspiração para que acadêmicos se preocupem com os conceitos fundamentais de suas pesquisas. 

Principais aspectos metodológicos: Trata-se de um ensaio teórico elaborado a partir de uma revisão sistemática da literatura. 

Síntese dos principais resultados: Revisão de conceitos críticos para a S-as-P (p. ex.: noções de realidade social/organizacional, de prática, agência, estratégia e articulação desses conceitos com visões influentes no campo da estratégia), evidenciando seus aspectos singulares – frente às abordagens processuais em estratégia e às perspectivas teóricas anteriores nas ciências sociais que utilizam o vocábulo prática – e, dessa forma, estimulando a realização de pesquisas de inspiração etnográfica, cartográfica ou similares. 

Principais considerações/conclusões: O esforço realizado é uma tentativa de trazer à tona os pressupostos que orientam a virada da prática, evitando a reprodução de modelos teóricos, sem que se compreendam os princípios sobre os quais foram elaborados. 

PALAVRAS-CHAVE: Prática. Teoria da prática. Estratégia como prática. Agência. Ontologia organizacional.

A SOBREVIVÊNCIA DAS REDES INTERORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS

KLEIN, LEANDER LUIZ; PEREIRA, BRENO AUGUSTO DINIZ

RESUMO 

Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever uma proposta teórica para analisar a influência de três facetas da dependência de organização sobre a sobrevivência das redes interorganizacionais: ambiente, outros membros e rede. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo pode apoiar empresários mostrando tensões da dependência das empresas no mercado e nas redes. O entendimento das mudanças relacionais e benefícios oferecidos pela rede durante a evolução da mesma também impacta sobre a dependência das empresas. Assim, este artigo é original, uma vez que torna a contribuição fundamental para um fluxo de início da pesquisa. 

Principais aspectos metodológicos: A conceituação deste estudo é baseada na Teoria da Dependência de Recursos para direcionar a sobrevivência da rede. A metodologia do artigo baseia-se num ensaio teórico para a formação de uma base analítica sobre o assunto. O artigo apresenta o discernimento de uma maneira que lança luz sobre o assunto e prepara o terreno para futuras pesquisas. 

Síntese dos principais resultados: Não se aplicam. Neste artigo, nós não fizemos uma investigação empírica. Principais considerações/conclusões: A conceituação deste estudo foi baseada unicamente na Teoria da Dependência de Recursos para dirigir a sobrevivência da rede. Além disso, pesquisas adicionais são necessárias para validar empiricamente o framework. 

PALAVRAS-CHAVE: Sobrevivência da rede. Dependência da organização. Evolução da rede. Teoria da dependência de recursos. Competitividade.

DESENVOLVIMENTO DOS MICRONEGÓCIOS E A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS DOS MICROEMPREENDORES

SILVA, WENDEL ALEX CASTRO; FONSECA, RICARDO DE FREITAS; SANTOS, ANDRÉIA DE OLIVEIRA

RESUMO 

Objetivo: Verificar a influência do microcrédito no desenvolvimento dos micronegócios e na qualidade de vida das famílias dos microempreendedores, a partir da elaboração de um modelo de equações estruturais pautado na percepção dos próprios mutuários. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Nos últimos 15 anos, apenas 9,3% dos estudos analisados (nacionais e internacionais) contemplavam o tema qualidade de vida pós-acesso ao microcrédito. No Programa Nacional de Microcrédito Produtivo, a qualidade de vida não é mencionada em seus objetivos gerais, apresentando-se lacunas a serem investigadas. 

Principais aspectos metodológicos: Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, com amostra probabilística constituída por 250 microempreendedores mutuários do microcrédito. Com auxílio dos softwares SPSS e AMOS, aplicaram-se técnicas estatísticas descritivas e análises de modelos de equações estruturais. 

Síntese dos principais resultados: Observou-se que a gestão do negócio exerce influência positiva no acesso aos meios de comunicação, no lazer e na qualidade de vida. O acesso aos meios de comunicação e às atividades de lazer exerce influência positiva na qualidade de vida. As variáveis utilizadas, quando associadas de forma antecessora, explicam 54,0% das transformações na qualidade de vida das famílias beneficiadas. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados permitem concluir pela preferência do programa analisado em beneficiar mulheres e em fomentar sua atividade econômica. Verificou-se ausência de aval solidário e a necessidade de avalista para a concessão de empréstimo. Os empreendedores, em sua maioria, trabalhavam na informalidade, apesar dos incentivos governamentais. Confirmou-se a melhoria nos empreendimentos e na qualidade de vida das famílias, após o fomento de microcréditos, pela aquisição de bens de consumo, educação, saúde e lazer. 

PALAVRAS-CHAVE: Microcrédito. Micronegócios. Microempreendedores. Qualidade de vida. Equações estruturais.

número 5

APRESENTAÇÃO

POPADIUK, SILVIO

UMA SAÍDA PELA PRÁXIS? REFLEXÕES SOBRE A METÁFORA DA TORRE DE MARFIM E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

ALCÂNTARA, VALDERÍ DE CASTRO; VALADARES, JOSIEL LOPES; MACEDO, ALEX DOS SANTOS; CAPPELLE, MÔNICA CARVALHO ALVES

RESUMO 

Objetivo: Por meio da metáfora da Torre de Marfim buscamos discutir e questionar a falsa dicotomia entre a teoria e a prática, além da insuficiente saída pragmática e performática na direção da lógica do mercado para, no fim, problematizar o conceito de práxis como possibilidade mediante abordagens críticas. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: 1. a Torre de Marfim evidencia a existência de uma lacuna na relação teoria e prática; 2. o ensaio é realizado mediante abordagens críticas; 3. a Teoria Crítica representa um potencial para a desconstrução de sentidos atribuídos e socialmente construídos da Torre de Marfim. 

Principais aspectos metodológicos: É um ensaio teórico que explora dialeticamente a metáfora da Torre de Marfim. Síntese dos principais resultados: 1. a ciência organizacional vinculada à lógica instrumental não abre espaço para a práxis; 2. a Teoria Tradicional não nos possibilita pensar a relação entre teoria e prática mediante a práxis, pois ela se prende na polarização dessas categorias e confere primazia à prática demandando performance e produtividade da teoria; 3. é preciso que a crítica, a partir do uso da metáfora da Torre de Marfim seja feita em prol da práxis, e não em prol da prática entendida apenas como utilidade técnica e instrumental. 

Principais considerações/conclusões: A busca que fazemos é por saídas que afastem as dicotomias que retiram da realidade sua natureza dialética; quanto a torre, temos que (re)construir novos caminhos para entrarmos e sairmos dela em prol da emancipação, na relação permanente e indissociável entre teoria e prática. 

PALAVRAS-CHAVE: Práxis. Teoria e prática. Torre de Marfim. Conhecimento. Crítica.

COMO SERÁ AMANHÃ? EXAMINANDO UM MODELO DE ANTECEDENTES DE EXPECTATIVAS DE CARREIRA

VASCONCELLOS, VINICIUS CARVALHO DE; NEIVA, ELAINE RABELO

RESUMO 

Objetivo: Avaliar se percepções de políticas e práticas de recursos humanos (RH), bem-estar no trabalho e expectativas de futuro organizacional atuam como antecedentes de expectativas de carreira na organização. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A questão “Como será meu futuro nesta organização?” é parte relevante da vida laboral, sendo importante avaliar que variáveis influenciam as expectativas dos indivíduos sobre seu futuro profissional. Baseado em contribuições teóricas e pesquisas pregressas sobre carreira, bem-estar e RH, o modelo testado articula variáveis analisadas isoladamente pela literatura. 

Principais aspectos metodológicos: Nessa pesquisa quantitativa, 305 profissionais de uma autarquia federal responderam a um questionário eletrônico com escalas validadas no Brasil. Os dados foram analisados por modelos de equações estruturais. 

Síntese dos principais resultados: Os efeitos de bem-estar no trabalho e de expectativas de futuro organizacional nas expectativas de carreira foram positivos e de magnitude moderada, no primeiro caso, e forte, no segundo. O efeito de percepções de políticas e práticas de RH nas expectativas de carreira foi totalmente mediado por bem-estar no trabalho e expectativas de futuro organizacional. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados suportaram relações concebidas teoricamente ou detectadas em pesquisas qualitativas anteriores. Em termos práticos, os dados sugerem que o aprimoramento de políticas e práticas de RH pode incrementar o bem-estar no trabalho e as expectativas de futuro organizacional e, por fim, estimular expectativas de carreira na organização favoráveis. Como a pesquisa foi limitada a uma organização, investigações futuras devem examinar o modelo em outras organizações. 

PALAVRAS-CHAVE: Carreira. Expectativas. Futuro organizacional. Recursos humanos. Bem-estar no trabalho.

SENTIDOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO: UM ESTUDO COM MEMBROS DE UMA INSTITUIÇÃO LUTERANA

BORCHARDT, PIETRA; BIANCO, MÔNICA DE FATIMA

RESUMO 

Objetivo: Compreender os sentidos do trabalho voluntário para membros de uma igreja protestante luterana.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Esta pesquisa agrega à área de estudos dos sentidos do trabalho, pelo contexto específico estudado. Além disso, amplia a discussão sobre voluntariado, por adentrar a gestão em instituições religiosas que são sustentadas pela ajuda dos voluntários. 

Principais aspectos metodológicos: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e os dados foram obtidos em documentos, entrevistas e observação não-participante de reuniões da diretoria de um sínodo da igreja Luterana no sudeste do Brasil. Para análise dos dados, partiu-se da perspectiva de que a produção de sentidos também é uma forma de interpretação e, a partir do mapa de associação de ideias, identificaram-se categorias baseadas no conteúdo e na lógica do discurso. 

Síntese dos principais resultados: Foram encontrados oito sentidos do trabalho: identificação com a ética luterana; seriedade e imagem da instituição; unidade; condições e disposição em participar; incentivo de outras pessoas; relação com a profissão; relacionamento agradável com a diretoria; e acompanhamento, suporte e reconhecimento. 

Principais considerações/conclusões: Foi possível compreender o voluntariado em uma organização religiosa para se pensar formas de gerenciá-lo; percebeu-se que experiências e interação com outras pessoas moldam o indivíduo e a sua relação com a igreja e observou-se que os sentidos do trabalho possuem relação diferente para cada religião. 

PALAVRAS-CHAVE: Sentidos do trabalho. Trabalho voluntário. Gestão. Voluntariado religioso. Igreja Luterana.

GOVERNANÇA CORPORATIVA E ESTRUTURA DE CAPITAL NO BRASIL: AÇÕES, DÍVIDAS E SUBSTITUIÇÃO

RIPAMONTI, ALEXANDRE; KAYO, EDUARDO KAZUO

RESUMO 

Objetivo: Examinar os mercados de ações e de dívidas no Brasil, por meio do teste da teoria de desenvolvimento do mercado de ações de Demirgüc-Kunt e Maksimovic (1996). 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Teste da hipótese de substituição do mercado de dívidas pelo de ações no Brasil, com melhor governança corporativa e cointegração. Os resultados indicam a rejeição da hipótese de substituição, com associação positiva entre ações e dívidas em situação em segmento de melhor governança corporativa. É aprimorada a teoria de desenvolvimento do mercado de ações em desenvolvimento com técnicas de cointegração com variáveis em nível e a prática é a de que o estímulo aos mecanismos de governança corporativa pode ampliar simultaneamente os mercados de ações e de dívidas. 

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa positivista com metodologia quantitativa e análise de dados de 171 empresas brasileiras de capital aberto durante 20 anos por meio de cointegração. A hipótese nula foi a de associação negativa entre os mercados de ações e de dívidas. 

Síntese dos principais resultados: Rejeição da hipótese nula, de forma inconsistente ao referencial teórico. 

Principais considerações/conclusões: Um melhor nível de governança corporativa pode fazer com que capital próprio e de terceiros sejam fontes complementares e não substituto de recursos, sugerindo que as reformas de governança corporativa promovidas no País formam um ciclo virtuoso entre ações e dívidas. 

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento do mercado de ações. Desenvolvimento do mercado de dívidas. Estrutura de capital. Governança corporativa. Hipótese de complementariedade entre dívidas e ações.

MODELAGEM DA DECISÃO DE CRIAÇÃO DE NOVAS FRANQUIAS: A RELEVÂNCIA DOS MOTIVOS COMPORTAMENTAIS

AGUIAR, HELDER DE SOUZA; PAULI, SERGI; YU, ABRAHAM SIN OIH; NASCIMENTO, PAULO TROMBONI DE SOUZA

RESUMO 

Objetivo: O franchising é um dos modos de operação que mais crescem no Brasil. Em 2014, a Associação Brasileira de Franchising contava 2.492 marcas ativas no país. Algumas teorias de caráter econômico, como as teorias da agência, formas plurais ou escassez de recursos explicam as razões que levam as empresas a optar por franquia. Mas será que os tomadores de decisão e fundadores dessas franquias teriam se decidido por esta estratégia levando em conta simplesmente motivos econômicos? O objetivo do estudo é entender os critérios a priori (prévios à decisão) que os gestores levaram em conta para formatar a estratégia e os principais motivadores dessa decisão. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A literatura enfatiza as razões econômicas do sucesso do modelo de franquia. Mas, não examina as motivações da opção do empreendedor pela franquia. Essa é a lacuna que este estudo busca preencher. Assim poderia emergir uma dissonância entre razões de sucesso econômico e motivações de entrada que poderia ter consequências na gestão das novas franquias. 

Principais aspectos metodológicos: Dez empresas de diversos setores e estágios diferentes de desenvolvimento envolvidas com o sistema de franquias foram analisadas, utilizando-se de um questionário semiestruturado analisado à luz das teorias da decisão e de franchising. 

Síntese dos principais resultados: Fatores comportamentais influenciam decisivamente os gestores e empresários na opção pela franquia. Principais considerações/conclusões: Este artigo distingue as razões de sucesso da franquia das teorias econômicas das motivações dos empresários na escolha do modelo e realça a importância de fatores não econômicos nessa decisão. 

PALAVRAS-CHAVE: Teoria da decisão. Franchising. Critérios da decisão. Franqueador. Modelos de decisão.

ASSOCIAÇÃO DE FRANQUEADOS E A MEDIAÇÃO DE RELACIONAMENTOS

SILVA, TELMO JOSE MAGALHÃES DA; MELO, PEDRO LUCAS DE RESENDE; ESTEVES, KAREN; GOMES, GIANCARLO

RESUMO 

Objetivo: Compreender as ações empreendidas pelas Associações de Franqueados (AF). Buscou-se: 1. identificar o papel desempenhado pela AF em relação a sua relação com franqueadores; 2. compreender os procedimentos de conflitos juntamente com franqueadores; e 3. identificar habilidades desempenhadas pelas AF nas relações de governança entre franqueado e franqueadores. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Adiciona às pesquisas de Dandridge e Falbe (1994), Cochet e Ehrmann (2007), Lawrence e Kaufmann (2010, 2012), complementando com perspectivas em relação às práticas em gestão de relacionamentos e às formas de governança exercidas pela AF, que são aspectos não analisados em estudos de AF. 

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa qualitativa, com estudo de casos múltiplos envolvendo triangulação de dados. A amostra deste estudo compreendeu a rede de franquias Skill Idiomas, localizada na cidade de São Paulo. As entrevistas compreenderam o quadro Diretores da AF, seis franqueados e um Executivo da rede. 

Síntese dos principais resultados: Há um forte sentimento de confiança somente entre alguns dos membros da rede, bem como uma cooperação parcial. Com referência à governança da AF, pode-se salientar que as regras e as sanções que compõem as suas políticas são bem conhecidas e aplicadas. A influência dos líderes que formam o Conselho da Associação é determinante para a resolução de conflitos. 

Principais considerações/conclusões: A influência dos líderes que integram a composição do Conselho foi um fator determinante na resolução de conflitos. A forma de governança exercida pela AF é baseada nas regras que criam suas políticas e as penalidades que são conhecidas e aplicadas por todos os membros quando as regras são infringidas. 

PALAVRAS-CHAVE: Associação de franquias. Redes de franquia. Empreendimento. Pequenas empresas. Relacionamentos.

INOVAÇÃO EM MICROEMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

GALUK, MARIANA BIANCHINI; ZEN, AURORA CARNEIRO; BITTENCOURT, BRUNO ANICET; MATTOS, GUILHERME; MENEZES, DANIELA CALLEGARO DE

RESUMO 

Objetivo: As pesquisas relacionadas à economia criativa vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos, principalmente pelo aumento de sua representatividade na economia global. Acredita-se que as organizações da economia criativa possuem características organizacionais diversas dos setores econômicos tradicionais, em que a criatividade é relevante no processo de inovação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a inovação em organizações da economia criativa. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A literatura brasileira sobre inovação em negócios criativos ainda é incipiente, assim, espera-se contribuir para os estudos de administração. 

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa qualitativa exploratória, abrangendo quatro microempresas do segmento de economia criativa. A abordagem teórica foi sobre inovação em organizações criativas e a análise sobre a inovação nas empresas investigadas foi realizada a partir de três categorias identificadas na literatura: organização, opções tecnológicas e clientes. 

Síntese dos principais resultados: Foram constatadas algumas características diversas dos segmentos tradicionais da economia, tanto no tipo de inovação quanto na forma como a inovação é gerenciada. Entretanto, é questionável se a flexibilidade que tanto auxilia no fluxo de ideias e informações seria uma realidade em empresas de maior porte. 

Principais considerações/conclusões: Como contribuições, este artigo levantou uma reflexão sobre criatividade e inovação neste segmento e também sobre a inovação em microempresas criativas. 

PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Economia criativa. Microempresas. Processo de inovação. Criatividade.

O POTENCIAL EMPREENDEDOR E O SUCESSO EMPRESARIAL: UM ESTUDO SOBRE ELEMENTOS DE CONVERGÊNCIA E EXPLICAÇÃO

SOUZA, GUSTAVO HENRIQUE SILVA DE; SANTOS, PAULO DA CRUZ FREIRE DOS; LIMA, NILTON CESAR; CRUZ, NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA; LEZANA, ÁLVARO GUILLERMO ROJAS

RESUMO 

Objetivo: O estudo teve por objetivo verificar se há diferença de potencial empreendedor entre Empreendedores de Sucesso e Empreendedores que fracassaram; e se há variáveis que podem ser consideradas preditoras do sucesso ou fracasso do empreendedor. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Traz-se uma abordagem inovadora para a pesquisa em empreendedorismo, cujo teor principal está na operacionalização empírica do sucesso e do fracasso empresarial para o teste de hipóteses específicas e a identificação dos antecedentes e consequentes do potencial empreendedor. 

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi conduzida em caráter descritivo e de abordagem quantitativa. Aplicou-se a escala de potencial empreendedor em 246 empreendedores, dos quais 100 entraram nos critérios de análise, operacionalmente, como empreendedores de sucesso (n = 50) e empreendedores que fracassaram (n = 50). Os dados foram analisados por meio de técnicas de Regressão Logística e Teste t de Student. 

Síntese dos principais resultados: Os resultados mostram que o empreendedor de sucesso possui maiores escores na escala de potencial empreendedor que o empreendedor que fracassou, sendo o principal convergente entre potencial empreendedor e sucesso empresarial o estabelecimento de metas para o negócio. Na amostra investigada, a variável gênero se mostrou um forte preditor do sucesso empresarial, indicando que homens tem 2,8 vezes maior chance de sucesso nos negócios que mulheres. 

Principais considerações/conclusões: Depreende-se que os resultados encontrados lançam luz sobre elementos cruciais para a explicação do sucesso empresarial e corrobora resultados recentes trazidos por pesquisas sobre empreendedorismo e gênero. 

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Potencial empreendedor. Sucesso. Fracasso. Gênero.

número 6

APRESENTAÇÃO

POPADIUK, SILVIO

INTRODUÇÃO À EDIÇÃO ESPECIAL INOVAÇÃO SOCIAL: PESQUISA, DEFINIÇÃO E TEORIZAÇÃO DE INOVAÇÃO SOCIAL

BITENCOURT, CLAUDIA C.; MARCONATTO, DIEGO ANTONIO BITTENCOURT; CRUZ, LUCIANO BARIN; RAUFFLET, EMMANUEL

INOVAÇÃO SOCIAL: EM DIREÇÃO A UM NOVO PARADIGMA DE INOVAÇÃO

HOWALDT, JÜRGEN; DOMANSKI, DMITRI; KALETKA, CHRISTOPH

RESUMO 

Objetivo: Perante o cenário de paradoxos claros e a confusão em políticas de inovação vigentes, os contornos de um novo paradigma de inovação, como elabora do neste trabalho, estão se tornando visíveis, permitindo que a inovação social cresça em importância. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: No entanto, as pesquisas sobre inovação ainda possuem lacunas a respeito de uma análise sustentada e sistemática sobre inovação social, suas teorias, características e impactos. O objetivo deste trabalho é focalizar, sob um enfoque teórico, o conceito de inovação social como uma condição prévia para uma teoria integrada da inovação sócio tecnológica na qual a inovação social é mais do que um apêndice da inovação tecnológica. 

Principais aspectos metodológicos: O artigo apresenta os primeiros resultados empíricos do projeto de investigação global “SIDRIVE: Social Innovation – Driving Force of Social Change” e introduz os principais achados de um mapea mento global de iniciativas de inovação social. Esse mapeamento quantitativo baseiase em 1.005 iniciativas de inovação social. 

Síntese dos principais resultados: O mapeamento sublinha a ampla gama de atores envolvidos nas iniciativas mapeadas e, desse modo, confirma a necessidade de um conceito transsetorial de inovação social. Revela uma alta diversidade de necessidades sociais e desafios societais, dirigidos pelas iniciativas, bem como uma alta dependência de redes. Os resultados também mostram que 90% das iniciativas estão em crescimento. 

Principais considerações/conclusões: Finalmente, com base nestes resultados empíricos e mediante a utilização da teoria social de Gabriel Tarde, é possível ampliar a perspectiva que foi elaborada para inovações econômicas e tecnológicas por Schumpeter e, posteriormente, pela Sociologia da Tecnologia, visando incluir inovações sociais em toda a sua diversidade.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação social. Novo paradigma de inovação. Mudança social. Mapeamento global. Gabriel Tarde.

EXPLORAR VÁRIAS ABORDAGENS PARA A INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA LITERATURA FRANCÓFONA E UMA PROPOSTA DE TIPOLOGIA DE INOVAÇÃO

GREGOIRE, MAUD

RESUMO

Objetivo: O objetivo deste artigo é esclarecer as múltiplas abordagens de inovação social, com foco sobre a literatura francófona. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Será oferecida uma revisão ampla da literatura que ponha em dúvida o significado do adjetivo “social” quando usado pelos autores para descrever uma inovação, destacando as diferentes abordagens do conceito, os relacionamentos de umas entre outras e os seus limites e ilustrando estas abordagens com exemplos concretos. 

Principais aspectos metodológicos: A análise da literatura se baseia em uma seleção de vinte e cinco artigos em francês – a língua materna do autor – recolhidos e analisados através do método do “ponto de saturação teórica”. Concluímos nossa investigação quando aparecia que não havia mais elementos inéditos e cruciais para os artigos novamente lidos, ou seja, quando apareceu que um “ponto de saturação” finalmente foi atingido sobre as teorias da inovação social. 

Síntese dos principais resultados: A definição da inovação social, como novas soluções para as exigências não ou mal atendidas, parece predominar na literatura. Ela pode ser subdividida em três: a abordagem pelas políticas públicas, a abordagem pelo espírito empresarial social e a abordagem pelo desenvolvimento participativo que parece ser, neste caso, a mais interessante, sem excluir as outras. 

Principais considerações/conclusões: Propõe-se uma nova tipologia de inovação que mostra a relação entre a inovação social com outros tipos de inovações. A título de conclusão, algumas considerações são apresentadas sobre o contexto de emergência da inovação social e da sua posição ambígua dentro do sistema neoliberal. 

PALAVRAS-CHAVE:  Inovação social. Espírito empresarial social. Inovação tecnológica. Inovação de serviços. Economia social e solidária.

A INOVAÇÃO SOCIAL COMO RESPOSTA AOS VAZIOS INSTITUCIONAIS: UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL

AGOSTINI, MANUELA RÖSING; VIEIRA, LUCIANA MARQUES; BOSSLE, MARILIA BONZANINI

RESUMO 

Objetivo: O objetivo deste trabalho é propor um arcabouço teórico para explorar a inovação social como uma resposta aos vazios institucionais em uma análise multidimensional. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Aproximar a inovação social da lente teórica da teoria institucional, na perspectiva dos vazios institucionais. Uma das lacunas é propor uma perspectiva multidimensional por meio da observação de múltiplos atores em diferentes contextos institucionais. 

Principais aspectos metodológicos: Para suportar o framework, seis proposições teóricas foram desenvolvidas a partir de lacunas teóricas identificadas em uma revisão sistemática de literatura, iniciada no Web of Knowledge. 

Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam as dimensões que podem ser investigadas em iniciativas de inovação social que preenchem vazios institucionais. As seguintes dimensões foram encontradas: dimensões de contextos institucionais (considerando os diferentes contextos e a interferência do sistema político, de educação/trabalho, sistema financeiro e sistema cultural; dimensão de múltiplos atores (dando voz a diferentes atores que têm objetivos complementares); dimensão dos pilares institucionais (cognitiva, normativa e regulativa); e as dimensões da inovação social (modificar/transformar uma necessidade social; solução inovadora; implementação da inovação social; envolvimento dos atores e partes interessadas; e resultados efetivos). 

Principais considerações/conclusões: Este framework pode ser testado em estudos comparativos entre países com níveis distintos de desenvolvimento. Identificou-se a importância de analisar diferentes contextos sociais e os diversos atores que estão envolvidos em iniciativas de inovação social. Além disso, foram identificadas novas áreas que estão influenciando a inovação social e foram indicadas novas possibilidades para investigar esse campo.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação social. Vazios institucionais. Análise multidimensional. Contexto institucional. Stakeholders.

DIMENSÕES DA INOVAÇÃO SOCIAL E OS PAPEIS DO ATOR ORGANIZACIONAL: A PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK

CORREIA, SUZANNE ÉRICA NOBREGA; OLIVEIRA, VERONICA MACARIO DE; GOMEZ, CARLA REGINA PASA

RESUMO 

Objetivo: Propor um framework que envolva dimensões de análise e seus respectivos papeis do ator organizacional nas iniciativas de inovação social. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Houve o desafio de delinear o framework dentro de um contexto brasileiro, contribuindo como instrumento para tomada de decisão do ator organizacional, ajudando o a uma melhor compreensão das iniciativas de inovação social que coordena, bem como caracterizar os papéis que devem desenvolver para uma melhor promoção e divulgação das inovações sociais implementadas. 

Principais aspectos metodológicos: Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e teve como caso a rede formada por organizações da sociedade civil que atuam na gestão de inovações sociais (Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA). As ONGs vinculadas a ASA que atuam nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram consideradas como unidades de análise do caso investi gado. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, apoiada pelo uso do software Atlas.Ti. 

Síntese dos principais resultados: O ator organizacional tem um papel destaca do nas iniciativas de inovação social, como representante legítimo dos interesses da sociedade na articulação de iniciativas bottom-up (atores); na identificação das necessidades sociais não satisfeitas (necessidades sociais); gerenciador das relações sociais, especialmente no que diz respeito à governança e participação (processo); e estimulador dos ganhos sociais causados na comunidade (ganhos e respostas sociais). 

Principais considerações/conclusões: Os papéis apontados permitem um mapeamento das ações do ator organizacional, auxiliando-o nos trabalhos de planejamento, implementação e difusão de iniciativas sociais, resultando em um modelo que possibilita operacionalizar o conceito e propiciar análise do fenômeno. 

PALAVRAS-CHAVE: Inovação social. Atores organizacionais. Necessidades sociais e processo. Ganhos e respostas sociais. Caráter inovador.

ESCALABILIDADE DE INOVAÇÕES SOCIAIS: UMA META-SÍNTESE

MORAIS-DA-SILVA, RODRIGO LUIZ; TAKAHASHI, ADRIANA ROSELI WÜNSCH; SEGATTO, ANDREA PAULA

RESUMO 

Objetivo: Este artigo tem por objetivo analisar como características levantadas em estudos de caso realizados no âmbito da inovação social, a partir da metodologia de meta-síntese proposta por Hoon (2013), indicam fatores promotores de escalabilidade de inovação social. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O número de publicações sobre SI, embora crescente, ainda é restrito. Consequentemente, as pesquisas que se dedicam a compreender como ocorre o processo de escalabilidade de uma SI ainda são escassas, constituindo um gap de pesquisa. 

Principais aspectos metodológicos: Para cumprir o objetivo desta pesquisa, foram seguidos os oito passos de meta-síntese propostos por Hoon (2013), que é um projeto de pesquisa exploratório-indutivo para a síntese de dados primários coletados por meio de estudos de caso cujo objetivo principal é a construção de teoria. Foram analisados 66 artigos identificados na base de dados Web of Science, sendo nove deles selecionados para integrarem a presente meta-síntese. 

Síntese dos principais resultados: Os achados desta pesquisa podem ser sintetizados na proposta do conceito de “ambiente propício à escalabilidade de uma SI”, composto por características do ambiente interno, divididas entre aspectos do empreendedor e da organização, e por configurações do ambiente externo, mediadas (ou não) por uma organização-ponte. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados encontrados nesta pesquisa avançam a literatura de SI em dois pontos principais: a proposição do conceito de “ambiente propício à escalabilidade de uma SI” e ao chamar atenção para o campo de estudos sobre os fatores promotores da continuidade e crescimento de uma SI. Quanto às contribuições práticas, os resultados da pesquisa podem auxiliar gestores de inovações sociais na etapa de ampliação da sua atuação, sugerindo alguns elementos a serem considerados. 

PALAVRAS-CHAVE: Inovação social. Escalabilidade. Ampliação. Meta-síntese. Criação de valor social.

EMPODERAMENTO FEMININO POR MEIO DE INOVAÇÃO SOCIAL EM EMPRESAS SOCIAIS INDÍGENAS

MAGUIRRE, MARIO VAZQUEZ; RUELAS, GLORIA CAMACHO; TORRE, CONSUELO GARCIA DE LA

RESUMO 

Objetivo: Explorar os mecanismos que permitam a capacitação das mulheres em uma empresa social e como elas impulsionam o desenvolvimento local em uma comunidade indígena Zapoteca, o terceiro maior grupo étnico no México. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Este artigo contribui para a extensão da literatura em empreendimento social a partir de uma perspectiva de gênero, explorando os mecanismos que permitem às mulheres prosperar em comunidades indígenas com altos níveis de marginalização. 

Principais aspectos metodológicos: Este artigo segue uma metodologia de estudo de caso, aproximação indutiva e método qualitativo por meio de 70 entrevistas em profundidade. 

Síntese dos principais resultados: Apesar de a prevalência de uma cultura machista ter inibido o fortalecimento democrático e político das mulheres, mecanismos como segurança do trabalho, microcréditos de baixo custo e políticas de igualdade de gênero têm impulsionado seu empoderamento econômico. 

Principais considerações/conclusões: A criação de mecanismos de empoderamento na empresa social tem permitido a toda a comunidade Zapoteca prosperar e aumentar o seu nível de bem-estar. As mulheres têm se beneficiado particularmente pela oportunidade que deu à organização de trabalhar e empreender, empoderando-lhes para criar novos negócios; entretanto, mudam a cultura dominante por uma sociedade mais igualitária. O aumento nos controles de suas fontes de rendimento tem promovido a participação das mulheres em questões de política e de gestão, e tem inspirado mais mulheres a trabalhar na empresa social. 

PALAVRAS-CHAVE: Empresa social. Empoderamento feminino. Igualdade de gênero. Desenvolvimento local. Inovação social.

ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO SOCIAL

PATIAS, TIAGO ZARDIN; BOBSIN, DEBORA; GOMES, CLANDIA MAFFINI; LISZBINSKI, BIANCA BIGOLIN; DAMKE, LUANA INES

RESUMO 

Objetivo: Explorar e compreender os Arranjos Produtivos Locais (APLs) Agroindustriais Familiares sob a ótica da inovação social. 

Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A inovação social permite compreender como os problemas globais podem ser resolvidos a partir de elementos locais. A originalidade deste estudo está na análise dos APLs como uma inovação social, destacando que a sua formação impacta de forma determinante no desenvolvimento econômico e social da região na qual está inserido. 

Principais aspectos metodológicos: Os trabalhos de investigação tiveram ênfase em entrevistas semiestruturadas com membros da governança do APL foco do estudo, além da análise das atas das reuniões da governança desde o surgimento do APL. A análise do conteúdo coletado foi realizada com o auxílio do software NVIVO 11.

Síntese dos principais resultados: A inovação social foi analisada sob o ponto de vista do processo, da formação de rede, do planejamento, da governança e dos resultados. Essas categorias, fruto do referencial teórico, permitiram explicar o APL da Agroindústria Familiar a partir da inovação social. 

Principais considerações/conclusões: Os resultados apontam que o APL da Agroindústria Familiar analisado pode ser considerado uma inovação social na medida em que possui os elementos necessários para sua caracterização, com destaque para a governança como construto central e sua cultura de coalizão com os atores públicos, privados e do terceiro setor na busca de soluções às necessidades sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Social. Arranjos produtivos locais. Agroindústria. Familiar.