Número 1
UMA ANÁLISE FUZZY AHP DE CRITÉRIOS POTENCIAIS PARA INICIATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA O AGRONEGÓCIO
FELLIPE S. MARTINS , JOÃO CARLOS F. B. FORNARI JUNIOR, MARCOS ROGÉRIO MAZIERI E MARCOS ANTONIO GASPAR
RESUMO
Objetivo: Explorar critérios de transformação digital no agronegócio (digital transformation in agribusiness – DTA) e analisar sua importância potencial (peso) e prioridades (ranking) para futuros projetos de DTA.
Originalidade/valor: A transformação digital (TD) tem se tornado cada vez mais central no agronegócio, fomentando um rápido processo de dependência de tecnologias digitais para os processos operacionais. No entanto, a falta de critérios consistentes para a DTA pode dificultar o progresso no desenvolvimento de projetos e aplicações industriais, além de dificultar novas pesquisas devido a possíveis deficiências conceituais, técnicas e teóricas.
Design/metodologia/abordagem: Uma revisão manual da literatura, juntamente a ferramentas automáticas de agrupamento de texto, foi empregada para obter critérios e subcritérios. Para analisar pesos e rankings, foram utilizados dois métodos em conjunto: fuzzy analytic hierarchy process (AHP) e fuzzy technique for order preference by similarities to ideal solution (Topsis) para agregar respostas de especialistas em DTA.
Resultados: Os critérios extraídos da literatura foram: gestão do conhecimento (análise, monitoramento, tomada de decisão), automação (plantio e colheita, processamento e fabricação, manutenção, tecnologia, máquinas e ferramentas), eficiência (custos, trabalho e pessoal, processos) e continuidade (qualidade e segurança alimentar, sustentabilidade ambiental). Os resultados apontam para um conjunto de critérios ancorados na transição das operações para as tecnologias digitais, mas vinculados às limitações físicas de um negócio tradicional não digital. Este artigo contribui para o desenvolvimento da literatura fornecendo um conjunto de critérios para projetos de DTA e analisando sua possível importância de acordo com um painel de especialistas. As implicações práticas incluem a definição de áreas e sua potencial importância relativa para futuras implementações.
Palavras-chave: transformação digital, agronegócio, análise de decisão multicritério, gestão estratégica, gestão de projetos.
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DESEMPENHO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INDICADORES PEARLS
ALEXSANDRA SILVA, JOSÉTE FLORENCIO DOS SANTOS E ADHEMAR RANCIARO NETO
RESUMO
Objetivo: Explicar o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras, tendo como enfoque as instituições enquadradas em melhor nível de segmentação no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Originalidade/valor: Por se tratar de instituições que precisam conciliar aspectos regulatórios às premissas associativas, este estudo utilizou um cenário ainda não explorado, em que busca relacionar um grupo homogêneo de cooperativas selecionadas mediante enquadramento da segmentação do SFN e aplicar índices financeiros padronizados pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), conhecidos como Sistema PEARLS, para, de forma prática, preencher uma lacuna diante da perspectiva de identificação de fatores que impactam o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras.
Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se a técnica estatística de regressão linear múltipla, operacionalizada pelo método de mínimos quadrados ordinários (MQO), em painel balanceado, no período de 2009 a 2018, modelado com três proxies de desempenho e explicada por índices-chave do PEARLS, tendo como amostra 81 cooperativas classificadas em melhor nível de segmentação no SFN. Resultados: Os principais resultados demonstraram que as cooperativas são rentáveis, mas é preciso ampliar investimentos em ativos produtivos. A carteira líquida de empréstimos (E1) está direta e positivamente associada à rentabilidade (ROA e ROE) e ao crescimento do patrimônio líquido ajustado (CPLA). Porém, a inadimplência (A1) reflete tendência de consumir o capital institucional líquido (E9) e compromete o crescimento dessas instituições. Ademais, a carteira de crédito corrobora que é o ativo mais valioso e um dos principais responsáveis pelo desempenho das cooperativas de crédito brasileiras.
PALAVRAS-CHAVE: cooperativas de crédito, desempenho, PEARLS, Woccu, Bacen.
Banco Central do Brasil [BACEN]. (1999). Resolução nº 2.682, de 21 de dezembro de 1999. Dispõe sobre critérios de classificação das operações de crédito e regras para constituição de provisão para créditos de liquidação duvidosa. Recuperado de https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1999/pdf/res_2682_v2_L.pdf.
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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO AGRICULTOR SOBRE A AGRICULTURA DE PRECISÃO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE GUAÍBA, RIO GRANDE DO SUL
VERONICA S. AYRES E HUMBERTO CAETANO C. DA SILVA
RESUMO
Objetivos: O objetivo central do trabalho foi investigar a percepção dos produtores rurais do município de Guaíba, Rio Grande do Sul, em relação à implantação da agricultura de precisão (AP), de modo a verificar as dificuldades e os benefícios percebidos com a implementação dessa prática na vida rural.
Originalidade/valor: A tecnologia de AP está cada vez mais presente no processo de plantio. Essa tecnologia possibilita a melhoria da produtividade, menor impacto ambiental e o desenvolvimento rural, área de fundamental importância econômica para o país. Entender qual é a percepção do agricultor em relação à AP pode gerar importantes insights, possibilitando implantações bem-sucedidas da referida tecnologia.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas. Assim, foram obtidas informações sobre percepções de cada agricultor diante da transformação digital no campo e dos obstáculos encontrados nas práticas da tecnologia. A coleta de dados foi realizada com cinco agricultores do município de Guaíba. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, em sua variante análise proposicional do discurso.
Resultados: Os resultados apontam que, apesar de todo o aparato tecnológico, existem desafios a serem superados na implantação da agricultura digital. Entre as dificuldades apontadas pelos participantes, destacam-se a complexidade dos sistemas – fato ainda não relatado na teoria –, a falta de pessoal qualificado, o custo do maquinário, a dependência do clima e as dificuldades de acesso à internet. Também foram apontados benefícios na implantação da AP, sendo eles a menor utilização de insumos, o melhor rendimento da colheita, a melhoria no conhecimento técnico do agricultor e a possibilidade de adaptação do maquinário existente, que, contraditoriamente, foi também apontada como uma dificuldade.
PALAVRAS-CHAVE: agricultura de precisão, inovação no campo, desenvolvimento rural, dificuldades na implantação da AP, benefícios da implantação da AP.
COMPARTILHAMENTO DE REPRESENTAÇÕES NAS RELAÇÕES ENTRE PROPOSTAS DE NEGÓCIOS, VISÕES DE CONSUMO E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS
PAULO THIAGO N. B. DE MELO, GÉSSIKA MARIA G. CAMBRAINHA E CARLA REGINA P. GÓMEZ
RESUMO
Objetivo: O presente ensaio teórico tem o objetivo de explorar o consumo sustentável, enfatizando o compartilhamento de representações com as propostas de negócios e políticas governamentais.
Originalidade/valor: Por meio do consumo, ganhos em qualidade de vida e formas de inserção social são criados pelos negócios sociais. Os estudos sobre representações sociais podem indicar o compartilhamento de visões entre diferentes atores sociais, tais como empresas, governos e consumidores. O texto segue com uma discussão sobre a teoria das representações sociais e as dinâmicas de consumo sustentável. As representações sociais orientam as visões, ações e posturas dos indivíduos, inclusive quando se trata da inserção nas dinâmicas de consumo. Posteriormente, destacam-se as propostas de negócios para a base da pirâmide e discutem-se os diferentes cenários possíveis para as suas relações com os consumidores e as políticas governamentais.
Design/metodologia/abordagem: O ensaio teórico se caracteriza pelo desenvolvimento de teoria como uma produção conceitual, na qual a lógica assume o lugar dos dados para avaliação e elaboração de proposições.
Resultados: O maior ou o menor compartilhamento de representações permite o desenho de diferentes cenários possíveis para as relações entre consumidores com uma visão moralista ou hedonista, propostas de negócios sociais ou tradicionais e governos com políticas para desenvolvimento sustentável ou espúrio. Por fim, são lançadas proposições de que existem lacunas entre as representações das necessidades dos consumidores orientados ao desenvolvimento sustentável, das propostas de valor dos negócios sociais e dos instrumentos governamentais nos mercados emergentes.
PALAVRAS-CHAVE: representações sociais, baixa renda, negócios sociais, consumo sustentável, desenvolvimento sustentável.
NEOLIBERALISMO E ENVELHECIMENTO ATIVO: O PAPEL DOS PROGRAMAS EMPRESARIAIS DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA
INGRID BERNARDINELLI, SILVIO E. A. CANDIDO E MARIA J. TONELLI
RESUMO
Objetivo: Analisar a relação entre a ascensão dos programas de preparação para a aposentadoria (PPA) e as transformações no ambiente ideológico das organizações associadas ao advento do espírito do capitalismo neoliberal.
Originalidade/valor: Poucos estudos da literatura brasileira abordaram a difusão dos PPA a partir de perspectivas críticas e, em especial, no ambiente empresarial. A maioria das pesquisas abordou instituições públicas. Em relação à literatura internacional, o texto inova ao associar a ascensão da ideia de envelhecimento ativo à tese do novo espírito do capitalismo, desenvolvida por Luc Boltanski e Ève Chiapello. Diferentemente dos estudos internacionais existentes, a análise enfoca os PPA como instrumentos de difusão da ordem dominante na esfera organizacional.
Design/metodologia/abordagem: Para a consecução dos objetivos propostos, uma pesquisa qualitativa foi realizada. Obtiveram-se os dados com nove informantes de cinco consultorias que atuam na estruturação de PPA empresariais e com duas empresas que estruturaram seus programas recentemente. Foi realizada uma análise de conteúdo temática.
Resultados: Os resultados revelam que os PPA elaborados promovem concepções de envelhecimento ativo consoantes com o novo espírito do capitalismo e com as alterações nas formas de organização do trabalho impulsionadas pelo neoliberalismo, o que possibilitou conceituar os PPA como um objeto que incorpora e facilita a difusão do envelhecimento ativo e a construção de uma aposentadoria em atividade. O estudo avança na compreensão das implicações dos novos discursos sobre a velhice para as organizações e estimula uma compreensão mais crítica dos PPA nas organizações públicas e privadas.
PALAVRAS-CHAVE: aposentadoria, envelhecimento ativo, planejamento para aposentadoria, discursos neoliberais, organizações.
UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA DA ABORDAGEM DE CARÁTER CIENTÍFICO DOMINANTE DA JUSTIÇA ORGANIZACIONAL
FRANCISCO R. B. FONSÊCA E DÉBORA C. P. DOURADO
RESUMO
Objetivo: A proposta deste artigo é apresentar uma apreciação crítica da noção de justiça encapsulada na abordagem de caráter científico-social dominante da justiça organizacional (JO). O argumento que pretendemos endereçar aqui é: o distanciamento de noções prescritivas de justiça, recorrente na abordagem dominante da JO, reduz o ideal de justiça a um meio à disposição das organizações na busca de seus próprios interesses.
Originalidade/valor: A possibilidade de desencadear na academia brasileira de administração uma discussão crítica sobre o instrumentalismo e o gerencialismo presentes na produção de conhecimento no campo da JO. Este trabalho contribui para uma reflexão sobre o ideal de justiça nas organizações.
Design/metodologia/abordagem: Este é um texto teórico, cuja reflexão se assenta na consulta e na interpretação articulada de material bibliográfico relacionado à concepção hegemônica da JO, obtido por meio de revisão de literatura.
Resultados: Um levantamento na literatura de JO revela uma postura de desprendimento assumida pela abordagem dominante em relação às concepções normativas de justiça. Por conta disso, a noção de justiça assumiu um caráter descritivo, subjetivo, funcionalista e positivista. Como categoria analítico-empírica, a justiça é concebida e compreendida por sua função instrumental-gerencialista dentro da estrutura organizacional. Como consequência, os estudos de justiça nas organizações têm sido acusados de converter o ideal de justiça em um recurso servil à prerrogativa da estratégia e do desempenho organizacional. De fato, esse distanciamento anulou e desperdiçou o valor do significado normativo desse ideal.
PALAVRAS-CHAVE: justiça, justiça organizacional, distanciamento normativo, valor político, virtude.
Número 2
A INFLUÊNCIA DOS LAÇOS DE REDE NA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM AGRICULTORES MEXICANOS: UMA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL
NEFTALI PARGA-MONTOYA E HÉCTOR CUEVAS-VARGAS
RESUMO
Objetivo: Este estudo se concentra em analisar o contexto institucional e as redes colaborativas que afetam a capacidade empreendedora dos agricultores no México.
Originalidade/valor: Tanto o quadro institucional quanto as redes colaborativas fazem parte do ambiente enfrentado pelo agricultor e o capacitam para decidir sobre seu negócio, sendo elementos decisivos para gerar confiança no meio ambiente e reduzir o risco de assumir responsabilidades econômicas.
Design/metodologia/abordagem: Incorporamos o efeito moderador do contexto institucional considerando sua influência nas redes de colaboração. A técnica estatística de modelos de equações estruturais foi utilizada para testar as hipóteses. A amostra foi composta por 192 agricultores do estado de Aguascalientes, México.
Resultados: Os resultados mostraram efeitos significativos e positivos dos pilares institucionais e das redes colaborativas sobre a capacidade de empreender. Em relação aos efeitos não significativos do contexto institucional como variável moderadora, sugerem-se novas pesquisas para revisar a relação dos pilares institucionais com as redes de colaboração e sua possível relação negativa. Os pilares institucionais representam a percepção da estrutura social, relevante para mensurar o posicionamento que a sociedade tem em relação às capacidades, nesse caso, do empreendedorismo rural, principalmente na elaboração de políticas públicas. Deve ser considerado o impacto que as atuais ações governamentais estão causando na atividade comercial. Posteriormente, é necessário que as políticas públicas tenham uma aplicação efetiva pelo arcabouço legal e a formação de um ambiente de certeza baseado nos pilares normativos e cognitivos do contexto institucional.
Palavras-chave: pilares institucionais, orientação empreendedora, vínculos em rede, agricultores, modelagem de equações estruturais.
DIGITRAB: REFLEXÕES SOBRE O CENÁRIO DO TRABALHO MEDIADO POR PLATAFORMAS DIGITAIS NO BRASIL
LAILA L. CARNEIRO, DANIELA C. B. MOSCON, LIZ M. M. DIAS, STÉFANIE M. D. OLIVEIRA E HAIANA M. C. ALVES
RESUMO
Objetivo: Este artigo analisa o cenário brasileiro do trabalho mediado por plataformas digitais (digitrab).
Originalidade/valor: O digitrab representa o arranjo laboral alternativo ao modelo de emprego tradicional de longo termo que mais tem crescido nos últimos anos. Entretanto, não conhecemos com clareza esse cenário, nem em termos de quantidade nem de diversidade de produtos e serviços ofertados, muito menos quanto ao volume de indivíduos envolvidos. O presente artigo apresenta informações e reflexões que colaboram para a compreensão desses dados no Brasil.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo analítico-exploratório. Artigos científicos foram utilizados para discutir as influências tecnológicas, políticas e socioeconômicas que favoreceram a emergência do digitrab e seus efeitos no mundo do trabalho e nos trabalhadores. Para sustentar tal discussão, foi feita uma análise documental de sites e aplicativos móveis (apps) que permitiu um mapeamento quali–quantitativo acerca das plataformas digitais de intermediação ativas no Brasil atualmente.
Resultados: Foram identificadas mais de 100 empresas atuantes no país que oferecem 11 tipos de serviços nessa modalidade de negócio, com indicação de tendência de crescimento. Observou-se também um movimento de diversificação, absorvendo profissionais de diferentes tipos de formação e níveis educacionais. Tal crescimento se alinha à tendência político-econômica de incentivo ao afrouxamento das relações de trabalho, que individualiza e informaliza os vínculos, enfatizando a necessidade de debate sobre a regulamentação desse arranjo de trabalho e de mais pesquisas que se debrucem a investigar suas repercussões sobre a saúde do trabalhador, considerando, ainda, a heterogeneidade presente nessa nova classe.
PALAVRAS-CHAVE: arranjo alternativo de trabalho, plataformas digitais, gig work, uberização, crowdworking.
UM MODELO HIERÁRQUICO PARA CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0
RAPHAELLA F. CORDEIRO, LUCIANA P. REIS E JUNE M. FERNANDES
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo estruturar um modelo hierárquico que integre os conceitos da indústria 4.0 (I4.0) e padronizar conceitos com base na literatura.
Originalidade/valor: Kamble et al. (2018) apontam para a falta de uma arquitetura para representar os conceitos I4.0. Este artigo traz uma abordagem para a relação entre esses conceitos de I4.0. Ele expande os es – tudos de Ghobakhloo (2018) e Liao et al. (2017) e homogeneíza termos presentes na literatura.
Design/metodologia/abordagem: A partir de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e ScienceDirect, de 2011 a 2019, foram revisados 91 artigos, dos quais 58 foram analisados.
Resultados: A partir da literatura, os termos relacionados com I4.0 foram agrupados em três categorias: tecnologias, princípios e dimensões. Os clusters de tecnologia representam ferramentas utilizadas para promover mudanças e transformações nos processos, aqui chamados de princípios. Essas mudanças e transformações criam novos padrões da indústria, permitindo a integração de processos para a solução de problemas, contribuindo para a implementação do gerenciamento inteligente. A relação entre essas categorias resulta em um modelo hierárquico.
PALAVRAS-CHAVE: indústria 4.0, dimensões, tecnologias, princípios, modelo hierárquico.
INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS NO DESEMPENHO DE HOTÉIS
NATHÁLIA S. PEREIRA E ANA AUGUSTA F. FREITAS
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo examinar a influência das práticas de gerenciamento de mídias sociais no desempenho dos hotéis.
Originalidade/valor: O setor hoteleiro está passando por algumas transformações gerenciais por causa da inserção das mídias sociais como plataformas de comunicação que envolvem os clientes. Diante disso, verificar se as mídias sociais podem colaborar nos recursos internos e ajudar no desempenho das empresas tem sido uma fonte potencial de estudos.
Design/metodologia/abordagem: A amostra do estudo apresentou 67 hotéis. Para isso, foram realizadas entrevistas presenciais com gestores hoteleiros a fim de coletar os dados de seus respectivos hotéis. Coletaram-se dados sobre a utilização de práticas de gerenciamento de mídias sociais e sobre medidas de desempenho mensuradas por meio do RevPAR (divisão das receitas pelo total de quartos disponíveis) e das notas de avaliação on-line do site Booking.com. A partir de uma abordagem quantitativa, aplicaram-se as técnicas de análise fatorial exploratória e análise de regressão múltipla para avaliar as hipóteses do estudo.
Resultados: Evidenciaram-se que as práticas de gerenciamento de mídias sociais podem ser categorizadas na dimensão de práticas de monitoramento e de resposta aos comentários, e na dimensão de práticas de responsividade e disseminação de informações. A utilização dessas práticas influencia positivamente no desempenho hoteleiro medido por meio de notas de avaliação on-line e nas receitas medidas por meio do RevPAR. Diante dos resultados, espera-se que os hotéis tenham vantagens competitivas ao gerenciarem seus recursos com a ajuda das mídias sociais e que estudos nesse setor ganhem mais visibilidade.
PALAVRAS-CHAVE: desempenho, práticas de gerenciamento, mídias sociais, avaliação on-line, setor hoteleiro.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM STARTUPS
JOSE RICARDO MELENCHION, EDSON K. M. KUBO, EDUARDO C. OLIVA E ERIC DAVID COHEN
RESUMO
Objetivo: Este artigo visa analisar como se configuram as práticas referentes ao desenvolvimento de pessoas em startups.
Originalidade/valor: Considerando que, até então, os estudos referentes às startups focalizavam o seu conceito, as suas características e os seus fatores-chave de sucesso, a pesquisa colabora para suprir uma lacuna na teoria, pois apresenta um modelo de desenvolvimento de pessoas mais adequado às características das startups e, dessa forma, contribui para que os fundadores ou gestores de startups utilizem os achados desta pesquisa para aprimorarem sua atuação.
Design/metodologia/abordagem: Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa. Para tanto, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados em 16 startups.
Resultados: Verificou-se que nas startups prioriza-se o trabalho em equipe, o ambiente de trabalho é informal e o desenvolvimento de competências ocorre no próprio ambiente de trabalho, por meio do autodesenvolvimento ou de treinamentos ministrados pelos profissionais especializados ou pela liderança. Existe flexibilidade no horário, no local, na forma de execução das atividades e o funcionário pode atuar em atividades que não seriam de responsabilidade do cargo exercido.
PALAVRAS-CHAVE: alta performance, desenvolvimento de pessoas, startups, competências, gestão de pessoas.
A EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E O CUSTO DA AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
HELTON C. DE PAULA E MARIA M. PINHO
RESUMO
Objetivo: O federalismo brasileiro é complexo. Em um país com dimensões continentais, com três níveis de governo (central, estadual e local) e 5.570 municípios, espera-se que uma organização federativa seja complexa. A sustentabilidade fiscal dos governos subnacionais é um pilar fundamental de qualquer estrutura federativa. O objetivo desta pesquisa é verificar se a receita gerada é suficiente para custear a existência do município.
Originalidade/valor: Essa é uma lacuna na literatura especializada, que costuma analisar os municípios em termos de receitas ou despesas, mas não comparando a receita obtida pela atividade econômica com o custo de existência do município, principal contribuição desta pesquisa.
Design/metodologia/abordagem: Assim, investigamos a capacidade dos municípios brasileiros de gerar receitas para financiar suas autonomias, combinando a receita vinculada à atividade econômica local com o custo de existência de cada município, em um índice de custo de autonomia (ICA).
Resultados: A análise revela que, entre os municípios que forneceram os dados, um em cada quatro não gera receitas suficientes para custear a própria existência. Os resultados sugerem que o custo de autonomia dos municípios brasileiros diminui com a população e a atividade empresarial, de forma que nosso ICA apresenta pior desempenho nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esse contexto abre espaço para um importante debate e novos estudos no âmbito do federalismo brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: custo da autonomia, federalismo fiscal, municípios, federalismo brasileiro, orçamento público.
Número 3
NÍVEL TECNOLÓGICO NA RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E CAPACIDADE DE RESPOSTA EM EMPRESAS DE MANUFATURA
MARÍA DEL ROSARIO DEMUNER FLORES
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa analisou a influência da aquisição, da assimilação e da exploração do conhecimento sobre a capacidade de resposta organizacional, dada a moderação do nível tecnológico nas empresas manufatureiras mexicanas.
Originalidade/valor: Uma contribuição conceitual da capacidade de resposta como compreensão da agilidade organizacional é fundamentalmente necessária para organizações que enfrentam condições de mudança para usar novos conhecimentos para atingir os objetivos da organização, funcionários e acionistas. Trata-se de uma contribuição empírica da capacidade de absorção para fazer as empresas responderem com inovações às mudanças do ambiente e ajudá-las a desenvolver sua capacidade de absorção de modo que possam ser vistas as oportunidades e restrições em seu nível tecnológico dentro de uma empresa.
Design/metodologia/abordagem: O estudo quantitativo foi realizado por meio de uma survey com uma amostra de 102 empresas manufaturei- ras que realizaram alguma atividade de inovação no Estado do México, México. Os dados foram analisados por meio de um modelo de regressão hierárquica.
Resultados: Os resultados mostraram que o nível tecnológico apenas moderou a relação entre assimilação de conhecimento e capacidade de resposta organizacional. Além disso, este estudo contribuiu empiricamente para mostrar que as empresas têm a mesma oportunidade de melhorar sua capacidade de absorção e responder às mudanças no ambiente independentemente do seu nível tecnológico.
PALAVRAS-CHAVE: aprendizado organizacional, capacidade de absorção, capacidade de resposta, nível tecnológico, inovação.
O FENÔMENO DA DIGITALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DIGITAIS EM PAÍSES EMERGENTES: UMA REVISÃO SEMISSISTEMÁTICA
PABLO LEÃO, GABRIELLA GUINLLE, THOMAZ N. ROCHA, LIGIA AZEVEDO-REZENDE E MARIA TEREZA LEME FLEURY
RESUMO
Objetivo: Por meio de uma revisão da literatura sobre digitalização em países emergentes, analisamos como as empresas que operam nessas regiões desenvolvem e implementam estratégias para navegar na era digital.
Originalidade/valor: O surgimento de novas tecnologias tem reconfigurado a sobrevivência das empresas e a competitividade no mundo, entretanto, pouco se sabe sobre as estratégias digitais empregadas pelas empresas em mercados emergentes. Revisando a literatura, escassa nesse contexto, nós contribuímos apresentando exemplos de estratégias digitais que as empresas têm implementado. Em conformidade com os nossos achados, propomos uma agenda de pesquisa que pode guiar estudos futuros.
Design/metodologia/abordagem: Foi feita uma revisão semissistemática de revistas de negócios e gestão, chegando, por fim, a uma amostra de 30 artigos de diferentes campos do conhecimento. Os achados são apresentados em três categorias temáticas e outras subcategorias.
Resultados: Os achados sugerem que os vazios institucionais que limitam a inovação das empresas (falta de regulamentação clara, de força de trabalho qualificada, de acesso a dados e de recursos financeiros) são os desafios principais que as impedem de se digitalizar. No entanto, empresas desenvolvem capacidades que permitem que elas aproveitem oportunidades, apesar dos desafios, e implementem estratégias digitais que apoiam o processo de digitalização.
PALAVRAS-CHAVE: digitalização, países emergentes, países em desenvolvimento, estratégia, revisão semissistemática.
CHAMADOS OCUPACIONAIS EM UM CONTEXTO DE RESTRIÇÕES ESTRUTURAIS
VICTOR G. COELHO, BRUNO FELIX E ADONAI J. LACRUZ
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito moderador das restrições estruturais na relação entre a percepção de um chamado, viver um chamado e a satisfação com a vida.
Originalidade/valor: Esta é a primeira tentativa de discutir o papel das restrições estruturais nas consequências da percepção de uma vocação no contexto de um país em desenvolvimento.
Design/metodologia/abordagem: Realizamos uma pesquisa quantitativa com 165 profissionais brasileiros (modelagem de equações estruturais).
Resultados: Os resultados mostraram que perceber um chamado está positivamente associado a viver um chamado e à satisfação com a vida, em geral. No entanto, ambas as relações foram moderadas pelas restrições estruturais, de modo que quanto mais fortes as restrições, mais fracas as relações descritas. Esse resultado indica que considerar um trabalho um chamado nem sempre leva a resultados desejáveis, como muitas vezes é defendido pela literatura de vocação e carreira e por profissionais de orientação de carreira. Assim, sugere-se que as limitações de acesso a recursos sejam levadas em consideração nos processos de orientação profissional, para que os indivíduos estejam mais conscientes de que, em casos de restrição de recursos, chamados ocupacionais podem não produzir os tão aclamados resultados positivos na carreira. Implicações para teoria e prática e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas.
PALAVRAS-CHAVE: chamado, carreira, satisfação de vida, realização profissional, restrições estruturais.
DESEMPENHO INDIVIDUAL NO TRABALHO: PROPOSIÇÕES PARA UMA MENSURAÇÃO PERSONALIZADA E UM DIAGNÓSTICO ABRANGENTE
HUGO SANDALL E LUCIANA MOURÃO
RESUMO
Objetivo: O desempenho individual no trabalho é um fenômeno importante para as organizações, mas de difícil mensuração e muitas vezes com diagnósticos restritos. O objetivo deste estudo foi apresentar um conjunto de indicadores gerais de desempenho individual no trabalho que contemplasse diferentes dimensões desse construto, de forma a subsidiar uma mensuração personalizada e um diagnóstico abrangente.
Originalidade/valor: Apresenta um conjunto de itens que permite uma abordagem compreensiva do desempenho do trabalho composta de oito classes comportamentais e uma forma personalizada de realizar sua mensuração em diferentes áreas de atuação e funções laborais.
Design/metodologia/abordagem: O trabalho seguiu uma etapa teórica e outra empírica. Na primeira, efetuaram-se a definição do modelo teórico, a operacionalização do construto e o levantamento de itens de escalas de desempenho. Na segunda, realizaram-se a classificação, seleção e adaptação dos itens segundo as dimensões do modelo teórico adotado por meio de uma análise de juízes (n = 16), de um painel de especialistas (n = 6) e de uma validação semântica com profissionais (n = 9).
Resultados: O trabalho realizado gerou 56 itens para mensuração do desempenho profissional, distribuídos em oito dimensões. O seu uso permite uma mensuração criteriosa do desempenho, com a construção de diagnósticos amplos sobre o tema. Adicionalmente, os achados contribuem para que acadêmicos e gestores elevem o nível do debate acerca do construto, favorecendo avanços teóricos e metodológicos na área.
PALAVRAS-CHAVE: desempenho no trabalho, desempenho profissional, indicadores, avaliação de desempenho, recursos humanos.
“NEGÓCIOS FAMILIARES”: A ESTRUTURA FAMILIAR AFETA O DESEMPENHO DE COMPANHIAS LISTADAS?
VANESSA M. VALCANOVER E IGOR B. SONZA
RESUMO
Objetivo: Este artigo buscou verificar a influência da estrutura familiar no desempenho de companhias familiares listadas no Brasil entre 2010 e 2017. Também se analisou o impacto do monitoramento e da dualidade no desempenho dessas empresas.
Originalidade/valor: A relevância do estudo encontra-se principalmente na utilização de variáveis inusitadas, como a participação de fundadores e descendentes como acionistas, nos conselhos de administração e como chief executive officers (CEOs), pois não foi possível identificar nenhum estudo no Brasil que tratasse dessa participação de forma fragmentada, separando os efeitos causados por fundadores e descendentes, dando maior profundidade ao tema. Além disso, o estudo desperta interesse dos mais variados públicos, abrangendo acionistas, reguladores, analistas e investidores que tenham interesse específico em como as estruturas familiares afetam o desempenho das companhias.
Design/metodologia/abordagem: Na pesquisa, foram utilizados dados relativos a acionistas, composição do conselho de administração, executivos, vínculos familiares, famílias fundadoras, fundadores, descendentes e desempenho financeiro. Um painel de dados não balanceado foi analisado por meio do método dos momentos generalizados (generalized method of moments – GMM).
Resultados: Verificou-se um efeito positivo do monitoramento e da dualidade no desempenho das empresas. O impacto da estrutura familiar no desempenho foi ambíguo. Fundadores e descendentes que eram CEOs ou atuavam na gestão tiveram efeitos positivos e negativos nas medidas de desempenho. Adicionalmente, a participação dos fundadores no conselho de administração impactou negativamente o desempenho. Por fim, observou-se que a propriedade familiar impacta positivamente o desempenho das empresas, sugerindo que as famílias cuidam das empresas.
PALAVRAS-CHAVE: estrutura familiar, laços familiares, desempenho, governança corporativa, companhias listadas.
IMPACTO DA POSIÇÃO DE CAIXA NA PERFORMANCE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM PERÍODOS DE RECESSÃO ECONÔMICA
ADRIANA BORTOLUZZO, MAURICIO BORTOLUZZO E MARIO M. S. FERREIRA
RESUMO
Objetivo: O presente trabalho analisa se, em momentos de recessão econômica, a posição de caixa tem impacto na performance das empresas brasileiras. Além disso, busca-se identificar se há diferenças na intensidade dessa relação para os diferentes setores de atuação das empresas.
Originalidade/valor: A adequada gestão da liquidez das empresas é fundamental para a manutenção da sua saúde financeira e para a sua sustentabilidade econômica em longo prazo. Esse tema é especialmente importante em países emergentes, como o Brasil, que tem um histórico de frequentes recessões econômicas. As recessões levam à piora dos resultados operacionais das empresas e à escassez de linhas de crédito e, portanto, afetam negativamente a liquidez das companhias. Na última década, tem sido discutida a importância do uso de caixa pelas empresas para melhorar sua performance em períodos de restrição financeira.
Design/metodologia/abordagem: Para desenvolver este estudo, foi utilizada uma amostra de 200 empresas listadas na B3, agrupando informações do período de 2013 a 2016, organizadas em um painel dinâmico balanceado.
Resultados: Os resultados obtidos por meio das regressões indicam que há relação positiva e estatisticamente significante entre a posição de caixa e a performance medida pelo ROA (mas não pelo market to book). Identificou-se também que o setor de atuação da empresa modera a intensidade dessa relação.
PALAVRAS-CHAVE: posição de caixa, performance, recessão, dados em painel, setor.
Número 4
A RELAÇÃO ENTRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
MARCELO LUIZ A. GONÇALVES, RENATO PENHA, LUCIANO F. SILVA, CRISTINA D. P. MARTENS E VLAMIR F. SILVA
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre o gerenciamento de projetos (GP) e a transformação digital (TD) nas organizações.
Originalidade/valor: Este trabalho contribui para ampliar o conhecimento da relação existente entre o GP e a TD, indicando que o GP e suas diferentes abordagens são utilizados de forma estratégica para viabilizar a execução da TD nas organizações. Além disso, é evidenciado que a TD demanda indivíduos com competências técnicas e comportamentais para trabalharem em contextos inovadores e de rápidas mudanças organizacionais, culturais e tecnológicas, advindas com a adoção de novas tecnologias digitais.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é caracterizada como exploratória com abordagem qualitativa. A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura, e busca compreender a relação e a convergência entre o GP e a TD. A pesquisa foi realizada de forma ampla e os artigos foram selecionados nas bases Web of Science, Scopus e Google Scholar, formando o corpus de análise com 104 artigos publicados no período de 2015 a 2020.
Resultados: Os resultados convergiram para a formação de quatro fatores: competências; estratégia; tecnologias digitais; e portfólio, programas e projetos, demonstrando a capacidade evolutiva e adaptativa do GP para suportar grandes mudanças, como a TD.
PALAVRAS-CHAVE: transformação digital, gerenciamento de projetos, tecnologias digitais, competências e estratégias.
MECANISMOS DE PROTEÇÃO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO LEITE: UM ESTUDO NO PARANÁ, BRASIL, E NA ANTIGA MIDI-PYRÉNÉES, FRANÇA
CAROLINA ANDREA G. W. SUDRÉ, JOSÉ PAULO SOUZA E MELISE D. M. BOUROULLEC
RESUMO
Objetivo: Compreender os mecanismos de proteção de direitos de propriedade utilizados no sistema agroindustrial (SAG) do leite no Paraná, Brasil, e na antiga região de Midi-Pyrénées, França.
Originalidade/valor: A partir de uma perspectiva complementar da Economia dos Custos de Transação e da Economia dos Custos de Mensuração, a proposição é que o uso de mecanismos de garantia de direitos de propriedade, de forma complementar, por meio de salvaguardas, parâmetros, mensuração, acordos ou litígios, contribui para a transação de produtos diferenciados, a proteção desses direitos e melhorias no sistema.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo descritiva contemplando 25 entrevistas semiestruturadas com produtores, processadores e agentes-chave do SAG do leite no Brasil, no estado do Paraná, e na França, na antiga região de Midi-Pyrénées, nos anos de 2016 e 2017. A análise de conteúdo qualitativa foi realizada com o auxílio do software Nvivo Pro.
Resultados: Identificou-se que, na França e nas regiões centro-oriental e oeste do Paraná, o uso de mecanismos de proteção de direito de propriedade de maneira complementar (salvaguardas, parâmetros, mensuração, acordos ou litígios) permite a transação de leite com qualidade superior e reinvestimentos na produção por parte dos agentes, contribuindo para melhorias no sistema. Na região norte do Paraná, o uso limitado de mecanismos de proteção dos direitos (acordos verbais, mensuração e compartilhamento de informação não confiável e ausência de proteção ex post) permite a transação do leite com qualidade mínima e restringe reinvestimentos na produção, limitando as melhorias no sistema.
PALAVRAS-CHAVE: direito de propriedade, mecanismos de proteção, sistema agroindustrial do leite, Economia dos Custos de Transação, Economia dos Custos de Mensuração.
CAPACIDADE ABSORTIVA EM STARTUPS: ALAVANCANDO AS VANTAGENS COMPETITIVAS DAS EDTECHS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
GISELY J. T. MARTINS E PATRICIA S. FREIRE
RESUMO
Objetivo: Este trabalho investigou a contribuição da capacidade absortiva de startups de educação (Edtechs) para o desenvolvimento de inovações e vantagens competitivas sustentáveis, durante o primeiro ano de distanciamento social da pandemia da Covid-19.
Originalidade/valor: Embora a capacidade absortiva seja considerada im portante para a inovação e obtenção de vantagens competitivas (Cohen & Levinthal, 1990; Zahra & George, 2002), ela tem sido pouco investigada no contexto das startups (Cajuela & Galina, 2020). Além disso, considerando ainda o atual ambiente de negócios de crescimento da utilização de tecnologias na educação, especialmente pela adoção do ensino remoto (Ministério da Educação [MEC], 2020) durante a pandemia da Covid-19, este estudo busca contribuir para a compreensão acerca do crescimento das Edtechs nesse cenário.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, na ferramenta Google Meet. Adotou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006, 2012), por meio da qual foi possível definir códigos, categorias e temas referentes aos dados.
Resultados: Os resultados evidenciaram a relação entre a capacidade absortiva das startups e as inovações desenvolvidas, bem como as vantagens competitivas adquiridas. Evidenciou-se ainda o desenvolvimento das capacidades absortivas pelas relações interorganizacionais com corporates e pelas interações com especialistas e mentores. Além disso, o time interno e a cultura organizacional despontaram como fontes importantes de capacidades absortivas. Assim, como recomendações para pesquisas futuras, sugere-se a investigação desses dois construtos e sua relação com a capacidade absortiva das startups.
PALAVRAS-CHAVE: capacidade absortiva, startup, vantagem competitiva, Edtech, Covid-19.
CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DA RELAÇÃO PRÁTICA ENTRE CONTEXTO, COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E LIDERANÇAS
MARIA ELISA B. BERNARDES E VANJA A. FERREIRA
RESUMO
Objetivo: Explorar um processo de crescimento organizacional, considerando diferentes fatores intervenientes: o contexto institucional, as competências organizacionais e os papéis dos líderes.
Originalidade/valor: Do ponto de vista da literatura, o estudo contribui ao explicar o processo prático de encadeamento de diferentes pressões institucionais (regulatórias, normativas e cognitivas) que levaram ao crescimento, quando aliadas às disposições organizacionais e à melhor preparação da liderança para enfrentamento dos desafios. Para a prática, evidencia a importância do alinhamento entre lideranças e sobre o efeito da capacitação quando responde às expectativas do contexto institucional.
Design/metodologia/abordagem: Realizou-se um estudo de caso das cooperativas de crédito singulares filiadas à Central Sicredi PR/SP/RJ, no qual se analisaram as práticas segundo as interpretações dos envolvidos. Foram levantados documentos, e entrevistaram-se 24 executivos de três níveis diferentes de dez cooperativas. Realizou-se, de maneira indutiva, a análise do conteúdo, e os temas foram catalogados em sua recorrência.
Resultados: Emergiu uma explicação dinâmica, em que a pressão contextual atuou como catalisadora da transformação das práticas pela via da aprendizagem, e para a evolução da interação entre a alta e a média gerências num processo decisório mais ágil, gerador de inovações e propício à entrega de valor otimizada, desejada pelo mercado, pelos clientes e pela sociedade em geral. As tomadas de decisões assertivas e responsivas desenvolveram competências organizacionais para o crescimento diferenciado.
PALAVRAS-CHAVE: estratégia como prática, estudos organizacionais, liderança, cooperativas, crescimento.
ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE INTENÇÃO EMPREENDEDORA: AUTOEFICÁCIA VERSUS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS
ANNE KATHLEEN L. ROCHA, GUSTAVO HERMÍNIO S. M. MORAES, ANA IOLANDA VODA E RUY QUADROS
RESUMO
Objetivo: O objetivo da pesquisa é analisar se a autoeficácia e as características empreendedoras (por exemplo, tomada de risco, planejamento, reconhecimento de oportunidade, persistência, sociabilidade, inovação e liderança) diferem na explicação dos modelos de intenção empreendedora, tendo a educação empreendedora como moderadora dos relacionamentos.
Originalidade/valor: O estudo oferece uma perspectiva aprofundada sobre quais características comportamentais se encaixam melhor em modelos de intenção de empreendedorismo e auxilia a preencher uma lacuna teórica e prática sobre a necessidade de a educação universitária aumentar seu impacto positivo sobre o capital humano, particularmente nas habilidades profissionais dos alunos, demonstrando quais características são mais impactadas pela educação empreendedora.
Design/metodologia/abordagem: Foi utilizada metodologia quantitativa e os dados foram analisados com modelagem de equações estruturais. A amostra foi composta por 1.004 universitários brasileiros, de universidades públicas e privadas. A pesquisa foi realizada de forma não probabilística e com amostra de conveniência. Para abordar as hipóteses e objetivos da pesquisa, todos os construtos foram adaptados da literatura de empreendedorismo.
Resultados: Os resultados indicam que pode ser mais adequado utilizar um conjunto de características empreendedoras ao investigar um modelo de intenção empreendedora, quando se busca um fator explicativo superior e um modelo mais robusto; além disso, as características empreendedoras representam um modelo mais sensível, que traz avaliações precisas sobre os fatores que afetam a intenção empreendedora. Com esses resultados, a educação empreendedora pode ser planejada para moldar determinadas características, por meio de ações no ambiente universitário, sendo possível medir o impacto da educação na intenção empreendedora.
PALAVRAS-CHAVE: autoeficácia, características empreendedoras, intenção empreendedora, educação empreendedora, Brasil.
RENTABILIDADE E ALAVANCAGEM CONSERVADORA DE EMPRESAS BRASILEIRAS
CAMILA ADAM, GLEICE C. L. MORENO , MATHEUS ANDRIANI E TARCÍSIO PEDRO SILVA
RESUMO
Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a relação entre a rentabilidade e a alavancagem conservadora das empresas brasileiras.
Originalidade/valor: O estudo contribui para a literatura ao investigar a rentabilidade como um determinante fundamental da alavancagem conservadora das empresas brasileiras, sendo possível entender se essa influência é baseada numa perspectiva de flexibilidade ou de restrição financeira.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa se caracteriza como descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo foi constituída por 271 empresas de capital aberto e 8.823 empresas de capital fechado. Os dados foram coletados na base Refinitiv Eikon para o período entre 2012 e 2019 (oito anos). Para a análise dos dados, o estudo utilizou a regressão logística no software Stata.
Resultados: Os resultados indicam que, em média, 5,05% das empresas de capital aberto possuem alavancagem zero, e 29,08% das empresas de capital fechado possuem alavancagem contábil inferior a 5%. No contexto das empresas de capital aberto, quanto mais rentável a empresa, maior a probabilidade de apresentar alavancagem quase zero, corroborando a perspectiva da flexibilidade financeira. Já para as empresas de capital fechado que são menos rentáveis, há maior probabilidade de apresentarem alavancagem zero, o que coaduna com a perspectiva da restrição financeira.
PALAVRAS-CHAVE: rentabilidade, alavancagem conservadora, alavancagem zero, alavancagem quase zero, empresas brasileiras.
NÚMERO 5
INSIGHTS RELIGIOSO-ESPIRITUAIS QUE AFETAM A ATITUDE EM RELAÇÃO À PUBLICIDADE DURANTE FESTAS RELIGIOSAS: COMPARAÇÃO ENTRE UMA PROPAGANDA IRRITANTE E UMA RELIGIOSA
JUNAID ANSARI, UMMI NAIEMAH SARAIH, ADI A. AZMIN, SAFEENA YASEEN e MUHAMMAD S. RAMISH
RESUMO
Objetivo: Este estudo tem como objetivo mensurar os insights religioso–espirituais dos consumidores durante festas religiosas e comparar os resultados considerando os estímulos de duas propagandas: uma propaganda religiosa e uma irritante. Quando os insights religioso-espirituais dos consumidores são negligenciados na concepção de um anúncio de TV para um festival religioso, em particular, isso pode levar à irritação e afetar a atitude dos consumidores em relação à propaganda. Com base na teoria da ação racional (TAR), o efeito mediador dos insights religioso–espirituais foi medido entre a atitude em relação à propaganda e as variáveis independentes (irritação, credibilidade, informação, bom para a economia e entretenimento).
Originalidade/valor: Este estudo usa o instrumento recém-desenvolvido de insights religioso-espirituais para medir sua influência na atitude em relação à propaganda e confirma o efeito mediador dos insights religioso-espirituais entre a atitude dos consumidores e outros construtos, como credibilidade, entretenimento, informação, irritação e bom para a economia.
Design/metodologia/abordagem: Duzentos e cinquenta e cinco consumidores domésticos foram selecionados usando a técnica de amostragem de conveniência não probabilística para coletar as respostas por meio do método de survey. Cada respondente preencheu dois questionários após assistir ao anúncio de estímulo em anexo, um anúncio religioso e um anúncio irritante. A abordagem de mínimos quadrados parciais – modelagem de equações estruturais (partial least squares – structural equation modeling [PLS-SEM]) – foi usada para testar as hipóteses com base no teste de bootstrapping.
Resultados: Os resultados mostram que insights religioso-espirituais mediaram significativamente a relação entre a atitude em relação à propaganda e outros construtos quando havia um anúncio religioso que retratava sinais, símbolos e visuais religiosos. Contrariamente, um efeito não significativo de irritação foi identificado nos insights religioso-espirituais quando havia um anúncio irritante.
PALAVRAS-CHAVE: insights religioso-espirituais dos consumidores, festivais religiosos, irritação, atitude em relação à publicidade, PLS-SEM.
ECOSSISTEMA DE CENTRO DE PESQUISA UNIVERSITÁRIA EM PROJECT STUDIES: UM FRAMEWORK CONCEITUAL
JOSÉ DA A. MOUTINHO, ROQUE RABECHINI JUNIOR e GABRIELA FERNANDES
RESUMO
Objetivo: Propor o framework conceitual do ecossistema de um centro de pesquisa universitária em project studies. Trata-se de um ambiente capaz de articular e integrar distintos atores, como acadêmicos e praticantes de organizações públicas e privadas, organizações não governamentais e associações de classes, com o propósito de discutir fronteiras teóricas e empíricas em project studies e produzir conhecimento e tecnologias diretamente aplicáveis às organizações, e assim gerar impacto em nível individual, das organizações e da sociedade.
Originalidade/valor: A criação de espaço colaborativo, envolvendo acadêmicos e praticantes, para coprodução de conhecimento, tem sido apontada como crítica para impulsionar a área de gestão de projetos. O framework estabelece uma linguagem comum entre acadêmicos e praticantes para potencializar o impacto dos resultados de pesquisas colaborativas em gestão de projetos.
Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura a partir de uma busca nas bases de dados Scopus e Web of Science, e avaliaram-se 11 frameworks sob a perspectiva de impactos sustentáveis. O framework mais aderente foi identificado, analisado e enriquecido com uma camada adicional dedicada à área de gestão projetos.
Resultados: O framework conceitual proposto é composto por quatro camadas: project studies, elementos processuais (recursos, atividades, resultados diretos, indiretos e impactos), mecanismos organizacionais de suporte e circunstâncias, e contexto. Como estudos futuros, sugerem-se a agregação de dados empíricos à estrutura proposta e a avaliação do framework em um ambiente acadêmico colaborativo.
PALAVRAS-CHAVE: centro de pesquisa, pesquisa colaborativa, gestão de projetos, pesquisa universitária, framework.
CAPACITAÇÃO COMPORTAMENTAL DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE ENGENHARIA PARA A INDÚSTRIA 4.0
MARIA ÂNGELA DE S. FERNANDES, RICARDO C. RODRIGUES e ADELAIDE MARIA S. ANTUNES
RESUMO
Objetivo: Apresentar meios de capacitação comportamental de profissionais e estudantes de engenharia para Indústria 4.0.
Originalidade/valor: Este estudo propõe um modelo de colaboração homem-máquina inteligente (aplicação de IA) para capacitação de profissionais de engenharia no local de trabalho. Identifica e qualifica evidências de competências comportamentais para Indústria 4.0 a serem desenvolvidas nos cursos de graduação em Engenharia da UFRJ.
Design/metodologia/abordagem: O modelo de colaboração engenheiro–máquina abrange o Design Thinking (Brown, 2010). Trata-se de uma modelagem cognitiva do engenheiro adaptada ao modelo para o raciocínio lógico (Paul & Elder, 2002), com a integração da modelagem cognitiva ajustada ao modelo de fluxo de informações de interação homem–máquina (Riley, 1989). A implementação do modelo de competência para Indústria 4.0 (Prifti et al., 2017), a entrevista com dirigentes da EQ e Poli (UFRJ) sobre o planejamento para implementação das novas DCN de Engenharia (Resolução nº 2, 2019) e a aplicação da abordagem GRADE (Balshem et al., 2011) para qualificação do nível de confiança suportaram a identificação de evidências de competências comportamentais para Indústria 4.0 na graduação.
Resultados: Os profissionais de engenharia treinam análise crítica e tomada de decisão, enquanto a máquina busca/processa informação e realiza simulações. Os cursos de graduação da EQ/Poli da UFRJ apresentam baixa evidência quanto à qualificação dos alunos em “inteligência emocional, tomada de decisão e relação com cliente”. Não foram identificadas evidências quanto à capacitação dos estudantes em “autogestão, empreendedorismo e conhecimento de modelo de negócios”.
PALAVRAS-CHAVE: capacitação de engenheiros, colaboração engenheiro–máquina, competência comportamental, Indústria 4.0, IA.
PERFIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E OCUPACIONAIS
ADAUTO DE V. MONTENEGRO, ANA P. M. PINHO e ANTONIO C. R. TUPINAMBÁ
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa objetivou delinear os perfis de comprometimento organizacional (PCO) de diferentes trabalhadores do serviço público, em duas universidades federais, tomando como base o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), e discutir características sociodemográficas e ocupacionais associadas a tais perfis.
Originalidade/valor: Os resultados permitiram a emergência de novos PCO no cenário de pesquisa brasileiro sobre comprometimento organizacional (CO), assim como discussões que abordam as implicações de tais perfis, considerando o cenário do setor público e das instituições de ensino superior (IES) públicas.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de campo. O campo de pesquisa foi constituído por 470 respondentes de três categorias ocupacionais distintas: servidores técnicos, gestores e terceirizados, atuantes em áreas administrativas de duas universidades federais do Nordeste. Utilizaram-se as seguintes técnicas: análise fatorial exploratória e análise de perfis latentes.
Resultados: Considerando a estrutura fatorial da escala de CO (dimensões afetiva, normativa e de continuação), foram delineados quatro PCO: descomprometidos; comprometidos de combinação afetivo-continuação; moderados; e comprometidos afetivamente. Os trabalhadores com menor tempo de serviço e do gênero masculino predominaram entre os descomprometidos. Os servidores técnicos e os terceirizados predominaram entre os comprometidos de combinação afetivo-continuação e os comprometidos afetivamente, enquanto os gestores concentraram-se entre os comprometidos de combinação afetivo-continuação.
PALAVRAS-CHAVE: perfis de comprometimento organizacional, universidades federais, setor público, survey, pesquisa quantitativa.
CHURNING DE RECURSOS HUMANOS: PROPOSTA DE UM MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO
OLGA ALEXANDRA CHINITA PIRROLAS e PEDRO MIGUEL ALVES RIBEIRO CORREIA
RESUMO
Objetivo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de elaborar um modelo teórico-metodológico do churning de recursos humanos, que permita em estudo futuro descrever estatisticamente as relações de interdependência entre as variáveis selecionadas, analisar o seu impacto e testar hipóteses.
Originalidade/valor: A pertinência sobre o estudo desta temática recai sobre a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de um tema muito complexo, pouco explorado, com pouca literatura e poucos estudos empíricos, proporcionando como instrumento de recolha de dados a elaboração de um guião de entrevista que facilite estudos futuros. O churning de recursos humanos (excesso de turnover) está relacionado apenas com as substituições de trabalhadores que saíram voluntariamente da organização (Burgess et al., 2000).
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de estudo com uma abordagem qualitativa. O processo de recolha de dados consistiu na elaboração de um guião de 20 entrevistas semiestruturadas.
Resultados: Através da análise dos resultados, foi possível constatar que quanto mais favoráveis forem as dimensões do churning, mais favorável será a retenção de trabalhadores nas organizações, pelo que se tornam pertinentes a criação e aplicação de medidas estratégicas por parte das organizações com o intuito de reter os trabalhadores mais experientes e qualificados, de forma a evitar custos elevados com novas contratações, resultantes de substituições (churning).
PALAVRAS-CHAVE: churning de recursos humanos, entrevistas, modelo teórico-metodológico, dimensões do churning, medidas estratégicas.
EFEITOS DA RESILIÊNCIA E ATITUDES GERENCIAIS NA RELAÇÃO ENTRE PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DESEMPENHO GERENCIA
JONAS A. S. GRODT, VINÍCIUS C. S. ZONATTO, LARISSA DEGENHART, YVELISE G. PICCININ e MÁRCIA BIANCHI
RESUMO
Objetivo: Analisar os efeitos da resiliência psicológica e das atitudes gerenciais (envolvimento no trabalho e comprometimento com as metas orçamentárias) na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial.
Originalidade/valor: A pesquisa inova ao fornecer evidências dos efeitos cognitivos da resiliência psicológica, dos efeitos afetivos do envolvimento no trabalho e do comprometimento com as metas orçamentárias na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial, sendo essa a lacuna teórica explorada.
Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e quantitativa por meio de modelagem de equações estruturais (MEE), em uma amostra composta por 251 profissionais controllers de empresas da Região Sul do Brasil.
Resultados: Os resultados revelam que as variáveis intervenientes (resiliência psicológica e atitudes gerenciais) exercem influência positiva na relação testada. Os achados demonstram que a participação orçamentária influencia o desempenho gerencial por meio dos efeitos cognitivos da resiliência psicológica somados aos efeitos afetivos do comprometimento com as metas orçamentárias. O envolvimento no trabalho potencializa os níveis de resiliência psicológica e apresenta efeitos positivos no desempenho gerencial. Assim, pode-se concluir que a configuração orçamentária exerce influência nos níveis de resiliência dos controllers e contribui para o seu comprometimento com as metas orçamentárias, uma vez que desencadeia reações cognitivas e afetivas que elevam o desempenho gerencial.
PALAVRAS-CHAVE: participação orçamentária, resiliência, envolvimento no trabalho, comprometimento com as metas orçamentárias, desempenho gerencial.
V.17 - 2016 - Edição 01 (jan/Fev)
Sofia Gomes, João M. Lopes e Luís Ferreira
Sofia Gomes, João M. Lopes e Luís Ferreira