Número 1
RECURSOS DA FIRMA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE PMES DE PAÍSES EMERGENTES: ESTUDO MULTIMÉTODO
NATÁLIA C. WINCKLER, AURORA C. ZEN e FRÉDÉRIC PREVOT
RESUMO
Objetivo: Investigar e classificar recursos para internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) de países emergentes.
Originalidade/valor: A participação de PMEs de países emergentes em mercados globais evidencia seu acesso mais restrito aos recursos para internacionalização. A literatura dominante de negócios internacionais segue classificações de recursos identificados em grandes empresas de economias desenvolvidas. Esta pesquisa classifica recursos da firma para internacionalização de PMEs baseada em diferentes países emergentes, com dados de revisão sistemática de literatura (RSL) e entrevistas. O artigo contribui para o desenvolvimento teórico sobre a internacionalização de PMEs de países emergentes, indicando a importância dos recursos organizacionais nesse processo.
Design/metodologia/abordagem: Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida em duas etapas: RSL, abrangendo diferentes países emergentes, seguida de entrevistas com especialistas, instituições e PMEs no contexto brasileiro. Adotaram-se técnicas de coleta de dados de pesquisa bibliográfica e entrevista com roteiro semiestruturado. A análise das entrevistas baseou-se em técnica de análise de conteúdo e categorização dos recursos, com o software NVivo.
Resultados: Até 2016, 15 trabalhos mencionaram recursos para internacionalização de PMEs de países emergentes e sete foram feitos na Ásia. Identificaram-se 72 recursos em dez países emergentes. Predominam recursos organizacionais. O uso de recursos financeiros de terceiros no Brasil contradiz tendências em outros países emergentes. Recursos tangíveis parecem ter menor importância estratégica para a internacionalização do que recursos intangíveis, como os organizacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Visão baseada em recursos. Revisão sistemática. Países emergentes. Pequenas e médias empresas. Exportação.
RAZÕES DE PERMANÊNCIA E SAÍDA DE PROFISSIONAIS DE ORGANIZAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ANDREA V. STEIL, JANINE S. A. BELLO, ALINE F. FREITAS, JULYA KRONBAUER e DENISE DE CUFF
RESUMO
Objetivo: Este estudo descreve as razões de permanência e de potencial saída voluntária de profissionais de organizações de tecnologia da informação (TI) de Santa Catarina.
Originalidade/valor: Organizações de TI têm vivenciado desafios para reter profissionais. Diante dessa realidade, este estudo contribui para a literatura sobre o tema ao apresentar a percepção de profissionais sobre as suas razões para permanecerem nessas organizações ou saírem voluntariamente delas.
Design/metodologia/abordagem: Quatrocentos e quarenta trabalhadores de empresas privadas de TI responderam livremente a duas perguntas abertas em um questionário on-line (survey): “Por que você permanece trabalhando nesta empresa?” e “Por que você poderia deixar esta empresa no futuro?”. As respostas, coletadas no segundo semestre de 2016, foram codificadas indutivamente e depois agregadas em categorias.
Resultados: Os resultados indicam que os profissionais permanecem nas organizações pesquisadas prioritariamente devido a razões ocupacionais (satisfação no trabalho, comprometimento organizacional, condições de trabalho adequadas e percepção de crescimento profissional), organizacionais (práticas de gestão adequadas) e ambientais (percepção de que não há melhores alternativas de trabalho). Os profissionais pesquisados deixariam as organizações em que trabalham também prioritariamente por razões ocupacionais (ausência de satisfação no trabalho e de oportunidades para crescimento profissional, falta de perspectivas de valorização e por melhores condições de trabalho), bem como por razões organizacionais (práticas de gestão inadequadas), ambientais (melhores alternativas de trabalho) e individuais (planejamento de carreira). A partir da análise desses resultados, é apresentada uma agenda para pesquisas futuras sobre o tema investigado.
PALAVRAS-CHAVE: Permanência nas organizações. Saída das organizações. Retenção. Intenções. Empresas de tecnologia.
VALORES ORGANIZACIONAIS: ANTECEDENTES DE BEM-ESTAR NO TRABALHO PARA SUCESSORES RURAIS
PATRICK ZAWADZKI, SAYONARA F. TESTON, SUZETE A. LIZOTE e IEDA M. ORO
RESUMO
Objetivo: Este estudo buscou explorar a relação entre bem-estar no trabalho e valores organizacionais em sucessores de propriedades rurais em sistema cooperativista.
Originalidade/valor: Empiricamente, o estudo apresenta elementos para a gestão estratégica de propriedades rurais, especialmente para o desafio da preparação dos sucessores. Para as cooperativas, contribui no sentido de apresentar elementos para políticas e práticas de gestão dos associados. O estudo também estende o campo de estudos sobre o bem-estar no trabalho, bem como sobre a relação entre o constructo do bem-estar e o de valores no ambiente organizacional.
Design/metodologia/abordagem: O desenho do método adotado seguiu abordagem quantitativa, com alcance relacional, do tipo survey e de corte transversal. Participaram do estudo sucessores que representam 119 propriedades rurais do oeste catarinense. Foram utilizados questionários para avaliar os constructos valores organizacionais e bem-estar no trabalho. Por meio de estatística descritiva e correlacional e da modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, confirmou-se a hipótese do estudo.
Resultados: A principal conclusão do estudo sugere que os valores de domínio do ambiente e autonomia estão associados ao compromisso, à satisfação e ao envolvimento com o trabalho para sucessores de propriedade rurais em sistema cooperativista.
PALAVRAS-CHAVE: Valores organizacionais. Bem-estar no trabalho. Sucessores familiares. Sucessores. Propriedades rurais.
REFLEXOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SOBRE A PAY-PERFORMANCE SENSITIVITY: UMA NOVA PERSPECTIVA
THAYLA M. G. IGLESIAS, TAÍS D. SILVA, DUTERVAL JESUKA e FERNANDA M. PEIXOTO
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa se propõe a investigar se as características de governança corporativa – compensação dos executivos, composição do conselho de administração e estrutura de propriedade/controle – in fluen- ciam na sensibilidade da remuneração ao desempenho da firma, a chamada pay-performance sensitivity.
Originalidade/valor: O estudo contribui ao apresentar um novo olhar sobre a interação dos mecanismos de governança corporativa alinhada ao conceito de pay-performance sensitivity, evidenciando que os instrumentos de governança corporativa não atuam de forma isolada, mas sim de maneira entrelaçada e interdependente.
Design/metodologia/abordagem: A amostra do estudo é composta das empresas participantes do Índice Brasil 100 (IBRX 100) listadas na B3 no período de 2014 a 2018. Os dados foram extraídos da base Economatica® e dos formulários de referência acessados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O método utilizado para análise dos dados foi regressão com dados em painel, adotando modelos de efeitos fixos e aleatórios.
Resultados: Os resultados evidenciam que a composição do conselho (representada pela dualidade de funções entre CEO e presidente do conselho) aumenta a sensibilidade da remuneração dos executivos ao desempenho das empresas, ao passo que a concentração acionária a reduz. Ademais, percebeu-se que uma maior presença de membros independentes no conselho reduz a variação da remuneração dos executivos.
PALAVRAS-CHAVE: Compensação dos executivos. Composição do conselho de administração. Estrutura de propriedade/controle. Governança corporativa. Pay–performance sensitivity.
BEM-ESTAR NO TRABALHO EM PROCESSOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: O PAPEL DAS REDES SOCIAIS INFORMAIS
ELISA M. B. AMORIM-RIBEIRO, ELAINE R. NEIVA, MAGNO O. MACAMBIRA e LEONARDO F. MARTINS
RESUMO
Objetivo: Este estudo avalia o papel das redes de apoio, informação e confiança no bem-estar no trabalho quanto aos afetos positivos e negativos e à realização profissional de trabalhadores em processos de mudança organizacional.
Originalidade/valor: A mudança organizacional é um processo dinâmico, constituído por meio das relações, em um contexto de incertezas. O ma- peamento das relações pode auxiliar na compreensão dos fluxos de informação e na avaliação da disponibilidade de recursos.
Design/metodologia/abordagem: Participaram 151 profissionais de uma holding de transportes rodoviários que passa por mudanças no escopo dos serviços e no desenho organizacional. Mapearam-se laços de apoio, informação e confiança estabelecidos em função dos processos de mu- dança. Associada ao mapeamento, utilizou-se a Escala de Bem-Estar no Trabalho. Para análise, adotaram-se estatísticas descritivas e regressões múltiplas na construção de modelos explicativos para as dimensões de bem-estar no trabalho: realização e afetos positivos e negativos.
Resultados: Variáveis em análise de redes sociais (ARS) de apoio e informação compuseram o modelo preditivo de bem-estar nos três modelos. Os laços de apoio e informação integraram o modelo preditivo de bem–estar. As métricas que revelam a quantidade de vezes que o colaborador é indicado e indica outros, a proximidade de vizinhos muito citados, a participação em subgrupos coesos e o grau em que assume posição central nestes são as posições dos atores capazes de predizer bem-estar. A influência do padrão de interação entre gestores e colaboradores deve ser considerada na promoção de bem-estar em organizações em processo de mudança.
PALAVRAS-CHAVE: Mudança nas organizações. Análise de redes sociais. Bem-estar no trabalho. Rede de apoio. Rede de informação.
EMPREENDEDORISMO ESTRATÉGICO: EXPLORATION, EXPLOITATION E AMBIDESTRIA EM CERVEJARIAS ARTESANAIS DE UBERLÂNDIA, MG
JULIANE SILVESTRE, ALEX F. BORGES e VERÔNICA A. F. PAULA
RESUMO
Objetivo: Compreender a configuração do empreendedorismo estratégico a partir da manifestação de práticas de exploration, exploitation e ambidestria em cervejarias artesanais de Uberlândia, MG.
Originalidade/valor: O empreendedorismo estratégico permite uma análise do fenômeno empreendedor em uma perspectiva organizacional. Ademais, o estudo é aplicado em um setor emergente no Brasil, com poucos estudos que problematizem suas especificidades na área de administração.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de estudos de casos múltiplos em três cervejarias artesanais de Uberlândia, MG. Realizaram-se nove entrevistas, e os dados foram tratados com base na técnica de análise de narrativas.
Resultados: Foi possível verificar práticas de exploration, como o pioneirismo na produção local de cerveja artesanal, na criação de novos produtos e em torno do modelo de negócio adotado. Práticas de exploitation também foram identificadas, com ações de melhoria contínua que contribuíram para o desenvolvimento dessas empresas. A ambidestria foi observada em situações em que melhorias na produção permitiram o surgimento de novos produtos e o atendimento de novos mercados. Assim, as ações de empreendedorismo estratégico refletem iniciativas de agentes empreendedores que buscam promover inovações e melhorias contínuas em suas organizações, seja por meio da melhoria da qualidade da cerveja produzida, da introdução de novas estratégias de atendimento ao mercado e de novos métodos de produção, e/ou da adoção de novas tecnologias. Com isso, abre-se espaço para novas possibilidades de inovação, renovação estratégica e aumento da competitividade das cervejarias artesanais estudadas, revelando o vigor da referida abordagem para o estudo do fenômeno empreendedor.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Exploração. Explotação. Ambidestria. Cervejas artesanais.
Número 2
TÉCNICA HÍBRIDA MULTICRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE MERCADOS INTERNACIONAIS BASEADA NO PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO (AHP)
JOSE J. BAENA-ROJAS, DIEGO A. LÓPEZ-CADAVID, TANIA M. MACKENZIE-TORRES E CLAUDIA L. MUÑOZ-PARRA
RESUMO
Objetivo: Apresentar uma técnica rigorosa que auxilie as empresas comerciais que estão se internacionalizando a identificar as melhores opções nos mercados de exportação para direcionar os seus produtos.
Originalidade/valor: A literatura sugere que as empresas, especialmente as pequenas e médias (PME), devido à sua falta de experiência em negócios internacionais, tendem a empregar processos imprecisos que afetam a tomada de decisões quando exportam. Por essa razão, é apresentada uma técnica multivariável inovadora para a seleção de mercados internacionais (IMS), em que fatores como barreiras comerciais, economia, custo, logística e cultura são considerados.
Design/metodologia/abordagem: Consultando diferentes bancos de dados obtidos da internet, foi possível analisar os fatores indicados acima, que, por sua vez, estão integrados por diferentes variáveis. Assim, este trabalho utilizou uma metodologia e/ou técnica multivariável, complementada com o processo analítico hierárquico (AHP), para atribuir os pesos de cada fator e suas respectivas variáveis. Para tanto, foi incluída uma pesquisa com especialistas e membros do departamento de comércio exterior da empresa em estudo, nesse caso, dedicada à produção de confeitaria.
Resultados: De acordo com os dados estatísticos processados com a técnica multivariável e ponderados com o processo AHP, os resultados sugerem que, por sua pontuação, os melhores mercados de exportação são Irlanda, Holanda e Dinamarca. Nesse sentido, as evidências empíricas indicam que os países listados são os mercados mais atraentes para os fatores considerados, bem como para suas características gerais.
PALAVRAS-CHAVE: seleção de mercados internacionais, PMEs, exportação, internacionalização, método multivariável.
RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS E INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE SERVIÇOS FINANCEIROS
PRISCILA P. SARTORI, ANA L. R. FACCO E IVAN L. GARRIDO
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo consistiu em compreender como as relações interorganizacionais podem contribuir para a inovação em empresas de serviços, identificando práticas utilizadas em determinada aliança ou díade.
Originalidade/valor: O desenvolvimento da literatura sobre relações interorganizacionais e inovação confirma que esse debate se tornou relevante em estudos gerenciais. Porém, com a variedade de drivers nesse processo, identificou-se a necessidade de uma compreensão aprofundada sobre o papel das relações interorganizacionais na inovação, lacuna para a qual este estudo buscou contribuir. Cabe ressaltar que muito do conhecimento sobre gestão da inovação é baseado na compreensão de indústrias de manufatura, sendo necessária uma maior compreensão do processo de gestão, estratégia e práticas na indústria de serviços. Com base nisso, este estudo oferece contribuições teóricas e gerenciais.
Design/metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo de caso único, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, com foco em uma aliança estratégica entre uma startup e um banco tradicional na indústria financeira brasileira.
Resultados: Motivações para o engajamento em uma aliança, seleção de parceiros, práticas adotadas para o compartilhamento de recursos complementares, entre eles o conhecimento, colaboração e aprendizagem foram identificadas no caso em análise como fatores que favoreceram tanto a criação de um ambiente de inovação quanto os resultados de inovação para ambas as empresas.
PALAVRAS-CHAVE: relações interoganizacionais, parcerias, inovação, serviços, estratégia.
GERENCIAMENTO DE RECLAMAÇÕES: O IMPACTO DA SATISFAÇÃO PÓS-RECLAMAÇÃO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a satisfação com o gerenciamento de reclamações por meio das percepções da justiça organizacional e seu impacto subsequente no comprometimento organizacional, no envolvimento e no engajamento no trabalho dos clientes internos em centros de serviços compartilhados (CSC).
Originalidade/valor: A relevância consiste na utilização do modelo desenvolvido e testado por Tax et al. (1998), que neste estudo foi adaptado para o contexto organizacional em CSC. Essa abordagem é inédita e visa reduzir a desfragmentação da literatura acadêmica de CSC (Richter & Brüll, 2017) que se encontra num estado embrionário de desenvolvimento (Knol et al., 2014).
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa quantitativo–descritiva de corte transversal, cujos dados foram coletados com clientes internos de CSC (funcionários das filiais) por meio de uma survey, resultando em 172 respostas válidas que foram analisadas por meio da modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os resultados obtidos indicam que as percepções de justiças distributiva e processual afetam o nível de satisfação dos clientes internos com o gerenciamento das reclamações. Já o comprometimento organizacional, o envolvimento e o engajamento no trabalho dos clientes internos são diretamente influenciados pelo nível de satisfação com o gerenciamento das reclamações. Portanto, verifica-se que, por meio do gerenciamento de reclamações, é possível aumentar os níveis do comprometimento organizacional, do engajamento e do envolvimento no trabalho dos clientes internos, e consequentemente melhorar os índices de desempenho de CSC.
PALAVRAS-CHAVE: gerenciamento de reclamações, justiça, comprometimento organizacional, envolvimento no trabalho, engajamento no trabalho.
RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, CONGRUÊNCIA E SATISFAÇÃO INTRÍNSECA NO TRABALHO GESTÃO HUMANA E SOCIAL
JONATAN S. BATISTA; SÔNIA M. G. GONDIM; MAURO O. MAGALHÃES.
RESUMO
Objetivo: O propósito do estudo foi explorar a associação entre inteligência emocional, congruência pessoa-ambiente e satisfação intrínseca no trabalho em dois grupos profissionais: o primeiro com foco nas relações interpessoais e o segundo voltado para o manuseio de coisas, dados e ideias.
Originalidade/valor: O estudo apresenta a associação entre congruência, inteligência emocional e satisfação intrínseca no trabalho e testa o modelo em que a congruência modera a associação entre inteligência emocional e satisfação intrínseca em dois grupos profissionais.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de estudo do tipo survey em que participaram 486 trabalhadores distribuídos em dois grupos de profissionais utilizando o modelo RIASEC. Os participantes responderam às medidas de interesse profissional e de ambientes ocupacionais necessárias para a mensuração da congruência, e em seguida às medidas de inteligência emocional e de satisfação intrínseca.
Resultados: Foram identificadas associações positivas entre inteligência emocional, congruência pessoa-ambiente e satisfação intrínseca no trabalho, com associações mais altas no grupo com elevadas demandas interpessoais, destacando a relevância das habilidades emocionais nesse segmento profissional. Contudo, identificou-se que a congruência não modera a associação entre inteligência emocional e satisfação intrínseca em nenhum dos dois grupos, salientando que o ajuste pessoa-ambiente e as habilidades emocionais podem contribuir de maneira independente para explicar a satisfação do trabalhador com as atividades desenvolvidas na organização.
PALAVRAS-CHAVE: congruência pessoa-ambiente, inteligência emocional, satisfação intrínseca no trabalho, personalidade, habilidades emocionais.
MULHERES NA ACADEMIA: UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO QUEEN BEE
MANOEL B. GOMES NETO; REBECA R. GRANGEIRO; CATHERINE ESNARD.
RESUMO
Objetivo: Em contextos organizacionais masculinos e extremamente competitivos, mulheres que ascendem na carreira apresentam comportamentos que embarreiram, mais que ajudam, outras mulheres a se desenvolver profissionalmente. Esse fenômeno é denominado abelha–rainha. Este artigo tem como objetivo identificar se o fenômeno queen bee está presente nas instituições de ensino superior (IES) do Brasil.
Originalidade/valor: Ainda que o fenômeno abelha-rainha como metáfora de desigualdade de gênero não seja tema recente na literatura científica, sua análise em IES brasileiras revela o caráter original do estudo.
Design/metodologia/abordagem: Trata de estudo quantitativo com amostra de 495 mulheres que atuam na academia. As análises estatísticas e verificações das hipóteses foram realizadas a partir do teste MANOVA.
Resultados: Os resultados apontam que o domínio do conhecimento impacta mais o fenômeno queen bee que as variáveis do contexto organizacional. Além disso, mulheres em cargos de liderança são mais engajadas no trabalho, apresentam mais traços masculinos, identificam-se mais com mulheres do topo da hierarquia, negam mais a discriminação de gênero e aderem mais ao discurso meritocrático que aquelas que não estão em cargos de chefia, confirmando que mulheres que ocupam cargos de liderança em IES brasileiras aderem a traços de queen bee.
PALAVRAS-CHAVE: gênero, instituições de ensino superior, fenômeno abelha-rainha, mulheres em cargo de responsabilidade, mulheres em domínios científicos masculinos.
COVID-19 E OS IMPACTOS NAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
JONATHAS Q. AMORIM; GEORGE A. W. SALES; MARTA C. PELUCIO GRECCO.
RESUMO
Objetivo: Analisar como a Covid-19 tem impactado as políticas de financiamento, estrutura de capital e investimento das empresas brasileiras à luz das finanças comportamentais.
Originalidade/valor: O estudo se debruçou sobre a literatura das finanças comportamentais, Teoria dos Prospectos, Teoria do Big Five e Teoria do Pecking Order, com o intuito de fundamentar e explicar as consequências das emoções implícitas nas decisões corporativas e os impactos nas organizações no momento de crise da Covid-19.
Design/metodologia/abordagem: Foi utilizado um questionário com 26 perguntas distribuídas em três blocos: 1. decisões de investimentos, financiamentos e estrutura de capital tomadas no primeiro semestre de 2020; 2. dimensões de personalidade dos respondentes; 3. perfis sociodemográficos dos respondentes. Obtiveram-se 120 respostas, e aplicou-se o modelo econométrico mínimos quadrados ordinários para identificar a influência dos vieses nas decisões corporativas.
Resultados: Os resultados encontrados evidenciaram que as decisões dos administradores têm sido influenciadas pelas heurísticas e pelos vieses, principalmente nas decisões de iniciação de novos projetos e captação de financiamento, pois identificou-se que o viés do excesso de confiança tem prevalecido nas decisões de investimento e financiamento. O estudo também demonstrou que as quedas nas vendas e as perdas na lucratividade das empresas brasileiras decorrentes da Covid-19 proporcionaram um comportamento arrojado nos administradores, já que eles buscaram reverter os impactos da pandemia.
PALAVRAS-CHAVE: Covid-19, finanças comportamentais, investimentos, financiamentos, estrutura de capital.
número 3
AS TENSÕES LEVAM A RESULTADOS POSITIVOS NA CARREIRA?
ANDRÉ L. CAVALCANTI; BRUNO FELIX; EMERSON W. MAINARDES.
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa procurou analisar o efeito da mentalidade paradoxal como mediador da relação entre experimentação do estresse com satisfação na carreira e satisfação com a vida.
Originalidade/valor: O presente estudo permitiu realizar três avanços principais na literatura de paradoxo e satisfação com a carreira. Primeiro, contribuiu analisando o paradoxo no nível individual. Segundo, o estudo colabora com a literatura de satisfação com a carreira, aumentando a possibilidade de perceber as tensões como um fator positivo. Terceiro e, finalmente, o presente estudo avançou na literatura de satisfação com a carreira, trazendo o indivíduo como protagonista em sua carreira.
Design/metodologia/abordagem: Com base na amostra de 245 respondentes válidos (mais de 10 anos de carreira), foi utilizado para a análise de dados e teste de hipóteses, uma análise multivariada da modelagem por equações estruturais (MEE). Além disso, realizamos o teste variance accounted for (VAF) ou variance explained, a fim de apresentar o efeito mediador proposto no estudo.
Resultados: Os resultados mostraram uma relação significativa negativa direta entre tensões e satisfação com a carreira e a vida. Isso indica que as tensões na carreira também podem levar a efeitos positivos, pois tendem a promover uma maior capacidade do indivíduo (mentalidade paradoxal) de lidar com tensões conflitantes, e essa capacidade permite a obtenção de resultados positivos. Na prática, os resultados deste estudo podem inspirar profissionais. Eles podem usar os resultados, mudar os cenários anteriormente vistos como negativos e pessimistas e vê-los como uma oportunidade para desenvolver uma mentalidade paradoxal e, portanto, a capacidade de lidar de maneira equilibrada e satisfatória com as tensões.
PALAVRAS-CHAVE: tensões na carreira, paradoxo, escassez de recursos, mentalidade do paradoxo, modelagem por equações estruturais.
RACIONALIDADE SUBSTANTIVA NO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS CORPORATIVOS DA EMPRESA JBS
JULIANA C. S. CRUZ.; MARLY D. RODRIGUES; RISOLENE A. M. ARAÚJO; ADRIANA R. SILVA.
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a racionalidade substantiva inerente à prática do gerenciamento de impressões (GI).
Originalidade/valor: Com base na taxonomia criada por Merkl-Davies e Brennan (2011), analisam-se: 1. a discussão sob o eixo da perspectiva sociológica; e 2. as ações de racionalidade substantiva do GI que podem se manifestar a partir de ações de gestão simbólica. Nesse sentido, este estudo atende ao chamado de Merkl-Davies et al. (2011) ao colocar em prática um modelo pouco convencional de análise a partir da utilização dos relatórios corporativos (anual e de sustentabilidade) da empresa JBS com especial atenção à Operação “Carne Fraca”.
Design/metodologia/abordagem: Foi empreendida uma análise de conteúdo das narrativas contábeis dos relatórios corporativos da JBS entre o período de 2015 a 2018, à luz da estrutura conceitual de Merkl-Davies e Brennan.
Resultados: As narrativas contábeis sugerem indícios de GI e da racionalidade substantiva. A racionalidade substantiva foi utilizada pelos preparadores dos relatórios corporativos a fim de legitimar as ações da companhia, sendo as manifestações dessa prática mais significativas no relatório de 2017, ano do evento Operação “Carne Fraca”. As implicações desta pesquisa residem em demonstrar evidências que direcionam as empresas quanto ao uso de narrativas contábeis para convencer a sociedade de suas ações condizentes com a estrutura de regras e normas sociais. Ademais, destacamos que as narrativas contábeis devem ser analisadas com cautela, uma vez que podem ser elaboradas sob a égide do comportamento oportunista do gestor.
PALAVRAS-CHAVE: comunicação corporativa, gerenciamento de impressões, legitimidade, racionalidade substantiva, gestão simbólica.
DEGENERIFICANDO AS ORGANIZAÇÕES? A EMERGÊNCIA DAS REDES PÓS-FEMINISTAS
PEDRO J. COELHO JÚNIOR; EDVALTER B. HOLZ; RAQUEL C. SAJONC; AUDREY S. HEIN.
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise inicial de uma nova forma de ação coletiva relacionada às questões de gênero que surge no mundo empresarial brasileiro. É baseado em uma investigação empírica em duas redes de mulheres executivas que atuam para incentivar a equidade de gênero nas organizações. A investigação foi estruturada a partir da seguinte questão de pesquisa: Qual é o potencial dessas redes relacionadas à equidade de gênero e lideradas por mulheres executivas para degenerificar as organizações? Os resultados ajudam a compreender a complexidade desse fenômeno, com suas ambiguidades e contradições.
Originalidade/valor: A originalidade do artigo reside na proposição do conceito de redes pós-feministas para a compreensão dessa nova forma de ação coletiva pela equidade de gênero no ambiente corporativo. Esse conceito ajuda os pesquisadores em Estudos Organizacionais a aprofundarem a compreensão desse tipo de feminismo corporativo moderado, que reflete e refrata o feminismo.
Design/metodologia/abordagem: Pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cuja estratégia de investigação foi o estudo de casos múltiplos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: documental e entrevistas com dez executivas que lideram e atuam diretamente na gestão de duas redes, ambas localizadas em São Paulo, e têm o objetivo de aumentar a representatividade de mulheres em cargos de liderança nas empresas.
Resultados: Os resultados mostram limites importantes dessas redes. Eles estão especialmente relacionados a um distanciamento reivindicado com o feminismo e até mesmo um desdém pelo movimento feminista e também o fato de não considerarem as intersecções entre gênero e outros marcadores sociais de diferença, como raça, classe e sexualidade. Apesar desses limites, essa experiência não pode ser negligenciada, pois representa um avanço importante em relação às estratégias individuais que as mulheres empreendem para ocupar espaços no mundo corporativo, inclusive em relação aos grupos de afinidade criados por mulheres executivas dentro de cada empresa. Esses avanços são ainda mais importantes em um ambiente de negócios, como o brasileiro, em que há poucas mulheres em cargos de alta gestão no mundo corporativo e quase nada tem sido feito por lideranças masculinas para estimular a presença delas nessas posições.
PALAVRAS-CHAVE: equidade de gênero, degenerificando, mulheres executivas, pós-feminismo, redes.
O COMPORTAMENTO DOS JOVENS EM INÍCIO DE CARREIRA POR MEIO DO LINKEDIN
VANESSA I. PARDIM; LUIS H. C. PINOCHET; CESAR A. SOUZA; ADRIANA B. N. VIANA.
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RESUMO
Objetivo: O objetivo principal deste artigo é compreender o comportamento de jovens em início de carreira no contexto da Covid-19, considerando a intenção de continuar utilizando os serviços da rede social profissional LinkedIn.
Originalidade/valor: Este artigo amplia o escopo dos estudos de aceitação na intenção de continuar utilizando (uso contínuo) o LinkedIn, analisando uma série de fatores positivos e negativos em relação aos processos.
Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os autores coletaram dados de um survey (n = 386) e, com o objetivo de testar as hipóteses, aplicaram a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE), com estimação de mínimos quadrados parciais, e um efeito moderador com o construto otimismo tecnológico para as variáveis preditivas da intenção de continuar utilizando.
Resultados: Os resultados indicaram que todas as relações diretas e indiretas foram aceitas, exceto uma moderação (H7d), que foi rejeitada, visto que os usuários menos otimistas com a tecnologia podem se sentir positivamente sobrecarregados quanto ao nível de utilidade percebida do serviço. A variedade de serviços do LinkedIn pode levar o usuário a uma intenção de continuidade no uso da plataforma, uma vez que o objetivo dessa rede é facilitar a autoapresentação coletiva, mantendo as relações profissionais ativas. Os resultados também indicaram que os entrevistados da amostra são mais propensos a se envolverem ativa e semipassivamente no LinkedIn.
PALAVRAS-CHAVE: mídia social, rede social profissional, LinkedIn, carreira, estudantes de graduação.
SERVIÇOS NA PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTO NO BEM-ESTAR DO CONSUMIDOR E NA INTENÇÃO DE RECOMPRA
THIAGO S. GLASENAPP; SIMONI F. ROHDEN; LUCAS B. DORNELES; CRISTIANE PIZZUTTI.
RESUMO
Objetivo: O propósito desta pesquisa é explorar como a manutenção do relacionamento com prestadores de serviço durante a pandemia da Covid-19 afeta o bem-estar do consumidor e sua intenção de compra no período pós-pandemia.
Originalidade/valor: Este artigo usa dados empíricos coletados durante a pandemia de Covid-19, para compreender como indivíduos podem melhorar seu bem-estar durante eventos estressantes por meio do uso de serviços e também como empresas podem aumentar suas possibilidades de recuperação durante essa situação.
Design/metodologia/abordagem: Dados foram coletados através de questionário no Brasil durante o período intermediário da pandemia de Covid-19. Para executar a análise, foram feitas modelagens de equações estruturais.
Resultados: Resultados mostram que quanto mais forte era a confiança no prestador de serviço antes do período estressante, maior será a manutenção do relacionamento com ele durante esse período. A manutenção do relacionamento entre consumidor e prestador de serviços durante a pandemia de Covid-19 melhora a satisfação com a vida e a saúde (i.e., bem-estar) do indivíduo (mesmo quando o serviço não é prestado da forma combinada previamente, e.g., aulas on-line de yoga). Os efeitos positivos no bem-estar são explicados por uma maior percepção de controle e sensação de estar ajudando o prestador de serviço durante um período de crise. Adicionalmente, a manutenção do relacionamento com o prestador de serviços durante esse período aumenta a intenção de recompra futura (i.e., após a pandemia) do consumidor junto a esse prestador de serviços.
PALAVRAS-CHAVE: serviços, bem-estar, satisfação com a vida, situações estressantes, confiança.
ESCALA PARA AVALIAR A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO PELA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
JERKO LEDIC; DALTON F. ANDRADE; LEANDER L. KLEIN; ADRIANA S. TIRLONI; ANTÔNIO R. P. MORO.
RESUMO
Objetivo: Validar a escala de qualidade de vida no trabalho (QVT) pro posta por Ferreira (2011), utilizando a teoria de resposta ao item (TRI) e o conhecimento de especialistas para ser aplicada em instituições de ensino superior (IES).
Originalidade/valor: O artigo avança no conhecimento sobre QVT ao validar uma escala para avaliar QVT nesse contexto específico utilizando a TRI. A escala pode ser aplicada em qualquer IES. Itens podem ser removidos ou adicionados para adaptar o instrumento às particularidades de cada instituição e responder às mudanças de contexto ao longo do tempo. Os resultados podem ajudar os gestores a identificar os princi pais aspectos a serem melhorados, orientandoos a alocar recursos com precisão e avaliar a eficácia das intervenções.
Design/metodologia/abordagem: Com abordagem qualitativa e quantita tiva, este estudo exploratório utilizou os dados coletados na pesquisa de Klein et al. (2019). O modelo de resposta gradual da TRI foi utilizado para analisar os dados. Itens âncora foram identificados para represen tarem os níveis da escala. Especialistas foram consultados para interpre tarem qualitativamente os níveis para que a escala pudesse revelar o status quo da QVT da instituição. A escala foi aplicada como um estudo de caso na amostra.
Resultados: Os resultados confirmaram a consistência interna do instru mento e a alta confiabilidade da escala que foi classificada em seis níveis cumulativos. Os parâmetros encontrados demonstram que o conjunto de itens é preciso para estimar todo o traço latente. Itens relacionados ao reconhecimento obtiveram maiores parâmetros de discriminação, comprovando influência significativa na QVT.
PALAVRAS-CHAVE: psicométrica, fatores organizacionais, ergonomia, teoria da resposta ao item, instituições de ensino superior.
número 4
DOES A CLUSTER PROMOTE INNOVATION AND PRODUCTIVITY IN ITS FIRMS?
RODRIGO J. S. ROCHA; FÁBIO O. PAULA; JORGE F. SILVA.
RESUMO
Objetivo: A acirrada competição em um mercado globalizado obriga as empresas a adotarem estratégias inovadoras para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No entanto, inovar é uma tarefa difícil de realizar isoladamente. Uma forma de amenizar esse isolamento é separar as organizações em clusters setoriais, facilitando a busca por inovação e produtividade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo comparar a relação entre o desempenho de inovação e a produtividade das empresas brasileiras e, especificamente, se elas estão inseridas em clusters, considerando suas estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) interno e externo implementadas.
Originalidade/valor: Este artigo expande a compreensão da literatura sobre inovação aberta, testando o papel complementar do P&D interno e externo para a implementação de inovação em empresas usando uma condição contextual relevante: sua presença ou não em um cluster. Assim, o estudo ajuda a aumentar a compreensão de uma série de mecanismos pelos quais o cluster ajuda a promover a inovação e a produtividade.
Design/metodologia/abordagem: Para testar as hipóteses, o estudo utilizou modelagem de equações estruturais multigrupo em uma amostra de 5.581 empresas, com 1.878 participantes de um cluster e 3.703 não participantes.
Resultados: Os resultados suportam um impacto positivo de P&D externo e interno no desempenho da inovação e sustentam a noção de que o desempenho da inovação, independentemente de a empresa fazer ou não parte de um cluster, impacta positivamente na sua produtividade. Por outro lado, P&D externo e interno mostraram-se complementares apenas para empresas dentro de um cluster.
PALAVRAS-CHAVE: cluster, desempenho de inovação, produtividade, P&D, capacidade absortiva.
BARREIRAS E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IOT NA GESTÃO DA OPERAÇÃO
ISABELA F. ROCHA; KUMIKO O. KISSIMOTO,
RESUMO
Objetivo: Tomando como base o contexto de transformação digital e a evolução das tecnologias digitais, esta pesquisa buscou compreender como a inteligência artificial (IA) e a internet das coisas (internet of things – IoT) colaboram para melhorar a eficiência da gestão da operação (GO).
Originalidade/valor: A transformação digital e o uso de novas tecnologias, como a IA e a IoT, têm impactado a gestão da operação das empresas. Um levantamento feito na base de dados Web of Science (WoS) e a análise deles, realizadas pelo software bibiliométrico VOSviewer, identificaram uma importante relação entre IA, IoT e GO por meio da indústria 4.0 (i4.0), que tem como um de seus principais objetivos a melhora na gestão da operação. Os resultados da presente pesquisa trazem uma contribuição prática aos gestores de negócios, como a identificação das principais barreiras e benefícios esperados ao adotarem a IA e a IoT em suas operações. Para os pesquisadores, este estudo difere de pesquisas já publicadas ao realizar uma revisão sistemática da literatura que investiga a relação da GO com as ferramentas tecnológicas IA e IoT.
Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar todos os artigos que trouxessem alguma contribuição no sentido de fornecer uma melhor compreensão de como a IA e a IoT colaboram para melhorar a eficiência das operações.
Resultados: Os resultados demonstraram de que forma a IA e a IoT foram sendo incorporadas na gestão da operação, com destaque às barreiras e aos benefícios de seu uso. Verificaram-se ainda as indicações de lacunas de pesquisa que podem levar a novas investigações para avançar no tema.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais, transformação digital, gestão da operação, inteligência artificial, internet das coisas.
MODELO HÍBRIDO MULTICRITÉRIO E DE ENGENHARIA ECONÔMICA PARA SUPORTE À DECISÃO NA GESTÃO DE FROTA
RÉGIS F. DANTAS.
RESUMO
Objetivo: Dotar o órgão decisor com um modelo híbrido composto para decisão qualificada e maximizar a qualidade da gestão pública ante o tradeoff entre frota própria e locada.
Originalidade/valor: A metodologia proposta inova ao integrar um framework baseado em um conjunto de critérios quantitativos e qualitativos, aumentando a precisão do processo de tomada de decisão sobre a gestão da frota da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Com modelo multicritério, podem-se compreender e identificar os critérios fundamentais em termos de gestão para selecionar alternativas e evitar tomar essas decisões com base apenas na experiência ou no feeling.
Design/metodologia/abordagem: Para apoio à tomada de decisão quanto à escolha ou ao mix entre frota própria e locada, soluções ótimas são construídas com uso de um modelo híbrido que combina técnicas dos modelos de utilidade multiatributo (multi-attribute utility theory – Maut) e de engenharia econômica e com auxílio do custo total de propriedade (total cost of ownership – TCO). As alternativas são ponderadas qualitativa e quantitativamente por meio do modelo proposto.
Resultados: Os resultados confirmam a compatibilidade entre os métodos utilizados, dotando o órgão de uma ferramenta metodológica que qualifica a decisão com base em um modelo que revela as preferências dos decisores em termos de atributos relevantes para uma boa gestão, respeitando as restrições orçamentárias.
PALAVRAS-CHAVE: modelo multicritério, problema multiobjetivo, engenharia econômica, custo total de propriedade, gestão de frota.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS, APRENDIZAGEM E INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
ALESSANDRA D. G. FREITAS; FABRICIO M.; LACERDA, ENISE A. SANTOS; ALVARENGA, MARCELO A.; FLÁVIO S. BIZARRIAS.
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma as políticas de recursos humanos e a percepção das oportunidades de aprendizagem nas organizações influenciam a intenção de rotatividade dos profissionais.
Originalidade/valor: Os autores demostraram que, ao compreenderem as relações existentes entre os constructos pesquisados, as organizações devem aumentar seus investimentos em melhorias nas políticas de recursos humanos, particularmente em ações que promovam uma maior percepção de oportunidades de aprendizagem, reduzindo a intenção de rotatividade de seus talentos.
Design/metodologia/abordagem: Esta pesquisa foi desenvolvida com abordagem quantitativa e coleta de dados realizada por meio de um survey. Aplicaram-se os questionários a 250 profissionais atuantes no mercado de trabalho e estudantes de uma universidade privada. A análise dos dados foi realizada com uma análise fatorial confirmatória e, na sequência, uma modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os autores apresentaram os resultados da investigação de forma descritiva. As três hipóteses definidas para o estudo foram aceitas, e foram consideradas significantes as dimensões das políticas de recursos humanos. Os autores apresentaram atributos relevantes para a compreensão de que, mesmo existindo diversos motivos que possam influenciar um profissional em sua decisão de desligar-se da organização, novos fatores devem ser considerados, como as possibilidades de uma maior oferta de conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: políticas de recursos humanos, intenção de rotatividade, oportunidade de aprendizagem, gestão de pessoas, pesquisa quantitativa.
ENSINO-APRENDIZAGEM DA IMPROVISAÇÃO ORGANIZACIONAL: O VALOR DO TEATRO NA EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA P. M. BARBOSA; EDUARDO P. B. DAVEL.
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste artigo é compreender as implicações da improvisação teatral nos processos de ensino-aprendizagem da improvisação organizacional.
Originalidade/valor: A gestão lida, constantemente, com mudanças e imprevistos, como as pesquisas sobre improvisação organizacional revelam há mais de duas décadas. Entretanto, os gestores ainda são formados para enfrentar situações de estabilidade, e não as de turbulência organizacional. Carecemos de opções de ensino-aprendizagem voltadas para o desenvolvimento das habilidades de improvisação organizacional.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa ancora-se em teorias sobre improvisação organizacional, improvisação teatral e ensino-aprendizagem da administração. Investigaram-se empiricamente várias práticas de ensino-aprendizagem da improvisação organizacional a partir da improvisação teatral, realizadas durante seis semestres letivos em um componente curricular de graduação em Administração. A metodologia qualitativa baseou-se em uma abordagem artística e em diversas fontes de informação (contos, teatro, observação direta, entrevistas coletivas e documentos).
Resultados: Os resultados são categorizados em implicações organizadas em quatro sinergias (lógica da prática, praticar a narrativa, criatividade e corporeidade) e três entropias (vergonha de praticar, medo de errar e hábito de dispersar) do uso da improvisação teatral para o ensino da improvisação organizacional no contexto de formação de gestores contemporâneos. Os resultados da pesquisa representam uma contribuição para o avanço do conhecimento sobre improvisação organizacional, na medida em que inauguram uma proposta de compreensão mais precisa do ensino-aprendizagem da improvisação organizacional. Contribuem também para relacionar dois campos do conhecimento (teatro e administração) em prol de uma construção de conhecimento que colabora para o avanço da pesquisa e da prática do ensino-aprendizagem da improvisação organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: improvisação teatral, improvisação organizacional, ensino-aprendizagem, teatro, gestão contemporânea.
IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
ARTHUR A. S. ROSA; CRISTIANO A. B. FORTI; VITOR F. M. B. DIAS.
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos dos períodos de crise na relação entre internacionalização e necessidade de capital de giro (NCG), no período de 2010 a 2018, tendo como amostra as empresas brasileiras de capital aberto.
Originalidade/valor: O artigo contribui para a literatura por abordar um tema ainda pouco explorado no que tange à relação entre NCG e internacionalização, além de analisar a influência da crise econômica nessa relação, utilizando, para tanto, três proxies para internacionalização para fins de robustez dos resultados.
Design/metodologia/abordagem: Para alcançar o objetivo, usou-se uma regressão pelo método dos momentos generalizado (GMM) com dados em painel. Para isso, foram utilizadas três base de dados para a coleta dos dados: Economatica, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e J. P. Morgan.
Resultados: Constatou-se que as empresas brasileiras mais internacionalizadas tendem a ter uma maior NCG e utilizam o estoque como forma de proteção de possíveis imprevistos oriundos de processos de importação. Além disso, a internacionalização se mostra como uma forma de as empresas manterem seu nível de atividade em período de crise nacional.
PALAVRAS-CHAVE: capital de giro, internacionalização, crise, importação, GMM.
número 5
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM FEIRAS TECNOLÓGICAS UNIVERSITÁRIAS
ALEJANDRO K. ARRABAL; RODRIGO S. CARDOSO; VINICYUS R. WIGGERS; ANA P. COLOMBO.
RESUMO
Objetivo: Explorar a Feira de Inovação e Empreendedorismo realizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), a fim de descrever os fatores pertinentes à sua realização por meio digital.
Originalidade/valor: O estudo apresenta elementos para compreender as condições de implementação e os desafios que envolvem a realização de feiras tecnológicas no âmbito de organizações de ensino superior, por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa qualitativa de abordagem descritivo-interpretativista. É descritiva porque consiste em produto de observação de fatos e procedimentos adotados no âmbito de uma organização de ensino superior. É interpretativista porque considera que os fatos e procedimentos que constituem o objeto de estudo pressupõem o contexto intersubjetivo a partir do qual a observação foi realizada.
Resultados: O estudo permitiu reconhecer que a Feira de Inovação e Empreendedorismo, realizada ao longo de sete anos no âmbito do Centro de Ciências Tecnológicas da Furb adequou-se ao meio digital nas oitava e nona edições do evento. Essa iniciativa, decorrente da necessidade garantir a segurança diante da pandemia da Covid-19, além de ser o primeiro grande evento da Furb realizado integralmente em meio digital, implicou desafios logísticos no sentido de compatibilizar práticas e processos presenciais com o ambiente e os recursos da rede mundial de computadores.
PALAVRAS-CHAVE: transformação digital, universidade, feira digital, inovação, empreendedorismo.
APLICAÇÃO E BENEFÍCIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AS CADEIAS DE VALOR AGROALIMENTARES: EVIDÊNCIAS DE UM PAÍS EMERGENTE
SOFIA GOMES, JOÃO M. LOPES E LUÍS FERREIRA
RESUMO
Objetivo: Diversos estudos técnicos e acadêmicos exploraram as aplicações das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no setor agroalimentar do ponto de vista dos agricultores. No entanto, a perspectiva do fornecedor de tecnologia na aplicação de TIC foi amplamente esquecida. O objetivo deste artigo é analisar como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas na cadeia de valor agroalimentar e quais são seus benefícios e vantagens na perspectiva dos fornecedores de tecnologia.
Originalidade/valor: Em primeiro lugar, o estudo analisou os benefícios das TIC para o setor agroalimentar na perspectiva dos fornecedores de tecnologia, permitindo a análise integrada do conjunto completo de TIC aplicadas em toda a cadeia de valor agroalimentar. Finalmente, usando uma abordagem metodológica robusta, garantimos a replicabilidade do estudo.
Design/metodologia/abordagem: Foi empregado um estudo exploratório com abordagem descritiva para mapear o conjunto completo das tecnologias digitais comercializadas por 131 empresas de tecnologia agroalimentar. Usou-se a tipologia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) para classificar os tipos de tecnologias. Por meio do software NVIVO, a análise de cluster foi aplicada aos dados de benefícios e vantagens das soluções digitais comercializadas pelas empresas.
Resultados: Identificaram-se a redução de custos e a rápida tomada de decisão como os benefícios mais importantes das TIC. No setor agroalimentar, essas tecnologias são criadas por diferentes gerações de empresas, sendo a maioria delas startups. Identificaram-se os fenômenos de servitização agrícola, compreendendo a crescente importância dos serviços como insumo-chave para a produção agrícola, e de manufaturização agrícola, que trata do incremento do controle sobre os fatores de produção na agricultura.
PALAVRAS-CHAVE: agroalimentar, TIC, AgTech, cadeia de valor, inovação.
O IMPACTO DO INVESTIMENTO EM CAPITAL INTELECTUAL NA RENTABILIDADE DAS EMPRESAS
CRISTIANNE F. R. COSTA; SILVANIA N. NOSSA; VALCEMIRO NOSSA; EDVAN S. OLIVEIRA.
RESUMO
Objetivo: O objetivo do presente estudo é investigar o efeito do investimento em capital intelectual e seus componentes na performance das empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Mais especificamente, se existe uma relação positiva entre as proxies de capital intelectual, estrutural, humano e investido com a rentabilidade sobre o ativo e sobre o patrimônio líquido.
Originalidade/valor: Este trabalho se diferencia de Richieri (2007), Turra et al. (2015) e Brizolla e Turra (2015) por utilizar dados em painel e modelos econométricos de regressão estáticos e dinâmicos para analisar a performance das empresas. Também se diferencia de Nadeem et al. (2018) por utilizar a rentabilidade sobre o patrimônio, além da rentabilidade sobre o ativo para mensurar a performance.
Design/metodologia/abordagem: Duas equações foram propostas e estimadas por meio de estimadores estáticos (MQO e efeito fixo) e de estimadores dinâmicos (MQO dinâmicos e GMM), assim como proposto por Nadeem et al. (2018). Realizaram-se testes de exogeneidade estrita para averiguar a necessidade da utilização de modelos dinâmicos. Dessa forma, a primeira equação analisou o efeito do capital intelectual na performance futura (medida por ROA e ROE), enquanto a segunda equação investigou os efeitos do capital estrutural, investido e humano nesses mesmos indicadores de performance.
Resultados: Os resultados indicam um efeito positivo do investimento em capital intelectual na performance das empresas brasileiras. Além disso, todos os componentes do capital intelectual são significativos para o aumento da rentabilidade sobre o ativo e sobre o patrimônio.
PALAVRAS-CHAVE: capital intelectual, capital humano, capital estrutural, performance, VAIC.
CAPACIDADE ABSORTIVA DE EMPREENDIMENTOS INCUBADOS E AS AÇÕES DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DE AGRONEGÓCIOS PARAIBANOS
KARINA T. LIMA; LEONARDO F. BATISTA; VINICIUS F. MOREIRA.
RESUMO
Objetivo: Este artigo analisa a capacidade absortiva e as ações de inovação de empresas incubadas na Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (Iacoc).
Originalidade/valor: O valor desta pesquisa é a validação da literatura e efetividade do processo de fomento de incubadoras aos empreendimentos incubados, cuja transferência de recursos/conhecimento pode gerar inovação. Apresentamos a relação teórica entre a capacidade absortiva e as ações de inovação no contexto de empreendimentos incubados, inspirando práticas de gestão para inovações de diversos tipos, inclusive em contextos específicos, como o do agronegócio.
Design/metodologia/abordagem: Realizamos um estudo multicasos qualitativo, cujas análises se concentram em seis empreendimentos incubados na Iacoc. Foram utilizadas pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com os principais gestores, sendo os dados processados pelo software ATLAS.ti. Posterior análise de conteúdo enquadrou os dados em quatro categorias centrais: capacidade absortiva realizada aliada às inovações de produto, de marketing, de processo e organizacional.
Resultados: Os resultados mostram que os empreendimentos analisados apresentaram avanços a partir da capacidade absortiva realizada, com a geração de inovações em gestão e planejamento, gestão de pessoas, direcionamento de técnicas de produção, em características de concepção de produtos e acesso a mercados, entre outros. Defendemos que a associação teórica do campo da capacidade absortiva e a inovação no contexto de empreendimentos incubados podem desencadear ganhos substanciais ao campo temático e aos atores de ecossistemas de inovação: captação de conhecimento pelas empresas, ações de inovação, transformação dos envolvidos nas iniciativas e impacto socioeconômico.
PALAVRAS-CHAVE: capacidade absortiva, inovação, incubadora, agronegócio, impacto socioeconômico.
UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
JHONY P. MORAES; ALEXANDRE D. M. WISSMANN; JAIR J. JUNIOR; ARTHUR G. M. ANDRADE.
RESUMO
Objetivo: Analisar o processo de inserção profissional de egressos dos cursos de Administração e Administração Pública no Brasil, com idades entre 18 e 36 anos, formados a partir de 2011.
Originalidade/valor: Como principal contribuição do estudo, é possível destacar o contingente de profissionais bem qualificados em situação de desemprego, em trabalhos informais e muitas vezes subocupados, dando indícios à ampliação de uma inserção não qualificante no trabalho. Assim, como um problema generalizado, que perpassa diferentes idades, classes, gêneros e cores/raças/etnias, esse agravante no mercado laboral recai, principalmente, sobre os indivíduos com ensino superior, os quais mostram o enfrentamento de uma condição de trabalho aquém de suas competências e sua escolaridade.
Design/metodologia/abordagem: Este estudo tem enfoque quantitativo, não probabilístico, não experimental, transversal e descritivo. A coleta teve início em setembro de 2018 e término em novembro de 2018. Após os cortes, a amostra foi de 847 casos divididos por regiões, sendo: 344 do Sudeste, 244 do Sul, 163 do Nordeste, 56 do Centro-Oeste e 40 do Norte.
Resultados: Destaca-se nos resultados que 73% dos respondentes não passaram mais de um ano para se inserir profissionalmente, 20% dos egressos encontram-se em cargos com requisitos de escolaridade inferiores à graduação, e 16,6% não estão trabalhando. Além disso, apesar de bem qualificados, os profissionais investigados compartilham de um cenário ocupacional estruturalmente fragilizado, principalmente em relação aos tipos de vínculos laborais praticados, independentemente de suas características sociodemográficas.
PALAVRAS-CHAVE: inserção profissional, formação, trabalho, Administração, egressos.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E DESEMPENHO DA INDÚSTRIA DO BRASIL
MARINA B. SILVA; JOSÉ R. SANTANA.
RESUMO
Objetivo: Analisar a influência das estratégias de registro de marcas e de depósito de patentes sobre o desempenho econômico-financeiro de empresas de capital aberto da indústria de transformação brasileira entre os anos 1995 e 2014.
Originalidade/valor: A abordagem oferece reflexões importantes para tomada de decisões pela gestão de firmas e por seus investidores. Análises do desempenho econômico-financeiro de empresas da indústria de transformação brasileira, a partir da estratégia da proteção de sua propriedade intelectual, especialmente considerando o intervalo temporal analisado, não foram identificadas na literatura recente.
Design/metodologia/abordagem: Foram estudadas empresas da indústria de transformação com listagem na Bolsa brasileira. Consideraram-se os anos entre 1995 e 2014, numa amostra composta por 49 companhias e 746 observações. As estimativas foram feitas por meio de modelos de regressão em painel. As variáveis dependentes são o valor de mercado e o ROA. As variáveis independentes (controladas) são registros de marcas e depósitos de patentes (propriedade intelectual).
Resultados: Evidenciou-se uma relação positiva e estatisticamente significativa entre os registros de marcas e depósitos de patentes e o valor de mercado das firmas. Como são ativos que refletem a imagem da empresa no mercado, a proteção das marcas parece refletir bem sobre a percepção dos acionistas da empresa, o que repercute no valor de mercado. No caso das patentes, o efeito positivo sobre o desempenho de mercado está relacionado à expectativa positiva do investidor sobre a aplicação da firma em tecnologia, inovação e propriedade intelectual. Não foram identificados efeitos positivos da propriedade intelectual sobre o ROA.
PALAVRAS-CHAVE: inovação tecnológica, marcas, patentes, indústria de transformação, finanças.
número 6 - edição especial
INNOVATION IN SERVICES: AN INTRODUCTION
DIMÁRIA SILVA E. MEIRELLES; FAÏZ; VARGAS, EDUARDO R. GALLOUJ; FABIO L. OLIVA; PAULO A. ZAWISLAK.
O IMPACTO DA ECONOMIA DIGITAL NO CRESCIMENTO ECONÔMICO: O CASO DOS PAÍSES DA OCDE
SOFIA GOMES; JOÃO M. LOPES; LUÍS FERREIRA.
RESUMO
Objetivo: Este estudo longitudinal analisa o impacto da economia digital no crescimento econômico dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foram divididos em grupos de acordo com o seu nível de desenvolvimento (países em transição e em inovação).
Originalidade/valor: Estudos empíricos sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no crescimento econômico dos países vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. No entanto, ainda não existem estudos que analisem esse problema para o conjunto de países da OCDE, muito menos esses países estiveram divididos de acordo com seu nível de desenvolvimento econômico, permitindo avaliar as diferenças entre os mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos. O estudo dessa lacuna existente na literatura permite inferir implicações importantes para os decisores políticos implementarem a agenda digital de forma mais eficiente.
Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se uma amostra de dados em painel, recolhida pelo Banco Mundial, que abrange os 36 países da OCDE e o período de 2000 a 2019. Realizou-se uma análise estatística das variáveis para todos os países da OCDE e separadamente para países em transição e países em inovação. Em seguida, realizou-se uma análise de correlação entre as variáveis e foram estimados três modelos pelo método do painel de momentos generalizados (GMM) com as diferenças entre países fixas.
Resultados: O impacto da economia digital medida pela proxy de tecnologia – internet, telefone móvel e banda larga fixa – no crescimento econômico dos países da OCDE depende do seu nível de desenvolvimento e das medidas das tecnologias que capturam a economia digital. As TIC influenciam positivamente o desenvolvimento das economias dos países da OCDE e podem ser usadas como instrumentos pelos formuladores políticos. Esses agentes devem implementar políticas que fortaleçam as infraestruturas físicas e tecnológicas das TICs, o empoderamento digital do capital humano e a maior equidade social no acesso às TICs.
PALAVRAS-CHAVE: telefone móvel, internet, banda larga fixa, economia digital, crescimento econômico.
DESAFIOS NA MEDIÇÃO DO IMPACTO DA INOVAÇÃO SOCIAL: BARREIRAS E INTERVENÇÕES PARA SUPERAR
JORGE CUNHA; WELLINGTON ALVES; MADALENA ARAÚJO.
RESUMO
Objetivo: Este artigo revisa pesquisas existentes relacionadas à avaliação do impacto da inovação social e identifica várias barreiras para essa avaliação. Em seguida, são propostas intervenções para superar essas barreiras.
Originalidade/valor: A inovação social tem desempenhado um papel importante na promoção de mudanças positivas para a sociedade. No entanto, medir seu impacto é um desafio muito significativo devido às muitas barreiras enfrentadas na seleção de métricas que se encaixam em sua definição e objetivo. Reconhecendo esses desafios, a principal contribuição deste artigo foi identificar as barreiras mais comuns e sugerir como elas podem ser superadas.
Design/metodologia/abordagem: Duas abordagens foram consideradas nesta pesquisa. Por um lado, aplicou-se uma abordagem bottow-up para revisar a literatura relevante relacionada a métricas de impacto para inovação social e boas práticas para avaliação de impacto de inovação social. Por outro, utilizou-se uma abordagem top-down, por meio da coleta e análise de projetos de pesquisa relacionados à identificação de métricas de impacto da inovação social, amplamente difundidos e bem consolidados na literatura atual.
Resultados: Esta pesquisa oferece insights valiosos para pesquisadores acadêmicos, decisores de políticas e profissionais que trabalham no campo da inovação social, identificando e classificando as principais barreiras enfrentadas para medir o impacto da inovação social, ou seja, a falta de conscientização das partes interessadas no campo da inovação social, dificuldades para selecionar as métricas para avaliar a inovação social, dificuldades para selecionar critérios para identificar indicadores mais adequados à inovação social, falta de engajamento dos beneficiários, falta de apoio financeiro e público e falta de consenso na definição de inovação social.
PALAVRAS-CHAVE: inovação social, medição de impacto, barreiras, impacto social, valor social.
CAPACIDADES PARA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DIREÇÕES PARA PESQUISAS FUTURAS
RAFAEL T. CRISPIM; CARLAI O. NETTO; GUILHERME F. CAMBOIM; FELIPE F. CAMBOIM.
RESUMO
Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar como a literatura de estudos de inovação aborda o tema das capacidades para inovação em serviços e propor direções para futuras pesquisas nesse campo.
Originalidade/valor: Existe uma lacuna na literatura sobre inovação em serviços em relação ao que é a combinação de capacidades, que garante o sucesso das empresas de serviços, considerando as características que os inovadores de serviços possuem.
Design/metodologia/abordagem: Este estudo compreende uma análise bibliométrica de documentos recuperados das bases de dados Scopus e Web of Science. A amostra total examinada é composta por 1.523 estudos publicados entre 1974 e 2020. Os dados foram analisados com o Bibliometrix R-package, que também forneceu diversas formas de visualização. Uma análise de cocitação adicional foi realizada usando o software VosViewer.
Resultados: Os resultados indicam que há uma crescente discussão sobre inovação e capacidades em serviços no período em análise, mas ainda é um corpo teórico fragmentado. Existe uma grande variedade de abordagens teóricas que têm sido usadas para descrever capacidades para inovação de serviços. Dessa forma, este estudo contribui para a literatura ao mapear o estado da arte atual no campo da inovação em serviços e ao identificar seus principais temas de pesquisa, o que nos permitiu propor uma agenda de pesquisa para posterior desenvolvimento. Por fim, identificamos que poucos estudos envolvem dados coletados em diferentes regiões geográficas, além de países desenvolvidos.
PALAVRAS-CHAVE: análise bibliométrica, capacidades de inovação, inovação em serviços, serviços, Bibliometrix.
SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ESTUDO META-ANALÍTICO
LAURA M. AGUIAR-COSTA; CARLOS A. X. C. CUNHA; WALLYSSON K. M. SILVA; NELSIO R. ABREU.
RESUMO
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar os principais construtos antecedentes e consequentes que compõem a satisfação do consumidor na prestação de serviços que utilizam inteligência artificial (IA) e suas magnitudes.
Originalidade/valor: Este estudo busca preencher uma lacuna advinda da escassez de pesquisas meta-analíticas sobre a prestação de serviços com IA e sua relação com a satisfação do consumidor.
Design/metodologia/abordagem: O presente trabalho adotou o método meta-analítico e o seu desenvolvimento seguiu três fases: 1. pesquisa; 2. coleta; e 3. codificação e análise de dados. Foram analisados 19 artigos publicados em periódicos de relevância internacional no período de janeiro de 2000 e dezembro de 2020, presentes nas plataformas Web of Science e Science Direct, que totalizaram 128 observações e 28 relações.
Resultados: Foram identificados cinco construtos antecedentes e um construto consequente. A partir disso, construiu-se um modelo integrado para ilustrar as relações da satisfação do consumidor em serviços inteligentes. Os resultados alcançados demonstram que a satisfação do consumidor na prestação de serviços está significantemente correlacionada a adoção de inteligência artificial. Em suma, a avaliação quantitativa integrada que foi realizada neste estudo, visa contribuir com futuras evidências empíricas de tal maneira que ocorra um aumento do alcance dos estudos em inteligência artificial e satisfação do consumidor, a partir da análise dos seguintes construtos: valor percebido, recursos percebidos, percepção da qualidade, orientação mercadológica, identificação com o serviço e comportamento de uso de AI em serviços.
PALAVRAS-CHAVE: inteligência artificial, serviços, satisfação do consumidor, meta-análise, modelo integrado.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM AGILIDADE: A EMERGENTE CAPACIDADE DINÂMICA DE SERVIÇOS COMPLEMENTARES
ANDRADE, CRISTIANA R. D’OLIVEIRA; GONÇALO, CLÁUDIO R.; SANTOS, ANDRÉ M.
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender como organizações agilizam a transformação digital (TD) e impulsionam inovações em serviços digitais no modus operandi do desenvolvimento de capacidades dinâmicas (CD). A TD propicia a mobilização de recursos ágeis relativos à flexibilidade operacional e às capacidades tecnológica e informacional.
Originalidade/valor: O estudo contribui ao apresentar uma nova perspectiva teóricoaplicada sobre a agilidade como uma competência necessária ao desenvolvimento de CD, sendo investigada em país emergente, no caso, o Brasil. O desenvolvimento de CD adequadas à TD torna-se crítico para a captura de oportunidades no dinâmico ambiente digital.
Design/metodologia/abordagem: Foram investigadas 40 empresas no território brasileiro no sentido de explorar a relação entre CD e a TD, com enfoque na agilidade e com base na lógica de replicação literal e teórica de estudos de casos. O framework teórico foi a base de validação do raciocínio aplicado em empresas de três campos empíricos (energia, automotivo e serviços digitais), com triangulação de fontes secundárias, relatórios gerenciais e documentos internos.
Resultados: Resultados evidenciam que, entre os casos analisados, a agilidade não pressupõe CD fortes em sensing, pois depende da maturidade em servitização. Destacou-se a mediação do uso aplicado de recursos intangíveis e ativos digitizados, que atribuem velocidade ao seizing e à transformação do negócio. No contexto de ambientes intensivos em ativos digitais, propõe-se que a estratégia de TD seja realizada com inteligência analítica e agilidade na integração de processos tecnológicos.
PALAVRAS-CHAVE: transformação digital, capacidades dinâmicas, serviços complementares, plataformas, ecossistemas.
INOVAÇÃO EM SERVIÇOS E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E CAMINHOS FUTUROS
BANDEIRA, GABRIEL L.; CHANQUINI, ANDREA; TORTATO, UBIRATÃ; QUANDT, CARLOS
RESUMO
Objetivo: A transição de uma economia baseada em produtos para uma economia baseada em serviços é bem reconhecida. Nesse contexto, a inovação em serviços (IS) ganhou força por parte dos estudiosos. Além disso, um grande desafio associado à mudança da centralização no produto para uma orientação a serviços é a estruturação do processo de gestão do conhecimento (GC) para que as empresas se mantenham competitivas. Este estudo buscou identificar raízes teóricas, trajetórias de pesquisa e temas para propor caminhos futuros neste campo.
Originalidade/valor: Empiricamente, o estudo apresenta elementos sobre IS e GC ao conceituar, validar e discutir a integração do campo. O estudo também lança luzes sobre as raízes teóricas e identifica os principais temas de pesquisa na literatura.
Design/metodologia/abordagem: Esta pesquisa revisou 144 publicações na intersecção entre IS e GC, bem como realizou duas análises bibliométricas – análise de cocitação e análise de coocorrência – e uma revisão qualitativa para criticar os resultados quantitativos obtidos.
Resultados: Esta pesquisa contribui para a compreensão do domínio de três maneiras principais. Em primeiro lugar, as raízes teóricas mostraram que o campo é caracterizado por dois grupos de referências citadas: publicações no período nascente (antes de 2010) e no período emergente (após 2011). Em segundo lugar, a metanálise mostrou cinco estudos pioneiros e revelou dois importantes pontos de virada na literatura, sugerindo as próximas etapas de pesquisa. Em terceiro lugar, foram identificados quatro temas de pesquisa distintos: 1. gestão da inovação (innovation management); 2. inteligência de negócios (business intelligence); 3. compartilhamento de conhecimento (knowledge sharing); e 4. governança (governance). Finalmente, os resultados destacaram temas de pesquisa para futuros estudos revolucionários de métodos qualitativos, quantitativos e mistos, tanto de forma teórica quanto empírica.
PALAVRAS-CHAVE: análise bibliométrica, ecossistema de inovação, revisão de literatura, Kibs, orientação a serviços.