Ano 2020 / Volume 21

NÚMERO 1 - Edição especial sobre bem estar

BEM-ESTAR: ANTECEDENTES E CONSEQUENTES

ABBAD, GARDÊNIA DA SILVA; CARLOTTO, MARY SANDRA; GONDIM, SONIA MARIA GUEDES; JESUINO, JORGE CORREIA

PRÁTICAS DE GESTÃO, BEM-ESTAR E COMPORTAMENTO DE APOIO

NEIVA, ELAINE R.; MACAMBIRA, MAGNO O.; RIBEIRO, ELISA M. B. A.

RESUMO

Objetivo: Este artigo tem por objetivo avaliar a influência das práticas de gestão da mudança, das razões e dos benefícios sobre o bem-estar e o comportamento de apoio às mudanças. 

Originalidade/valor: A contribuição teórica deste estudo está em subsidiar a mensuração das ações realizadas, as reações dos indivíduos ao processo e a mensuração dos aspectos que contribuem para a atribuição de sentido que os indivíduos fazem sobre o processo de mudança. 

Design/metodologia/abordagem: Participaram do estudo 255 colaboradores administrativos de uma holding brasileira que oferece serviços de transporte rodoviário, de fretamento e logística em três estados do Brasil. Utilizaram-se as seguintes medidas: Escala de Práticas de Gestão da Mudança, Escala de Razões e Benefícios para a Mudança, Instrumento de Comportamentos de Apoio à Mudança Organizacional e Escala de Bem-Estar no Trabalho. Os instrumentos foram aplicados aos profissionais e gestores das unidades para avaliar as medidas propostas considerando o processo de mudança pelo qual a organização estava passando. Os dados da amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorial confirmatória (AFC) dos instrumentos, além da análise de mediação e de equações estruturais para o teste de hipóteses. 

Resultados: Os resultados do estudo apontam que as práticas de gestão da mudança afetam positivamente tanto os comportamentos de apoio quanto o bem-estar do trabalhador. Foi identificado também efeito diferenciado das razões organizacionais percebidas e dos benefícios percebidos nos comportamentos de apoio e no bem-estar no trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Mudança nas organizações. Práticas de gestão. Bem-estar do trabalhador. Razões e benefícios com a mudança. Apoio à mudança.

ANTECEDENTES DE BEM-ESTAR NO TRABALHO: CONFIANÇA E POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

OLIVEIRA, ÁUREA F.; GOMIDE JÚNIOR, SINÉSIO; POLI, BÂNIA V. S.

RESUMO

Objetivo: Este estudo teve por objetivo investigar o impacto de políticas de gestão de pessoas e da confiança organizacional sobre o bem-estar no trabalho, definido aqui como a prevalência de emoções positivas no trabalho acrescida da percepção do indivíduo de que, no seu trabalho, desenvolve seus potenciais e avança no alcance de suas metas de vida. 

Originalidade/valor: De acordo com a hipótese que sustenta esta investigação, o contexto de trabalho se apresenta como lugar privilegiado de emoções e, fundamentalmente, de realização e construção da felicidade pessoal. A premissa de que o alcance da felicidade pessoal é possível  no trabalho incentiva os profissionais de gestão de pessoas a identificar estratégias eficazes na promoção do bem-estar. 

Design/metodologia/abordagem: A amostra foi composta por 212 trabalhadores de diversas organizações que responderam a instrumentos com evidência de validade e fidedignidade. O modelo foi testado pela modelagem de equações estruturais; e os coeficientes de fidedignidade das escalas, por meio do alfa de Cronbach. 

Resultados: Os resultados apontaram que o ajustamento do modelo é apenas razoável, embora, em função dos índices de ajustamento, possa ser aceito. Os resultados são discutidos em termos das contribuições do estudo para a ampliação do conhecimento na área do comportamento organizacional e em suas implicações para ações gerenciais. Sugere-se, ainda, a realização de outros estudos que abranjam amostras mais amplas e de diferentes naturezas. 

PALAVRAS-CHAVE: Políticas de gestão de pessoas. Confiança organizacional. Bem-estar no trabalho. Felicidade. Psicologia positiva.

ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DA PROSPERIDADE NO TRABALHO: UM MODELO DE MEDIAÇÃO MODERADA

NOVAES, VLADIMIR P.; FERREIRA, MARIA C.; MENDONÇA, HELENIDES; TORRES, CLÁUDIO V.

RESUMO

Objetivo: Investigar as relações da participação na tomada de decisões e do suporte social no trabalho com o desempenho de papéis no trabalho, assim como o papel mediador da prosperidade no trabalho e o papel moderador da autoeficácia em tais relações. 

Originalidade/valor: O estudo contribuiu para a extensão da rede monológica da prosperidade no trabalho, ao testar um modelo que engloba conjuntamente construtos pouco estudados como antecedentes e consequentes da prosperidade no trabalho, além de analisar o papel de um recurso pessoal nessas relações, com base na teoria de demandas e recursos do trabalho (JD-R). 

Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é de natureza empírica, com abordagem quantitativa de natureza correlacional, e testou sete hipóteses. Os dados foram coletados por meio de questionários de autorrelato e analisados pela modelagem de equações estruturais. 

Resultados: As hipóteses foram totalmente corroboradas e indicaram os seguintes aspectos: a participação na tomada de decisões e o suporte social exercem impacto positivo sobre a prosperidade no trabalho; a prosperidade no trabalho medeia a relação entre tais variáveis e o desempenho de papéis no trabalho; a autoeficácia modera as relações positivas da participação na tomada de decisões e do suporte social com a prosperidade no trabalho, no sentido de acentuá-las. A pesquisa traz importantes implicações para a literatura, ao contribuir para a extensão do modelo de prosperidade no trabalho a amostras brasileiras. As organizações poderão se beneficiar de tais achados e obter vantagem competitiva ao implantarem medidas capazes de promover melhorias no que diz respeito à prosperidade no ambiente organizacional.  

PALAVRAS-CHAVE: Prosperidade no trabalho. Autoeficácia. Participação na tomada de decisão. Suporte social. Desempenho de papéis no trabalho.

O PAPEL DO REDESENHO DO TRABALHO NA PROMOÇÃO DO FLOW E DO BEM-ESTAR

DEVOTTO, RITA P. de; FREITAS, CLARISSA P. P.; WECHSLER, SOLANGE M.

RESUMO

Objetivo: Investigar as relações da participação na tomada de decisões e do suporte social no trabalho com o desempenho de papéis no trabalho, assim como o papel mediador da prosperidade no trabalho e o papel moderador da autoeficácia em tais relações. 

Originalidade/valor: O estudo contribuiu para a extensão da rede monológica da prosperidade no trabalho, ao testar um modelo que engloba conjuntamente construtos pouco estudados como antecedentes e consequentes da prosperidade no trabalho, além de analisar o papel de um recurso pessoal nessas relações, com base na teoria de demandas e recursos do trabalho (JD-R). 

Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é de natureza empírica, com abordagem quantitativa de natureza correlacional, e testou sete hipóteses. Os dados foram coletados por meio de questionários de autorrelato e analisados pela modelagem de equações estruturais. 

Resultados: As hipóteses foram totalmente corroboradas e indicaram os seguintes aspectos: a participação na tomada de decisões e o suporte social exercem impacto positivo sobre a prosperidade no trabalho; a prosperidade no trabalho medeia a relação entre tais variáveis e o desempenho de papéis no trabalho; a autoeficácia modera as relações positivas da participação na tomada de decisões e do suporte social com a prosperidade no trabalho, no sentido de acentuá-las. A pesquisa traz importantes implicações para a literatura, ao contribuir para a extensão do modelo de prosperidade no trabalho a amostras brasileiras. As organizações poderão se beneficiar de tais achados e obter vantagem competitiva ao implantarem medidas capazes de promover melhorias no que diz respeito à prosperidade no ambiente organizacional.  

PALAVRAS-CHAVE: Prosperidade no trabalho. Autoeficácia. Participação na tomada de decisão. Suporte social. Desempenho de papéis no trabalho.

BEM-ESTAR PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES E QUALIDADE DE VIDA ORGANIZACIONAL: O PAPEL MEDIADOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL

RESUMO

Objetivo: Testar modelos de mediação e moderação da cultura organizacional, valores concorrentes e estilos de funcionamento organizacional, tendo como antecedente a qualidade de vida organizacional (QVO) e como consequente o bem-estar pessoal nas organizações (BEO). 

Originalidade/valor: A literatura tem apresentado testes de modelos de mediação/moderação para compreender o bem-estar dos empregados e subsidiar a gestão para a implantação de estratégias adequadas às realidades organizacionais. A cultura organizacional tem sido variável componente de alguns desses modelos, mas não foram identificadas na literatura publicações que investiguem a cultura como mediadora/moderadora da relação qualidade de vida/bem-estar. 

Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa quantitativa, transversal, em que se utilizaram escalas que apresentam evidências de validade psicométrica. Essas escalas foram aplicadas a 1.292 empregados (81%) da população de uma organização pública. Dois modelos de mediação e dois de moderação foram testados por meio de regressão múltipla. 

Resultados: Os resultados das análises de regressão linear e hierárquica utilizadas para testar os modelos propostos revelaram que, com exceção da cultura burocrática, todos os tipos de cultura tiveram poder de mediação significativos entre as variáveis de QVO e BEO. Não foram identificadas relações de moderação. As evidências empíricas dos testes dos modelos indicam que é preciso atentar para as características culturais das organizações na definição de estratégias de intervenção relativas à QVO e ao BEO, visto que algumas podem ser mais aplicáveis a determinadas culturas e menos a outras.  

PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida organizacional. Bem-estar. Cultura. Mediação. Modelo.

PRESENTEÍSMO DE PROFESSORES REGENTES: BEM-ESTAR COMO ESTADO PSICOLÓGICO CRÍTICO NA MEDIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO

PÉREZ-NEBRA, AMALIA R.; QUEIROGA, FABIANA; OLIVEIRA, THIAGO A.

RESUMO

Objetivo: Testar a realização no trabalho como mediador da relação entre desenho do trabalho e presenteísmo em professores regentes. 

Originalidade/valor: O presenteísmo é uma das formas de perda de desempenho dos professores em sala de aula. Diversos são os modelos que explicam resultados organizacionais, entre os quais o Modelo de Características do Trabalho. Entretanto, este modelo até o presente momento não foi testado com presenteísmo, e, segundo sua proposta, ele será predito pelo desenho do trabalho mediado por atitudes positivas relacionadas ao trabalho (isto é, bem-estar eudaimônico). 

Design/metodologia/abordagem: Participaram do estudo 2.282 professores de escolas públicas, dos quais 71,1% eram mulheres. Responderam à escala de realização no trabalho, à escala Stanford de presenteísmo e à taxonomia completa de desenho do trabalho da versão brasileira. Foram testadas relações diretas e mediadas, e o Modelo de Características do Trabalho confirmou-se parcialmente. 

Resultados: Para trabalho não completado, a mediação confirmou-se apenas para a subcategoria identificação da tarefa do desenho do trabalho. Nesse fator, observaram-se relações diretas com autonomia de planificação e suporte social. Para distração evitada, a mediação ocorreu apenas para suporte social e conforto no trabalho. As subcategorias autonomia de decisão, demandas físicas e complexidade do trabalho apresentaram relações diretas. Discute-se o papel mediador dos estados psicológicos críticos e de outros gatilhos positivos que poderiam mediar a relação entre desenho do trabalho e resultados organizacionais, como as emoções. 

PALAVRAS-CHAVE: Presenteísmo. Desenho do trabalho. Bem-estar. Professores. Modelo de Características do Trabalho.

número 2

CAPACIDADE ABSORTIVA EM IMPLEMENTAÇÕES DE ANALYTICS: UM MODELO DE PESQUISA

FERREIRA, RODRIGO; GOMES, JOSIR S.; CARVALHO, ANA

RESUMO

Objetivo: Apresentar um estudo em profundidade com empresas portuguesas a fim de propor um modelo conceitual que emergiu dos dados coletados, enfatizando o modo como a ferramenta contribui para a formação de capacidade absortiva.  

Originalidade/valor: Foi possível delinear um modelo com as associações teóricas entre capacidade absortiva e analytics a partir das vozes de especialistas e tomadores de decisão de empresas portuguesas, contribuindo como instrumento para orientar estratégias que ajudem as empresas a compreender melhor como acontece a absorção do conhecimento em implementações de analytics para um direcionamento mais eficiente de esforços e consequente geração de valor incremental. 

Design/metodologia/abordagem: Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com a adoção da Grounded Theory como estratégia de pesquisa. Dessa forma, adotaram-se técnicas e procedimentos do método que permitiram a constante coleta e análise dos dados. Para tanto, utilizou-se o software Atlas.ti. 

Resultados: A principal contribuição teórica é a proposição de um modelo conceitual que considere as categorias, subcategorias, propriedades e dimensões emergentes, que qualificam o alinhamento conceitual entre capacidade absortiva e analytics e explicam a existência do construto ao longo da implementação. Como contribuições empresariais, ressalta-se a configuração da absorção do conhecimento de acordo com dois padrões de uso do analytics: orientado à resolução de problemas específicos e como orientador do planejamento institucional. 

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva. Analytics. Big Data Analytics. Extração de valor. Grounded Theory.

ESCALA DE CULTURA DE GERENCIAMENTO DE ERROS: TRADUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE PARA AMOSTRAS BRASILEIRAS

PORTO, JULIANA B.; PUENTE-PALACIOS, KATIA E.; MOURÃO, LUCIANA; SANTOS, MARIANA M.; ARAUJO, IVY F.

RESUMO

Objetivo: O objetivo deste artigo foi identificar evidências de validade para a versão em português do Brasil da Escala de Cultura de Gerenciamento de Erros. 

Originalidade/valor: O erro é generalizado e não pode ser totalmente evitado. Assim, é essencial promover o gerenciamento para lidar com erros e evitar consequências negativas. A cultura de gerenciamento de erros compreende um conjunto de práticas organizacionais relacionadas à comunicação sobre erros, ao compartilhamento de conhecimento sobre os erros, à ajuda em situações de erro e à rápida detecção e tratamento de erros. No Brasil, não foi encontrado questionário para medir esse conceito, apesar da relevância de entender como aprendemos com nossas falhas. 

Design/metodologia/abordagem: A Escala de Cultura de Gerenciamento de Erros foi obtida após os procedimentos de tradução para português e tradução reversa. Realizaram-se pesquisas on-line e presencial. Uma amostra de 233 trabalhadores respondeu à escala de 17 itens, avaliados por uma escala de cinco pontos. Variáveis   demográficas e profissionais também foram coletadas. 

Resultados: Os resultados de uma análise fatorial exploratória e da análise paralela suportaram uma estrutura unifatorial, mas também a representação de quatro facetas do gerenciamento de erros. As cargas fatoriais variaram de 0,35 a 0,82, e o coeficiente de confiabilidade de Cronbach foi de 0,94. A estrutura encontrada está alinhada com o estudo original e com outros estudos usando a escala. Os resultados apontaram que se trata de um instrumento promissor para pesquisas e diagnósticos. Estudos futuros são necessários para confirmar esses achados com diferentes públicos e testar sua validade preditiva para ampliar as evidências. 

PALAVRAS-CHAVE: Cultura organizacional. Práticas organizacionais. Gerenciamento de erros. Validade de escala. Cultura de gerenciamento de erros.

COMPORTAMENTO PLANEJADO E CRENÇAS RELIGIOSAS COMO ANTECEDENTES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS

PAIVA, LUIS E. B.; SOUSA, EVANGELINA S.; LIMA, TEREZA C. B.; SILVA, DIRCEU DA

RESUMO

Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o relacionamento entre as crenças religiosas e os constructos da Teoria do Comportamento Planejado na intenção empreendedora. 

Originalidade/valor: O artigo se destaca por fomentar a compreensão do empreendedorismo a partir da Teoria do Comportamento Planejado, proposta por Ajzen (1991), alinhando-a com as crenças religiosas. 

Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 448 estudantes do curso de Administração de duas universidades públicas do Nordeste. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados. 

Resultados: Os resultados apontaram que a atitude pessoal, o controle percebido e as crenças religiosas exerceram influência sobre a intenção empreendedora de estudantes universitários, o que não ocorreu com as normas subjetivas. Contudo, as normas subjetivas influenciaram a atitude pessoal e o controle percebido dos estudantes universitários. Os universitários apresentaram uma predisposição ao empreendedorismo e reconheceram que têm as competências necessárias para criação de negócios. Contudo, a escolha em se tornar empreendedor pode não ser motivada, diretamente, pela expectativa de seus referentes sociais. Ademais, os universitários não perceberam a influência das crenças religiosas na manifestação do seu comportamento, pelo fato de a vocação e a motivação pró-social estarem distantes do contexto ambiental em que os universitários estão inseridos ou por não serem praticantes de uma religião que fomente tais crenças. 

PALAVRAS-CHAVE: Crenças religiosas. Empreendedorismo. Intenção empreendedora. Religião. Comportamento planejado. 

MODELOS DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS E GOVERNANÇA CORPORATIVA

GANZ, ALYNE C. S.; SCHLOTEFELDT, JOSIANE O.; RODRIGUES JUNIOR, MOACIR M.

RESUMO

Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão da governança corporativa na explicação dos modelos de precificação de ativos de três e cinco fatores de Fama e French (1993, 2015). 

Originalidade/valor: A presente investigação se diferencia dos demais trabalhos por inserir a governança corporativa como fator explicativo nos modelos de precificação de ativos financeiros. Pretende-se, assim, contribuir para a área de pesquisa ao tentar identificar características antes não exploradas, quanto ao método proposto, que agreguem explicação aos modelos de precificação de ativos financeiros, de modo a ajudar os investidores e profissionais da área financeira. 

Design/metodologia/abordagem: A amostra de pesquisa é composta por 387 empresas listadas na B3, no período entre 2012 e 2016. Para análise dos dados, utilizaram-se regressões de dados em painel, de acordo com metodologia dos estudos de Fama e French (1993, 2015), por meio do software Stata. 

Resultados: Os resultados indicam que a governança corporativa impacta negativamente o retorno das ações das pequenas empresas com menores níveis de governança corporativa e que o inverso acontece em relação às grandes empresas, com altos níveis de governança. Outras variáveis também foram encontradas como impactantes no retorno das ações, como valor de mercado, book-to-market, rentabilidade e investimentos. 

PALAVRAS-CHAVE: Risco. Retorno. Governança corporativa. Novo Mercado. Capital Asset Pricing Model. 

A COMUNALIDADE NA LIQUIDEZ É UM FATOR DE RISCO PRECIFICÁVEL?

SILVA, CLAUDIO; MACHADO, MÁRCIO ANDRÉ VERAS

RESUMO

Objetivo: Analisar se a comunalidade na liquidez é precificada e sua relação com o retorno acionário no mercado acionário brasileiro. 

Originalidade/valor: Por causa da incipiência, na literatura financeira brasileira, do tema comunalidade na liquidez, este artigo proporciona o desenvolvimento do conhecimento acerca do efeito da comunalidade na liquidez para o investidor, investigando se uma estratégia de investimento em ativos mais sensíveis a variações sistemáticas da liquidez é atrativa para os investidores, condizente com a trade off risco-retorno. 

Design/metodologia/abordagem: Para identificar o efeito da comunalidade para o investidor, optou-se pela utilização de carteiras. Adotando como amostra as empresas listadas na B3, foram desenvolvidas regressões em série de tempo, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2015. 

Resultados: Verificou-se que a comunalidade é um fenômeno presente no mercado acionário brasileiro e que os seus maiores valores se concentraram nos períodos das crises financeiras internacionais. Ademais, com a utilização de carteiras, observou-se um prêmio de 4,165% ao mês para a comunalidade na liquidez, apesar de não significativo estatisticamente. Por fim, constatou-se que a comunalidade na liquidez constitui um fator de risco precificável e, ao expô-lo aos demais fatores de risco, verificou-se que o fator de risco liquidez conseguiu parcialmente capturá-lo. 

PALAVRAS-CHAVE: Comunalidade. Investimento. Liquidez. Risco. Retorno.

EVENTOS EXTREMOS E O MERCADO DE PETRÓLEO: ABORDAGEM DE SALTOS CONDICIONAIS

RESENDE, MAX C.; PEDRO, EVANDRO C.

RESUMO

Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os movimentos de preços estimulados por eventos extremos, como explosão de plataforma e crises geopolíticas e financeiras no mercado de petróleo, e compreender a reação e a persistência desses efeitos sobre o preço da commodity. 

Originalidade/valor: A posição de destaque do petróleo gera preocupações de investidores, produtores e formuladores de política em razão do comportamento instável de seu nível de preço e padrão de volatilidade, o que justifica a necessidade de investigação de sua dinâmica para fins de formação de política econômica, estratégias de trading, estrutura de custos e receitas das empresas do setor e decisões de investimento em outras fontes de energia. 

Design/metodologia/abordagem: Para modelar a ocorrência de saltos de volatilidade originada pela ocorrência de eventos extremos, foram utilizadas quatro especificações para a metodologia de saltos condicionais ARJI-GARCH, desenvolvida por Chan e Maheu (2002). Os dados consistem em 2.008 registros diários do preço de fechamento do petróleo do tipo light (WTI) no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2017, obtidos na NYMEX. 

Resultados: Dentre vários resultados, verificou-se que a ocorrência de eventos extremos provoca alterações significativas nos retornos do petróleo, contrariando a hipótese de mercados eficientes. Também se constatou que as variações no preço do petróleo podem ser especificadas por meio de saltos condicionais que são variantes no tempo, porém pouco sensíveis a choques passados e de persistência de curtíssimo prazo.  

PALAVRAS-CHAVE: Petróleo. Volatilidade. Eventos extremos. Modelos ARJI-GARCH. Saltos condicionais.

número 3

ABRINDO CAIXAS-PRETAS DAS INOVAÇÕES DISRUPTIVAS: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A UBER EM BELO HORIZONTE

VIEIRA, KELLY C.; PAIVA, ANDRÉ L.; ALCÂNTARA, VALDERÍ C.; REZENDE, DANIEL C.

RESUMO

Objetivo: Busca-se neste artigo compreender as controvérsias presentes a partir da inserção de uma tecnologia disruptiva em um novo modelo de negócios, a Uber, no mercado de mobilidade urbana de Belo Horizonte. 

Originalidade/valor: A teoria ator-rede permite descrever uma inovação como técnica e social, bem como identificar as sociomaterialidades que estão a enactar as múltiplas realidades a partir da mobilização em controvérsias. A proposta é original ao investigar como uma inovação disruptiva é construída como “fato”, acompanhando seus processos de desestabilização e construção de um novo mercado. Houve avanços também na aplicação do conceito de enactar e multiplicidade no estudo de inovações disruptivas. 

Design/metodologia/abordagem: A pesquisa foi operacionalizada a partir da própria teoria ator-rede, utilizando-se da cartografia para seguir os atores em suas controvérsias. Os dados foram advindos, principalmente, de jornais, postagens em redes sociais e materiais jurídicos acessados via internet (de dezembro de 2014 a julho de 2017). Para a apresentação dos resultados, utilizaram-se a mandala de atores que disputam posições em controvérsias e a árvore hierárquica das controvérsias. 

Resultados: O arranjo foi marcado por diversas controvérsias que versavam sobre a legitimidade do aplicativo, as relações trabalhistas estabelecidas pela inovação e a qualidade dos serviços prestados, cada uma sustentada por diferentes atores, posições e argumentos. Identificaram-se quatro tipos de tecnologia enactada nesse arranjo: 1. da tecnologia do usuário; 2. da prestação de serviço; 3. das questões econômicas; e 4. do motorista Uber. Entendeu-se com isso que a tecnologia Uber é múltipla, enactada de formas diferentes, em diferentes práticas, e que o arranjo sociotécnico ainda não se estabilizou. 

PALAVRAS-CHAVE: Cartografia das controvérsias. Economia de compartilhamento. Teoria ator-rede. Tecnologia e sociedade. Enactar.

CAPACIDADE ABSORTIVA INDIVIDUAL E INTENÇÃO EMPREENDEDORA EM SUCESSORES DE PROPRIEDADES RURAIS

SANTOS, CLAUDETE C.; TESTON, SAYONARA F.; ZAWADZKI, PATRICK; LIZOTE, SUZETE A.; MACHADO, HILKA P. V.

RESUMO

Objetivo: Este estudo buscou explorar a associação entre os construtos capacidade absortiva individual e intenção empreendedora em sucessores de propriedades rurais em sistema cooperativista. 

Originalidade/valor: A contribuição apresentada expande o campo de estudos de empreendedorismo e da sucessão familiar, bem como traz elementos para a gestão de propriedades rurais. Empiricamente, os resultados oferecem novos elementos para gestores de cooperativas e outras organizações similares para formulação de estratégias, visando auxiliar no dilema do preparo de sucessores. 

Design/metodologia/abordagem: O desenho do método adotado seguiu abordagem quantitativa, de nível descritivo, do tipo survey e corte transversal. Participaram do estudo 84 sucessores de propriedades rurais, os quais foram participantes de um Programa de Desenvolvimento de Competências para continuidade dos jovens na gestão das propriedades. Utilizaram-se questionários para avaliar os construtos capacidade absortiva individual e intenção empreendedora. A análise estatística utilizou as provas de Kruskal-Wallis com o post hoc de Dunn ajustado pelo método FDR de Benjamini-Hochberg, a correlação de Spearman e a modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais. 

Resultados: A principal conclusão do estudo sugere que os sucessores com maior controle comportamental percebido assimilam e transformam mais conhecimento com potencial de aplicação na gestão da sucessão em propriedades rurais.  

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva individual. Intenção empreendedora. Empresas familiares. Sucessores. Propriedades rurais.

DRIVERS DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO

LEO, RICARDO M.; TELLO-GAMARRA, JORGE

RESUMO

Objetivo: Propor um modelo teórico suportado em nove drivers da inovação em serviços (cultura organizacional, estratégias, pesquisa e desenvolvimento, capital humano, competidores, clientes, fornecedores, trajetória tecnológica, trajetória institucional) para compreender o fenômeno. 

Originalidade/valor: Dado o seu recente protagonismo e pelo enfoque manufatureiro inicialmente recebido, a inovação em serviços ainda carece de modelos que busquem compreender o fenômeno dentro de um framework abrangente e particular. A originalidade do trabalho surge dessa problemática. 

Design/metodologia/abordagem: O método consiste em um estudo de casos múltiplos. Para sua execução, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com gestores estratégicos de hospitais, além de pesquisa documental com a análise de balanços contábeis, organogramas, entre outros. Para a análise dos resultados, utilizou-se a compreensão dos casos em uma perspectiva sistêmica, por meio da síntese de casos cruzados, permitindo a comparação de casos em uma mesma estrutura. 

Resultados: O modelo permitiu identificar que os hospitais em análise apresentam dificuldades para inovar, dadas algumas características levantadas a partir dos drivers propostos por este trabalho. Mais especificamente, os hospitais possuem conceito unidimensional e defasado da inovação, isto é, consideram a inovação em serviços como a adoção das tecnologias oriundas da indústria, tal qual se considerava com Barras (1986), além de inexistirem programas estratégicos de inovação.  

PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Serviços. Drivers. Modelo teórico. Hospitais.

INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE CONTROLE E DA FOLGA DE TEMPO NA INOVAÇÃO DE PROCESSOS

PAZETTO, CELLIANE F.; MANNES, SILVANA; BEUREN, ILSE M.

RESUMO

Objetivo: Este estudo analisa a influência dos usos interativo e diagnóstico dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) e da folga de tempo na inovação de processos, em empresas incubadas. 

Originalidade/valor: Características organizacionais são associadas com a inovação de processos em organizações de configuração contemporânea. O estudo traz evidências aos achados contrastantes da literatura dos SCG com a folga de tempo e a inovação de processos. 

Design/metodologia/abordagem: Pesquisa de levantamento foi realizada com gestores das empresas listadas nos sites de incubadoras associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e obteve-se uma amostra de 106 respostas válidas. Para analisar os dados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. 

Resultados: Os resultados indicaram que o uso interativo dos SCG promove a folga de tempo no trabalho e o uso diagnóstico inibe sua criação. Porém, a folga de tempo não apresentou associação significativa com a inovação de processos, o que revela um papel disfuncional da folga. O uso interativo dos SCG apresentou influência significativa na inovação de processos. Conclui-se que o uso interativo prevalece quando a finalidade é promover a inovação de processos, pois favorece contatos entre diferentes níveis hierárquicos e aprendizagem, enquanto o uso diagnóstico evidencia sua relevância ao inibir a criação de folga de tempo, entendida como uma disfunção por não levar à inovação de processos. Isso denota complementaridade dos usos interativo e diagnóstico dos SCG nas empresas incubadas.  

PALAVRAS-CHAVE: Uso diagnóstico. Uso interativo. Sistemas de Controle Gerencial. Folga de tempo. Inovação de processos.

CONFLITO COGNITIVO NA DECISÃO ESTRATÉGICA DE EQUIPES DE DIREÇÃOEM PEQUENAS EMPRESAS

MAIA, TATIANE S. T.; LIMA, EDMILSON

RESUMO

Objetivo: Este estudo analisa a influência dos usos interativo e diagnóstico dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) e da folga de tempo na inovação de processos, em empresas incubadas. 

Originalidade/valor: Características organizacionais são associadas com a inovação de processos em organizações de configuração contemporânea. O estudo traz evidências aos achados contrastantes da literatura dos SCG com a folga de tempo e a inovação de processos. 

Design/metodologia/abordagem: Pesquisa de levantamento foi realizada com gestores das empresas listadas nos sites de incubadoras associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e obteve-se uma amostra de 106 respostas válidas. Para analisar os dados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. 

Resultados: Os resultados indicaram que o uso interativo dos SCG promove a folga de tempo no trabalho e o uso diagnóstico inibe sua criação. Porém, a folga de tempo não apresentou associação significativa com a inovação de processos, o que revela um papel disfuncional da folga. O uso interativo dos SCG apresentou influência significativa na inovação de processos. Conclui-se que o uso interativo prevalece quando a finalidade é promover a inovação de processos, pois favorece contatos entre diferentes níveis hierárquicos e aprendizagem, enquanto o uso diagnóstico evidencia sua relevância ao inibir a criação de folga de tempo, entendida como uma disfunção por não levar à inovação de processos. Isso denota complementaridade dos usos interativo e diagnóstico dos SCG nas empresas incubadas.  

PALAVRAS-CHAVE: Uso diagnóstico. Uso interativo. Sistemas de Controle Gerencial. Folga de tempo. Inovação de processos.

LIDERANÇA AUTÊNTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DE ESCALAS DE MENSURAÇÃO

PIOLI, BARLA L. T.; FEUERSCHÜTTE, SIMONE G.; TEZZA, RAFAEL; CANCELLIER, ÉVERTON L. P. L.

RESUMO

Objetivo: Este artigo desenvolve uma análise das publicações sobre o construto “liderança autêntica” a partir de técnicas de revisão sistemática de literatura e análise bibliométrica, e tem como propósitos identificar e analisar dados referentes à cronologia das publicações, à identificação dos periódicos e autores mais prolíferos sobre o tema, às abordagens  de pesquisa, à existência de instrumentos de mensuração/avaliação desse construto e de suas aplicações, além de analisar a construção desses instrumentos. 

Originalidade/valor: Dos 431 artigos analisados, aqueles que tratam de revisões de literatura não apresentam dados bibliométricos associados à análise dos instrumentos de mensuração do construto. 

Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma revisão de literatura de forma sistemática utilizando a query “authentic leadership” nas bases de dados Academic Search Premier (Ebsco), Scopus e Web of Science, sem delimitação de data para início, com o limite temporal de dezembro de 2018, e identificaram-se 1.390 artigos. Depois da eliminação dos artigos duplicados e após três filtragens, restaram 431 documentos para análise. 

Resultados: Identificaram-se três escalas que tratam especificamente  de mensuração/avaliação do construto liderança autêntica: Authentic Leadership Questionaire (ALQ), Authentic Leadership Inventory (ALI) e Authentic Leadership Integrated Questionnaire (AL-IQ). Há uma predominância dos estudos quantitativos a partir de 2008, com ampla aplicação do ALQ, já que essa é a ferramenta-base para as demais escalas. Contudo, não foram identificados instrumentos de mensuração quantitativa da liderança autêntica, apenas ferramentas que evidenciam a presença de autenticidade dos líderes. 

PALAVRAS-CHAVE: Liderança autêntica. Escalas de mensuração. Construto. Authentic Leadership Questionaire. Authentic Leadership Inventory.

número 4

ANTECEDENTES DO RECONHECIMENTO DE VALOR NA CAPACIDADE ABSORTIVA

FILENGA, DOUGLAS; SANCHEZ, OTÁVIO P.

RESUMO

Objetivo: A capacidade dos indivíduos em reconhecer o valor de uma informação externa e aplicá-la à empresa é fundamental para a capacidade absortiva organizacional. Este estudo objetivou definir e operacionalizar o construto reconhecimento de valor e identificar seus antecedentes e poderes preditivos. 

Originalidade/valor: Analisou como esse construto ocorre no nível do indivíduo, dos grupos de trabalho e dos processos, além de indicar sua relação com os demais preditores presentes na literatura, cujas bases teóricas podem ser classificadas pelas vertentes de Cohen e Levinthal (1990) e Zahra e George (2002). A primeira considera capacidade absortiva como estoque de conhecimento, e a segunda, como capacidade dinâmica. 

Design/metodologia/abordagem: Adotou-se o método de Modelagens de Equações Estruturais para testar o modelo de variância, com quatro preditores sobre o reconhecimento de valor de modo geral. A amostra não probabilística é formada por 283 indivíduos que responderam ao questionário eletrônico. 

Resultados: Os resultados foram satisfatórios, pois o modelo apresentou poder de 40% de explicação sobre como ocorre o reconhecimento de valor, e o nível dos processos de trabalho foi o construto com maior poder preditivo (β = 0,417), o que significa que, se houver variação na capacidade de reconhecimento de valor dos processos, ocorrerá também a variação do reconhecimento de valor de modo geral, ou seja, os processos de trabalhos propiciam reconhecer o valor de uma informação nova. As demais hipóteses também foram suportadas, porém com efeitos comparativamente menores. O estudo limita-se à identificação e análise dos preditores e não contempla seus consequentes, cuja abordagem sugere-se. 

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva. Reconhecimento de valor. Mecanismos de integração social. Regimes de apropriação. Poder dos relacionamentos.

O EFEITO DAS ESTRATÉGIAS DE RECOMPENSAS NO SUCESSO DAS CAMPANHAS DE FINANCIAMENTO COLETIVO

VERSCHOORE, JORGE R.; ARAÚJO, MARIANA D. M.

RESUMO

Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar o efeito de estratégias de re compensa no sucesso de campanhas de financiamento coletivo. 

Originalidade/valor: O estudo contribui para o conhecimento das estratégias de recompensa do financiamento coletivo. Por meio de uma abordagem de análise comparativa, o estudo demonstrou diferenças no efeito das recompensas tangíveis, simbólicas e coletivas sobre o sucesso das campanhas de financiamento coletivo. 

Design/metodologia/abordagem: O estudo emprega a abordagem da Análise Comparativa Qualitativa (Qualitative Comparative Analysis – QCA) para analisar as campanhas de financiamento coletivo da catarse.me, uma plataforma brasileira.

Resultados: Recompensas tangíveis, como colecionáveis e pré-compra, têm um efeito positivo nas campanhas de crowdfunding de sucesso. Recompensas simbólicas e coletivas, como colecionáveis, experiência e agregação, não podem substituir os incentivos materiais das recompensas tangíveis. As principais descobertas mostram as oportunidades para combinações de estratégias de recompensa para o financiamento coletivo. Com base no estudo, os empreendedores podem planejar uma estratégia de recompensa para campanhas de financiamento coletivo. Os resultados são aplicáveis   ao financiamento coletivo baseado em recompensas e não podem ser generalizados para outras plataformas em todo o mundo. 

PALAVRAS-CHAVE: Financiamento coletivo. Empreendedorismo. Novos negócios. Fatores de sucesso. Recompensas. 

CAPACIDADE DE VENDAS E DESEMPENHO: PAPEL DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO, CAPACIDADES PESSOAIS E GERENCIAIS

RODRIGUES, GRAZIELA P.; MARTINS, TOMAS S.

RESUMO

Objetivo: Explicar a relação entre a capacidade de vendas e a performance financeira e com clientes, em empresas orientadas ao mercado. Essa capacidade é dividida em venda pessoal e gestão da força de vendas, ambas na visão dos gestores. 

Originalidade/valor: Esta pesquisa é a primeira que explora em profundidade a capacidade de vendas e demonstra que ela precisa de uma orientação estratégica prévia, além de verificar os diferentes tipos de desempenho que os dois recursos podem resultar. Este estudo ainda é aplicado a dois tipos de empresa, fornecendo várias contribuições para a teoria e prática do marketing. 

Design/metodologia/abordagem: Foi realizado uma survey com 223 empresas divididas de acordo com suas atividades: desenvolvedores de software/serviço e apenas serviços no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). 

Resultados: Primeiro, as capacidades pessoais e gerenciais induzem a desempenhos diferentes, mesmo quando são influenciadas pela mesma orientação estratégica. Segundo, o efeito da mediação reforça que a capacidade de gerenciamento da força de vendas é mais forte que a capacidade de vendas pessoais. Terceiro, nas empresas de serviços, é importante desenvolver uma capacidade de vendas pessoal. Por fim, mostram que as empresas de software/serviços apresentam um comportamento diferenciado das empresas de serviços. 

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade de vendas. Vendas pessoal. Gestão da força de vendas. Orientação para o mercado. Performance organizacional.

CULTURA DE INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM: O PROGRAMA CLUBE DOS APAIXONADOS POR DESAFIOS

PIMENTEL, RICARDO; LOIOLA, GUSTAVO F.; DIOGO, THIAGO M.

RESUMO

Objetivo: O estudo analisa a ocorrência de aprendizagem pela experiência e o desenvolvimento de habilidades coletivas como resultado de um programa voltado à construção de cultura de inovação. 

Originalidade/valor: O estudo contribui para a discussão teórica acerca da inovação como um processo social de aprendizagem experiencial. Do ponto de vista prático, aponta que a aplicação deliberada de um programa voltado para a construção da cultura de inovação provoca a aprendizagem de habilidades individuais e coletivas favoráveis à inovação, além de mudanças comportamentais e organizacionais. 

Design/metodologia/abordagem: Para a elaboração do relato do programa, utilizou-se observação participante, e, para a avaliação dos resultados, adotou-se uma pesquisa ex post facto baseada em entrevistas em profundidade. A análise baseou-se na semiótica fenomenológica com suporte do software Atlas.Ti® no processo de descrição, redução e interpretação, para apreender a consciência da experiência dos sujeitos. 

Resultados: Os seguintes resultados foram obtidos: 1. a ocorrência de aprendizagem coletiva pela consciência da construção de soluções com base no cruzamento e na combinação de ideias de sujeitos com perspectivas e habilidades diferentes, e pela aplicação deliberada de um método e de um processo; 2. a construção de um novo sentido coletivo para a inovação, como uma realização em constante movimento, que requer mudanças comportamentais concretas, e um novo olhar sobre a realidade. O estudo apontou ainda que a abordagem teórica que considera a inovação como um processo social de aprendizagem experiencial contribui para a compreensão de como se dá a construção da cultura de inovação e que esta é parte do processo de construção da inovação propriamente dita. 

PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Inovação organizacional. Cultura de inovação. Gestão da  inovação. Aprendizagem organizacional.

PREDITORES DE BEM-ESTAR EM TRABALHADORES IDENTIFICADOS NA LITERATURA DE PSICOLOGIA NO BRASIL

VEIGA, HEILA M. S.; CORTEZ, PEDRO A.

RESUMO

Objetivo: O presente estudo objetivou identificar os efeitos desencadeados por preditores de bem-estar em trabalhadores relacionados na literatura brasileira em Psicologia. 

Originalidade/valor: O bem-estar dos trabalhadores está entre os focos fundamentais para otimização das condições laborais e desempenho nas organizações. Há uma larga tradição de investigação sobre o fenômeno, no entanto não há clareza na literatura brasileira sobre os fatores preditores de bem-estar em trabalhadores. 

Design/metodologia/abordagem: Primeiramente, cinco estudos foram resgatados por meio de revisão de literatura com o uso do descritor “bem-estar” no portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Em seguida, as evidências dessas investigações foram compiladas para metanálise, por meio do software Jamovi 0.9.5.12 e o plugin MAJOR Meta-analysis 1.0.0 R. 

Resultados: Os resultados demonstraram que a predição de bem-estar em trabalhadores por meio de variáveis intraindividuais, vínculos com organizações e trabalho (O&T) e variáveis de nível macro apresenta clareza entre as variáveis que impactaram positiva e negativamente. No entanto, são necessários estudos ulteriores, principalmente em interface com a Administração e outras áreas, para otimizar o potencial de generalização dos efeitos encontrados. Em suma, o presente estudo contribui com evidências preliminares para a elaboração de políticas e práticas de gestão de pessoas baseadas em evidências e com alto impacto por meio da proposição de uma possível associação interdisciplinar entre saberes da Psicologia e Administração. 

PALAVRAS-CHAVE: Bem-estar. Condições de trabalho. Trabalho. Revisão de literatura. Metanálise.

PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: ASSOCIANDO OS CONSTRUTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

DE OLIVEIRA, HELOIZA H.; HONÓRIO, LUIZ C.

RESUMO

Objetivo: Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a relação entre as práticas de recursos humanos e o comprometimento organizacional em uma grande empresa pública de saneamento urbano. 

Originalidade/valor: Constatou-se que a maior parte das práticas de recursos humanos influencia significativamente o comprometimento organizacional, evidenciando que são as bases afetiva e normativa do comprometimento as mais afetadas e, em uma escala mais fraca, a base de continuação. 

Design/metodologia/abordagem: Realizou-se a pesquisa com 349 funcionários, e as hipóteses formuladas foram verificadas por meio de regressão múltipla. 

Resultados: Os resultados indicaram o predomínio do comprometimento afetivo dos funcionários, maior concordância com a prática de recursos humanos associada aos benefícios e discordância com o planejamento de carreira no que tange às políticas relacionadas ao processo seletivo interno, ao autodesenvolvimento, à política de remuneração e ao processo de promoção. A análise de regressão múltipla permitiu confirmar as hipóteses postuladas, revelando um relacionamento positivo mais significativo entre as práticas de recursos humanos com os tipos de comprometimento afetivo e normativo quando comparados com o comprometimento de continuação. O comprometimento organizacional do tipo afetivo revelou-se ser influenciado positivamente pelas práticas de recursos humanos associadas ao planejamento de carreira e benefícios, enquanto o comprometimento do tipo normativo se mostrou positivamente mais induzido pela prática de recursos humanos relacionada ao treinamento e desenvolvimento. Não obstante o artigo tenha revelado resultados que contribuem academicamente, futuras pesquisas devem ser realizadas para aprimorar o relacionamento entre os construtos tratados neste estudo. 

PALAVRAS-CHAVE: Comprometimento organizacional. Gestão de pessoas. Práticas de recursos humanos. Condições de trabalho. Organização pública.

número 5

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA CAPACIDADE ABSORTIVA COM BASE EM PROJETOS DE P&D

CRESPI, TATIANE B.; COSTA, PRISCILA R.; PREUSLER, TAÍSA S.; RUAS, ROBERTO L.

RESUMO

Objetivo: Adotaram-se, neste estudo, a noção de capacidade absortiva (CA) e suas configurações como referência, com o objetivo geral de compreender o estágio de desenvolvimento dos processos e das rotinas de aquisição, transformação e aplicação do conhecimento, considerando o contexto de uma empresa pública de pesquisa. 

Originalidade/valor: Um dos fatores mobilizadores do setor agropecuário no Brasil tem sido a geração de novos produtos e processos. Nesse movimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem assumido um papel de protagonista, especialmente na absorção, internalização e geração de conhecimentos e inovações agropecuárias, envolvendo nesses processos suas unidades descentralizadas e parceiros científicos e tecnológicos, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Identificar e sistematizar as formas e configurações mais efetivas nos processos e nas rotinas associados à dinâmica de apropriação de conhecimento, em um ambiente diverso e dinâmico como o da Embrapa, são ações desafiadoras para os estudiosos do tema. Contudo, estudos recentes têm destacado a difusão crescente do debate acerca do construto CA. 

Design/metodologia/abordagem: Com esse intuito, foi realizado um estudo de caso que considera a Embrapa e três projetos de P&D, os quais apresentam evidências de alianças intraorganizacionais e interorganizacionais, bem como importantes inovações como resultado. 

Resultados: A principal contribuição foi verificar a presença, em empresa pública de pesquisa, de rotinas e processos semelhantes àqueles observados nas configurações de CA analisados na literatura, além de afirmar a consolidação de rotinas e processos de absorção de conhecimento nos níveis intraorganizacional e interorganizacional.  

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva. Projetos de P&D. Alianças intraorganizacionais e interorganizacionais. Inovações agropecuárias. Conhecimento.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AMBIENTE INSTITUCIONAL: EXPANSÃO REGIONAL DAS REDES DE FRANQUIAS NO BRASIL

MELO, PEDRO L. R.; DELGADO, RENATA T.; CORRÊA, VICTOR S.; BORINI, FELIPE M.

RESUMO

Objetivo: O artigo tem como objetivo analisar a atratividade dos mercados do interior do Brasil para as redes de franquias, considerando as características do ambiente institucional referente às dimensões socioeconômica, geográfica e de recursos humanos. 

Originalidade/valor: A interiorização é um tema pouco explorado nas estratégias de crescimento das redes de franquias. Por meio da perspectiva teórica institucional, o artigo contribui para esse debate ao esclarecer e ordenar os fatores de tomada de decisão para a expansão regional das redes de franquias. Da mesma forma, contribui para o desenvolvimento regional ao instigar a gestão municipal para o direcionamento de ações voltadas para desenvolvimento socioeconômico e de recursos humanos. 

Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo quantitativo, com dados secundários – da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do site Google Maps – tanto para a análise da localização das unidades franqueadas como dos municípios. Para a amostra foram selecionados 458 municípios com população acima de 50 mil habitantes. Utilizou-se a técnica estatística de análise fatorial e de análise de regressão múltipla. 

Resultados: Os resultados mostram que os fatores socioeconômico e de recursos humanos dos municípios são primordiais para a atratividade das redes de franquias no interior do país. Por sua vez, a distância geográfica do município do interior em relação à capital do estado não apresentou aderência ao modelo explicativo para a atração das redes de franquias. 

PALAVRAS-CHAVE: Redes de franquias. Ambiente institucional. Desenvolvimento regional. Interiorização. Empreendedorismo.

APRENDIZAGEM, STRATEGIZING E ROTINAS ORGANIZACIONAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO SOB A PERSPECTIVA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS

MELO, GERMANA T.; MACHADO, ANDRÉ G. C.

RESUMO

Objetivo: Compreender como a aprendizagem, os elementos constituintes do strategizing e as rotinas organizacionais atuam no processo de desenvolvimento de produto, sob a perspectiva das capacidades dinâmicas (CD), em uma empresa do setor alimentício. 

Originalidade/valor: Na medida em que se aborda o trinômio aprendizagem–práticas-rotinas, os resultados desta pesquisa apresentam novos e esclarecedores insights para o entendimento de como as CD são desenvolvidas. Ademais, ao considerar o papel dos praticantes na constituição das rotinas e identificar como elas se relacionam com as práticas e práxis, as evidências avançam no conhecimento acerca da temática. 

Design/metodologia/abordagem: Trata-se de abordagem qualitativa, mediante a seleção de uma empresa que tem atuado, ao longo do tempo, no desenvolvimento de novos produtos. Os dados foram coletados por meio de observação não participante, análise documental e entrevista narrativa. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de narrativas. 

Resultados: Por meio da apropriação das práticas e da institucionalização das práxis, as rotinas estratégicas são ativadas pelos praticantes, os quais acumulam e geram aprendizado capaz de desenvolver CD. Assim, o trinômio aprendizagem-práticas-rotinas permite revelar como as CD são desenvolvidas. Ademais, foi evidenciado o importante papel que praticantes desempenham nesse processo no sentido de que sem eles rotinas não são ativadas e, consequentemente, não ocorre desenvolvimento de CD. 

PALAVRAS-CHAVE: Capacidades dinâmicas. Aprendizagem. Strategizing. Rotinas. Desenvolvimento de produto.

GROUNDED THEORY: PASSO A PASSO E QUESTÕES METODOLÓGICAS NA PRÁTICA

CEPELLOS, VANESSA M.; TONELLI, MARIA JOSÉ

RESUMO

Objetivo: Este artigo tem como objetivo explorar como a grounded theory (GT) foi utilizada em uma pesquisa empírica na área de Estudos Organizacionais. A GT é uma estratégia de pesquisa amplamente utilizada nos estudos de Administração de Empresas, tanto nacional quanto internacionalmente. No entanto, os estudos pouco abordam como essa estratégia de pesquisa é aplicada na prática e como os pesquisadores tratam as dificuldades que surgem ao longo do processo de pesquisa. 

Originalidade/valor: Este artigo apresenta como questões metodológicas não previstas no desenho de pesquisa proposto pela GT foram superadas ao longo das fases de coleta e análise de dados. 

Design/metodologia/abordagem: O artigo tem como base uma pesquisa realizada que pretendia compreender o envelhecimento de mulheres executivas. Neste artigo, constam os principais códigos, as categorias e subcategorias que surgiram ao longo do desenvolvimento da pesquisa de campo. Além disso, apresentamos o progresso da amostragem teórica e o uso de técnicas específicas da GT, como a técnica flip-flop e o progresso da pergunta de pesquisa. 

Resultados: Como implicação prática, o artigo contribui com pesquisadores que pretendem utilizar a GT, na medida em que poderão ter o passo a passo da utilização do método, bem como antecipar possíveis dificuldades a serem enfrentadas no desenho da pesquisa.  

PALAVRAS-CHAVE: Grounded theory. Pesquisa na prática. Estratégia de pesquisa. Envelhecimento. Mulheres.

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO CONSUMO CONSPÍCUO DE FAST FASHION NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NO INSTAGRAM

DANTAS, BRUNA L. L.; ABREU, NELSIO R.

RESUMO

Objetivo: O objetivo desta investigação é analisar a influência do consumo conspícuo de produtos fast fashion no Instagram, no processo de construção identitária das mulheres consumidoras de moda feminina. 

Originalidade/valor: Com o propósito de preencher a lacuna existente na literatura no que concerne aos estudos que relacionam consumo conspícuo e construções identitárias, esta investigação analisa como se dá a dinâmica de consumo investigando fenômenos relevantes num ambiente atual das redes sociais on-line, o Instagram, e explicando, numa análise por categorias, a insatisfação contínua dos consumidores com os bens que impulsiona e determina a dinâmica de consumo fast fashion. 

Design/metodologia/abordagem: A metodologia consistiu numa abordagem qualitativa, em que se utilizou a triangulação dos dados com as técnicas de observação participante, entrevista e grupo focal on-line. Entrevistaram-se 11 mulheres e realizaram-se três sessões de grupo focal, contando no total com 16 participantes. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com categorias a priori e subcategorias que surgiram a posteriori. 

Resultados: Os resultados encontrados apresentam o consumo conspícuo de produtos fast fashion no Instagram como criadores de sentido, autoconceito e autoimagem, acompanhando e demonstrando o estilo de vida das consumidoras. Observam-se a satisfação resultante da aprovação das pessoas, os bens utilizados para a conformidade em grupos sociais e a contínua insatisfação com a sua posse, o que impulsiona o consumo de fast fashion. As identidades construídas apresentam-se como contextuais, fluidas e fragmentadas.  

PALAVRAS-CHAVE: Consumo conspícuo. Construções identitárias. Fast fashion. Rede social on-line. Instagram.

SATISFAÇÃO NA APOSENTADORIA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

AMORIM, SILVIA M.; FRANÇA, LUCIA H. F. P.; LIMA, MARGARIDA P.; MARTINS, LEONARDO F.

RESUMO

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar a diferença nos níveis de satisfação entre aposentados residentes no Brasil e em Portugal. 

Originalidade/valor: O processo de envelhecimento mundial gera desafios no sentido de proporcionar bem-estar para aqueles que decidiram se aposentar, considerando a importância desse momento na vida das pessoas. Apesar disso, são muitas as lacunas existentes nos estudos sobre bem-estar na aposentadoria, especialmente os estudos transculturais. 

Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, do qual participaram 1.441 aposentados, sendo 997 brasileiros e 444 portugueses, que responderam ao Inventário de Satisfação na Aposentadoria (ISA) e a questões sociodemográficas. Para as análises de dados, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias multigrupos, análises de consistência interna e de validade, verificação da invariância e comparação das médias latentes dos fatores do instrumento entre os dois países. 

Resultados: Os resultados apontaram para uma estrutura do instrumento consistente para os dois países, o que possibilitou a comparação entre eles. Não foram encontradas diferenças significativas entre os países nos fatores referentes à satisfação com os recursos individuais e com os relacionamentos sociais, porém, no terceiro fator do instrumento – satisfação com os recursos coletivos –, os participantes de Portugal apresentaram média significativamente superior aos participantes brasileiros. Ao final, conclui-se pelo avanço da medida de satisfação na aposentadoria  e discutem-se as diferenças de ofertas de serviços públicos entre Brasil e Portugal, apontando para as necessidades específicas da população de aposentados. 

PALAVRAS-CHAVE: Aposentadoria. Envelhecimento. Bem-estar. Satisfação. Estudo transcultural.

número 6 - edição especial: Finanças corporativas e governança

NOVOS ESTUDOS E RESULTADOS DE PESQUISA SOBRE GOVERNANÇA E FINANÇAS NO CONTEXTO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA

SANVICENTE, ANTONIO ZORATTO; KAYO, EDUARDO KAZUO; ARMADA, MANUEL JOSÉ DA ROCHA; NAKAMURA, WILSON TOSHIRO

GOVERNANÇA VIA NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES NO BRASIL: EVIDÊNCIAS COM INVESTIDORES INSTITUCIONAIS

VASCONCELOS, LUCAS N. C.; MARTINS, ORLEANS S.

RESUMO

Objetivo: Este artigo analisa a viabilidade da negociação de ações como um mecanismo para promover a governança corporativa, abordando seus efeitos sobre retornos anormais, informações e desempenho das empresas. 

Originalidade/valor: A competição entre investidores institucionais é importante para aumentar a eficiência informacional dos preços das ações. Políticas que permitem a entrada de capital, aumentam a liquidez e fortalecem a relação entre os salários dos gestores com o desempenho das ações são benéficas para reforçar a eficiência do mercado. 

Design/metodologia/abordagem: Realizaram-se testes de hipóteses usando regressões de dados em painel com 233 ações entre dezembro de 2009 e dezembro de 2017 da Thomson Eikon, Economatica e ComDinheiro. 

Resultados: O número de investidores institucionais não está relacionado a retornos anormais. Porém, o número de investidores institucionais aumenta a incorporação de informações específicas da empresa nos preços das ações, o que eleva a eficiência dos preços no mercado de ações. Essa relação é mais forte entre as ações preferenciais (PN), mas esse mecanismo ainda não é suficiente para aumentar o desempenho operacional. Apesar do possível aumento na eficiência do preço das ações, os investidores não poderão adotar esse mecanismo para exercer governança se não houver remuneração vinculada ao desempenho. 

PALAVRAS-CHAVE: Governança corporativa. Liquidação. Informatividade dos preços das ações. Investidor institucional. Bid-ask spread.

MINHA EMPRESA E EU: TRAÇOS DE PERSONALIDADE DO EMPREENDEDOR E ESCOLHA DA ESTRUTURA DE CAPITAL

VIEIRA, KELMARA M.; VALCANOVER, VANESSA M.; POTRICH, ANI C. G.; CAVALHEIRO, EVERTON A.

RESUMO

Objetivo: Esta pesquisa busca identificar como os traços de personalidade dos empreendedores podem influenciar a estrutura de capital das micro e pequenas empresas privadas no Brasil, que são importantes para o crescimento econômico e a subsistência de seus proprietários. 

Originalidade/valor: O estudo da dimensão comportamental no contexto das decisões de negócios pode ajudar os agentes financeiros a entender o comportamento de seus clientes, incluindo a adoção de mecanismos que identificam possíveis decisões arriscadas ou ineficientes tomadas pelos gerentes com base em seus traços de personalidade. Também pode ajudar o governo e as instituições que apoiam micro e pequenas empresas privadas no desenvolvimento de estratégias que busquem reduzir a mortalidade dessas empresas. 

Design/metodologia/abordagem: O modelo proposto envolve 19 relações esperadas que avaliam as relações entre os construtos otimismo, tolerância ao risco, senso de controle (externo e interno), atitude em relação à dívida e questões relacionadas ao gênero dos empreendedores. A amostra inclui 625 micro e pequenos empreendedores situados no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais foram realizadas na análise. 

Resultados: Os resultados mostraram que a atitude em relação à dívida e o gênero foram os construtos mais significativos e influenciaram diretamente a estrutura do capital, enquanto o otimismo e o lócus de controle interno exerceram influência indireta negativa, e a tolerância ao risco teve efeito indireto positivo. Além disso, gerentes do gênero feminino demonstraram maior otimismo e lócus de controle interno do que os gerentes do gênero masculino, mas tiveram uma atitude em relação à dívida pior. 

PALAVRAS-CHAVE: Micro e pequenas empresas privadas. Estrutura capital. Traços de personalidade. Tomada de decisão. Finanças comportamentais.

CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: REVISÃO DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA

PARENTE, TOBIAS C.; MACHADO FILHO, CLÁUDIO A. P.

RESUMO

Objetivo: Esta pesquisa busca identificar como os traços de personalidade dos empreendedores podem influenciar a estrutura de capital das micro e pequenas empresas privadas no Brasil, que são importantes para o crescimento econômico e a subsistência de seus proprietários. 

Originalidade/valor: O estudo da dimensão comportamental no contexto das decisões de negócios pode ajudar os agentes financeiros a entender o comportamento de seus clientes, incluindo a adoção de mecanismos que identificam possíveis decisões arriscadas ou ineficientes tomadas pelos gerentes com base em seus traços de personalidade. Também pode ajudar o governo e as instituições que apoiam micro e pequenas empresas privadas no desenvolvimento de estratégias que busquem reduzir a mortalidade dessas empresas. 

Design/metodologia/abordagem: O modelo proposto envolve 19 relações esperadas que avaliam as relações entre os construtos otimismo, tolerância ao risco, senso de controle (externo e interno), atitude em relação à dívida e questões relacionadas ao gênero dos empreendedores. A amostra inclui 625 micro e pequenos empreendedores situados no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais foram realizadas na análise. 

Resultados: Os resultados mostraram que a atitude em relação à dívida e o gênero foram os construtos mais significativos e influenciaram diretamente a estrutura do capital, enquanto o otimismo e o lócus de controle interno exerceram influência indireta negativa, e a tolerância ao risco teve efeito indireto positivo. Além disso, gerentes do gênero feminino demonstraram maior otimismo e lócus de controle interno do que os gerentes do gênero masculino, mas tiveram uma atitude em relação à dívida pior. 

PALAVRAS-CHAVE: Micro e pequenas empresas privadas. Estrutura capital. Traços de personalidade. Tomada de decisão. Finanças comportamentais.

IRREGULARIDADES E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS

SANTOS, SÔNIA F. S.; FUNCHAL, BRUNO; NOSSA, SILVANIA N.

RESUMO

Objetivo: Investigar o impacto das irregularidades em análise e/ou julgadas nos processos administrativos sancionadores da Comissão de Valores Mobiliários no valor de mercado das empresas brasileiras. Dessa forma, recorreu-se à teoria da sinalização para analisar como os stakeholders interpretam as situações e em que ponto as informações disponíveis são assimétricas e incompletas entre os agentes de um mercado. 

Originalidade/valor: O estudo partiu do pressuposto de que a condenação no âmbito do órgão regulador pode afetar negativamente a reputação e o valor da empresa. As evidências empíricas indicam que a corrupção,  a fraude e a irregularidade afetam o sentimento de mercado. Contudo, a empresa poderá apresentar valor melhor de mercado se houver o estabelecimento de uma governança corporativa eficaz e eficiente, alinhando interesses de stakeholders e na gestão. 

Design/metodologia/abordagem: Coletaram-se trimestrais que compreendem o período de 2010 a 2018, e testaram-se duas hipóteses por meio de análise de regressão em mínimos quadrados ordinários (MQO) com dados em pooled e painel de efeitos fixos (EF) e mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E). 

Resultados: Os resultados indicaram que as irregularidades, no período analisado, não impactaram o valor de mercado das empresas na estimação por MQ2E. Sugerimos ao chief executive officer (CEO) e ao chief financial officer (CFO) que avaliem o nível de governança corporativa de suas empresas e invistam na busca da excelência, uma vez que melhores níveis de governança trazem sinalização positiva ao mercado. É importante que o CEO tenha consciência de que o simples fato de as empresas terem boa governança não é suficiente para afastá-las de irregularidades. 

PALAVRAS-CHAVE: Irregularidade. Governança. Q de Tobin. B3. Sinalização.

CÓDIGOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DA ONU

SANTOS, AGNALDO A.; CRISPIM, SERGIO F.; OLIVA, EDUARDO C.; DORNELLES, MARCOS

RESUMO

Objetivo: Para a estabilidade do ambiente organizacional, a adoção de códigos de governança corporativa tornou-se uma importante condição para a estabilidade do ambiente organizacional por valorizar a transparência como princípio norteador das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios e possibilitar a competição de forma diferenciada. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de comparar, com base em um conjunto de práticas recomendadas pela ONU, as características dos códigos de governança corporativa adotados na América Latina por  Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru. 

Originalidade/valor: O artigo estuda a adoção de códigos de governança corporativa adotados pelos países latino-americanos, pouco explorados sobre o tema de forma integrada. 

Design/metodologia/abordagem: Trata-se de estudo descritivo qualitativo e quantitativo com análise em profundidade pelo uso de técnicas de análise de conteúdo, complementada pela análise hierárquica de clusters, por meio do método Ward, em que se utilizam medidas de similaridade de Jaccard e de Russell e Rao. 

Resultados: Verificou-se que os códigos de governança corporativa emitidos pelo Brasil, pela Colômbia e pela Argentina convergem com o guia da ONU, enquanto o do Peru converge parcialmente. A convergência observada sugere uma preocupação com o alinhamento às demandas dos investidores internacionais. Por fim, constatou-se que os códigos de governança corporativa emitidos pelo Chile e México têm baixa convergência com o guia da ONU, sugerindo maior preocupação intrarregional do que com o alinhamento a padrões internacionais, o que pode levar a uma maior dificuldade na atração de investimento direto ou não. 

PALAVRAS-CHAVE: Governança corporativa. Código de governança. ONU. Análise de conglomerados. Países latino-americanos.

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS UTILIZANDO MAGIC FORMULA NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO

DIMARZIO, FREDERICO; MATIAS FILHO, JOSE; FERNANDES, RICARDO A.

RESUMO

Objetivo: Explicar as causas das ineficiências na precificação de ativos, na bolsa de valores brasileira, por meio da hipótese das finanças comportamentais. 

Originalidade/valor: Pesquisas feitas no mercado de ações ao longo das últimas décadas sugerem que há evidências de obtenção de retornos superiores à média de mercado, por meio da compra de ativos subvalorizados, isto é, quando estes possuem uma baixa relação entre o preço e os fundamentos da empresa. No entanto, existe uma notável discrepância quanto à interpretação das causas entre os acadêmicos. Foi apresentada hipótese dos mercados eficientes, a qual possui suas bases na premissa da estrita racionalidade dos agentes econômicos. Também se discutiu a teoria das finanças comportamentais que apresenta pressupostos diferentes. 

Design/metodologia/abordagem: Utilizando as cotações históricas das ações negociadas na B3, extraídas da base de dados Economatica®, o presente trabalho adotou a metodologia Magic Formula para investigar  o efeito comportamental, por meio das ineficiências encontradas na precificação desses ativos. 

Resultados: Os resultados sugerem que o mercado de ações brasileiro, em conformidade com trabalhos de mesma natureza realizados em mercados de outros países, possui ineficiências na precificação dos ativos, de forma a ser possível obter vantagens por parte dos agentes econômicos. A interpretação para as causas de tais ineficências se fundamenta nas premissas das finanças comportamentais e aponta para existência de uma limitação da racionalização desses agentes. 

PALAVRAS-CHAVE: Finanças comportamentais. Magic Formula. Precificação. Sobrerreação. Hipótese dos mercados eficientes.