Número 1
AS NARRATIVAS DOS STAKEHOLDERS SOB A PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL
JOSÉ B. S. NETO e JACQUELAINE F. BORGES
RESUMO
Objetivo: O artigo é conduzido pela seguinte questão: “Como as narrativas de grupos de interesses contribuem para o diálogo entre a perspectiva da estratégia como prática e a teoria dos stakeholders?”. O objetivo é analisar as mudanças, permanências e tensões nas narrativas dos stakeholders, vistas como práticas estratégicas, no contexto da mineração.
Originalidade/valor: A estratégia como uma prática social diz respeito às relações entre organizações, indivíduos e sociedade em busca de coexistência. Este estudo estabelece um diálogo entre a estratégia como prática social e uma perspectiva política dos stakeholders, considerando que interagem em redes, buscando a criação de valor a partir da mutualidade.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa de campo foi conduzida numa abordagem qualitativa e longitudinal. A coleta de dados utilizou técnicas de pesquisa documental em atas e vídeos de audiências públicas, pesquisa em jornal e realização de entrevistas.
Resultados: Os resultados mostram interações narrativas de seis grupos de interesse: organizações empreendedoras, Poder Público, educação, meio ambiente, moradores da área de implantação e setor produtivo. O resultado sugere um papel de relevância das tensões relacionais como elementos que restringem e possibilitam as mudanças e permanências e evidenciam a natureza dinâmica das interações intra e intergrupos de stakeholders. O diálogo teórico proposto amplia o campo dos estudos da estratégia, em uma vertente pós-moderna, ao estabelecer um diálogo com uma vertente política da ação dos stakeholders, como alternativa a uma perspectiva funcionalista tradicional no campo.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégia como prática. Teoria dos stakeholders. Pesquisa narrativa. Setor de mineração. Tensão relacional.
VÍNCULOS PROFISSIONAIS E SENTIDO DO TRABALHO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
HÉLIO ARTHUR R. IRIGARAY, LUCIA B. OLIVEIRA, ELAINE S. T. BARBOSA e ESTELLE M. MORIN
RESUMO
Objetivo: Explorar o sentido do trabalho, analisando e comparando como ele é vivenciado por trabalhadores submetidos a diferentes vínculos empregatícios.
Originalidade/valor: A pesquisa é relevante porque avança na discussão sobre a flexibilização das relações de trabalho e aponta o impacto da flexibilização na forma como profissionais vivenciam o trabalho e atribuem sentido a ele. Ademais, detectamos na literatura uma lacuna em pesquisas empíricas que relacionem sentido do trabalho a diferentes tipos de vínculos empregatícios.
Design/metodologia/abordagem: Conduzimos uma pesquisa qualitativa e exploratória com professores de uma mesma instituição de ensino superior (IES), mas que atuam sob diferentes vínculos de trabalho. Participaram da pesquisa 45 docentes, cujos relatos foram submetidos à análise do discurso.
Resultados: Inicialmente, os resultados reforçaram as seis categorias propostas por Morin (2001): 1. o trabalho que gera resultado, 2. é intrinsecamente satisfatório, 3. moralmente aceitável, 4. fonte de relações humanas satisfatórias, 5. garante segurança e autonomia e 6. mantém a pessoa ocupada. Além disso, também foram identificadas três novas categorias associadas ao trabalho do professor na atualidade: “trabalho como chamado (calling)”, “trabalho como fator identitário” e “trabalho como prática masoquista”. Nossos resultados apontaram para a complexidade de manter profissionais trabalhando muitas vezes lado a lado, mas submetidos a diferentes vínculos. Ressentimento, angústia e frustração foram alguns dos sentimentos que consideramos estar associados a essa realidade. Por isso, eles representam um desafio a ser enfrentado pelas organizações.
PALAVRAS-CHAVE: Sentido do trabalho. Vínculos de trabalho. Significado do trabalho. Professor. Ensino superior.
ANTECEDENTES DO ENGAJAMENTO NO TRABALHO DOS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
GABRIELE D. MERCALI e SILVIA G. DA COSTA
RESUMO
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os principais antecedentes, as demandas e os recursos externos de trabalho que estão relacionados com o engajamento na esfera laboral dos docentes de ensino superior brasileiros.
Originalidade/valor: Primeiros achados sobre engajamento, recursos e demandas detrabalho com docentes de uma amostra brasileira. Contribui para a reflexão da situação em que se encontram esses professores e as condições de seus trabalhos.
Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se a abordagem quantitativa por meio de um questionário on-line composto por perguntas de identificação e duas escalas. A amostra contou com 506 professores pertencentes a todas às unidades federativas do país. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de variância e teste t.
Resultados: Os principais achados mostram que os docentes, de forma geral, possuem escores medianos de engajamento, porém muito próximos de um limite que pode afetar a saúde mental deles. As demandas qualitativas e os recursos de trabalho (execução de tarefas) são os mais expressivos na vida laboral desses profissionais. De modo geral, os docentes de instituições privadas percebem as demandas e os recursos de trabalho de maneira mais favorável que os que atuam em instituições públicas.
PALAVRAS-CHAVE: Engajamento. Demandas. Recursos. Trabalho. Psicologia Positiva.
CENTRALIDADE DO TRABALHO, METAS E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL: INTERSECÇÕES ENTRE TRABALHO E CARREIRA
ALÉXIA O. R. MOURA e LÍGIA C. OLIVEIRA-SILVA
RESUMO
Objetivo: O artigo é conduzido pela seguinte questão: como as narrativas de grupos de interesses contribuem para o diálogo entre a perspectiva da estratégia como prática e a teoria dos stakeholders?. O objetivo é analisar as mudanças, permanências e tensões nas narrativas dos stakeholders, vistas como práticas estratégicas, no contexto da mineração.
Originalidade/valor: A estratégia como uma prática social diz respeito às relações entre organizações, indivíduos e sociedade em busca de coexistência. Este estudo estabelece um diálogo entre a estratégia como prática social e uma perspectiva política dos stakeholders, considerando que interagem em redes, buscando a criação de valor a partir da mutualidade.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa de campo foi conduzida numa abordagem qualitativa e longitudinal. A coleta de dados utilizou técnicas de pesquisa documental em atas e vídeos de audiências públicas, pesquisa em jornal e realização de entrevistas.
Resultados: Os resultados mostram interações narrativas de seis grupos de interesse: organizações empreendedoras, poder público, educação, meio ambiente, moradores da área de implantação e setor produtivo. O resultado sugere um papel de relevância das tensões relacionais como elementos que restringem e possibilitam as mudanças e permanências, e evidenciam a natureza dinâmica das interações intra e intergrupos de stakeholders. O diálogo teórico proposto amplia o campo dos estudos da estratégia, em uma vertente pós-moderna, ao estabelecer um diálogo com uma vertente política da ação dos stakeholders, como alternativa a uma perspectiva funcionalista tradicional no campo.
PALAVRAS-CHAVE: Realização profissional. Carreira. Metas. Orientação para atingimento de metas. Centralidade do trabalho.
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PARA O TRABALHO EMOCIONAL
ELIANE F. SANTOS e ISLEIDE A. FONTENELLE
RESUMO
Objetivo: O objetivo da pesquisa é compreender como a empresa pode atribuir sentido ao trabalho emocional realizado por vendedores de uma loja de experiência. Para isso, analisou-se o papel das fontes de sentido do trabalho no processo de gerenciamento das emoções realizado pelos vendedores.
Originalidade/valor: Observaram-se poucos estudos que se propuseram a apresentar uma articulação entre sentido do trabalho (Rosso, Dekas, & Wrzesniewski, 2010) e gestão das emoções (Grandey, 2000) na literatura internacional, não havendo pesquisas sobre tal temática no âmbito nacional. Partindo dessa lacuna, a presente pesquisa propõe que o sentido do trabalho e a gestão das emoções estão intrinsecamente relacionados no campo da gestão, como forma de homogeneizar condutas e sentimentos relacionados ao trabalho e à organização. A originalidade da pesquisa reside em explicar como as organizações podem estabelecer mecanismos de sentido ao trabalho e contribuir com processos de gestão das emoções com caráter mais genuíno. E, consequentemente, como essa formatação subjetiva do trabalho contribui para a construção da experiência da marca no ambiente de venda.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ocorreu em uma loja de experiência localizada na cidade de São Paulo. A estratégia metodológica consistiu em adentrar o universo de trabalho dos vendedores, via observação participante, com o objetivo de compreender e explicar de que forma as fontes de sentido do trabalho podem contribuir no processo de gestão das emoções realizada pelos vendedores. Para análise de dados adotou-se a hermenêutica.
Resultados: A pesquisa apresenta que as fontes de sentido do trabalho promovidas pela empresa, como “autenticidade”, “autoeficácia”, “pertencimento”, “autoestima”, “senso de propósito” e “transcendência”, permitem mobilizar as emoções genuínas dos vendedores em direção aos objetivos organizacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Sentido do trabalho. Trabalho emocional. Gestão das emoções. Vendedores. Loja de experiências.
TURISMO VOLUNTÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA EM BUSCA DO SENTIDO? VIDA E TRABALHO EM QUESTÃO
CAMILA V. MÜLLER e ANGELA B. B. SCHEFFER
RESUMO
Objetivo: Compreender as motivações do turismo voluntário e qual seria o sentido atribuído à realização dele nas relações com trabalho e vida.
Originalidade/valor: Justifica-se pela novidade em torno desse turismo e desse ato de voluntariar, com carência de trabalhos no Brasil. Toma como base as mudanças no modo de produção e no trabalho no sécu- lo XXI que implicaram uma busca por sentido no trabalho e na vida. Nesse sentido, propõe-se um olhar reflexivo para a temática, integrando noções de pós-modernidade e mobilização de subjetividades.
Design/metodologia/abordagem: Estudo de abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas com 20 sujeitos que participaram de uma experiência de turismo voluntário; análise de dados via análise de conteúdo.
Resultados: Foram identificados sujeitos que buscam experiências significativas de turismo. Como consumidores, buscam experiências de vida que possam dizer algo sobre si mesmos, que agreguem valor e colabore para a empregabilidade deles. Há produção e consumo de subjetividades em torno do turismo voluntário, voltadas para a busca por sentido na pós-modernidade. O próprio sentido do trabalho se torna uma mercadoria.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo voluntário. Pós-modernidade. Sentido do trabalho. Vida. Trabalho.
Número 2
APRENDIZAGEM E SENTIDO: ATIVIDADE DE PANIFICAÇÃO DE MULHERES ASSENTADAS
MARCIA V. PAIXÃO e ELOY E. S. NOGUEIRA
RESUMO
Objetivo: Este artigo é resultado de um estudo etnográfico realizado em um assentamento no interior do Paraná que, sob a perspectiva da Teoria Social da Aprendizagem, pretendeu compreender como ocorre a aprendizagem da atividade produtiva de panificação de mulheres assentadas, servindo como um caminho para uma diversidade de estudos que buscam entender por que certas práticas emergem, institucionalizam ou são alteradas ao longo do tempo por meio de uma abordagem que as vê como um empreendimento coletivo.
Originalidade/valor: Ao revelar o sentido da atividade e participação dessas mulheres na atividade de panificação e sua relação com a aprendizagem no empreendimento, este estudo foi justificado por sua contribuição para a compreensão desse aprendizado, respondendo a questões que possam servir de referência para entender a realidade dos grupos produtivos dessa nova economia.
Design/metodologia/abordagem: As propostas de Engeström (2009) e Nicolini (2009) formaram um pacote metodológico cujos resultados mostraram o sentido da atividade como a busca de uma identidade e a vontade de pertencer, fatores geradores de contradições internas e externas que ampliam o horizonte de possibilidades do empreendimento, levando a um ciclo expansivo que provoca o desenvolvimento da aprendizagem.
Resultados: Os resultados revelaram que, no sistema de atividade, a aprendizagem e a participação estão intrinsecamente relacionadas, associando o desenvolvimento do grupo com a aprendizagem participativa e a negociação de significados na comunidade em que está inserido, ligando passado e futuro, individual e coletivo, conhecimento novo e existente, num movimento transformador de identidades dos sujeitos e gerador de um conhecimento socialmente construído.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Sentido. Identidade. Atividade. Participação.
SOLIDÃO E TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: AS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
MARCUS V. S. SIQUEIRA, CLEDINALDO A. DIAS e BÁRBARA N. MEDEIROS
RESUMO
Objetivo: Refletir as faces da solidão no contexto do trabalho contemporâneo contemplando-a: 1. como afeto da convivência e da interação social; 2. como sintoma do mal-estar no trabalho, resultado da ideologia gerencialista; e 3. como fonte para o desenvolvimento, o revigoramento e a formação do indivíduo.
Originalidade/valor: O estudo torna-se relevante por possibilitar um novo olhar para a solidão no contexto do trabalho como recurso para emancipação do trabalhador.
Design/metodologia/abordagem: O trabalho caracteriza-se como um ensaio teórico, fundamentado em uma revisão de literatura, em periódicos que permeiam diferentes campos de conhecimento (sociologia, psicologia, filosofia e administração), fazendo uma reflexão interdisciplinar entre as correntes que discutem as faces da solidão.
Resultados: Evidenciou-se que a solidão no trabalho contemporâneo pode ser vista como nociva, ante as violências cotidianas no ambiente organizacional, no trabalho que tenha perdido o sentido e na falta de solidariedade entre os trabalhadores ou como virtude necessária para o desenvolvimento e a emancipação do fazer sujeito. Embora vista na maioria dos estudos como um fenômeno negativo, ela não se restringe apenas a um distanciamento físico, muito menos à fuga da vida, mas pode também ser a busca do despertar em relação a si mesmo e de reposicionamento dos valores e da cultura adestradora das organizações.
PALAVRAS-CHAVE: Solidão. Trabalho. Socioclínica. Ideologia gerencialista. Violência.
O IMPACTO DE BEM-ESTAR NO TRABALHO E CAPITAL PSICOLÓGICO SOBRE INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: UM ESTUDO COM PROFESSORES
ANGELO POLIZZI FILHO e JOSÉ A. C. S. CLARO
RESUMO
Objetivo: Investigar um modelo conceitual teórico para intenção de rotatividade, analisando sua relação com bem-estar no trabalho, capital psicológico e intenção de rotatividade.
Originalidade/valor: O estudo contribuiu ao apresentar aspectos inéditos e uma aparente lacuna na revisão teórica da literatura nacional pela ausência de pesquisas que investigassem as relações entre capital psicológico e intenção de rotatividade.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa de natureza empírica com abordagem quantitativa. Testou quatro hipóteses relativas às interações das variáveis, utilizando um questionário de autopreenchimento contendo cinco medidas brasileiras validadas e precisas.
Resultados: As hipóteses foram confirmadas, indicando que docentes detêm um quadro de bem-estar no trabalho composto por satisfações maiores com colegas, chefias e tarefas, e menores com salários e promoções, índices medianos de envolvimento com o trabalho e de compromisso afetivo com a universidade em que atuavam, revelando baixa intenção de rotatividade. Surge, na literatura internacional, o conceito de capital psicológico, propondo-nos investigações futuras e a criação de uma linha de pesquisa no Brasil na mensuração do papel moderador do capital psicológico nas relações entre constructos do comportamento organizacional. É essencial que outras categorias profissionais sejam estudadas na busca por evidências acerca do uso de capital psicológico como variável moderadora na relação entre as dimensões objetivo deste estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Modelo do comportamento organizacional. Intenção de rotatividade. Bem-estar no trabalho. Capital psicológico. Docência universitária.
ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DO TRABALHO SIGNIFICATIVO
SILVANIA S. ONÇA e DIÓGENES S. BIDO
RESUMO
Objetivo: Neste estudo, analisa-se a influência da importância do trabalho e do autoconceito criativo no trabalho significativo e deste na empregabilidade de pessoas em situação de desemprego no sudeste do estado do Pará, com vistas a um novo posto de trabalho.
Originalidade/valor: Este estudo contribui ainda para a literatura oferecendo três novos instrumentos de medida válidos e fidedignos para os construtos: autoconceito criativo, importância do trabalho e trabalho significativo.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é do tipo levantamento (survey) com a participação de 206 respondentes, com os dados analisados por meio da análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os dez construtos usados no modelo apresentaram validade convergente, validade discriminante e confiabilidade adequadas. No modelo estrutural, as três hipóteses foram confirmadas, de modo que o autoconceito criativo e a importância do trabalho explicam 68% da va- riância do trabalho significativo, e, por sua vez, o trabalho significativo explica 67% da variância da empregabilidade; em ambos os casos, o poder explicativo é grande para os padrões da área de ciências do comportamento. Este estudo contribui, sobretudo, para elucidar a importância do trabalho significativo em programas de orientação da carreira para pessoas em situação de desemprego. Parece útil indicar orientação de carreira centrada no trabalho significativo com vistas a aumentar a empregabilidade, já que indivíduos com autoavaliações positivas são mais prováveis de obter sucessos de carreira a partir do esforço pessoal. Nacionalmente, tais conhecimentos poderão fomentar programas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de pessoas em situação de desemprego centradas na orientação de carreira.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho significativo. Autoconceito criativo. Importância do trabalho. Empregabilidade. Modelagem de equações estruturais.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DOS ESTUDOS BASEADOS EM PRÁTICA: REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DANIELA G. DURANTE, FABIANA R. VELOSO, DIEGO Q. MACHADO, AUGUSTO C. A. CABRAL e SANDRA M. SANTOS
RESUMO
Objetivo: Revisar a produção científica sobre aprendizagem organizacional, que utilizou a abordagem dos estudos baseados em prática, no tocante à evolução da produção, ao perfil de autoria, às características metodológicas e às temáticas correlatas.
Originalidade/valor: A aprendizagem organizacional apresenta lacunas quanto a contribuições de outras áreas como sociologia. Os estudos baseados em práticas (EBP) têm o viés sociológico e o espaço social como lócus para os processos de aprendizagem e a geração de conhecimento. Não foram identificados estudos que revisem a produção científica nacional em aprendizagem organizacional no contexto dos EBP, reforçando as contribuições potenciais deste trabalho.
Design/metodologia/abordagem: A pesquisa abrangeu os artigos disponíveis na base de dados da Spell e no portal de periódicos da Capes, publicados até 2017, no total de 42. Esses artigos foram revisados sistematicamente e numa abordagem qualitativa. Também foram utilizados os softwares Ucinet6 e NetDraw na análise.
Resultados: As publicações são recentes e concentram-se em periódicos de impacto nacional e internacional. A autoria está sob responsabilidade de pequenos grupos, ficando em evidência a parceria entre autores. São significativas a quantidade de artigos teóricos e a relevância de suas contribuições. Nos estudos empíricos, predominam o estudo de caso e a entrevista. Quanto às temáticas, são discutidos temas relevantes à proposta teórico-metodológica dos EBP. Concluiu-se que os EBP, por tomarem as práticas inseridas no contexto das organizações como lócus para o estudo da aprendizagem, revelam potencial para preencher lacunas da perspectiva tradicional da aprendizagem organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem organizacional. Perspectiva sociológica. Estudos baseados em prática. Revisão sistemática. Epistemologia.
MÉTRICAS DO PRESENTEÍSMO E SUAS RELAÇÕES COM A COOPERAÇÃO: UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA
GIOVANNA GARRIDO, MATEUS K. BORGES, ROBSON S. BORGES e MARCO A. SILVEIRA
RESUMO
Objetivo: Diagnosticar e quantificar o presenteísmo e suas relações com a cooperação na realidade de uma organização pública de pesquisa.
Originalidade/valor: Este estudo é uma iniciativa ante o atual desafio de mensuração do presenteísmo por meio de abordagens inclusivas que, ao mesmo tempo que sejam específicas em prover informações acionáveis acerca do comportamento presenteísta, integrem conhecimentos multidisciplinares para o entendimento dos fatores que o influenciam e são influenciados por ele, afetando a produtividade no trabalho.
Design/metodologia/abordagem: O estudo realizou-se em uma organização pública de pesquisa, com o propósito de diagnosticar a realidade da organização em termos de presenteísmo e cooperação por meio da aplicação de métodos analíticos.
Resultados: Foram diagnosticados os seguintes resultados: 1. métricas sobre os níveis gerais de presenteísmo e cooperação; 2. níveis de presenteísmo e cooperação por equipe estudada; 3. correlações entre o presenteísmo e a cooperação; e 4. possíveis fatores de influência nos níveis de presenteísmo e cooperação. Em síntese, por reconhecer a interconectividade entre o presenteísmo e a cooperação e a relevância de uma gestão estratégica do capital humano que considere suas especificidades e integre seu teor biunívoco e inversamente proporcional, este estudo apresenta evidências empíricas que fundamentam a relação entre ambos os fenômenos e validam meios para diagnosticar e quantificar seus impactos na organização.
PALAVRAS-CHAVE: Presenteísmo. Cooperação. Capital humano. Métodos analíticos. Produtividade.
Número 3
FATORES MOTIVADORES E INIBIDORES PARA A ATUAÇÃO EM REDES DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO (RETIC)
ANDRÉA A. C. MINEIRO, DONIZETI L. SOUZA, LUIZ G. R. ANTUNES e CLEBER C. CASTRO
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste artigo é identificar os fatores que motivam e/ou inibem a atuação de empresas de base tecnológica em redes, tendo como base a Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Conhecimento (Retic).
Originalidade/valor: Poucos avanços são evidenciados na literatura para compreensão das redes de cooperação das empresas de base tecnológica (EBTs), as quais possuem características distintas, especialmente no que se refere aos níveis de incerteza e inovação.
Design/metodologia/abordagem: O método consiste em um estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio de documentos, questionários semiestruturados e grupos focais, o que garantiu uma triangulação de fonte de dados. Os dados foram analisados por meio da análise estrutural de redes, análise de regressão e análise de conteúdo por frequência e temática.
Resultados: Observou-se que as congruências de objetivos, o tempo de participação e o fortalecimento da rede se mostraram os fatores motivadores para a atuação em rede. Por sua vez, a existência de assimetrias de interesses, a baixa participação dos atores e a falta de uma gestão atuante foram os fatores inibidores. Para garantir a credibilidade do estudo, os resultados foram avaliados por meio de dois grupos focais com gestores e participantes da rede, o que permitiu aumentar a autenticidade do estudo. Os resultados se mostraram relevantes ao contribuírem para o entendimento do comportamento de EBTs em rede, as quais possuem características distintas de outras redes interorganizacionais, especialmente no que se refere aos níveis de incerteza e às formas de acessar recursos e informações.
PALAVRAS-CHAVE: Empresas de base tecnológica. Redes de cooperação. Fatores motivadores e inibidores. Análise estrutural de redes. Redes de EBTs.
ÍNDICE DE CLIMA ÉTICO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA VERSÃO BRASILEIRA
JULIANA G. ALMEIDA e JULIANA B. PORTO
RESUMO
Objetivo: O assunto da ética no trabalho é crescente no cenário organizacional brasileiro. Uma das variáveis de interesse de pesquisa nessa temática é o clima ético organizacional. A escala mais utilizada para abordar o fenômeno clima ético é a de Victor e Cullen (1988). Essa escala tem recebido críticas porque a estrutura proposta pelos autores não foi corroborada empiricamente. Além disso, há a necessidade de medidas mais atuais. Como resposta a essas demandas, Arnaud (2010) propõe o índice de clima ético (ICE). Essa medida teve por base a proposta de tomada da decisão ética de Rest (1984). O objetivo deste trabalho foi realizar a adaptação do ICE.
Originalidade/valor: O ICE ainda não foi adaptado para o Brasil.
Design/metodologia/abordagem: O primeiro estudo apresenta a tradução – retradução da escala, teste exploratório e confirmatório da estrutura fatorial, com uma amostra de 1.308 profissionais. No estudo 2, foi realizado o teste confirmatório de primeira e segunda ordens da estrutura encontrada no estudo piloto, em outra amostra.
Resultados: O modelo original reduzido apresentou melhor ajuste nos dois estudos. Adicionalmente, as relações com a liderança ética e a liderança abusiva foram confirmadas. Juntos, os resultados sugerem que o ICE apresenta boas propriedades psicométricas, sendo uma ferramenta adequada para mensurar o clima ético.
PALAVRAS-CHAVE: Clima ético. Liderança ética. Liderança abusiva. Tomada de decisão ética. Clima organizacional.
DA FOLIA À PERFORMANCE: BIOPODER NA ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL DE OLINDA
SUÉLEN M. FRANCO e ANDRÉ L. M. S. LEÃO
RESUMO
Objetivo: O presente estudo busca compreender como o biopoder se manifesta na organização do Carnaval de Olinda. Para tanto, o Carnaval é estudado como uma complexa organização, compreendendo esse conceito para além das organizações formais, e o poder é estudado sob a perspectiva foucaultiana, que constitui a lente teórica desta investigação, permitindo-nos compreendê-lo até em suas manifestações mais difusas, no nível das micropráticas, articulando as dimensões de segurança e riqueza na organização do festejo.
Originalidade/valor: A noção de biopoder na gestão de grandes eventos mostra-se uma construção teórica relevante, num momento em que os folguedos populares têm sido cada vez mais permeados pelas lógicas empresarial e turística. O uso intensivo do espaço público requer tecnologias que permitem liberdade e entretenimento ao mesmo tempo que propiciam segurança e minimização de riscos ao patrimônio e à população. O Carnaval investigado possui grande visibilidade midiática e turística, porém é pouco contemplado nos estudos organizacionais.
Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma análise de discurso foucaultiana da cobertura jornalística de quatro carnavais que distam dez anos entre si (1986, 1996, 2006, 2016) em dois jornais impressos locais, os únicos em circulação durante todo o período estudado.
Resultados: Os resultados apontam para uma crescente ordem mercantil, em que as demandas turísticas e de entretenimento geram resultados econômicos à prefeitura, ao mesmo tempo que exigem um esforço de normatização, vigilância e prevenção de perdas, resultando numa produção biopolítica.
PALAVRAS-CHAVE: Carnaval de Olinda. Disciplina. Biopolítica. Biopoder. Mercado.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PARÂMETROS E AVALIAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO
LEANDER L. KLEIN, BRENO A. D. PEREIRA e RICARDO B. LEMOS
RESUMO
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar os parâmetros de avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT) em uma organização pública e a percepção dos servidores em relação a esses fatores.
Originalidade/valor: O artigo avança na avaliação teórica da QVT em um contexto público e amplia a apresentação de parâmetros no ambiente de trabalho. Na prática, apresentam-se padrões de comportamento em diferentes grupos de análise. Assim, aprofunda-se a compreensão de pressupostos e hipóteses já existentes em teoria e propõem-se novas no que diz respeito aos padrões de QVT.
Design/metodologia/abordagem: Adotou-se o modelo de Ferreira (2011) como base para o desenvolvimento da pesquisa empírica. O método deste trabalho é uma pesquisa quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio do uso de um questionário. A análise dos dados foi realizada fundamentalmente por meio dos testes T e ANOVA.
Resultados: Como principal resultado, é possível destacar os noves fatores obtidos a partir da análise fatorial exploratória. Além disso, houve percepções diferentes de grupos de servidores em relação a esses fatores. A partir disso, conclui-se que a avaliação da QVT e de seus parâmetros é percebida de forma diferenciada entre os servidores, quando agrupados em grupos com características diferentes.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida no trabalho. Avaliação. Parâmetros. Serviço público. Estudo quantitativo.
INOVAÇÃO NAS EMPRESAS E ORIENTAÇÃO CULTURAL À INOVAÇÃO: UM ESTUDO MULTINÍVEL
FRANCISCHETO, LEELA L.; NEIVA, ELAINE R.
RESUMO
Objetivo: Testar a influência da orientação cultural à inovação no número de inovações mensuradas em empresas brasileiras.
Originalidade/valor: O estudo utiliza uma abordagem que ainda não foi explorada na área, a análise multinível.
Design/metodologia/abordagem: Cinco fatores de orientação cultural à inovação foram considerados: rituais e histórias; estratégias de inovação; símbolos e heróis; autonomia; e normas e comunicação. A inovação foi subdividida em quatro tipos: produto, serviço, tecnológico e administrativo. O estudo consistiu em uma amostra de 345 indivíduos em 60 organizações. A relação entre as variáveis foi analisada usando regressão linear e modelagem multinível.
Resultados: Os resultados da análise de regressão mostraram relações positivas e negativas de todos os fatores culturais com algum tipo de inovação. A análise multinível indicou uma relação entre as duas variáveis apenas nos fatores rituais e histórias e símbolos e heróis, ambos no nível individual. O estudo indica a existência de características da cultura organizacional que favorecem e inibem a inovação. Além disso, destacam-se a complexidade do assunto e a consequente necessidade de novos estudos.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura organizacional. Inovação. Orientação cultural à inovação. Tipos de inovação. Análise multinível.
WORKPLACE WELLBEING AND BURNOUT SYNDROME: OPPOSITE FACES IN PENITENTIARY WORK
CORRÊA, JONATHAN S.; LOPES, LUIS F. D.; ALMEIDA, DAMIANA M.; CAMARGO, MARIA E.
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a perspectiva dos servidores penitenciários do estado do Rio Grande do Sul no que tange à relação entre os componentes do bem-estar no trabalho e os da síndrome de burnout.
Originalidade/valor: Profissionais da área da segurança pública convivem diariamente com uma pluralidade de sentimentos, uma vez que desempenham suas atividades em meio a elevados níveis de tensão. Nesse ramo está inserida a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Susepe), cujo ambiente laboral, em cada um de seus estabelecimentos prisionais, pode revelar faces opostas no cotidiano dos servidores penitenciários, como o bem-estar no trabalho e a síndrome de burnout.
Design/metodologia/abordagem: Fez-se uso de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com uma abordagem quantitativa. A amostra foi não probabilística e constituída de 433 respondentes.
Resultados: Os resultados da pesquisa indicaram que o bem-estar no trabalho está parcialmente presente no cotidiano dos servidores penitenciários e que não foram evidenciados estresse laboral e síndrome de burnout. Quanto às correlações entre os constructos, todas demonstraram ser significantes. Os resultados revelaram quatro associações significativas entre os níveis dos constructos de bem-estar no trabalho e os de síndrome de burnout.
PALAVRAS-CHAVE: Comportamento organizacional. Bem-estar no trabalho. Síndrome de burnout. Servidor penitenciário. Susepe.
ERRATA
nÚMERO 4
UMA CONTRIBUIÇÃO À ESTRUTURA TEÓRICA PARA A CAPACIDADE DINÂMICA COGNITIVA
ELNIVAN M. SOUZA e SÉRGIO HENRIQUE A. C. FORTE
RESUMO
Objetivo: Contribuir para a estrutura teórica da capacidade dinâmica cognitiva.
Originalidade/valor: Este artigo fornece uma revisão das fontes e características das capacidades gerenciais cognitivas, aponta suas dimensões específicas de análise e explora as possibilidades de pesquisa associadas a abordagens como mudanças estratégicas, modelos de negócios e desempenho da firma.
Design/metodologia/abordagem: Este trabalho utiliza-se do conceito de modelo mental, entendido aqui como estruturas de conhecimento simplificadas ou representações cognitivas sobre o funcionamento do ambiente empresarial (Gary & Wood, 2011), para expor o encadeamento lógico das reflexões teóricas e formulação de proposições.
Resultados: As contribuições principais deste estudo são as seguintes: 1. a reformulação do conceito de capacidade dinâmica cognitiva; 2. a inclusão dos conceitos de processamento mental controlado e automático no modelo proposto; 3. a inclusão das variáveis experiência, tempo, confiança da equipe e complexidade; e 4. a formulação de cinco proposições para subsidiar aplicações empíricas futuras. A análise sugere oportunidade de pesquisa sobre a relação entre capacidades dinâmicas gerenciais, cognitivas e organizacionais, e suas contribuições conjuntas para mudanças estratégicas nos modelos de negócios e no desempenho da firma.
PALAVRAS-CHAVE: Modelo mental. Capacidade cognitiva. Capacidade gerencial. Atividades mentais. Microfundamentos.
PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA ANÁLISE DAS AFFORDANCES QUANDO DO USO DE BIG DATA E ANALYTICS NAS ORGANIZAÇÕES
LUISA M. STRAUSS e NORBERTO HOPPEN
RESUMO
Objetivo: O artigo apresenta o desenvolvimento de um framework para analisar como ocorre o uso de big data e analytics nas organizações, o qual está baseado na teoria das affordances e na teoria ator-rede (TAR).
Originalidade/valor: Big data e analytics, mesmo usando ferramentas e técnicas que não são novas, têm recebido muita atenção da mídia especializada em TI e da academia, a primeira para fomentá-la e a segunda porque ainda existem dificuldades de implantação e o processo de uso de big data analytics não é bem compreendido.
Design/metodologia/abordagem: O trabalho tem uma abordagem qualitativa, na forma de um ensaio teórico. Analisaram-se trabalhos que relacionaram a teoria das affordances com TI e com big data e analytics, e, para propor o framework resultante, além de contribuições da TAR, foi conduzido um estudo de caso ilustrativo.
Resultados: A teoria das affordances aliada à translação da TAR pode ser útil para a análise do processo de uso de big data e analytics em organizações, pois contempla aspectos individuais e organizacionais, abrangendo a percepção de utilidade, as transformações sociotécnicas necessárias em processos, pessoas e estruturas, a utilização de fato e os efeitos organizacionais. Como contribuição, foi proposto um framework que inclui elementos de translação da TAR para guiar pesquisas futuras.
PALAVRAS-CHAVE: Big data. Analytics. Affordances. Teoria ator-rede. Framework.
“APAIXONEI-ME E QUERO CONHECER VOCÊ”: ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE MOTIVAÇÃO DE RECÉM-VOLUNTÁRIOS
SAMUEL L. L. LEMOS, CARLOS EDUARDO CAVALCANTE, PATRÍCIA T. CALDAS, SOLANGE CRISTINA VALE e JARDEL AUGUSTO G. R. ALVES
RESUMO
Objetivo: Descrever fatores motivacionais de recém-voluntários de uma fundação religiosa paraibana à luz do modelo proposto por Cavalcante (2012) por um período longitudinal de dois anos.
Originalidade/valor: Não há consenso sobre aspectos ligados à motivação para realização da atividade voluntária, nem em contexto estrangeiro, nem brasileiro. Há alta rotatividade desses indivíduos, pela facilidade de entrada no trabalho e saída dele, sem clareza nas suas causas. Para diminuir a discordância no que se entende como motivações voluntárias em contexto nacional e auxiliar os gestores de ONGs na manutenção de seus voluntários recentes, propõe-se esta pesquisa longitudinal, realizada em duas oportunidades, 2013 e 2015, inédita em contexto nacional.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de modelo validado no Brasil proposto por Cavalcante (2012), o qual abrange cinco fatores motivacionais: altruísta, justiça social, afiliação, aprendizado e egoísta. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, coeficiente de va – riância e porcentagem), ANOVA (análise de variância), Teste T para amostras independentes, identificando eventuais diferenças entre grupos e correlação (bivariável).
Resultados: Viés cívico, objetivos de aprendizado e identificação com a entidade emergiram como principais motivadores. Há indícios de que quanto maior a formação acadêmica, menor é a tendência em buscar a organização apenas para preenchimento do tempo livre (fator egoísta). Outra constatação foi a de que voluntários com maiores índices nas motivações altruístas tendem a atuar também em outras instituições, o inverso para aqueles com motivações mais próximas do perfil egoísta.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de recursos humanos. Estudo longitudinal. Organizações do terceiro setor. Trabalho voluntário. Motivação voluntária.
APLICAÇÃO DE SINGULAR SPECTRUM ANALYSIS E DO ARIMA-GARCH PARA PREVISÃO DA TAXA DE CÂMBIO EUR/USD
RAFAEL J. ABREU, RAFAEL M. SOUZA e JOICE G. OLIVEIRA
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste artigo foi modelar a série de minuto das taxas de câmbio do par EUR/USD por meio dos métodos singular spectrum analysis (SSA) e ARIMA-GARCH, e avaliar qual gera previsões melhores para um horizonte de cinco minutos.
Originalidade/valor: Apesar de o SSA se mostrar uma técnica bem-sucedida em outros ramos da ciência, suas aplicações em finanças ainda são recentes. Além disso, a modelagem da taxa de câmbio é um problema complexo que envolve conceitos e propriedades estatísticas. No entanto, apesar da complexidade, a análise de tal série é de suma importância para diversos agentes que atuam direta ou indiretamente na economia e no mercado financeiro.
Design/metodologia/abordagem: Estimaram-se modelos de séries temporais com as técnicas ARIMA-GARCH e SSA, sendo consideradas três amostras do fechamento da cotação ask do câmbio: tendências de alta, de baixa e sem tendência dominante.
Resultados: As previsões realizadas pelo SSA foram as que mais se aproximaram das observações originais para os três casos. Para as medidas de qualidade, o SSA obteve melhores resultados para as amostras com tendências de alta e de baixa, enquanto, para a amostra sem tendência dominante, os resultados apontaram que a técnica ARIMA-GARCH atingiu resultados mais satisfatórios. Portanto, concluiu-se que as previsões do SSA, no que diz respeito às taxas de câmbio no período em questão, são mais adequadas que aquelas obtidas pelo modelo ARIMA–GARCH, independentemente do movimento do mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Mercado de câmbio. Taxas de câmbio. Dólar. Euro. Previsão de séries temporais.
A ESTRUTURA DE CAPITAL NO BRASIL É ESTÁVEL?
PÂMELA A. TRISTÃO e IGOR B. SONZA
RESUMO
Objetivo: O objetivo do presente artigo consiste em analisar se a estrutura de capital das empresas listadas publicamente permaneceu estável nos últimos 20 anos.
Originalidade/valor: O artigo tem como foco o mercado de capital brasileiro, no qual existe uma lacuna na literatura acerca de estudos relacionados à alavancagem e sua incipiência, em que fatores relacionados às empresas negociadas abertamente e às características na contratação de capital alteram a demanda por crédito.
Design/metodologia/abordagem: Objetivando o alcance do propósito do estudo, inicialmente foi realizada uma análise gráfica da evolução do endividamento, tanto a valor de mercado quanto contábil; a segunda etapa consistiu na aplicação do modelo econométrico de regressão GMM-Sys por meio de dados em painel para identificar a estabilidade da alavancagem ao longo do tempo.
Resultados: Os resultados evidenciam redução nas medidas de alavancagem a valor de mercado, cuja significância estatística foi observada após 2008, tem-se, portanto, que, tanto na análise gráfica quanto no modelo de regressão, o uso da dívida apresentou instabilidade no primeiro período analisado (1996-2007). O mesmo comportamento não foi observado no segundo período analisado (2008-2015) ao serem analisadas as medidas a valor de mercado, na qual prevalecia a estabilidade da estrutura de capital. Os achados foram confirmados por meio da estimação do modelo, sendo identificada redução dos níveis de alavancagem com significância estatística das variáveis no segundo período do estudo (P1). Foram encontrados como principais determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras os benefícios fiscais (alavancagem a valor contábil) e o porte da empresa (alavancagem a valor de mercado), confirmando os pressupostos da teoria do trade-off.
PALAVRAS-CHAVE Estrutura de capital. Teoria do trade-off. Teoria do pecking order. Endividamento. Estabilidade.
O IMPACTO DE INTANGÍVEIS DE EMPRESAS ALEMÃS, INGLESAS E PORTUGUESAS: DE 1999 A 2016
TIAGO VASCONCELOS, DENIS FORTE e LEONARDO F. C. BASSO
RESUMO
Objetivo: O presente artigo tem o propósito de investigar qual é a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016. Apesar de o IAS 38 atribuir valor aos ativos intangíveis, há uma grande lacuna entre a contabilização e a necessidade do mercado. Essa lacuna é dada pelo conservadorismo contábil na contabilização dos ativos intangíveis e por sua difícil mensuração. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio da metodologia proposta por Gu e Lev (2011), utilizando proxies como CDS, Libor e Euribor e testes de sensibilidade. Espera-se que o IDE reflita o capital intangível e crie valor ao acionista. Este estudo busca interpretar a contribuição dos intangíveis e a previsão de seu impacto no mercado.
Originalidade/valor: O tema de avaliação dos ativos intangíveis tem sido abordado de diversas formas. Sua relevância está na necessidade de estabelecer métodos para sua mensuração.
Design/metodologia/abordagem: A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa com dados em painel com a utilização do Stata-15. A base de dados é o Capital IQ com empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, na Inglaterra e em Portugal de 1999 a 2016, com frequência anual.
Resultados: Os resultados sugerem que o comprehension value tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital e o intangibles-driven-earnings são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento e gastos de vendas, gerais e administrativos.
PALAVRAS-CHAVE: Ativos intangíveis. Alemanha. Inglaterra. Portugal. Teste de sensibilidade.
ERRATA
nÚMERO 5
DETERMINANTES DA LEALDADE À MARCA NO CONTEXTO DE UMA MARCA DE REFRIGERANTE
VALTER M. M. FORTES, GABRIEL S. MILAN, LUCIENE EBERLE e DEONIR DE TONI
RESUMO
Objetivo: Desenvolver e manter a lealdade dos consumidores em relação à marca é requisito estratégico para negócios bem-sucedidos. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar o impacto de alguns construtos determinantes da lealdade à marca.
Originalidade/valor: Exploramos a qualidade percebida, a conscientização da marca, a personalidade da marca e o amor à marca como determinantes da lealdade à marca. Nesse sentido, o foco deste estudo foi analisar o impacto de alguns construtos determinantes da lealdade à marca.
Design/metodologia/abordagem: O estudo foi implementado por meio de uma pesquisa do tipo survey, aplicada a uma amostra de 284 consumidores de uma marca de refrigerante do Nordeste do Brasil adquirida por um dos maiores fabricantes de refrigerante do mundo. Os dados foram analisados utilizando-se estatísticas multivariadas e mediante o emprego da técnica de modelagem de equações estruturais.
Resultados: Foi possível concluir, então, que há uma relação positiva entre os construtos consciência da marca e qualidade percebida, e a influência positiva da personalidade da marca na consciência da marca e da qualidade percebida no amor à marca. Obtiveram-se ainda evidências que mostram que o amor à marca tem influência sobre a lealdade à marca e que o nível de consumo é um moderador significativo dessa relação.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade percebida. Consciência da marca. Personalidade da marca. Amor à marca. Lealdade à marca.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE HOSPITAIS PRIVADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE EM DOIS ESTÁGIOS
THIAGO C. SAQUETTO e CLÁUDIA A. S. ARAUJO
RESUMO
Objetivo: Este estudo se propõe a descrever a eficiência de hospitais privados no Brasil, bem como compreender a influência da estrutura de propriedade, da especialização, da acreditação e da atividade de ensino sobre a eficiência de hospitais privados.
Originalidade/valor: Os achados descrevem a eficiência de hospitais privados que se destacam por sua busca pela certificação de qualidade e segurança, e investigam fatores controversos da literatura sobre a eficiência hospitalar. Além disso, a pesquisa contribui para o desenvolvimento da literatura nacional sobre a eficiência de hospitais no Brasil, por meio de uma análise em dois estágios.
Design/metodologia/abordagem: São estimadas as eficiências de 98 hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) por meio da modelagem Data Envelopment Analysis (DEA). Para tal, foram selecionados três inputs e três outputs referentes ao desempenho dos hospitais no ano de 2017. No primeiro estágio, foram analisadas as eficiências, orientadas aos inputs e com a utilização de uma variável não discricionária. No segundo, foram estimadas medidas bootstrapped e investigadas, por meio de modelos econométricos, as influências dos fatores da eficiência hospitalar.
Resultados: Os resultados possibilitam descrever aspectos da gestão dos recursos, relacionados aos inputs e outputs investigados, para a melhoria da eficiência nos hospitais privados no Brasil, além da compreensão da influência dos fatores estrutura de propriedade, especialização e acreditação sobre a eficiência de hospitais privados.
PALAVRAS-CHAVE: Hospitais. Hospitais privados. DEA. Acreditação. Brasil.
METANÁLISE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS BIBLIOMÉTRICOS EM ADMINISTRAÇÃO
RAQUEL S. PEREIRA, ISABEL C. SANTOS, KEILLA D. S. OLIVEIRA e NILSON C. A. LEÃO
RESUMO
Objetivo: Apresentar a técnica de metanálise como uma estratégia aplicada à pesquisa bibliométrica para desvelar o estado da arte da produção científica internacional, suas interações com as áreas de conhecimento, a colaboração entre autores e instituições, na área da Administração, com base no período entre 1998 e 2017.
Originalidade/valor: Na pesquisa exploratória inicialmente aplicada, observou-se uma lacuna no debate sobre o uso metanálise como um recurso de investigação do estado da arte na área da Administração. A metanálise utilizada como instrumento de pesquisa proporciona uma associação rigorosa de diversos estudos.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma abordagem quali–quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, delineada por pesquisa bibliográfica. Quanto ao mecanismo de investigação, foi usada a metanálise como uma investigação sistemática. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em duas etapas: macroanálise e microanálise.
Resultados: Os resultados da pesquisa mostraram que o número de estudos bibliométricos publicados na segunda década estudada foi significantemente maior. As áreas de publicações, dentro do escopo da Administração também sofreram mudanças importantes quando se compararam os períodos analisados, evidenciando um crescimento de publicações entre 2008 e 2017 nas áreas de planejamento e gestão. Como aplicações práticas, podem-se, a partir deste estudo, utilizar as publicações e análises para melhor compreender como, quando, onde e por quem foram realizadas as bibliometrias, de forma que possam ser usadas para a realização de metanálises, ou seja, estudos bibliométricos mais densos e profundos, que possam evidenciar tendências em determinada área de estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Metanálise. Microanálise. Bibliometria. Administração. Pesquisa.
“MERGULHANDO” NOS SIGNIFICADOS E REVELANDO CONCEPÇÕES DO SER PROFESSOR NA ADMINISTRAÇÃO
GABRIELA T. SANTOS e ANIELSON B. SILVA
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar as concepções do ser professor em Administração. As reflexões teóricas que definiram a compreensão do fenômeno estão associadas ao conhecimento docente, à formação de professores e às concepções do ser professor.
Originalidade/valor: Os resultados deste estudo revelam que as concepções do ser professor refletem sobre a prática docente e no desenvolvimento dos saberes concebidos a partir das ideologias dominantes do campo, dos contextos socioeconômicos e dos contextos políticos atuais. Este estudo contribui para o processo de formação do professor em Administração.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza a fenomenografia como método para compreender, a partir do espaço de resultados, o significado das concepções identificadas por meio de entrevistas realizadas com 20 professores atuantes na pós-graduação de Administração de programas no Brasil por mais de dez anos.
Resultados: Os resultados da análise dos dados permitiram a identificação de quatro concepções do ser professor: 1. um profissional que realiza o trabalho como qualquer outro; 2. um educador que atua como mediador do conhecimento; 3. um autor de processo educacional; e 4. um agente que transforma as pessoas e a si mesmo.
PALAVRAS-CHAVE: Concepções. Ensino de Administração. Formação de professores. Fenomenografia. Brasil.
O PAPEL DE SUPORTES ORGANIZACIONAIS NA RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL
BRUNO C. CORREIA-LIMA, ELISABETH LOIOLA, CICERO R. PEREIRA, JOSIMAR S. COSTA, CLÁUDIO B. LEOPOLDINO
RESUMO
Objetivo: Compreender a relação entre resultados de aprendizagem individual de competências (AI) e resultados de aprendizagem organizacional (AO), assim como o papel mediador dos suportes organizacionais à transferência de aprendizagem (SOT) na conversão de AI em AO.
Originalidade/valor: Medida de AO relacionada à AI, pois, em regra, pesquisas sobre AO pressupõem AI, não se detendo a mensurá-la. Proposição de socialização e de codificação como processos de AO, o que envolve aprendizagens formais e informais, e conhecimentos tácitos e explícitos. Foco na conversão de resultados de AI nas organizações em aprendizagem da organização, permitindo avaliar com mais acurácia os resultados dos investimentos organizacionais em aprendizagem formal e informal, considerando-se a prática corrente de medir exclusivamente T&D. Proposição do uso de SOT para potencializar processos e resultados de AI e de conversão de AI em AO. O uso simultâneo de métodos exploratórios e confirmatórios de modelagem e de dados de duas diferentes organizações alinha-se às boas práticas no campo de pesquisa.
Design/metodologia/abordagem: As hipóteses foram testadas em dois estudos, realizados com escalas validadas, enviadas por link aos respondentes pelas organizações. O estudo 1, exploratório, envolveu 203 trabalhadores de um banco público; e o estudo 2, confirmatório, 252 trabalhadores de uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip).
Resultados: Os dois estudos evidenciam que houve AI e AO, que AI é aprendizagem líquida de competências desejadas pela organização (AI1- AI0), que AO é fruto da socialização e da codificação de AI aplicada ao trabalho, que AI prediz AO e que SOT medeia a relação entre AI e AO.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem individual de competências. Aprendizagem organizacional. Socialização. Codificação. Suportes organizacionais à transferência.
A RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS COM P&D E O RETORNO ANORMAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
AMABELE M. OLIVEIRA, VINÍCIUS M. MAGNANI, JÚLIA P. TORTOLI, ANELISE K. P. FIGARI e MARCELO A. AMBROZINI
RESUMO
Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a relação entre o retorno anormal e as despesas com P&D em empresas listadas brasileiras.
Originalidade/valor: Os determinantes do retorno anormal das empresas fornecem informações relevantes para a tomada de decisões dos investidores. Nesse contexto, foi analisado se a inovação, mensurada pelas despesas com P&D, pode ser um fator-chave para o retorno anormal das empresas brasileiras.
Design/metodologia/abordagem: Foram analisadas as empresas brasileiras de capital aberto, de 2009 a 2016, em uma amostra composta por 1.597 observações, por meio de análise de regressão com dados em painel. As informações sobre despesas com P&D foram coletadas nas notas explicativas. Se a empresa mencionou apenas as despesas com P&D e não divulgou o valor gasto na Demonstração do Resultado do Exercício, considerou-se que a empresa não investiu no período e o valor zero foi atribuído. Destaca-se que somente 44 empresas da amostra mencionaram as despesas com P&D em suas notas explicativas e/ou declararam que investiram em P&D, sinalizando a importância de melhores práticas de divulgação desses investimentos.
Resultados: Os resultados evidenciam uma relação negativa e estatisticamente significativa entre a inovação e o retorno anormal. Ou seja, um investimento corrente por meio de despesas com P&D leva a um menor retorno anormal corrente. Isso poderia estar ligado ao fato de que as despesas com P&D tendem a produzir retornos apenas em períodos mais longos, exigindo um tempo maior para recuperar esses investimentos, devido às características complexas relacionadas à mensuração contábil das despesas com P&D. Consequentemente, o retorno anormal só poderia ser percebido em períodos subsequentes.
PALAVRAS-CHAVE: Retorno anormal. Ativos intangíveis. Inovação. Despesas com P&D. Mercado financeiro brasileiro.
Número 6 - Edição especial: capacidade absortiva
CAPACIDADE DE ABSORÇÃO: O PAPEL DO CONHECIMENTO EXTERNO NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
CARLOS RICARDO ROSSETTO, CARLOS EDUARDO CARVALHO, GLORIA CHARÃO FERREIRA, CARINE DOMINGUEZ PERY
CAPACIDADE ABSORTIVA: ELEMENTOS COMPONENTES E MECANISMOS ORGANIZACIONAIS DE SEU DESENVOLVIMENTO
GABRIELA CAPPELLARI, CLARICE V. N. WELTER, LISIANE C. R. HERMES e JORGE O. SAUSEN
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo constituiu-se em compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de capacidade absortiva (ACAP) de um conjunto de empresas que operam no setor metal mecânico, instaladas na Região Sul do Brasil, por meio da análise dos seus comportamentos e habilidades, das rotinas e dos processos, e dos mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento.
Originalidade/valor: A relevância consiste na operacionalização dos elementos componentes e mecanismos organizacionais de desenvolvimento de capacidade dinâmica (Meirelles & Camargo, 2014), como forma de desenvolvimento de ACAP (Wang & Ahmed, 2007) em organizações pertencentes ao setor metal mecânico.
Design/metodologia/abordagem: Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizada por meio de estudo de casos múltiplos, buscando investigar detalhadamente três organizações do segmento metal mecânico, por meio da análise dos procedimentos, recursos, mecanismos e sistemas que lhes permitem desenvolver a ACAP. Os dados foram analisados por intermédio da análise de conteúdo.
Resultados: Foi possível inferir que as empresas investigadas desenvolvem a capacidade absortiva por intermédio de comportamentos e habilidades, como capacidade de relacionamento, capacidade de aprender e capacidade de desenvolver pessoas, bem como por meio de rotinas e processos, destacando-se rotinas de busca de informações, rotinas de monitorar o mercado e gestão de riscos, e ainda mediante mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento, como pesquisas, trocas de informações entre clientes e fornecedores e outras empresas.
PALAVRAS-CHAVE: Capacidades dinâmicas. Capacidade absortiva. Vantagem competitiva. Metal mecânico. Mecanismos organizacionais.
CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DOS SINAIS CAPTURADOS DO AMBIENTE PARA INOVAÇÃO
SHIRLEY A. SOUZA, DÉBORA E. P. SILVA e ALINE F. ABREU
RESUMO
Objetivo: Descrever a capacidade absortiva (ACAP) de empresas industriais sergipanas, do segmento de confecção têxtil, para os sinais capturados do ambiente que indicam necessidade de inovação em resposta às mudanças do mercado. As bases teóricas da capacidade absortiva postulam que a empresa que desenvolve essa capacidade possui habilidade em reconhecer o valor da informação, assimilá-la e aplicá-la para fins comerciais e, desse modo, desenvolver competências que lhe possibilitem alcançar vantagem competitiva.
Originalidade/valor: Do ponto de vista teórico, foram elencados os fatores que estimulam as empresas de confecções a reconhecer, assimilar, transformar e explorar o conhecimento externo. Quanto às contribuições práticas, a pesquisa pode fornecer referências às organizações que desejarem ampliar ou desenvolver a absorção de novos conhecimentos, de modo que estes promovam melhoria na atividade organizacional e inovação.
Design/metodologia/abordagem: As empresas são de micro a médio porte e desenvolvem inovações em processo e marketing. Para a realização da pesquisa, foi construído um instrumento de coleta qualitativo que foi aplicado em sete empresas com características inovadoras comparadas à concorrência local.
Resultados: O resultado mostra que as indústrias analisadas buscam renovação do conhecimento existente e assimilam as informações externas para se adaptar e transformar suas estratégias organizacionais. A exploração do conhecimento ocorre a partir das relações com clientes e fornecedores, do conhecimento prévio das lideranças e da estrutura existente na organização. As empresas que melhor apresentaram a ACAP foram as que enfrentaram concorrência direta, pois a sua presença criou estímulos para a realização da busca por informações para se diferenciarem e se tornarem competitivas.
PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Capacidade absortiva. Conhecimento. Empresas industriais. Sergipe.
A INFLUÊNCIA DOS GESTORES NAS CAPACIDADES DA EMPRESA
JULIANA C. N. COSTA, SHIRLEI M. CAMARGO, ANA M. M. TOALDO e SIMONE R. DIDONET
RESUMO
Objetivo: Verificar o papel moderador das características dos gestores, como idade e tenure (tempo no setor, cargo, empresa), na relação entre a capacidade absortiva realizada (RACAP) e a capacidade arquitetural de marketing (CAM).
Originalidade/valor: O presente estudo considera o elemento humano como fator que afeta as relações entre as capacidades da empresa. Contribui teoricamente ao auxiliar o entendimento do que pode impactar a formulação e implementação de estratégias de marketing, além de fortalecer teoricamente o papel do elemento humano. Como contribuição prática, demonstrou-se que não basta apenas buscar o conhecimento externo, mas também é necessário que ele seja transformado para então ser utilizado de maneira eficaz na elaboração e aplicação das estratégias de marketing.
Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa de caráter quantitativo, com corte temporal transversal. Este estudo testou empiricamente as hipóteses com base em uma amostra de 343 gestores de marketing de indústrias brasileiras de manufatura. Os dados foram coletados por meio de survey e tratados por meio de modelagem de equações estruturais no software AMOS.
Resultados: As características dos gestores (idade e tenure) moderam a relação entre uma parte da RACAP (transformação do conhecimento) e a CAM (capacidade arquitetural de marketing). Gestores mais experientes devem ser valorizados, pois comprovou-se que, nesse setor, eles fazem a diferença na hora de transformar o conhecimento e utilizá-lo em suas estratégias.
PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva. Capacidade de marketing. Características dos gestores. Tenure. Idade.
UMA ANÁLISE DA CAPACIDADE ABSORTIVA EM EMPRESAS DE SETORES TRADICIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL
CLAIR W. PUFFAL, DANIEL P. PUFFAL e YEDA S. SOUZA
RESUMO
Objetivo: Avaliar processos relacionados às dimensões da capacidade absortiva (CA) em empresas de setores tradicionais do Rio Grande do Sul que desenvolvem inovações.
Originalidade/valor: As empresas podem se diferenciar no mercado pelo nível de aplicação de conhecimento adquirido e utilização de mecanismos organizacionais, que apresentam elementos considerados intangíveis para o desenvolvimento da CA, ainda pouco reconhecida entre as empresas como capacidade importante para o desenvolvimento de inovações. A partir de estudos anteriores, reuniram-se elementos da CA em suas dimensões e elaborou-se um instrumento de avaliação da CA a fim de analisar a dinâmica de geração de conhecimento em microprocessos de inovação, sob um olhar da CA no contexto organizacional em setores tradicionais.
Design/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 47 perguntas que abrangem elementos da CA potencial e da CA realizada em suas dimensões, aplicado em duas empresas que apresentam processos de inovação comprovados no relatório do Projeto Nagirs, do banco de dados do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL/RS). Optou-se por uma análise de conteúdo e por sua comparação descritiva das evidências em relação à literatura.
Resultados: Os resultados sugerem que, em empresas de setores tradicionais, a CA pode ser explicativa para o desenvolvimento de inovações e para a sustentação de uma dinâmica organizacional com mecanismos de busca de renovação do conhecimento, envolvendo gestores e funcionários habilitados na busca e assimilação de informações externas a partir de desafios estratégicos da empresa. O estudo contribui também para o desenvolvimento de instrumento de avaliação de CA em empresas de setores tradicionais.
PALAVRAS-CHAVE: Capacidade absortiva. Dimensões da capacidade absortiva. Processos de inovação. Empresas tradicionais. Inovação.
INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE ABSORTIVA SOBRE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
ANDREI MIKHAILOV e FERNANDA M. REICHERT
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste artigo é revelar como os estudos empíricos quantitativos abordam a influência direta da capacidade absortiva (CA) na inovação. Os autores argumentam que o campo de pesquisa em CA continua sendo sujeito ao fenômeno da reificação, já que este campo ainda é bastante disperso.
Originalidade/valor: O artigo contribui para a abordagem teórica da CA ao compilar um conjunto de forças com influência direta da CA na inovação. Essa avaliação permitiu revelar informações detalhadas sobre essa relação, tais como a abordagem da CA utilizada e as situações nas quais ela age como uma força moderadora de uma relação. Assim, sugere-se uma estrutura de influência do CA na inovação.
Design/metodologia/abordagem: O artigo é uma revisão sistemática da literatura com base no método de Tranfield, Denyer e Smart (2003). A partir da amostra inicial de 231 artigos, foram selecionados 37 estudos empíricos. Os pesquisadores analisaram a influência da CA na inovação em cada artigo, bem como as forças que afetam essa influência.
Resultados: Os resultados sugerem que a abordagem dinâmica da CA pode se tornar dominante na literatura sobre CA e inovação, já que o número de estudos que utilizam essa abordagem cresce constantemente. Entretanto, os modelos de mensuração validados propostos por diversos estudiosos da AC ainda são subutilizados pela maioria dos estudos. Muitos estudos empíricos tendem a adaptar os modelos de medição existentes de acordo com as necessidades idiossincráticas de investigação. Além disso, como esperado, verificou-se que fatores intrafirma podem ser tão importantes quanto fatores ambientais para transformar a CA das empresas em inovação.
PALAVRAS-CHAVE Capacidade absortiva. Inovação. Revisão sistemática da literatura. Capacidades. Framework.
INOVAÇÃO EM MERCADOS EMERGENTES: O PAPEL DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E DA INSERÇÃO EM CADEIAS DE VALOR LOCAL E GLOBAL
CRISTINA L. L. CALEGARIO, NÁDIA C. P. BRUHN, MARIANE FIGUEIRA e JUCIARA N. ALCÂNTARA
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar os efeitos da inserção em cadeias de valor local e global como um determinante para a inovação da firma em países emergentes, bem como a relação existente entre capacidade de absorção e inserção em cadeias de valor.
Originalidade/valor: Este artigo combina contribuições de diferentes correntes de literatura para desenvolver uma estrutura mais abrangente sobre a análise da inovação em firmas de países emergentes. O estudo considera as relações entre os parceiros na cadeia de valor local e global, bem como a influência dos recursos internos como crucial para o acesso ao conhecimento externo.
Design/metodologia/abordagem: As análises econométricas foram feitas usando modelos lineares generalizados. O período de análise compreende os anos de 1998 a 2011. As hipóteses de pesquisa foram testadas utilizando diferentes modelos para relacionar a capacidade de inovação das empresas à inserção em cadeias de valor local e global ou à posse de recursos internos e externos.
Resultados: Os resultados deste estudo indicam que o relacionamento com todos os parceiros na cadeia de valor global contribui para aumentar os níveis de inovação das empresas pesquisadas. Os recursos internos tiveram influência positiva sobre a capacidade de inovação das empresas, sugerindo que os recursos internos são de importância crucial no acesso ao conhecimento externo, o que significa que a capacidade das empresas de utilizar esse conhecimento depende, fundamentalmente, de sua capacidade de absorção.
PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Cadeia de valor. Capacidade de absorção. Cooperação. Modelos lineares generalizados.