Política Editorial
A RAM é uma revista científica cuja missão é contribuir para a excelência das atividades acadêmicas na área de conhecimento de administração de empresas e para o desenvolvimento da ação administrativa nas organizações via a divulgação de trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e artigos teórico-empíricos inéditos, de qualidade e que gerem novos conhecimentos no campo, com expressiva magnitude de contribuição.
A RAM está estruturada em três seções. A primeira seção, denominada Gestão Humana e Social nas Organizações, publica trabalhos sobre o desenvolvimento das organizações com foco em questões sociais e humanas, a fim de contribuir para a geração de processos de gestão inovadores nas organizações, baseados em relações de respeito e confiança com os stakeholders, valores, cultura organizacional, diversidade e aprendizagem organizacional.
A segunda seção, denominada Finanças Estratégicas, abriga trabalhos voltados para o tema de como as empresas e os indivíduos tomam decisões sobre captação e aplicação de recursos (financeiros e/ou não financeiros), tendo como parâmetro o conceito de criação de valor para o acionista/proprietário.
A terceira seção, denominada Conhecimento, Estratégia e Inovação, publica trabalhos relacionados ao desenvolvimento e ao desempenho das organizações dos diversos portes e segmentos da economia, enfatizando tecnologias modernas de gestão de seus recursos internos e externos (tangíveis, intangíveis ou tecnológicos). As pesquisas são focadas em temáticas contemporâneas, como a gestão do conhecimento, dinâmica intra e interorganizacional, a estrutura da indústria, as fontes de vantagens competitivas, as teorias evolucionárias, a capacidade dinâmica das organizações, operações estratégicas, gestão logística e da cadeia de suprimentos, modelos de negócios e estratégias de inovação, visando a compreensão e a proposição de ajustes para a organização em suas capacidades organizacionais a fim de satisfazer as demandas dos setores em que atuam, focando na criação, captura e apropriação de valor, e no desempenho estratégico e competitivo.
São cinco os requisitos para aceitação de submissões:
- O primeiro é que cada um dos autores tenha submetido no máximo dois artigos no ano para a RAM, independentemente de sua posição na autoria (autor ou coautor). Ou seja, se um autor submete um artigo como primeiro autor e outro como terceiro autor, ele não poderá submeter nenhum outro artigo naquele ano.
- O segundo requisito é que os artigos sejam inéditos, nacional e internacionalmente, e que não estejam sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos são considerados, desde que estejam na sua forma final para publicação.
- O terceiro requisito é que os artigos estejam redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
- O quarto requisito é que estejam associados aos temas da seção para a qual foram submetidos e de acordo com a política da seção.
- O quinto requisito é que os artigos atendam aos critérios e características técnicas exigidas pela RAM, o estilo de citação e referenciamento da RAM segue o padrão APA.
O público-alvo da RAM é formado pelos profissionais e estudantes da academia de administração e pelos gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor interessados no desenvolvimento da administração