número 1
APRESENTAÇÃO
SILVIO POPADIUK
SERIA A LIDERANÇA UMA IDEOLOGIA? UMA INVESTIGAÇÃO INSPIRADA POR T. W. ADORNO
JOSÉ RICARDO DE PAULA XAVIER VILELA e ANTONIO CARVALHO NETO
RESUMO
Objetivo: Partindo do pressuposto de que a liderança é uma construção social motivada por interesses, esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa social empírica desenhada com o objetivo de investigar o conceito de liderança.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A originalidade está na utilização de procedimentos empíricos inspirados no trabalho de um autor muito citado em estudos de natureza teórica e ensaística, mas cujo percurso na investigação empírica é pouco conhecido em nosso meio.
Principais aspectos metodológicos: Foram escolhidos procedimentos metodológicos inspirados naqueles utilizados por T. W. Adorno na produção da escala F, orientado para identificar contradições, visões opostas e aspectos inusitados, habitualmente não encontrados na literatura sobre o tema.
Síntese dos principais resultados: Foi identificado que o exercício da liderança é motivado por interesses – não de uma classe contra outra, mas dentro de uma mesma classe social – os quais são apresentados a partir de diversos pontos de vista, dependendo se o indivíduo está ou não no exercício do papel; que há uma tendência a ocultar sua relação com o exercício do poder; que líderes em atividade tendem a ocultar interesses (como os financeiros) envolvidos no exercício desse papel, buscando caracterizá-lo como algo extraordinário e que os interesses podem estar relacionados com a oportunidade de se oferecer programas de treinamentos para o desenvolvimento de “habilidades de liderança”.
Principais considerações/conclusões: Esses resultados permitem a desconstrução de discursos envolvendo aspectos habitualmente apresentados como características desse construto, abrindo caminho para novas pesquisas que busquem compreender melhor esse objeto.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança. Ideologia. Interesses. Adorno. Dialética negativa.
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO
ANIELSON BARBOSA DA SILVA, GABRIELA TAVARES DOS SANTOS e ANA CAROLINA KRUTA DE ARAÚJO BISPO
RESUMO
Objetivo: Este artigo objetiva avaliar a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia de ensino ativa na aprendizagem de alunos de graduação em Administração.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A proposta apresentada neste artigo traz uma contribuição teórico-prática para o ensino de Administração, uma vez que descreve as etapas para a utilização da estratégia pelo professor em sala de aula, assim como oportuniza a reflexão de pesquisadores sobre estratégias de ensino inovadoras para a educação em Administração no Brasil.
Principais aspectos metodológicos: O estudo é qualitativo e o método de investigação utilizado seguiu os pressupostos e etapas da pesquisa-ação de Cousin (2009): reconhecimento, planejamento, ação, observação e reflexão, cuja descrição foi adaptada para o contexto do ensino.
Síntese dos principais resultados: Os resultados obtidos indicam que as HQs utilizadas como estratégia de ensino podem potencializar o desenvolvimento de competências, auxiliar no desenvolvimento da inovação e flexibilidade e contribuir para reduzir o gap entre teoria e prática. Ademais, desenvolvem o senso crítico, ajudam a estabelecer relações entre eventos e situações gerenciais e incentivam a troca de experiências, auxiliando na tomada de decisão e permitindo aos alunos representarem uma situação profissional fundamentada em preceitos teóricos. Por fim, contribuem para o desenvolvimento da prática reflexiva no ambiente de aprendizagem e, de modo especial, promovem o desenvolvimento da criatividade, algo que foi observado ao longo de toda a aplicação da estratégia.
Principais considerações/conclusões: Espera-se que o estudo contribua para a difusão da estratégia em outros cursos e instituições e que estimule docentes a utilizarem as histórias em quadrinhos nos processos de aprendizagem de seus alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégias de ensino. História em quadrinhos. Aprendizagem. Educação em administração. Estratégias de ensino ativas.
APRENDIZAGEM INFORMAL DE PROFISSIONAIS DE TIC: UM ESTUDO NO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
ANTONELLA DONATO, HELGA CRISTINA HEDLER e FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
RESUMO
Objetivo: Descrever as estratégias de aprendizagem informal utilizadas entre os profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Superior Tribunal Militar (STM), problematizando a sua importância para seu desenvolvimento profissional e das competências laborais relacionadas à maximização dos resultados e desempenho humano.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A pesquisa evidenciou as diferenças na utilização de estratégias de aprendizagem entre os profissionais de TIC e possibilitou captar o significado de aprendizagem informal pelos profissionais.
Principais aspectos metodológicos: Utilizou-se o método misto, com a criação de um questionário fundamentado nos estudos de Camillis e Antonello (2010), Antonello (2011b), Pantoja e Borges-Andrade (2009), Lohman (2009), Berg e Chyung (2008) e Cunningham e Hillier (2013). Foram realizadas análises estatísticas descritivas para os dados quantitativos, temática e categorial para o conteúdo das respostas abertas.
Síntese dos principais resultados: Identificaram-se cinco categorias de aprendizagem informal: relacionamentos interpessoais; práticas no trabalho; compartilhamento de conhecimento; capacitação assistemática e a categoria autônoma. A aprendizagem informal depende do seguinte: 1. relacionamentos interpessoais, 2. desenho das práticas no trabalho, 3. compartilhamento de conhecimento e 4. autodidatismo. Alguns fatores foram considerados facilitadores e/ou inibidores, e favoráveis e/ou desfavoráveis à aprendizagem informal.
Principais considerações/conclusões: Os profissionais descrevem a aprendizagem informal como de difícil comprovação e que a mesma ocorre por meio da prática e do exercício de suas competências. Sugere-se para trabalhos futuros: 1. analisar a influência de variáveis ambientais no uso das estratégias informais de aprendizagem; 2. relacionar a aprendizagem dos profissionais de TIC com as iniciativas de gestão do conhecimento no Órgão; e 3. observar o papel da liderança no processo de aprendizagem informal dos profissionais.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem informal. Setor público brasileiro. Profissionais de TIC. Superior tribunal militar. Estratégias de aprendizagem.
A MULTIPLICIDADE DE FACETAS DAS FEMINILIDADES CONTEMPORÂNEAS EM BLOGS DE ALTA MODA
RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA, FÁTIMA REGINA NEY MATOS, AUGUSTO MARCOS CARVALHO DE SENA e KÁTIA CRISTINA TOFOLI LEITE
RESUMO
Objetivo: Analisar a constituição das feminilidades contemporâneas por meio da investigação em profundidade do modo como um grupo de leitoras assíduas de blogs de alta moda produz sentidos sobre si e sobre as relações sociais a que estão envolvidas.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O estudo avança na compreensão de como os relacionamentos sociais se constituem em compleições complexas e os blogs, ferramentas de publicação virtual do conteúdo das atividades diárias de seus idealizadores, em novos espaços influenciadores na construção da subjetividade de indivíduos ou mesmo entendendo-os como formas contemporâneas de organização. Principais aspectos metodológicos: O estudo qualitativo com dados coletados a partir de técnicas de observação em ambiente virtual e entrevistas semiestruturadas.
Síntese dos principais resultados: O blog de alta moda como uma organização empresarial, com um perfil de leitoras apresentando interesses e características comuns, além de a feminilidade emergir como um complexo multifacetado de características próximas e distantes dos antigos papéis públicos desempenhados pela mulher.
Principais considerações/conclusões: Conjectura-se a concepção do blog como um locus digital onde são possíveis interações sociais e relações mercadológicas. O trabalho também permitiu trazer o debate das abordagens feministas pós-modernas para o campo dos estudos organizacionais, reafirmando o caráter intermitente da constituição subjetiva do gênero feminino na perspectiva emancipatória contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE Feminilidades contemporâneas. Blogs. Organizações virtuais. Gênero. Subjetividade.
ALTERNATIVAS FINANCEIRAS PARA VIABILIZAR PROJETOS DE MICROGERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
FRANCISCO IVANHOEL AGUIAR DE CARVALHO, MÔNICA CAVALCANTI SÁ DE ABREU e JOCILDO FIGUEIREDO CORREIA NETO
RESUMO
Objetivo: Explorar alternativas financeiras para implantar projetos de geração de energia fotovoltaica tomando por base a determinação da Resolução Normativa n. 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esta norma estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração conferidas aos sistemas de distribuição de energia elétrica por meio do método de compensação do produto energético.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O trabalho discute a necessidade de modificações regulatórias, maior participação governamental na concessão de incentivos financeiros e tributárias, além da criação de linhas especiais de financiamento para que a tecnologia de energia solar fotovoltaica em geração distribuída seja financeiramente viável para os consumidores residenciais.
Principais aspectos metodológicos: A análise de investimento em sistemas fotovoltaicos utilizou o método de valoração pelo Valor Presente Líquido (VPL). A pesquisa avaliou dois cenários de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR), com diferentes níveis de utilização da energia solar por um consumidor residencial.
Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam baixa viabilidade financeira na implantação de projetos de microgeração distribuída, sugerindo a necessidade de exclusão da carga tributária e a redução dos custos de financiamento.
Principais considerações/conclusões: O estudo demonstra a necessidade de flexibilização do modelo regulatório do Brasil, com modificações que possibilitem a expansão da oferta de energias renováveis, com efeitos econômicos positivos para a modicidade tarifária. Os benefícios tarifários oriundos da microgeração distribuída podem refletir de forma positiva para o consumidor cativo, desde que os riscos de investimentos sejam reduzidos.
PALAVRAS-CHAVE: Geração distribuída. Estratégia. Sistema solar fotovoltaico. Energia solar. Viabilidade de investimento.
CRÉDITO CONSIGNADO E SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE ECONÔMICA AGREGADA (2004-2014)
ALINE BEATRIZ SCHUH, DANIEL ARRUDA CORONEL, REISOLI BENDER FILHO
RESUMO
Objetivo: Identificar a relação entre a concessão de crédito consignado e os agregados macroeconômicos reais, no período de 2004 a 2014, a partir de uma análise da influência que essa modalidade de crédito exerce na atividade econômica agregada.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O crédito consignado possui muita representatividade no mercado de crédito, e a discussão sobre essa temática é muito ampla, por estar diretamente ligada ao crescimento econômico de um país. No entanto, há uma lacuna na literatura acerca do crédito consignado e sua influência na atividade econômica, isso porque a maioria dos trabalhos relacionados a esse tema enfatiza as finanças comportamentais, ou os aspectos jurídicos das contratações, e também porque essa modalidade de crédito é recente na economia brasileira.
Principais aspectos metodológicos: Trata-se de um estudo quantitativo realizado a partir da estimação do modelo Vetor de Correção de Erros (VEC), que possibilitou o cálculo das funções impulso-resposta e a decomposição da variância, além do teste de causalidade de Granger.
Síntese dos principais resultados: O crédito consignado causa uma elevação dos agregados macroeconômicos reais a curto prazo, mas, em períodos de tempo mais longos, essa elevação tende a ser eliminada.
Principais considerações/conclusões: O crédito consignado influencia o comportamento da atividade econômica. No entanto, apesar de sua concessão proporcionar uma alavancagem no curto prazo, esse crescimento não é sustentável a longo prazo. Nesse cenário, há o crescimento exponencial do consumo das famílias ao longo da última década, todavia a produtividade da indústria e os investimentos não acompanharam tal evolução. Depreende-se, com isso, que o modelo de crescimento atual gera expansão, porém seus efeitos são limitados.
PALAVRAS-CHAVE Crédito consignado. Mercado de crédito. Agregados macroeconômicos. Economia brasileira. Vetor de correção de erros.
CAPACIDADE DE ABSORÇÃO – UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DAS EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS
GLORIA CHARÃO FERREIRA e JOÃO JOSÉ MATOS FERREIRA
RESUMO
Objetivo: Esta investigação tem como objetivo analisar a capacidade das empresas familiares de absorver informações relevantes do ambiente externo e de incorporá-las em suas atividades inovadoras. Busca-se ainda compreender se, e em que medida a diversidade geracional na gestão da empresa, se configura como um importante recurso.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar da relevância do tema, poucos estudiosos exploraram a relação entre capacidade de absorção (Acap) e empresas familiares. Por outro lado, a relevância econômica dessas empresas é relatada, por exemplo, em Leone (2005) e Machado, Grzybovski, Teixeira e Silva (2013) cujos os autores citam que aproximadamente 90% das empresas brasileiras são controladas por famílias, sendo o segmento empresarial o que mais cresce.
Principais aspectos metodológicos: A amostra é composta por 241 empresas familiares. Utiliza-se o software SmartPLS para a modelagem de equações estruturais.
Síntese dos principais resultados: Os resultados permitem reconhecer a Acap como um importante preditor do desempenho em inovação das empresas familiares. Contrariamente ao esperado, o envolvimento de várias gerações na gestão de empresas familiares não é um moderador significativo entre Acap e desempenho em inovação.
Principais considerações/conclusões: Este estudo preenche uma lacuna importante nas investigações sobre empresas familiares, na medida em que ao levar em consideração a diversidade geracional na gestão dessas empresas, seus resultados aprofundam a discussão sobre as características essenciais de um negócio familiar, e analisam a inovação sob uma perspectiva intergeracional.
PALAVRAS-CHAVE: Capacidade de absorção. Empresa familiar. Diversidade geracional. Desempenho em inovação. Capacidade dinâmica.
número 2
APRESENTAÇÃO
SILVIO POPADIUK
EXCLUSÃO DIGITAL DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES UTILIZANDO TEORIA TOE
CESAR ALEXANDRE DE SOUZA, ÉRICA SOUZA SIQUEIRA e NICOLAU REINHARD
RESUMO
Objetivo: Este estudo descreve o fenômeno da exclusão digital de pequenas e médias brasileiras por meio de um indicador de uso das TICs nessas organizações.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Existem vários estudos sobre adoção das TICs no nível das organizações, entretanto, raros são aqueles que exploram o tema utilizando o conceito de exclusão digital. Este estudo aborda a exclusão digital de segunda ordem, relacionada ao efetivo uso das TICs pelas empresas. Principais aspectos metodológicos: O estudo foi realizado com base em uma amostra de 3.231 empresas participantes da pesquisa “TIC Empresas” de 2014 (publicada em 2015). Por meio de equações estruturais foi criado um índice que mede a intensidade do uso das TICs nas organizações e, por meio de regressões lineares, foram verificados fatores que o impactam.
Síntese dos principais resultados: O primeiro resultado diz respeito à viabilidade de um índice que mede o uso das TICs; em seguida, ao analisar sua distribuição, percebe-se a discrepância de valores entre as empresas em função de seu porte. A análise das regressões indica que o acesso à tecnologia e à internet, além de habilidades e atitude em relação às TICs são fatores correlacionados ao uso mais intenso das TICs pelas organizações.
Principais considerações/conclusões: A exclusão digital é um fenômeno relacionado às altas taxas de mortalidade e baixa produtividade das pequenas e médias empresas. Este estudo traça um caminho possível para estudar esse fenômeno, integrando um modelo de adoção (TOE) e um modelo de uso das TICs no contexto de exclusão digital de segunda ordem.
PALAVRAS-CHAVE: Exclusão digital. TOE. Uso organizacional de TI. PMEs. ICT4D.
DINÂMICA DA SIMULAÇÃO E APRENDIZAGEM EM JOGOS DE EMPRESAS
ADONAI JOSÉ LACRUZ
RESUMO
Objetivo: Explorar o impacto relativo e conjunto de variáveis vinculadas à dinâmica da simulação sobre a aprendizagem percebida pelos participantes de jogos de empresas.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Embora estudos indicaram que variáveis vinculadas à dinâmica da simulação podem afetar a percepção dos participantes quanto a sua aprendizagem, é incomum investigar o impacto relativo e conjunto dessas variáveis sobre a aprendizagem. Na maioria dos estudos, o objetivo é avaliar a influência de um fator antecedente sobre aprendizagem. Ao investigar as possíveis inter-relações existentes entre as variáveis independentes e os efeitos da interação, amplia-se o escopo de análise.
Principais aspectos metodológicos: A mostra foi composta por 90 alunos que cursavam o último ano da graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior no Brasil. Foram analisadas, por meio de regressão linear múltipla, seis variáveis vinculadas à dinâmica da simulação (animador, manual, equipe, complexidade, debriefing e duração).
Síntese dos principais resultados: Duas variáveis compuseram o modelo de regressão (debriefing e duração). Essas variáveis obtiveram grau de associação de 59% com a intensidade do aprendizado percebido pelos participantes e explicaram 32% da sua variação.
Principais considerações/conclusões: Os achados deste estudo podem auxiliar na construção de planos de aula com jogos de empresas, ao se revelar a influência de fatores vinculados à dinâmica da simulação, muitos dos quais sob o controle do animador da simulação.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos de empresas. Aprendizagem vivencial. Dinâmica da simulação. Ensino de administração. Regressão linear múltipla.
DIGNIDADE NO ÂMBITO DAS ORGANIZAÇÕES: UM OLHAR PARA ALÉM DO MODERNO
MICHEL MOTT MACHADO e MARIA LUISA MENDES TEIXEIRA
RESUMO
Objetivo: O propósito deste artigo foi o de refletir, à luz da perspectiva da pós-modernidade crítica, sobre uma possível proposição conceitual acerca da dignidade nas organizações.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: No campo dos estudos organizacionais, não se tem considerado a dignidade nas organizações a partir da constatação de um mundo de intensa movimentação de capital, tecnologias, mercadorias, trabalhadores, empregados entre as organizações, além da migração entre cidadãos de diferentes países. Defende-se que a concepção do fenômeno ora estudado precisaria contemplar o respeito aos diferentes saberes, além da ideia de interculturalidade.
Principais aspectos metodológicos: Como há poucos trabalhos sobre tal temática, o presente trabalho configura-se como um ensaio teórico.
Síntese dos principais resultados: A partir de uma aproximação ao conceito de dignidade, procurou-se delinear uma abordagem conceitual que visou transpor a sua concepção sociopolítica e, então, a partir disso, se propor um olhar para além do moderno à dignidade nas organizações. As ideias sobre ecologia de saberes, relações de autoridade partilhada, respeito aos princípios da igualdade e da diferença, além do reconhecimento recíproco e a disponibilidade para o enriquecimento mútuo mostraram-se como elementos qualificadores na definição de nossas proposições conceituais.
Principais considerações/conclusões: Como contribuição teórica, buscou-se trazer um novo olhar sobre o fenômeno da dignidade, de modo que se tentou avançar no campo de estudos a partir de uma visão que entende a dignidade e a emancipação como um único conceito, cujo novo elemento seria o da interculturalidade.
PALAVRAS-CHAVE: Dignidade nas organizações. Emancipação. Interculturalismo. Modernidade. Pós-modernidade.
DESEMPENHO E ESTILO DE LIDERANÇA: QUANDO LÍDERES E LIDERADOS DIVERGEM
MARIA APARECIDA MUNIZ JORGE DIAS e RENATA SIMOES GUIMARAES E BORGES
RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é analisar, no setor público, como o desempenho das equipes é influenciado pelos estilos de liderança, confrontando a perspectiva dos líderes com a dos liderados.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A principal contribuição deste estudo é comparar as perspectivas dos líderes e dos liderados, relacionando o nível de desempenho das equipes de trabalho com o estilo de liderança no setor público. Esta pesquisa oferece dados empíricos que podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento de lideranças e redução da lacuna entre líderes e liderados.
Principais aspectos metodológicos: Realizou-se uma pesquisa com 315 servidores do poder executivo do estado de Minas Gerais. Foram aplicados questionários padronizados baseados em instrumentos amplamente testados.
Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que, para os líderes, o estilo de liderança transformacional é responsável pelo elevado desempenho das equipes, confirmando a literatura sobre liderança. Na perspectiva dos liderados, o alto desempenho é resultante da liderança transacional, isto é, o líder negociador é preferido ao líder motivador. Finalmente, foi possível identificar ainda que os níveis de desempenho medidos pelo governo são superestimados quando confrontados com a medição realizada pelos pesquisadores.
Principais considerações/conclusões: A dinâmica de gestão de pessoas por resultado na administração pública reforça comportamentos que exigem líderes transacionais para garantir o desempenho das equipes, contrariando a teoria sobre estilos de liderança e desempenho. No entanto, quando o gestor é promovido, as características transformacionais parecem ser mais indicadas para melhorar o desempenho das equipes de gestores.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança. Estilos de liderança. Desempenho. Desempenho de equipes. Gestão de pessoas.
VALORES HUMANOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO COM REPRESENTANTES EM CONSELHOS MUNICIPAIS
CLEUSIMAR CARDOSO ALVES ALMEIDA e VIRGÍNIA DONIZETE CARVALHO
RESUMO
Objetivo: Analisar os tipos motivacionais de valores humanos priorizados pelos representantes de Conselhos Municipais de Assistência Social nos municípios do estado de Minas Gerais, buscando delimitar perfis axiológicos entre os participantes do estudo.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O estudo fundamenta-se na teoria dos valores humanos de Schwartz (1992), aplicando suas contribuições para auxiliar na compreensão de uma realidade ainda não explorada nas pesquisas de valores, qual seja a dos Conselhos de Assistência Social no Brasil, não obstante as transformações recentes que vêm experimentando num esforço de mudança de sua própria concepção enquanto política pública.
Principais aspectos metodológicos: Os dados foram coletados por meio de aplicação do questionário PQ-21 a uma amostra de 204 respondentes. Foram utilizadas análises descritivas, teste Anova e análises de cluster.
Síntese dos principais resultados: Os tipos motivacionais mais enfatizados pelos respondentes foram Benevolência e Universalismo, seguidos por Autodeterminação, Tradição e Segurança, o que revela valorização dos interesses do grupo social e da comunidade, acompanhada de necessidade de afirmação das próprias ideias e preservação de práticas tradicionais e seguras. Cinco perfis axiológicos foram identificados a partir das análises de cluster, observando-se, em quatro deles, a Autotranscendência como característica central.
Principais considerações/conclusões: A relevância atribuída aos valores de Autotranscendência e Conservação, nessa ordem, sinaliza certa preocupação com o bem-estar social e a participação política, com tendência, entretanto, à aceitação e à manutenção de práticas tradicionais, que podem dificultar os processos de transformação no contexto estudado. Estudos futuros podem esclarecer tais relações, beneficiando-se da utilização complementar de levantamento qualitativo.
PALAVRAS-CHAVES: Valores humanos. Assistência social. Conselhos municipais. Representantes em conselhos municipais. Participação social.
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DISCLOSURE NA INTERNET, RISCO E RETORNO EM COMPANHIAS LATINO-AMERICANAS
TALIEH SHAIKHZADEH VAHDAT FERREIRA e ORLEANS SILVA MARTINS
RESUMO
Objetivo: Este estudo buscou analisar as relações entre a disclosure de informações divulgadas na internet, o risco de informação e o retorno das empresas na América Latina.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Este estudo se diferencia dos anteriores já que preenche uma lacuna na literatura ao relacionar uma medida de disclosure na internet com o risco e o retorno das empresas na América Latina, uma vez que nessa literatura só é possível identificar estudos que analisam tais variáveis de forma independente ou com relação a outros fatores.
Principais aspectos metodológicos: A amostra contou com 758 empresas listadas nas quatro principais bolsas latino-americanas (Argentina, Chile, Brasil e México) que tiveram seu nível de disclosure quantificado e verificadas as relações com o risco e o retorno por meio de regressões Tobit.
Síntese dos principais resultados: Os resultados evidenciam que é possível observar que a emissão de ADR, o tamanho e a liquidez afetam as relações entre disclosure, risco e retorno. Ainda, que a disclosure na região tem avançado ao longo dos anos, com destaque para o Brasil. Porém, não foram identificadas diferenças significantes entre os países, ao ponto de impactar as relações com o risco e o retorno das empresas.
Principais considerações/conclusões: Suas principais contribuições são a ampliação das evidências sobre essas variáveis, relacionando-as entre si em mercados emergentes.
PALAVRAS-CHAVE: Disclosure. Índice. Informação. Mercado de capitais. América Latina.
O PODER PREDITIVO DE PESQUISAS NA INTERNET SOBRE O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
HENRIQUE PINTO RAMOS, KADJA KATHERINE MENDES RIBEIRO e MARCELO SCHERER PERLIN
RESUMO
Objetivo: Analisar a capacidade preditiva de pesquisas no Google sobre o mercado financeiro brasileiro.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de uma crescente literatura estrangeira utilizando dados sobre pesquisas oriundas no Google, não se tem conhecimento de trabalhos desta natureza no Brasil. A aplicação no mercado financeiro evidencia novas fontes de informação acerca do movimento dos mercados e pode contribuir para pesquisadores e praticantes compreenderem esta dinâmica.
Principais aspectos metodológicos: Foram estimados testes de Causalidade de Granger para investigar os efeitos em três variáveis dos mercados de renda acionário e de renda fixa: volume, retorno e volatilidade. Testam-se as hipóteses de que tanto o nível de pesquisas afeta as três variáveis financeiras quanto a relação contrária. Foram usados dados semanais de pesquisas do Google Trends e dos mercados financeiros entre o período de 2007 a 2014.
Síntese dos principais resultados: Evidencia-se a existência de um efeito preditivo entre os níveis de pesquisas e as variáveis financeiras, principalmente no mercado de renda variável. Todavia, este resultado não foi robusto em todos os casos analisados. Destaca-se que, para a relação inversa, isto é, o mercado financeiro impactando o nível de pesquisas no Google, encontrou-se forte evidência de uma relação causal. O uso de uma estratégia de negociação baseada neste tipo de dados gerou retornos maiores do que os benchmarks definidos.
Principais considerações/conclusões: O estudo revelou uma relação significativa entre o nível de pesquisas no Google e o mercado financeiro. Os resultados oferecem uma nova fonte de informação que afeta o mercado financeiro do Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Google Trends. Atenção do investidor. Eficiência de mercado. Microestrutura de mercado. Modelos VAR.
MERCADO IMOBILIÁRIO DE UMA METRÓPOLE BRASILEIRA: CRESCIMENTO SUSTENTADO OU BOLHA ESPECULATIVA?
RONALDO LAMOUNIER LOCATELLI, HAROLDO MARCIO INÊS, JOSÉ EDSON LARA e FERNANDO TADEU PONGELUPE NOGUEIRA
RESUMO
Objetivo: Analisar o setor imobiliário de uma metrópole brasileira no período recente de grande valorização do ativo no país e investigar se há indícios de bolha especulativa neste mercado.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo apresenta uma versão do Índice Case-Shiller que retrata a evolução da relação entre os preços das residências e dos alugueis e utiliza modelos visando identificar se a alta dos preços dos imóveis repousa em bons fundamentos econômicos.
Principais aspectos metodológicos: A abordagem é quantitativa envolvendo a construção do índice preço-aluguel, teste de raiz unitária com um instrumental que permite quebra estrutural com tendência (Innovation Outlier Model) e análise de cointegração mediante estimativas de um modelo de vetor de correção de erros (VECM).
Síntese dos principais resultados: Os resultados não favorecem a interpretação de que o mercado imobiliário repousa em sólidos fundamentos econômicos. Ao contrário, a evolução do índice preço-aluguel e a falta de relação causal de aluguéis para preços em direção de equilíbrio de longo prazo são sugestivos da existência de uma bolha especulativa.
Principais considerações/conclusões: Os resultados dão suporte aos autores que são críticos à hipótese do mercado eficiente (EMH) e sugerem que o aumento relativo do preço do imóvel decorre apenas da crença de que seu preço de venda será maior no futuro. É, portanto, previsível a redução dos preços reais dos imóveis, com perdas patrimoniais para os participantes desse mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Mercado imobiliário. Bolha especulativa. Crise financeira. Índice Preço–Aluguel. VECM.
Número 3
APRESENTAÇÃO
SILVIO POPADIUK
CAPACIDADES DINÂMICAS EM TECNOLOGIAS DE REDUÇÃO DE POLUENTES AUTOMOTIVOS: ESTUDO DE CASO
DANIEL LEITE MESQUITA, ALEX FERNANDO BORGES, ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS, JOEL YUTAKA SUGANO e
TAIS CASTRO VELOSO
RESUMO
Objetivo: Analisar, de acordo com as proposições de Teece, as capacidades dinâmicas na indústria automotiva associadas à geração de tecnologias para redução de poluentes, a partir de um estudo de caso realizado junto a uma montadora de automóveis instalada no país.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Este artigo discute empiricamente os aspectos de geração de capacidades dinâmicas e inovações, verificando sua trajetória a partir de seus fundamentos. A originalidade do estudo reside em compreender, mais claramente, a concepção das capacidades dinâmicas e inovações em uma organização ao longo do tempo.
Principais aspectos metodológicos: Foi estudada uma montadora de automóveis tendo como foco, especificamente, a interpretação dos entrevistados sobre a geração de tecnologias voltadas para a redução de poluentes. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo.
Síntese dos principais resultados: Como principais resultados, observou-se que foram encontradas as capacidades de integração e de desenvolvimento, sendo estas caracterizadas como dinâmicas na medida em que as duas pressupõem a capacidade da montadora de adaptação ao ambiente externo. Também se observou a dependência de trajetória da montadora, a partir de inovações geradas historicamente, as quais demonstram a sua orientação à produção de automóveis mais eficientes e menos poluentes.
Principais considerações/conclusões: Em síntese, a montadora procura ‘perceber’ as capacidades dinâmicas a partir de sua atuação no mercado, devido a sua trajetória histórica e a suas capacidades de P&D. Assim, na fase de aproveitamento das capacidades dinâmicas, a organização busca ‘criar valor’ para seus consumidores.
PALAVRAS-CHAVE: Capacidades Dinâmicas. Inovação. Colaboração. Emissão de Poluentes. Indústria Automotiva.
ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES PARA O MERCADO B2C: UMA COMPARAÇÃO TRANSCULTURAL
GISELA DEMO, ELUIZA ALBERTO DE MORAIS WATANABE, DANIELLE CHRISTINE VASCONCELOS CHAUVET e
KÉSIA ROZZETT
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi validar a Escala de Relacionamento com Clientes (ERC) na França, e comparar a escala francesa com a brasileira e americana.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A partir da premissa de que medidas de instrumentos científicos traduzem as percepções de clientes sobre as ações organizacionais e consequentemente a efetividade delas, revela-se a importância de validar uma escala em multifacetários contextos culturais. Assim, tornar-se-á possível a replicabilidade do instrumento em diferentes situações no decorrer do tempo e com populações diversas, conferindo-o validade externa e de generalização.
Principais aspectos metodológicos: O presente trabalho pode ser caracterizado como descritivo e instrumental, de corte transversal e natureza quantitativa, sendo utilizado o método survey para a coleta de dados. A amostra foi caracterizada como não probabilística por conveniência e, no total, foram obtidos 454 questionários. Realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, utilizando a Análise Fatorial Exploratória e a Análise Fatorial Confirmatória na escala de ERC.
Síntese dos principais resultados: Os resultados obtidos mostram que a relação entre clientes e empresas na França é bidimensional, envolvendo dois fatores distintos, Fidelização e Atendimento. A estrutura das escalas validadas no Brasil e nos Estados Unidos permaneceram estáveis, em termos de validade e confiabilidade, quando validadas em um contexto distinto, o francês. Isso possibilita a sua aplicação em organizações francesas, incrementando sua validade externa e generalização.
Principais considerações/conclusões: O objetivo do estudo foi alcançado e o instrumento que demonstra quais aspectos relevantes para os consumidores franceses em relação ao CRM foi gerado. O instrumento apresentou consistência teórica, confiabilidade e validade.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing de Relacionamento (CRM). Validação Transcultural de Escala. Validade Externa. Análise Fatorial Confirmatória. Modelagem por Equações Estruturais.
PLANEJANDO NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO SOBRE POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO E CADEIA
DE VALOR
JUNE MARQUES FERNANDES, LUCIANA PAULA REIS e LUIZ CARLOS DI SERIO
RESUMO
Objetivo: Avaliar a aplicabilidade, contribuições e adequações necessárias ao modelo de auxílio à tomada de decisão quanto à definição do modelo de negócio no contexto de dez projetos tecnológicos oriundos do ambiente acadêmico.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Ao buscar a validação empírica do modelo proposto por Reis, Ladeira e Fernandes (2015), o artigo facilita a interpretação e aplicação de conceitos relevantes à definição de modelo de negócio, contribuindo para a aproximação entre a universidade (teoria) e mercado (prática empreendedora).
Principais aspectos metodológicos: A pesquisa é qualitativa e a estratégia metodológica adotada foi a pesquisa-ação em 10 projetos participantes do Programa de Incentivo à Inovação realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas com 38 profissionais. Elas foram gravadas, transcritas e validadas de forma a entender a aplicabilidade do modelo nos diferentes contextos para avaliar convergências e ou divergências existentes.
Síntese dos principais resultados: A aplicação do modelo demonstrou–se relevante, principalmente para as fases iniciais do planejamento do negócio. A inclusão do Mínimo Produto Viável no modelo auxilia no dimensionamento dos recursos e na elaboração de um produto com características semelhantes às necessidades mercadológicas. Sugeriu-se que os critérios levantados para auxiliar o processo decisório fossem avaliados e selecionados pela equipe de acordo com a estratégia pretendida para o negócio.
Principais considerações/conclusões: Como trabalhos futuros, sugere-se avaliar a inserção de novos passos: i) análise dos riscos e plano de contingências para o modelo de negócio proposto; ii) valoração da tecnologia como um passo importante para projetos com interesses em realizar transferência de tecnologia para empresas estabelecidas.
PALAVRAS-CHAVE: Posicionamento mercadológico. Cadeia de valor. Modelo de negócios. Mínimo produto viável. Empresa de Base Tecnológica.
PERFIL CORPORATIVO, DESEMPENHO E GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: UMA AGENDA DE PESQUISA
FÁBIO YTOSHI SHIBAO, GERALDO CARDOSO DE OLIVEIRA NETO, FLAVIA CRISTINA DA SILVA e EDUARDO CABRINI POMPONE
RESUMO
Objetivo: Avaliar o universo de artigos publicados que propuseram frameworks da relação entre green supply chain management (GSCM) e desempenho no período de 1995 à 2014, de modo a propor um modelo conceitual que possa ser aplicado para futuros estudos, considerando o perfil verde além das práticas de GSCM e desempenho.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A investigação revelou a falta de relação entre o perfil verde das organizações, seu desempenho ambiental, econômico e operacional e as práticas de GSCM. Principais aspectos metodológicos: A relação entre os constructos foi estabelecida por meio da análise bibliométrica nas bases de dados “ProQuest”, “EBSCO”, “JSTOR”, “Web of Science” e “Scopus” sobre modelos/frameworks de práticas de GSCM e desempenho, análise de conteúdo e análise de redes.
Síntese dos principais resultados: Práticas internas e externas de GSCM, desempenho ambiental, desempenho econômico e desempenho operacional se revelaram como os principais temas abordados em GSCM, notou-se ainda que os estudos sobre práticas internas prevaleceram sobre aqueles que abordaram as demais práticas.
Principais considerações/conclusões: Os modelos estudados não consideraram se o perfil verde corporativo pode melhorar o desempenho da organização, tão pouco mensuraram simultaneamente o desempenho ambiental, econômico e operacional. Concluiu-se que o acréscimo da variável perfil verde das empresas em conjunto com as práticas de GSCM e desempenho permite uma análise em maior profundidade sobre o grau de envolvimento das empresas com a GSCM, bem como seus objetivos pretendidos e resultados a serem alcançados no futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Bibliometria. Desempenho. Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde. Modelo Conceitual. Perfil Verde.
DEMANDA DE MERCADO DE ARTES MARCIAIS: TESTE E VALIDAÇÃO DE UM MODELO NO CONTEXTO BRASILEIRO DE JUDÔ
CLÁUDIO DAMACENA, VITOR CESAR MOREIRA e MARTIN DE LA MARTINIÈRE PETROLL
RESUMO
Objetivo: Aprofundar o conhecimento dos fatores que determinam e explicam as razões e as intenções dos consumidores e dos praticantes de judô, investigando como suas demandas estão relacionadas a benefícios percebidos, restrições, valor, satisfação e comprometimento dos membros do esporte.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Testou-se um modelo teórico que especifica as relações direta e indiretamente entre a demanda de mercado e os benefícios, as restrições e o valor percebidos, bem como a satisfação e o comprometimento do praticante de judô com as artes marciais em um país e esporte diferentes do estudo original.
Principais aspectos metodológicos: Realizou-se um levantamento com 328 judocas em academias brasileiras. Os dados coletados foram analisados pelo software PLSmart a partir do método dos Mínimos Quadrados Parciais.
Síntese dos principais resultados: Constatou-se que a demanda de mercado afeta positivamente o valor e os benefícios percebidos e a satisfação e o comprometimento dos membros no judô. Verificou-se também que os benefícios percebidos afetam positivamente o valor percebido o qual afeta positivamente a satisfação, aumentando assim o comprometimento do praticante de judô.
Principais considerações/conclusões: Os resultados deste estudo reforçam as relações propostas no estudo original de Kim, mostrando força no poder explicativo da teoria subjacente. Mas há também algumas peculiaridades como os benefícios percebidos com a prática do judô e as restrições intrapessoais que desencorajam o envolvimento no judô. Finalmente, este artigo reforça a afirmação de Sheth (2011) de que o marketing se modifica de acordo com o contexto no qual está inserido, neste caso, no judô e no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Demanda de mercado. Benefícios. Restrições e valor percebidos. Satisfação. Comprometimento.
DIGNIDADE PROMOVIDA OU VIOLADA: COMO A PESSOA SURDA INCLUÍDA A PERCEBE?
ROSANA JUÇARA DE SOUZA REIS, MICHEL MOTT MACHADO, HAJNALKA HALÁSZ GATI e JAMES ANTHONY FALK
RESUMO
Objetivo: Compreender como dignidade é percebida pelos surdos inseridos nas organizações, a partir de suas interações com colegas, chefes e a organização.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: No campo de estudos sobre dignidade organizacional, estuda-se o fenômeno sob diversos aspectos. No entanto, não foram encontradas pesquisas abordando a possível relação entre dignidade e inclusão nas organizações, tomando-se por foco pessoas surdas.
Principais aspectos metodológicos: trata-se de um estudo qualitativo realizado através de entrevistas com 13 funcionários surdos, entre oralizados e não oralizados, com experiência de trabalho em organizações na Região Metropolitana do Recife-PE, Brasil.
Síntese dos principais resultados: A maioria dos surdos se sentiam socialmente isolados, não contemplados pelas práticas de RH, tampouco alvo de oportunidades nas organizações. A língua mostrou-se como a principal dificuldade à comunicação, embora apoiados por leis que visam garantir a quebra dessa barreira através de intérprete.
Principais considerações/conclusões: A visão de dignidade predominante, baseou-se nos elementos valorização/respeito/igualdade. Infere-se que quanto mais intensa for a experiência com elementos violadores da dignidade, menor será o sentimento de inclusão ou maior o sentimento de não aceitação, portanto, maior o risco de isolamento social dos surdos. Acreditase que, entre outros aspectos, uma postura organizacional voltada ao reconhecimento recíproco e enriquecimento cultural mútuo, contribua à melhoria da qualidade das relações entre surdos e ouvintes.
PALAVRAS-CHAVE: Dignidade. Surdos. Organização. Inclusão. Isolamento social.
PERSISTÊNCIA, VALUE RELEVANCE E QUALIDADE DOS ACCRUALS EM SITUAÇÕES DE LUCROS E FLUXOS DE CAIXA EXTREMOS
LUISA TOMI YANAGUIBASHI LEAL, LUIZ FELIPE DE ARAÚJO PONTES GIRÃO, WENNER GLAUCIO LOPES LUCENA e VINÍCIUS GOMES MARTINS
RESUMO
Objetivo: Analisar o impacto dos lucros e fluxos de caixa extremos na sua própria persistência, value relevance e na qualidade dos accruals das empresas com ações negociadas no Brasil.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O estudo contribui analisando os lucros e fluxos de caixa extremos. Por alterarem de modo não típico o resultado do período em que ocorrem, sugere-se que o estudo dos seus comportamentos e impactos na qualidade das informações divulgadas pelas empresas tende a contribuir com a tomada de decisões ótimas no mercado de capitais.
Principais aspectos metodológicos: Analisou-se uma amostra das empresas de capital aberto negociadas na BM&FBovespa durante o período de 2005 a 2014, com estimações realizadas por meio de regressão quantílica.
Síntese dos principais resultados: Os principais resultados apontaram que os fluxos de caixa são mais persistentes que os lucros, este sendo menos persistente dado o seu componente “accruals”. Tem-se que os valores extremos, tanto dos lucros quanto dos fluxos de caixa, afetam a persistência de tais variáveis, de efeito mais acentuado negativamente nos fluxos de caixa. E por fim, acerca da qualidade dos accruals, observou-se que valores extremos de accruals afetam negativamente essa medida, pois altera significantemente o patamar do desvio padrão dos quantis extremos, em comparação aos quantis moderados.
Principais considerações/conclusões: Observou-se que a presença de valores extremos das variáveis foco desta pesquisa influencia negativamente na qualidade das informações no mercado, reduzindo seu poder preditivo e consequentemente, sua relevância; além de que foi possível observar que as informações dessas duas métricas são incrementais no que tange ao conteúdo informativo, quando há o controle dos itens extremos.
PALAVRAS-CHAVE: Value Relevance. Qualidade dos Accruals. Lucros Extremos. Fluxos de Caixa Extremos. Regressão Quantílica.
PADRÕES DE EFICIÊNCIA EM ESTRUTURAS DE PROPRIEDADE DISPERSAS, DOMINANTES E CONCENTRADAS NO BRASIL
IGOR BERNARDI SONZA
RESUMO
Objetivo: O artigo em questão visa traçar o comportamento das estruturas de propriedade dispersas, dominantes e concentradas no Brasil e verificar qual destas estruturas é mais eficiente em termos operacionais e se existe um padrão a ser seguido.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: São utilizadas técnicas de otimização estática por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) para o cálculo da variável de eficiência, sendo um diferencial com relação aos estudos anteriores, que consideram somente variáveis de resultado como indicadores de desempenho. O artigo é um dos primeiros da área que traça o padrão de eficiência das estruturas de propriedade no Brasil.
Principais aspectos metodológicos: A amostra é constituída por 8.298 empresas-ano entre os períodos de 1995 a 2012. Para calcular a eficiência (variável dependente), são utilizadas técnicas de otimização estática através de Análise Envoltória de Dados (DEA). Após, é aplicado o método de dados em painel não balanceado por GMM-Sys (Método dos Momentos Generalizado Sistêmico).
Síntese dos principais resultados: Os resultados obtidos mostram que, apesar de todas as variáveis serem positivamente relacionadas com a eficiência, o padrão traçado apresentou-se em formato de “U” invertido, ou seja, estruturas dispersas e concentradas, em sua maioria, são menos eficientes que as dominantes.
Principais considerações/conclusões: O estudo identifica que tanto os problemas de agência, quanto a expropriação de minoritários pelos majoritários, decorrente da fraca proteção legal do país, afetam significativamente a eficiência das empresas brasileiras, fazendo com que as estruturas dominantes sejam a forma mais apropriada de estrutura de propriedade no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Governança. Eficiência. Estrutura de Propriedade. Padrão. Otimização.
número 4
EDITORIAL
SILVIO POPADIUK
UNCERTAINTY, FLEXIBILITY AND OPERATIONAL PERFORMANCE OF COMPANIES: MODELLING FROM THE PERSPECTIVE OF MANAGERS
ADILSON ADERITO SILVA E FERNANDO COELHO MARTINS FERREIRA
ABSTRACT
Purpose: The purpose of this study is to propose a model to estimate how uncertainty, flexibility, and operational performance are related. The assumption is that competition in the current business environment has been broadening consumers’ options. These options have brought uncertainty to companies regarding the adoption of operational strategies, particularly to adjustment of flexibility to their competitive priorities.
Originality/value: The research designed a theoretical model that presents convergent, discriminant validity, and good reliability. Therefore, it is possible to estimate the perceived uncertainty, flexibility, and operational performance from a set of evaluated companies.
Design/methodology/approach: Data was collected out of managers and analysts from the financial, energy, and manufacturing sectors. The uncertainty was estimated by taking into account the state, the effect, and the choice of responses from changes in business environment. In addition, it was considered the flexibility and the performance within the operational indicators.
Findings: The results reveal moderate managers’ ability to predict the state of the environment and its effects on their organization’s activities. Also they show that uncertainty does not influence the operational performance when mediated by flexibility. Thus, in a moderate environmental stability, flexibility can be adopted to mitigate the effects of uncertainty on operational performance.
KEYWORDS: Uncertainty. Operational performance. Flexibility. Business environment. Proactive strategy.
CONTEMPORARY SLAVERY IN BRAZIL: WHAT HAVE COMPANIES (NOT) DONE TO PREVENT IT?
TOBIAS COUTINHO PARENTE, ANGELA CHRISTINA LUCAS e RAFAELA ALMEIDA CORDEIRO
ABSTRACT
Purpose: Identify the practices adopted by companies to monitor and prevent contemporary slavery and the elements that differentiate companies that adopt monitoring practices for prevention of slavery and those that do not.
Originality/value: This question is investigated from the perspective of management, reputation and institutional environment literature, pointing out the reasons that lead companies to adopt or avoid contemporary slavery.
Design/methodology/approach: We used secondary data from Melhores Empresas para Você Trabalhar [Best Companies to Work] 2014 on 305 companies, which filled a questionnaire about their management practices and policies to monitor the working conditions in the supply chain in relation to the use of slave labor.
Findings: Results show that the practice adopted by most companies is related to sanctions on contracted suppliers who are caught using slave labor, and the element that differentiates groups of companies that adopt monitoring practices from those that do not is the fact of whether they are or not signatories of the National Pact to Eradicate Slave Labor [Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo].
KEYWORDS Contemporary slavery. Management practices. Corporate reputation. Institutional environment. Slave labor.
CONSUMER’S EVALUATION ABOUT SERVICE RECOVERY: THE ROLE OF SOCIAL COMPARISON
LUIZA VENZKE BORTOLI e CRISTIANE PIZZUTTI
ABSTRACT
Purpose: This theoretical essay aims to contribute to a deeper understanding of distributive justice in situations of service recovery. More specifically, we seek to investigate distributive justice evaluations based on social comparisons.
Originality/value: This article seeks to fill a gap in the existing knowledge to discuss the social comparison theory applied to the service recovery context.
Design/methodology/approach: After a literature review, we present three research propositions about comparisons between consumers in terms of compensation received after complaining about a service and their effects on the evaluation of distributive justice, taking into account the perceived similarity between consumers and the time elapsed between the complaint handling and the comparison.
Findings: Even though social comparisons are increasingly frequent, they have been neglected in the service marketing literature. It is possible for consumers to compare the compensation received after a complaint with the compensation given to another consumer and, perceiving upward differences, have negative reactions to the company.
KEYWORDS: Service Recovery. Service. Social Comparison. Compensation. Complaining.
SCALE OF RESULTS IN RESEARCH GROUPS
PABLO FERNANDO PESSOA DE FREITAS e CATARINA CECÍLIA ODELIUS
ABSTRACT
Purpose: The aim of this paper is to develop a scale to measure results in research groups (RG).
Originality/value: The study is innovative in developing a scale for verifying results in Brazilian RG. Its main contribution is data collection from an evaluation made by leaders regarding results that RG’ produced as a whole (meso or organizational level), going further than individual indices of academic productivity.
Design/methodology/approach: The scale was developed based on: 1) literature review of empirical papers published between 2005 and 2015 regarding results in RG; and 2) analysis of data (audio recordings, interview transcriptions, field reports) previously collected from RG members, regarding achieved results and re-evaluation of preliminary instruments developed by RG. In total, 387 RG leaders answered the survey after semantic and theoretical analysis by experts and a pre-test.
Findings: Exploratory factor analysis revealed three factors in the results (Distal Results of External Repercussion, Proximal Research Results and Tangible Research Results), with a total variance of 51.9% explained and reliability indices of α = 0.927, α = 0.872 and α = 0.624, respectively.
KEYWORDS: Research Groups. Scale. Results in Research Groups. Exploratory Factor Analysis. Scale Development.
MAKING A CAREER IN A MALE-DOMINATED FIELD: THE MEANING OF WORK FOR WOMEN EMPLOYED IN THE FINANCIAL MARKETS
JULIANNA GRIPP SPINELLI-DE-SÁ, ANA HELOISA DA COSTA LEMOS e FLÁVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
ABSTRACT
Purpose: This paper aims to analyze the subjective aspects of women who work in the financial market, focusing on the meanings they attribute to their labour activities.
Originality/value: Despite the significant academic production about gender, few studies investigate the meaning women attribute to their work activities or analyze the main building elements in the subjective connection between women and a masculine work environment. This study, therefore, extends the literature on gender issues and labor relations, in addition to analyzing the achievements and challenges inherent in the professional choices of women in the contemporary world.
Design/methodology/approach: The research was conducted by means of in-depth interviews with 16 women, at different ages and several family structures, who work on asset managers, investment brokers and investment banks. Content analysis was applied to the textual data to interpret and make inferences, using a priori coding.
Findings: Data analysis identified that, for these professionals, meaning attribution occurs through the mechanisms of self-esteem, self-efficacy, purpose and belongingness, which are viable due to the success they conquered in a very competitive work environment. Other factors, such as the high incomes earned by the interviewees, also have an important role in the meaning they attribute to their work.
KEYWORDS: Meaning of work. Subjectivity. Women in men’s occupations. Gender. Financial Market.
INFORMAL LEARNING AT WORK CONTEXT: A META-STUDY OF BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION
TIELE SILVEIRA CARRASCO e FRANCIELLE MOLON DA SILVA
ABSTRACT
Purpose: This study aimed at analyzing Brazilian scientific production about informal learning at work context in journals of Administration.
Originality/value: Especially in Brazil, research on informal learning is featured as shallow, scattered type. Therefore this is a latent topic in the field of organizational learning. The aim, thus, is providing contribution to the characterization of this subject, indicating gaps and research possibilities from national scientific production.
Design/methodology/approach: a meta-study analyzing a set of 36 studies published in Business journals was developed for this purpose, with no initial time delimitation until 2016.
Findings: Results obtained indicated a slow increase on publications about informal learning since 2010. It can be inferred that researches aiming specifically at informal learning still occupy a small backward space highlighted by the investigation of how learning processes take place, mostly by means of qualitative researches, in a clear attempt to comprehending such phenomenon.
KEYWORDS: Informal Learning. Organizational learning. Meta-study. Mapping. Systematic review.
OWNERSHIP STRUCTURE AND INTERNATIONALIZATION: AGENCY PROBLEMS AND DELISTING IN BRAZIL
KLEVERSON DÁLITON SILVA MOREIRA, JULIANA RODRIGUES OLIVEIRA, FERNANDA MACIEL PEIXOTO e VINÍCIUS SILVA PEREIRA
ABSTRACT
Purpose: This study aimed to analyze determinants related with the delisting of Brazilian companies, through the analysis of the problems of agencies coming from structures of property/control and the internationalization of organizations.
Originality/value: The present work seeks to fill the existing gap of more detailed studies related to the delisting of companies in the Brazilian capital market. In addition, it presents a contribution to the literature through the analysis of the relationship between Corporate Governance, Corporate Internationalization and Deslisting from the perspective of Agency Theory.
Design/methodological/approach: Four econometric models based on existing literature were elaborated and then analysis of logit regressions with panel data. For data of all organizations listed in BM&FBOVESPA in the period between 2006 and 2015, period in which it was found that 205 businesses closed down their capital.
Findings: As a result, it was observed that when considering the year before the delisting, organizations which have greater concentration of property had higher probability of closing their capital, which does not occur when analyzing the control structures. As to the entrance mode into international market, it was noted that there is a negative relationship between entrance mode non-patrimonial and volunteer delisting.
KEYWORDS: Volunteer Delisting; Agency Problems; Ownership and Control Structure; Internationalization; Entrance mode.
CONTRIBUTION OF SERVICES TO ECONOMIC GROWTH: KALDOR’S FIFTH LAW?
ADILSON GIOVANINI e MARCELO AREND
ABSTRACT
Purpose: This study questions whether there is a Kaldor’s fifth law and tests whether the size of the intermediate services sector contributes to the growth of the industrial sector.
Originality/Value: The laws proposed by Kaldor consider that the industrial sector contributes to economic growth and affirm that the growth of this sector depends on the existing demand for industrial products. If this new law is corroborated we have the initial evidences that the growth of the service sector contributes to the growth of the industry.
Design/methodological/approach: The existence of this new law is tested through the estimation of panel VAR models for eight developed countries in the period 1980-2009.
Findings: The growth of the service sector causes Granger to increase industrial productivity, industrial density and economic complexity. The causality test shows that there is a bidirectional causal relationship between the growth of the service sector and the industrial density and between the growth of the service sector and the Economic Complexity Index.
KEYWORDS: Kaldor. Services. Complexity. Economic Growth. Productivity.
número 5
EDITORIAL
SILVIO POPADIUK
GREEN PRODUCTS: A CROSS-CULTURAL STUDY OF ATTITUDE, INTENTION AND PURCHASE BEHAVIOR
SOFIA BATISTA FERRAZ, CLÁUDIA BUHAMRA, MICHEL LAROCHE e ANDRES RODRIGUEZ VELOSO
ABSTRACT
Purpose: 1. to investigate if a difference is found between university students of both countries. 2. to provide an analysis of the attitudes, intentions, and behavior of Brazilian and Canadian university students regarding the purchase of green products.
Originality/value: The relevance includes a cross-cultural study between Brazil and Canada and its possible use as a tool for educators in the Business area seeking to develop curricula that will prepare students for future roles in management. The study may also stimulate other research on green product markets. Moreover, it should be useful to managers in developing corporate environmental management systems in large and small organizations, as well as to professionals seeking to develop marketing strategies based on the behavior of their consumers.
Design/methodology/approach: Data analyses were conducted using confirmatory factor analysis and structural equation modeling.
Findings: The study demonstrated the positive and direct relationship between intention and behavior. The literature notes incentives and stimuli to promote purchase behavior through features, such as quality, price, and availability. These are key factors in the relationship between intention and purchase behavior.
KEYWORDS: Consumer behavior. Purchase intention. Green products. Brazil. Canada.
A PROPOSAL FOR A TYPOLOGY OF SHARING ECONOMY
MAIRA PETRINI, CÁSSIO STEDETN DE FREITAS e LISILENE MELLO DA SILVEIRA
ABSTRACT
Purpose: to propose a typology for sharing economy that allows the characterization and classification of its main forms of manifestation.
Originality/value: the theme that involves collaborative consumption and sharing economy has wide definitions with no clear establishment of boundaries between them. Part of that definition gap may occur because of the recent emergency of literature on sharing economy. Additionally, the fact that sharing economy and collaborative consumption are the newest buzzwords, several businesses started calling themselves as such.
Design/methodology/approach: from the review of the literature, 11 characteristics that describe the theme were identified. In the light of those characteristics, 72 collaborative consumption websites were analyzed, representatives of the 24 collaborative consumption categories proposed by Botsman and Rogers (2010).
Findings: three archetypes were identified: 1. new business models represent the new players based on technological platforms, which are the core business of the company, and generate income by charging service fees; 2. redesigned businesses are traditional market models redesigned to present time and price advantages to the consumer; 3. sharing by ideal is the archetype that best represents sustainable consumption alternative models.
KEYWORDS: Sustainability. Sharing economy. Collaborative consumption. Typology. Collaborative platforms.
VALUE CO-CREATION AND SOCIAL NETWORK ANALYSIS ON A NETWORK ENGAGEMENT PLATFORM
HELLEN CLAUDIA DONATO, MILTON CARLOS FARINA, DENIS DONAIRE e ISABEL CRISTINA DOS SANTOS
ABSTRACT
Purpose: The study identifies value co-creation resulting from the influence of relationships, using the DART model, on an engagement platform in a specific network of companies in the Great ABC Region, which does not allow competition, that is, only one company by activity sector and contemplates different business segments with the objective of mutual benefit.
Originality/value: A gap in theory regarding value co-creation based on the relationship in the cooperation network with different segments, in which clients are independent organizations.
Design/methodology/approach: The research is a descriptive case study of a network named co-creative. The data were obtained from the centrality and density metrics, from the social networks analysis (SNA), besides the information obtained from the document analysis, the nonparticipant observation technique and interviews with the network components.
Findings: There were 12 results of co-creation of values, of which five were completed: development of Biblical APP, personal marketing for digital media, opening of a company in search of financial resources, digital marketing with animation for corporate videos and Coaching specialized in self-esteem for men and women. These results of co-creations were analyzed based on the relationships of the engagement platform provided by the network. Another six co-creations are underway and one under study.
KEYWORDS: Value co-creation. Business networks. DART model. Social network analysis. Engagement plataform.
IMPACT OF MANAGEMENT PRACTICES ON JOB SATISFACTION
ALICIA OMAR, SOLANA SALESSI e FLORENCIA URTEAGA
ABSTRACT
Purpose: 1. to evaluate the effect of five human resource management practices (HRMP) oriented towards results, employees, rigid systems, permanent recruitment of new markets, and open systems on job satisfaction of employees; 2. to analyze whether perceptions of organizational justice act as mediators in such relationships.
Originality/value: clarifying the mechanisms through which HRMP influence desirable organizational outcomes, such as job satisfaction.
Design/methodology/approach: a quantitative and transversal study, framed within the guidelines of the associative-explanatory strategy, was carried out. A theoretical model was proposed and tested through structural equations, with confirmatory modeling strategy. The empirical verification was performed with a sample of 557 Argentine employees, who completed the scales of HRMP (25 items); Generic Work Satisfaction (7 items), and Organizational Justice (20 items).
Findings: the HRMP that generate the greatest satisfaction among workers are those oriented to employees, and to open systems. Perceptions of justice partially mediate the relationships between HRMP and worker satisfaction.
KEYWORDS: Human resources. Job satisfaction. Organizational justice. Explanatory model. Mediation.
ACHIEVING FAMILY FARMERS’ DEMANDS FOR MICROCREDIT THROUGH CREDIT UNIONS: A FRAMEWORK FOR DISCUSSION
TANIA PEREIRA CHRISTOPOULOS e LAURO GONZALEZ
ABSTRACT
Purpose: This study aims to analyze a model of credit union, which allows meeting demands of microcredit of family farmers in a responsible way, identifying the real needs of clients and promoting financial access.
Originality/value: In recent years, the microfinance community has witnessed unwanted consequences of microcredit misuse. We present an original approach about the way credit unions may achieve their target in a responsible way, offering appropriate products, services and training to the entire community involved.
Design/methodology/approach: Through secondary data and interviews with decision makers and credit union members, we studied the case of Cresol Baser, a large credit union in Brazil. We analyzed data based on inductive theorizing. First and second-order themes were identified, resulting in a procedural model, representing relationships between responsible microfinance factors.
Findings: The three main dimensions in the model of inclusive microfinance – conditions, proximity, and access – were integrated in order to promote a dynamic that respects the assumption of a responsible financial inclusion with regards to design, offer and access of products and services related to microfinance.
KEYWORDS; Responsible microfinance. Credit union. Microcredit demands. Proximity. Family farmers.
INTERNAL MIGRATIONS THEORY APPLICATION IN CORPORATE GOVERNANCE
MARCELA DO CARMO SILVA, OSVALDO LUIZ GONÇALVES QUELHAS, CARLOS FRANCISCO SIMÕES GOMES e MARIA DE LURDES COSTA DOMINGOS
ABSTRACT
Purpose: To identify the Internal Migration Theory application to the corporate governance subject in an autarchy.
Originality/value: The originality of this paper lies in the geographically recognized Internal Migration Theory, which is also recognized within the anthropological-organizational context by an organizational culture in which moral harassment leads to constant movements of new servers in the probationary stage.
Design/methodology/approach: The research uses a structured interview to collect empirical data. The review of the literature is restricted to Internal Migration Theory and corporate governance in the microcosm of its application by public institutions, regarding the treatment of moral harassment to servers in the probationary stage.
Findings: The results suggest that the Internal Migration Theory can be included in corporate governance regarding the public servant request in the probationary stage movement. The creation of the probation evaluation committee for the incoming public servant has created transparency in bullying and server movement, contributing to corporate governance.
KEYWORDS: Internal Migration Theory. Organisational governance. Probationary phase. Organizational culture. Moral Harassment.
ORGANIZATIONAL LEARNING, PRACTICES OF DIVERSITY, AND CEREMONIALISM: A STUDY PROPOSAL IN THE MULTINATIONALS CONTEXT
PAULA SUEMI SOUZA KUABARA e ADRIANA ROSELI WÜNSCH TAKAHASHI
ABSTRACT
Purpose: to articulate the categories of organizational learning, diversity of practice, and ceremonialism in the context of multinational companies.
Originality/value: Learning perspective as a procedural phenomenon and intervention factors such as ceremonialism may potentiate or hinder the organizational learning process, contributing to new insights for both multinational organizations and organizational learning research.
Design/methodology/approach: a theoretical essay that proposes an integration of the categories of organizational learning, diversity practices, and ceremonialism in the context of multinational companies. Findings: This work contributes to the construction of a research model with a proposal for studies of organizational learning, diversity practices, and ceremonialism in the context of multinational companies.
KEYWORDS: Organizational learning. Organizational knowledge. Ceremonialism. Diversity practices. Multinationals.
COLLECTIVE COMPETENCIES AND STRATEGIC PEOPLE MANAGEMENT: A STUDY CARRIED OUT IN FEDERAL PUBLIC ORGANIZATIONS
KELLY WEIRES RODRIGUES SOARES AVELINO, DENISE MEDEIROS RIBEIRO SALLES e ISABEL DE SÁ AFFONSO DA COSTA
ABSTRACT
Purpose: To identify whether public organizations that adopt the competency-based management model consider the collective component of competencies in their management practices.
Originality/value: The academic literature highlights the potential of collective competencies to achieve organizational objectives, but there is a mismatch between the theoretical perspective and people management practices, which was confirmed throughout the study.
Design/methodology/approach: The field research was carried out in three federal public organizations. Evidence was collected from documentary analysis and semi-structured interviews with ten employees from the respective Personnel Management areas.
Findings: There was an isolated presence of attributes and sources of creation of collective competencies, which proved to be insufficient to determine their presence in the organizations under analysis.
KEYWORDS: Public management. Management models. Strategic human resource management. Competency-based management model. Collective competency.
número 6 - Dossier: Research on services
EDITORIAL
SILVIO POPADIUK
PRESENTATION
DIMÁRIA SILVA E MEIRELLES, EDUARDO RAUPP DE VARGAS E NANNO MULDER
INCORPORATION OF SERVICES IN NATURAL RESOURCE-INTENSIVE GOODS: DESCRIPTION AND MEASUREMENT
MARCEL VAILLANT e ENRIQUE GILLES
ABSTRACT
Purpose: To understand how services can add value to the production and exports of NRIGs, in which South American countries have comparative advantages.
Originality/value: South American countries play a key role in international markets of the so-called Natural Resource Intensive Goods (NRIGs), particularly, mining and food. It has been discussed that this specialization pattern has disadvantages in terms of economic development, and both policy makers and academia repeatedly sustain the need to search for new international insertion schemes. In this paper, we discuss that one such avenue could be based on these comparative advantages themselves, through Services and in a particular infrastructure.
Design/methodology/approach: To measure the relevance of economic infrastructure services on the competitiveness of NRIGs, we develop a sectoral approach using domestic input-output tables for six Latin American countries. In particular, we measure Services value added incorporated in NRIGs, and we also analyse the impacts of productivity changes in infrastructure services on NRIGs producer prices.
Findings: Results allow to identify which infrastructure services are more important to each NRIG in each country.
KEYWORDS: Natural resource-intensive Goods. Services. Input-output Analysis. International trade.
INTRA-REGIONAL TRADE IN SERVICES IN SOUTH AMERICA: AN INPUT-OUTPUT APPROACH
SANTACRUZ PEDRO BANACLOCHE SÁNCHEZ
ABSTRACT
Purpose: The growing importance of the services sector is not only a fact in developed countries but is also visible in the South American subcontinent, in terms of Gross Domestic Product share, employment and foreign trade. Taking a closer look at the role of services, the present article analyzes the main linkages in trade in services in the two largest South American economies, namely, Brazil and Argentina.
Originality/Value: The recently available South American input-output table provided by United Nations Economic Commission for Latin America and the Caribbean (UN ECLAC). It is a ten-region open model that is used to study two important aspects of trade in services for the two selected economies: first, testing whether the participation of services in total trade increases when the calculation is specified in terms of value added; and second, assessing the role of services in promoting the countries’ exports.
Design/methodology/approach: The present research helps to better understand the position of the region as provider and demander of intraregional services. However, the scarcity of statistics related to trade in services is a limitation that must be solved. The data was obtained from the South American input-output table. A single-regional input-output model was generated for Argentina and Brazil for 2005.
Findings: The main findings of the article include that 1. in both economies, the participation of services in foreign trade is higher in terms of value added than under conventional gross trade data, and 2. Argentina is more integrated with the region than Brazil in terms of intra-regional imported services in its exports.
KEYWORDS: Input-output tables. Trade in services. Vertical specialization. Trade in value added. Services network.
INNOVATION IN THE BUSINESS MODEL FROM THE PERSPECTIVE OF DYNAMIC CAPABILITIES: BEMATECH’S CASE
ELIC VODOVOZ e MÁRCIA RAMOS MAY
ABSTRACT
Purpose: The literature on business models deals with creation and capture of the value obtained through innovation as elements necessary for the continuity of the companies. The concepts inherent in business models demonstrate the operation logics s for the creation of value. To verify how the value creation process occurs, a case study has been carried out based on the change in the business model of Bematech S.A, a Brazilian company from Information Technology (IT) service area.
Originality/Value: The theory about business models and dynamic capabilities indicates some connections between these concepts, but this connection lacks practical observation, so the purpose of this article is to understand how innovation occurred in the business model and search, which routines were essential for the value creation in the company Bematech. The phenomenon was observed from the perspective of dynamic capacities.
Design/methodology/approach: Based on the reviewed literature, it was decided to conduct in-depth interviews with employees from the strategic planning and IT areas. A graphical representation of the business model was used to capture its structure, the business model canvas.
Findings: The results of this study show how dynamic capability and business model connections occur and demonstrate which high-level routines enabled innovations in the Bematech’s business model for value creation and value capture. The study also shows the boundary between dynamic capabilities and the business model.
KEYWORDS: Business model. Dynamic capabilities. Value creation. Value capture. Routines.
STRENGTHENING KNOWLEDGE BASED SERVICES IN ARGENTINA
ROMINA ELIANA GAYÁ
ABSTRACT
Purpose: This study aims to analyze KBS in Argentina and to identify the main opportunities and challenges in order to make proposals for strengthening KBS exports through improving access to major markets, employment and human capital and indirect exports.
Originality/value: This paper contributes to the discussion on KBS exports in Argentina. It provides a sectoral outlook, identifies the main opportunities and challenges and makes proposals for strengthening KBS exports.
Design/methodology/approach: This paper examines KBS in Argentina using quantitative and qualitative information, such as statistics from official sources, international organizations and private institutions; literature review; and consultations with the private sector.
Findings: There are significant opportunities to develop KBS in Argentina: availability of skilled labor and good communications infrastructure at competitive costs, more political stability and better life quality than other emerging locations. Argentina benefits from a good international reputation in some KBS sectors, such as advertising, audiovisual services and software. Additional efforts are needed in other areas to develop high-value KBS exports. The main challenges to strengthen these activities include human capital formation oriented to services that could face bottlenecks due to labor scarcity, negotiation of trade in service agreements and double taxation agreements and development of indirect exports.
KEYWORDS: Knowledge based services. Software. Business services. Audiovisual. Servicification.
ORGANIZATIONAL COMMITMENT: LONGITUDINAL STUDY IN A PUBLIC HIGHER EDUCATION ORGANIZATION
JEFFERSON LOPES LA FALCE, KELY CÉSAR MARTINS DE PAIVA, CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER e MARTA MARIA DOS SANTOS MORAIS
ABSTRACT
Purpose: This article aims to describe and analyze the configuration of organizational commitment in a public higher education organization from 2010 to 2014. These years comprise the period after the change in the direction of the Institution.
Originality/value: Although the study of commitment is frequent in academia when a national article base (Spell) and another international study (Scopus) were found, no longitudinal study was found. In this direction, monitoring the commitment for periods of time takes peculiar contours, since the type of work performed within an organization, considering possible management changes, tends to be to establish different links between workers.
Design/methodology/approach: The research was descriptive with a methodological triangulation using a case study. It is possible to analyze quantitatively and qualitatively the understanding of the affection in the bases: effective, calculative and normative, according to Meyer and Allen model (1991).
Findings: The results indicated a reduction of the effective commitment in the second year of research, and could be related to the change of position of the new direction and, still can verify qualitative and quantitative concerning the change of organizational commitment in the researched years.
KEYWORDS: Organizational Commitment. Longitudinal Study. Institution of Higher Education. Mann-Whitney. Methodological triangulation.
THE MOTIVATION OF COLLABORATORS IN FAMILY MICRO COMPANIES: CYBERCAFÉ
JOSÉ G. VARGAS-HERNÁNDEZ e JOSÉ ANGEL ARREOLA-ENRÍQUEZ
ABSTRACT
Purpose: The purpose of this study is to analyze the motivation of collaborators based on the Maslow pyramid, in order to have an approach to the subject of motivation in family micro-businesses, such as cybercafé, where business is income from computer systems and the internet.
Originality/value: This paper is original to find solutions to the existent gap in motivating collaborators of micro family business dedicated to the service of renting computers for the Internet. The main implication is to generate proposals for the improvement of labor motivation in the aforementioned family micro-enterprises.
Design/methodology/approach: A questionnaire elaborated on the scale of Likert is applied to diagnose motivation and job satisfaction starting from the Maslow pyramid. With a sample of 7 employees, who work in the company mentioned above, the questionnaire was applied to Google forms.
Summary of key results: The results presented by the study of job motivation in cybercafé are not favorable to the company, due to the representativeness showed by the “indifferent” option chosen by the employees in the scenarios presented in the questionnaire. This can create uncertainty due to the impartiality or to some extent insecurity in the employee when choosing the option “indifferent”. Findings: Labor motivation in the family micro-business partners may be a little complex to address under the Maslow theory, and in general, that of any models, which have been developed, because of to the environment, in which these family companies are set up and operate.
KEYWORDS: Motivation. Maslow pyramid. Cybercafés. Micro enterprises. Internet.
BOOK-TAX DIFFERENCES AND CAPITAL STRUCTURE
MARIANA TITOTO MARQUES, SILVIO HIROSHI NAKAO e PATRÍCIA DE SOUZA COSTA
ABSTRACT
Purpose: Thus, the purpose of this study is to verify the relationship between BTD, indebtedness and the cost of capital of Brazilian public companies before and after the adoption of IFRS.
Originality/value: The relation between book-tax differences (BTD) and accounting information quality is not a consensus in the literature. This relation can be empirically observed by means of the structure and the cost of capital, due to the related information asymmetry. However, a way to observe this relation more clearly is by means of changes and various economic environments.
Design/methodology/approach: The methodology involved panel data analysis from a sample of 1,079 observations for the period of 2005 to 2015.
Findings: The results lead to the conclusion that a higher BTD, and thus, lower book-tax conformity, represents higher accounting information quality because lower indebtedness is related to lower informational asymmetry. The results suggest that creditors and investors have different demands for reported information quality and that the volume of capital from investors is more relevant than the level of risk perceived by them.
KEYWORDS: Book-tax differences. Debt level. IFRS adoption. Indebtedness. Equity cost.
LIQUIDITY COSTS IN EMERGING CORN FUTURES MARKETS
JULYERME MATHEUS TONIN, GERALDO COSTA JUNIOR e JOÃO GOMES MARTINES FILHO
ABSTRACT
Objective: The present study estimates the liquidity cost of the corn future contract traded on B3 (formerly BM&FBovespa) and compare it to the CME corn future contract, through five implicit bid-ask spread measures.
Originality/value: The market microstructure approach, with its focus on high frequency data, reveals characteristics of the emerging agricultural markets (also known as thin markets), which were not evident in studies with daily frequency data.
Design/methodology/approach: To analyze the performance of five cost estimators, the data used in our analysis consists of intraday series of future contracts of B3 and CME from September 1, 2015, to August 30, 2016. The methodology adopted includes these estimators: Roll model (1984); Model of Thompson & Waller (1987) model of Choi, Salandro & Shastri (1988); Model of Chu, Ding & Pyun (1996) and the model of Wang, Yau & Baptiste (1997).
Findings: The liquidity cost is lower in CME’s future corn market than in B3, and the estimated cost of liquidity in CME’s future corn market is 2 to 3 cents (in R$/60-kgbag) while at BM & F the cost is 6 to 16 cents (in R$/60-kgbag).
KEYWORDS: High frequency Data. Bid-ask spread. Futures market. Corn market. Commodities.
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