Forma e preparação de manuscritos
A RAM aceita contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos em português, inglês ou espanhol (a critério dos autores) que sejam de interesse para a área de conhecimento de administração e para a atuação do administrador de empresas, conforme a sua política editorial. Caso a submissão seja realizada em inglês, não é necessário enviar a versão em português. Se a submissão for realizada em português ou em espanhol, é preciso enviar as versões em português e inglês para publicação. A tradução é de responsabilidade dos autores.
Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows 6.0 ou superior, formato A4, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm. O TEXTO COMPLETO contemplando todos os elementos (folha de rosto, resumo, abstract, corpo do texto, referências e apêndices) DEVERÁ TER NO MINIMO 7600 PALAVRAS E NO MÁXIMO 8400 PALAVRAS.
As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados (arquivo principal). Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, cada um em um arquivo suplementar separado, no formato fonte do software no qual foram gerados. Esses arquivos devem ser submetidos juntos com o arquivo principal. Os arquivos suplementares devem conter no máximo 1MB.
Em virtude do grande número de submissões, fica restrito a autores e coautores a submissão de, no máximo, dois trabalhos por ano à RAM. No caso de chamadas especiais, cada autor pode submeter apenas um artigo para a chamada, não importando se é autor ou coautor, e essa submissão será computada nos dois trabalhos por ano que cada autor pode enviar. Não é permitido submeter novamente artigos rejeitados, mesmo que haja mudanças. Também não é permitido submeter um artigo a duas seções da RAM simultaneamente. Cada autor deve publicar apenas um artigo durante um mesmo ano, independentemente de sua posição como autor no artigo.
O número máximo de autores por artigo é 5. Mudanças na autoria dos artigos durante o processo de avaliação editorial não é permitido.
Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas e quadros não devem conter identificação do autor ou dos coautores. Caso seja possível identificar o autor ou os coautores o artigo será rejeitado.
Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos etc. devem ser evitados. O Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito.
Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e não devem ser longos, ocupando no máximo duas linhas e devem ter de 12 a 15 palavras.
Notas devem ser usadas o menos possível. Quando usadas, devem ser colocadas no rodapé. Elas devem ser numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto.
A apresentação do manuscrito (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:
● Folha de rosto não identificada: Título em português seguido por um abstract em português contendo entre 200 e 250 palavras. O abstract deve estar organizado por itens, sob o modelo proposto. Rótulos devem estar em negrito, sem números.
● Objetivo: – Consiste na apresentação das intenções a serem atingidas com o trabalho. Como sugestão apresentamos a classificação de Blaikie (2009)*.
○ Explorar: – Apresentar uma descrição inicial ou a compreensão de algum fenômeno;
○ Descrever: – Proporcionar um conjunto detalhado de dados ou medidas das características de alguma população (amostra), grupo ou fenômeno, incluindo-se regularidades presentes nos dados;
○ Explicar: – Estabelecer os elementos, fatores ou mecanismos que são responsáveis para a produção do estado ou das regularidades do fenômeno estudado;
○ Compreender: – Estabelecer as razões inerentes a uma ação social particular, a ocorrência de um evento ou o desenvolvimento de um episódio social;
○ Prever: – Utilizar entendimentos estabelecidos ou explicações de um fenômeno para inferir certas resultantes segundo condições particulares;
○ Modificar: – Intervir em uma situação social mediante a manipulação de alguns aspectos dela ou para auxiliar os participantes na mudança, preferencialmente com base em compreensão ou explicação preestabelecida;
● Originalidade/valor: – Explique por que o artigo deve ser considerado original. Qual lacuna de conhecimento ele preenche? Existem questões não respondidas sobre o tema pesquisado? Apresenta nova abordagem, novo conceito, nova teoria, novo paradigma? Promove mudanças ou avanços no conhecimento em termos de conceitos, relacionamentos, modelos ou teorias? Qual é a sua utilidade prática (E daí?). Apresenta tendências que podem contribuir para mudanças organizacionais presentes e futuras?
● Design/metodologia/abordagem: – Descreva sucintamente a abordagem metodológica e as técnicas de pesquisa: – qualitativa, quantitativa, mistos. Estratégia de pesquisa. Técnica de coleta de dados e análise de dados. Se for um texto teórico, explique os procedimentos adotados (revisão sistemática da literatura, bibliometria, meta análise, proposição de modelo ou teoria etc.).
● Resultados: – O que os resultados significam (interpretações à luz das teorias relevantes), especialmente no contexto do que já era conhecido sobre o objeto da investigação? As conclusões não devem avançar e serem estendidas além do que é suportado pelos seus resultados. Quais seriam as aplicações práticas de resultados e quais seriam os próximos passos na pesquisa?
*Blaikie, N. (2009) Designing social research: the logic of anticipation. Cambridge, UK: Polity Press.
• Corpo do texto: O corpo do texto deve aparecer em uma nova página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Observe que as partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir: Introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão, referências e, opcionalmente, apêndices. O referencial teórico deve necessariamente cobrir a produção científica nacional e internacional relevante dos últimos 5 anos. Apêndices devem ser utilizados o menos possível.
• Citações: Sempre que alguma fonte for utilizada, deve-se citar o sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação. No caso de citações diretas a página da referência deve ser mencionada. Todas as fontes citadas devem ser mencionadas nas referências após a “folha de resumen”.
• Figuras, tabelas e quadros: Os títulos e legendas (quando necessárias) devem estar no próprio corpo do texto junto às figuras, tabelas e quadros (arquivo principal). Também devem ser colocados nos arquivos suplementares.
• Título em inglês e Abstract: O “abstract” é o próprio resumo na língua inglesa. Valem as mesmas orientações dadas para o resumo. Após o abstract devem ser inseridas cinco palavras-chave em inglês (Keywords) compatíveis com as palavras chaves do resumo em português.
• Título em espanhol e Resumen: O “resumen” é o próprio resumo em espanhol. Valem as mesmas orientações dadas para o resumo. Após o resumen devem ser inseridas cinco palavras-chave em espanhol (Palabras Clave) compatíveis com as palavras chaves do resumo em inglês e português.
• Normas para apresentação do trabalho: É obrigatório o uso das normas da APA para apresentação de trabalhos científicos.
Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na RAM. No processo de cadastro o autor deve optar pela categoria autor além da categoria leitor.
Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a RAM a partir do seu login e senha e optar na página do usuário pela categoria autor. A seguir deve escolher a opção de submissão online na página SOBRE a revista. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos coautores.
O Resumo da Biografia do autor e dos coautores deve ser informado obrigatoriamente pelo primeiro autor na submissão do artigo. Os resumos devem ter aproximadamente 50 palavras e conter titulação, afiliação, cargo e interesses de pesquisa. A titulação corresponde a duas informações: o título acadêmico de maior valor do autor (ex.: bacharel; mestre; doutor; livre docente) e a Instituição que o concedeu. A afiliação corresponde à Instituição principal a que o autor está atualmente vinculado. Em ambos os casos, as Instituições devem aparecer por extenso e devem conter necessariamente duas unidades organizacionais. Por exemplo, faculdade e universidade ou departamento e faculdade. Alunos devem indicar na titulação o nível que cursam (ex., graduando, mestrando, doutorando) e na afiliação a instituição a que estão vinculados. A titulação e a afiliação dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão publicadas na folha de rosto do artigo, caso seja aprovado. Os resumos completos das biografias dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão disponibilizados para consulta pelos leitores no acesso ao artigo na página da RAM.
Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo “Agências de Fomento”. Por favor, mencione subvenções relevantes recebidas e as URLs das instituições ou organizações financiadoras. Acrescente a sentença “Os financiadores não tiveram influência no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na decisão de publicar e na preparação do artigo”. Caso a afirmação não esteja correta, não é necessário acrescentar a sentença e o primeiro autor deve preencher o campo “Conflito de Interesses”, explicando o papel dos patrocinadores ou financiadores no trabalho e no artigo.
Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garantem que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.
Após a submissão, o artigo será avaliado de acordo com o processo de avaliação por pares. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. O primeiro autor acompanhará o processo editorial, receberá solicitações de alterações e submeterá versões revisadas do artigo via o sistema de editoração eletrônico da RAM, a partir do seu login e senha, na categoria de usuário autor.
Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos.
Após aprovação do artigo, todos os autores deverão se cadastrar na RAM, informando o endereço para correspondência e o e-mail que serão publicados na folha de rosto do artigo. Os autores receberão por e-mail o documento “Cessão de Direitos Autorais”, que deverá ser assinado por todos os autores, e enviado pelo correio convencional à RAM.
Os artigos enviados não devem estar em processo de avaliação simultânea ou terem sido publicados em outros periódicos. Caso essa situação seja verificada, o artigo será rejeitado e os autores ficarão suspensos da possibilidade de submissão de artigos à RAM pelo período de três anos. Além disso, o editor do periódico na qual foi identificado o processo de avaliação simultâneo será notificado do ocorrido.
Envio de manuscritos
Os trabalhos devem obedecer às políticas editoriais e às diretrizes para autores adotados pela RAM. As políticas e as instruções para os autores estão disponíveis em https://www.scielo.br/journal/ram/about/#instructions. Os artigos devem ser submetidos unicamente pela plataforma ScholarOne.
Declaração de Direito Autoral
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Cessão de Direitos Autorais incluem:
- A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
- O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
- A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
- Os autores podem tirar cópias do artigo ou distribuí-lo por meio de mídia eletrônica, contanto que seja para uso de atividades de sala e pesquisa, sob as seguintes condições: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) as referências das publicações prévias nesta revista (nome da revista, publicação, ano e páginas) sejam mostradas de forma clara e explícita na contracapa de todas as cópias tiradas do artigo.
Propriedade Intelectual
Todo o conteúdo desta revista, exceto onde identificado, está sob licença de uma atribuição do tipo Creative Commons – BY.
Ciência Aberta
A RAM – Revista de Administração Mackenzie solicita, durante o processo de submissão, o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponibilizado pelo indexador SciELO. O formulário deve ser anexo em campo específico da submissão.